domingo, 25 de janeiro de 2026

Meu nome é Salma - Fadia Faqir

Meu nome é Salma - Um romance de amor proibido, honra violada e exílio, Fadia Faqir, Editora Agir, 2008, capa brochura, 247 páginas, 340gr.

::: Quando Salma se apaixona e engravida antes do casamento, na pequena aldeia de Hima, na região do Levante, o peso desse pecado na cultura muçulmana passa a persegui-la por toda a vida. Para sua própria proteção, ela é atirada na prisão, onde a filha lhe é tomada.

Salma é obrigada a se exilar na Inglaterra para fugir do irmão, que pretende matá-la com um "tiro no meio dos olhos". Só assim a honra da família beduína poderia ser recuperada. Vivendo na mais inglesa das cidades - Exeter -, ela adota o nome de Sally, aprende boas maneiras e se casa com um inglês. Mas, enquanto Sally tenta se adaptar, Salma resiste e anseia encontrar sua verdadeira identidade. No fundo de seu coração ainda ecoam os gritos do bebê que lhe foi arrancado. Quando já não consegue suportar, volta ao povoado em busca da filha, numa viagem que pode mudar tudo.

Numa narrativa entrecortada por lembranças do passado e sentimentos do presente, vivenciamos as angústias de Salma e o olhar feminino sobre os valores culturais no Oriente Médio. :::

Nenhum comentário:

Postar um comentário