sábado, 17 de janeiro de 2026

Marnie - Winston Graham

Marnie, Winston Graham, Círculo do Livro, s/d, capa dura, 303 páginas, 377gr.

::: Marnie, de Winston Graham, é um romance psicológico sobre uma jovem inteligente, mas cleptomaníaca e com pavor de homens, que vive mudando de identidade, até ser forçada a se casar com um homem que descobre seus crimes e tenta desvendar seus traumas, culminando em um final chocante que revela a raiz de seu comportamento perturbado, sendo também a base para o filme de Hitchcock. :::


Horizonte perdido - James Hilton

Horizonte perdido, James Hilton, Círculo do Livro, 3ª edição, 1975, capa dura, 254 páginas, 282gr.

::: Horizonte Perdido, de James Hilton, narra a jornada de um grupo de ocidentais que, após um acidente de avião no Himalaia, descobre o místico vale de Shangri-Lá, um paraíso utópico de paz, longevidade e sabedoria, onde o tempo corre diferente, levando-os a questionar a vida, a guerra e a busca por um sentido espiritual em contraste com o caos do mundo exterior, sendo o protagonista, Conway, um possível sucessor do líder do mosteiro, mas dividido entre o refúgio e o retorno à realidade. ::: 

Vida que segue - Irwin Shaw

Vida que segue, Irwin Shaw, Círculo do Livro, 1977, capa dura, 494 páginas, 536gr.

::: "Vida que Segue" (Rich Man, Poor Man, no original) de Irwin Shaw é a continuação de "O Pobre Homem Rico", continuando a saga da família Jordache através de gerações, focando nas vidas de Wesley, Billy e Gretchen, explorando suas alegrias, tristezas, amores e fracassos, com personagens lidando com busca pessoal, perigos inesperados e reviravoltas na vida, movendo-se entre a Europa e a América em um épico sobre a fortuna e os desafios da vida. :::

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Tina Turner - A verdadeira história nunca foi contada

Tina Turner - A verdadeira história nunca foi contada, Ike Turner & Nigel Cawthorne, Editora Landscape, 2004, capa brochura, 332 páginas, ilustrado, 517gr.

::: Numa autobiografia extraordinariamente franca, Ike Turner quebra seu silêncio de anos para narrar a violência e as infidelidades que acabaram com sua parceria com Tina Turner. Ike jamais havia dado a sua versão da história... até agora. :::

A organização que decide - Blenko, Mankins & Rogers

A organização que decide - Cinco passos para revolucionar o desempenho de sua empresa, Marcia W. Blenko, Michael C. Mankins & Paul Rogers, Editora Campus, 2010, capa brochura, 193 páginas, 294gr.

::: Muitas organizações não sabem tomar e executar boas decisões. E estão pagando um alto preço - lucros perdidos e pessoas frustradas.

Mas as coisas não precisam ser assim. Em A organização que decide, Marcia W. Blenko, Michael C. Mankins & Paul Rogers baseiam-se na extensa pesquisa e experiência da Bain & Company a fim de apresentar um processo de cinco etapas para melhorar as habilidades de decisão da empresa. 

Repleto de ferramentas e exemplos práticos de organizações tão diversas como Ford Motor Company, Intel, Banco Shinhan, MetLife e ABB, A organização que decide ajuda você a tornar a gestão de decisões uma potente arma competitiva. :::

Manual de Direito Ambiental - Romeu Thomé

Manual de Direito Ambiental, Romeu Thomé, Editora Jus Podium, 3ª edição, 2013, capa brochura, 890 páginas, 1.118gr.

::: Apresento-lhes a 3ª edição da obra, que conta com algumas alterações significativas.

O Novo Código Florestal (Lei 12.651, de 25 de maio de 2012) continuou a merecer atenção especial nesta 3ª edição. Alguns artigos da Lei foram alterados pela Medida Provisória 571/2012, posteriormente convertida na Lei 12.727, de 17 de outubro de 2012. Procurei abordar, de forma didática, as principais alterações, inserindo-as automaticamente nas explanações sobre os institutos do Novo Código Florestal, como as Áreas de Preservação Permanente-APP e as Áreas de Reserva Legal.

Abordei, ainda, o acordo que prorrogou o Protocolo de Kyoto até 31 de dezembro de 2020, denominado Kyoto II, possibilitando a continuidade da implementação de mecanismos visando à redução da emissão e o aumento da remoção dos gases de efeito estufa da atmosfera.

Como nas edições anteriores, foram inseridos os mais recentes posicionamentos dos Tribunais Superiores, sobretudo do STF e do STJ, sobre os temas de Direito Ambiental. :::

Esfinge - Robin Cook

Esfinge, Robin Cook, Editora Record, 2ª edição, 1979, capa brochura, 331 páginas, 304gr.

::: Os tesouros de Tutancâmon, que há meio século vêm encantando o mundo, tornam-se insignificantes quando uma jovem egiptóloga da Universidade de Harvard encontra algo surpreendente: o túmulo não violado de um faraó que reinara depois de Tutancâmon.

Esfinge, a exemplo de Coma, é uma obra que se distingue pela sua trama extremamente bem elaborada e de fascinante leitura. Nela se revive todo o esplendor do Vale dos Reis, no Egito, revelando a profunda relação existente entre um mundo antigo de enorme riqueza e o mundo moderno que, ao mesmo tempo, o venera e o dilapida. :::



Topkapi - Eric Ambler

Topkapi, Eric Ambler, Círculo do Livro, 2ª edição, 1975, capa dura, 244 páginas, 322gr.

::: Topkapi, de Eric Ambler (originalmente chamado The Light of Day), é um romance de suspense sobre uma audaciosa tentativa de roubo de jóias no Palácio de Topkapi, em Istambul, por uma gangue internacional de ladrões, com um pequeno criminoso inglês, Arthur Simpson, sendo chantageado para participar e se infiltrar no grupo, resultando em um assalto complexo e cheio de reviravoltas, famoso por sua adaptação cinematográfica clássica. :::

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Eça de Queiroz - O romance da sua vida e da sua obra, Gentil Marques

Eça de Queiroz - O romance da sua vida e da sua obra, Gentil Marques, Edição Romano Tôrres, 1946, encadernado sem a capa brochura, 456 páginas, 540gr.

::: Póvoa de Varzim a Coimbra :: História dum menino bastardo :: O novo aluno do Colégio da Lapa :: O caloiro Nº 124 :: Coimbra, romântica e tumultuosa :: Capas negras a caminho do Norte :: O fracasso da Resignação :: Tudo acabou num duelo... :: Adeus, Coimbra, Adeus! :: De Lisboa a Paris :: O jovem Eça, o Diabo e a Morte :: O homem que escrevia um jornal inteiro :: O outro mistério da Estrada de Sintra :: Cônsul, escritor e homem casado :: Ele era um dos "Vencidos da vida" :: De Paris à eternidade :: 16 de Agosto de 1900 :::


Flamboyant em chama: rumo ao sol - Thich Nhât Hanh

Flamboyant em chama: rumo ao sol, Thich Nhât Hanh, Editora Vozes, 1989, capa dura, 67 páginas, 333gr.

"Flamboyant em Chama: Rumo ao Sol" (ou "Flamboyant em Chamas") é uma obra poética de Thich Nhat Hanh que narra a vida trágica e a resiliência de uma menina vietnamita, T'ô, durante a guerra, explorando temas como o sofrimento, a perda e a busca pela paz interior através da atenção plena (mindfulness) e da compaixão, elementos centrais da filosofia do mestre, que foca na interconexão de todos os seres (inter-ser) e na capacidade de encontrar a iluminação e a alegria no presente, mesmo em meio à adversidade. :::



Como conquistar um ótimo emprego - Thomas A. Case

Como conquistar um ótimo emprego - E dar um salto importante em sua carreira profissional, Thomas A. Case, Pearson Education, 2ª edição, 1997, capa brochura, 185 páginas, 322gr.

::: Como conquistar um ótimo emprego, em sua segunda edição revisada e ampliada, teve como preocupação primordial englobar todos os aspectos envolvidos na difícil, mas enriquecedora tarefa de um executivo à procura de um novo emprego. Além de dados das pesquisas mais recentes nesta área, você encontrará também: Endereços e telefones de empresas de consultoria e agências de empregos; Modelos de currículos e cartas de apresentação; Dicas sobre como se preparar para uma entrevista e muito mais. :::


Um besouro contra a vidraça - J. G. de Araujo Jorge

Um besouro contra a vidraça, J. G. de Araujo Jorge, Editora Vecchi, 7ª edição, 1963, encadernado sem a capa brochura, 293 páginas, 463gr.

"Um besouro contra a vidraça" é um famoso romance de amor de J. G. de Araújo Jorge, publicado originalmente nos anos 40/50 (edições de 1942 pela José Olympio e 1959/1967 pela Vecchi), conhecido por sua narrativa humana e intensa, destacando-se como um clássico do romance brasileiro moderno, que explora os sentimentos de três personagens inesquecíveis em meio a um cenário poético e dramático, explorando a paixão e os conflitos amorosos. :::



Dirceu: A biografia - Otávio Cabral

Dirceu: A biografia, Otávio Cabral, Editora Record, 2013, capa brochura, 363 páginas, ilustrado, 534gr.

::: Daniel, Hoffmann, Carlos Henrique, Pedro Caroço. Cubano, argentino, brasileiro. Todos foram - são - José Dirceu, personagem cuja trajetória se confunde com a história da esquerda latino-americana na segunda metade do século XX, e particularmente com a do Brasil, já no século XXI. 

Dirceu foi líder estudantil em 1968, protagonista do histórico congresso da UNE em Ibiúna. Capturado, seria um dos presos trocados pelo embaixador americano. Expatriado e isolado em Cuba, quedou-se protegido por Fidel Castro, que o escolheria para comandar - já com um novo rosto - um foco guerrilheiro no Brasil. Desbaratado o movimento, encarcerados ou mortos cada um de seus integrantes, sobreviveria para mergulhar num longo período de clandestinidade, a ser somente interrompido, em 1979, pela anistia. Livre, conheceria o sindicalista Lula, fundaria o PT e se tornaria o mais afamado articulador político do petismo - menor do programa que isolaria setores sectários do partido para construir a mais poderosa e inclemente máquina eleitoral da história do país. :::

Foi alguma coisa que você comeu? - John Emsley & Peter Fell

Foi alguma coisa que você comeu? - Intolerância alimentar: causas e prevenções, John Emsley & Peter Fell, Editora Campus, 2001, capa brochura, 308 páginas, 490gr.

Se você já se perguntou por que certo alimento não lhe fez bem, este livro poderá ajudá-lo a descobrir os motivos que provocam tal reação. De leitura fácil e informativa, Foi alguma coisa que você comeu aborda todos os aspectos dos alimentos, identificando sobretudo os não-nutrientes que provocam reações tóxicas e nos causam doenças. :::




Direito das Liberdades Fundamentais - Jean-Jacques Israel

Direito das Liberdades Fundamentais, Jean-Jacques Israel, Editora Manole, 2005, capa brochura, 667 páginas, 960gr.

::: A liberdade é uma das mais belas conquistas do homem. Porém, este bem precioso é ainda muito raro e frágil. Esta é a razão pela qual o direito das liberdades ocupa um lugar cada vez mais importante nos países democráticos, que constituem as sociedades de Direito. 

As liberdades fundamentais constituem uma matéria interdisciplinar, pois interessam a todos os segmentos do Direito. No entanto, o estudo das liberdades tem também um movimento próprio, já que, se ele está condicionado pelo direito público, também está centrado no indíduo, na pessoa privada e nos direitos que lhe são próprios. Dessa forma, além de seu valor jurídico, as liberdades têm importância social e ressonância humana. 

Este livro contempla sobretudo as regras jurídicas, mas não deixa de lado uma visão mais ampla, histórica, sociológica e, por vezes, filosófica, pois as liberdades também são uma questão de sociedade, de civilização. Embora destaque o direito positivo francês, também aborda outros sistemas, no tempo e no espaço. 

Direito das Liberdades Fundamentais dirige-se particularmente aos estudantes do curso de Direito. Interessa também aos advogados, que ajudam a colocar em prática e a respeitar as liberdades fundamentais, e a todos os indivíduos que desejam saber mais sobre o atual estado das liberdades. :::

Empreendedorismo corporativo - José Carlos Assis Dornelas

Empreendedorismo corporativo, José Carlos Assis Dornelas, Editora Campus, 3ª reimpressão da 1ª edição, 2003, capa brochura, 185 páginas, 325gr.

::: Neste livro, empresas e gestores perceberão como os conceitos do empreendedorismo podem ser aplicados nas organizações, qual o papel e como se comporta o empreendedor corporativo, bem como definir estratégias para agir de forma empreendedora. Este livro é também um guia para a implantação de ações que levarão a um ambiente empreendedor, fomentando a inovação e a busca de novas oportunidades. 

O empreendedorismo aqui é visto também como uma atitude para desenvolver e manter uma cultura empreendedora em organizações estabelecidas. O papel do empreendedor corporativo, seu perfil, os passos para adotar esta atitude dentro da corporação também são apresentados. :::

Eu - Ricky Martin

Eu, Ricky Martin, Editora Planeta, 1ª reimpressão da 1ª edição, 2011, capa brochura, 299 páginas, 434gr.

::: Ao longo de uma carreira que já dura quase três décadas, Ricky Martin desenhou uma divisória muito clara entre a pessoa dentro de si e aquela que aparecia para o mundo, preferindo manter suas emoções mais intensas longe do público. Agora, esse Ricky Martin secreto abre-se pela peimeira vez e fala aonde a vida o levou e sobre a jornada incrível que percorreu para chegar lá. :::

Gota de sol - José Hamilton Ribeiro

Gota de sol - A viagem da laranja, desde sua descoberta nos jardins da China aos navios sucoleiros de hoje, José Hamilton Ribeiro, Editora Globo, 2ª edição, 1992, capa brochura, 190 páginas, ilustrado, 268gr.

::: Este livro tem lances de descoberta e denúncia (como numa grande reportagem) e momentos de ternura, drama, emoção (como num romance). É leitura de prazer e informação. Ody Rodrigues, um de nossos maiores especialistas, diz que o livro será de "grande utilidade para estudantes, produtores e consumidores de laranja, comerciantes de insumos e até mesmo para os gigantes da citro-indústria". Pela abrangência do tema e a linguagem de fácil assimilação, é obra que não tem igual no Brasil, afirma o mestre do Instituto Agronômico. :::

O sequestro das emoções - Luiz Lobo

O sequestro das emoções, Luiz Lobo, Editora Lacerda, 1999, capa brochura, 294 páginas, 356gr. 

::: Ao ser convidado para ler O sequestro das emoções, do ponto de vista sociológico, aceitei e fiquei logo encantado com a proposta de um novo homem e de um novo pai para o século XXI. Só não foi possível ler o livro do Luiz Lobo exclusivamente como sociólogo, porque o pai, em mim, foi mais forte. O pai que eu fui, de teimoso, e o pai que eu não fui por me faltarem as informações que agora estão aqui ao meu alcance.

Há livros que fazem bem, que são um serviço, que marcam época. Acredito que este seja um deles e espero que os jovens tomem conhecimento, leiam, aprendam e sigam as lições aqui contidas. - Dr. Naubert Bartenieff :::

Memórias de um Sargento de Milícias - FTD

Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida, Editora FTD, 2011, capa brochura, 255 páginas, 362gr.

::: Memórias de um Sargento de Milícias, o único romance de Manuel Antônio de Almeida, contrasta com as obras românticas de sua época, entre outros fatores, pela linguagem direta, coloquial e irônica; pela presença de um anti-herói como protagonista; e por eleger como tema os conflitos da classe média emergente e não aqueles entre ricos e pobres ou entre índios e brancos. Com esse romance, publicado em forma de folhetim entre 1852 e 1853, o autor não só destoa de seu tempo como antecipa elementos que só aparecerão no Modernismo, bem mais tarde. :::


Maldição eterna a quem ler estas páginas - Manuel Puig

Maldição eterna a quem ler estas páginas, Manuel Puig, Nova Fronteira, 1983, capa brochura, 268 páginas, 318gr.

::: Maldição eterna a quem ler estas páginas, de Manuel Puig, é o encontro amargo de dois homens sós em Nova Iorque.

O argentino enfermo e o norte-americano, que dele cuida, têm muito mais em comum do que a impossibilidade de comunicação entre os habitantes das grandes cidades: a ausência da mulher que ambos esperam, rechaçaram ou perderam para sempre. :::

Uma teoria de História Econômica - John Hicks

Uma teoria de História Econômica, John Hicks, Zahar Editores, 1972, capa brochura, 170 páginas, 209gr.

::: Teoria e história :: Costume e mando :: Ascensão do mercado :: Cidade-Estado e colônias :: Moeda, lei e crédito :: As finanças do soberano :: A mercantilização da agricultura :: O mercado de trabalho :: A Revolução Industrial :::

:: Na primeira parte, são minuciosamente estudados o mercado como instiuição econômica, a procura e a oferta, a concorrência, o monopólio, a concorrência monopolista, o salário, a renda, o juro, o lucro e as inter-relações entre os fatore de produção. Acha-se, então, o estudante preparado para travar conhecimento sem maiores obstáculos com os problemas do equilíbrio geral e do emprego, da moeda, do consumo, do investimento  e da teoria de Keynes, de que se ocupa toda a segunda parte do livro. :::

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Relatos de sonhos e de lutas - Amilcar Neves

Relatos de sonhos e de lutas, Amilcar Neves, Editora Record, 2007, capa brochura, 142 páginas, 221gr.

::: Segundo colocado na categoria conto na 5ª Bienal Nestlé de Literatura e no Concurso Nacional de Contos "Prêmio Paraná" e vencedor do Concurso Nacional de Literatura "Cidade de Belo Horizonte", Relatos de sonhos e de lutas reúne oito contos vigorosos e bem elaborados, nos quais o autor navega com fluidez entre o realismo e o onírico. Amilcar Neves não se prende a fórmulas, e testa os limites da narrativa em contos belos, sensuais e tensos. :::

Barry Trotter e a paródia cara-de-pau - Michael Gerber

Barry Trotter e a paródia cara-de-pau, Michael Gerber, Editora Planetário, 2ª edição, 2005, capa brochura, 191 páginas, 241gr.

::: Durante anos, leitores do mundo todo ficaram maravilhados com as incríveis peripécias de Barry Trotter e seus amigos. Contadas nos livros de enorme sucesso da escritora J. G. Rollins, as batalhas de Barry contra o desagradável Lorde Vadermat transformaram o bruxinho no ídolo de milhões de jovens frouxos.

Mas tudo que é bom dura pouco.

Hoje, Barry Trotter é um jovem de 22 anos, paparicado pelas fãs e vivendo com toda a mordomia na qualidade de aluno eterno da Escola Hogwash de Bruxaria. Um dia, para seu desespero, Barry recebe de Calvo Dandemole, o diretor da escola, uma difícil missão: impedir que Hollywood produza um filme baseado nos livros do bruxinho. Afinal, se já é difícil manter a escola escondida dos frouxos agora, imagine se fizerem um filme contando sua localização! :::


Brittania Mews - Margery Sharp

Brittania Mews, Margery Sharp, Little, Brown and Company, 1946, capa dura, 378 páginas, 451gr.

::: Britannia Mews, de Margery Sharp, é um romance que acompanha a vida da independente Adelaide Culver, desde sua fascinação pelo bairro operário de Britannia Mews, em Londres, até se mudar para lá por amor a um artista pobre, enfrentando as dificuldades da vida de classe baixa, mas usando sua força de caráter para sobreviver e transformar sua vida e a do próprio Mews, mostrando uma crítica social sobre classes e convenções sociais na Inglaterra de 1875 até tempos de guerra. :::

Gerenciamento de projetos e empreendedorismo - Paulo Yazigi Sabbag

Gerenciamento de projetos e empreendedorismo, Paulo Yazigi Sabbag, Editora Saraiva, 2009, capa brochura, 210 páginas, 381gr.

::: Muitos profissionais experientes da área de projetos questionam a oportunidade e os benefícios de obter certificações internacionais como a do PMI - Project Management Institute. Para alimentar essa reflexão, este livro aborda as tendências atuais desse campo no Brasil. Cada cenário explorado delineia um caminho diferente para a carreira profissional em projetos, programas e porta-fólios.

A obra não é um guia para exames de certificação do PMI, pois se destina a aprimorar as práticas de gestão. Contudo, é um bom complemento de estudo, pois ilumina nuanças e detalhes de práticas e conceitos que passam desapercebidos por novatos. :::


terça-feira, 13 de janeiro de 2026

A última impressão é a que fica - Celso Figueiredo

A última impressão é a que fica, Celso Figueiredo, Editora Thomson, 2007, capa brochura, 97 páginas, ilustrado, 192gr.

::: Em seu segundo livro pela Thomson, o professor, pesquisador e consultor em comunicação Celso Figueiredo mergulha no inexplorado campo do fecho das mensagens.

Traçando um panorama da evolução da redação publicitária, estabelecem-se distinções estratégicas e teóricas para assinaturas de campanha, slogans e bordões. O livro analisa em profundidade quais as funções comunicativas de cada um dos elementos e traça um interessante quadro evolutivo destes.

Leitura fundamental para redatores e estudantes de publicidade que buscam aumentar a eficiência de suas campanhas publicitárias utilizando as ferramentas certas para cada necessidade de comunicação, o livro mostra que, ao contrário do ditado, a última impressão é a que fica. :::

Os bastidores da televisão brasileira - Roberto Manzoni

Os bastidores da televisão brasileira, Roberto Manzoni (O Magrão), Novo Século, 2005, capa brochura, 157 páginas, ilustrado, 273gr.

::: Dos tempos da TV "a lenha" à cobertura em tempo real de acontecimentos que chocaram o Brasil, como a trágica morte dos Mamonas Assassinas ou a Rebelião do Carandiru, Roberto Manzoni, o Magrão, traz ao público recordações de mais de três décadas da televisão brasileira.

Do seu convívio com Silvio Santos e Gugu Liberato, passando pela criação de quadros antológicos, como o Rambo Brasileiro, a Princesa e o Plebeu, ou de programas que marcaram noites e dias dos finais de semana dos brasileiros, como Viva a Noite, Domingo Legal, Sabadão Sertanejo, e muitos outros, Magrão convida o leitor a relembrar momentos históricos e, de quebra, oferece um retrato verdadeiro dos bastidores e corredores da programação que entretém o público diante da televisão. :::

Livro Wiccaniano do dia-a-dia - Gerina Dunwich

Livro Wiccaniano do dia-a-dia - Lendas e tradições para cada dia do ano, Gerina Dunwich, Editora Gaia, 2004, capa brochura, 159 páginas, 259gr.

::: Gerina Dunwich, autora de muitos livros sobre Bruxaria e encantamentos, preparou agora um calendário comemorando as festas e os festivais pagãos, aniversários e grandes eventos da história, lenda e tradição Wiccanianas.

Destacando feriados orientais, ocidentais e indígenas norte-americanos, bem como festas e celebrações, o Livro Wiccaniano do Dia-a-dia é uma obra essencial, tanto para servir aos Bruxos como um calendário, quando para orientar os caminhos percorridos pela história da cultura e do folclore pagãos, desde a Antiguidade até o presente. :::


Boletim da Sociedade Brasileira de Musicologia - Número 3 - 1986

Boletim da Sociedade Brasileira de Musicologia - Número 3, 1986, capa brochura, 163 páginas, 222gr.

::: Luís da Câmara Cascudo - José Geraldo de Souza :: Sesquicentenário de nascimento de Antônio Carlos Gomes (1836-1896) :: Levantamento de obras - Juvenal Fernandes :: Octogésimo aniversário de Camargo Guarnieri :: Comentários sobre a obra pianística - Belkiss Carneiro de Mendonça :: Centenário de nascimento de João Baptista Julião (1886-1961) :: Notícias biográficas :: Sumários de relatórios de pesquisas :::

Cadeira cativa em terreno minado - Ubirajara Crespo

Cadeira cativa em terreno minado, Ubirajara Crespo, Editora Naós, 7ª edição, 2002, capa brochura, 142 páginas, 177gr. 

::: Muitas pessoas ficam sentadas, esperando a vida acontecer. Esperam algo que nem saberiam explicar.

Enquanto esperam, experimentam um vazio, uma nostalgia induzida, quem sabe, por sonhos não realizados.

Querido leitor, talvez você procure um momento mágico que transformará sua existência vazia em algo que realmente valha a pena. Talvez uma ocorrência milagrosa, a morte de um tio rico ou uma porta aberta, sei lá onde.

O problema é que a "porta da sorte" nem sempre está aberta para todos. Quando isso acontece, dura pouco. Suas conquistas são ameaçadas por pessoas, pensamentos, circunstâncias, emoções e agressões. Realize conquistas, mas permaneça nelas. É preciso sentar numa cadeira cativa.

Na realidade, tudo começa dentro de nós. O segredo está na forma como nos vemos. Você não foi criado por Deus para sentar-se no banco de reservas. Pegue o seu verdadeiro lugar. :::


Os caminhos obscuros da paixão - Leda Chagas Rodrigues

Os caminhos obscuros da paixão, Leda Chagas Rodrigues, Razão Cultural, 1998, capa brochura, 229 páginas, 325gr.

::: Inspiração, imagens fortes e um quê de Minas Gerais, em vocabulário rico e linguagem moderna. São 47 contos, divididos em duas partes: "Contos curtos" - histórias ligeiras -, e "A mensagem das coisas" - onde o significado surpreende quando o leitor descobre o significante.

Leda fala de traição, paixão e ciúme com propriedade, como em "Caminhos obscuros da paixão", conto que dá título ao livro. Cartas, telefonemas e segredos de família mostram o desencontro nos caminhos do amor. 

Em "Lentes de contato - um sério problema", Leda utiliza-se do humor para contar as desventuras de usuários de lentes.

Já em "As amigas", a autora conta a saga de quatro mulheres, conhecidas desde o tempo de colégio. A traição de uma delas suscita uma história rica em detalhes surpreendentes. 

Apesar de personagens e situações fictícios, "Caminhos obscuros da paixão" traz para o leitor reflexões do dia-a-dia, pois trata de ciúme, amor, intriga, crime e lirismo. :::


Sexo e destino - A política da fertilidade humana

Sexo e destino - A política da fertilidade humana, Germaine Greer, Editora Rocco, 2ª edição, 1987, capa brochura, 476 páginas, 464gr.

::: Uma bomba relógio, tão mortífera quanto as nucleares, está prestes a ser detonada. Seu nome: superpopulação. A civilização ocidental parece ter entrado por um beco sem saída, um paradoxo cruel onde fertilidade e reprodução da vida tornam-se sinônimo de miséria e ameaça de extinção.

Juntando sua experiência acadêmica à de líder e escritora feminista, combinando observação sociológica e antropológica com análises políticas, fazendo afirmações polêmicas e pesquisando a fundo cada aspecto do tema, Germaine Greer desmascara teorias e ideologias preconceituosas que, levando em conta as noções ocidentais sobre prosperidade e liberdade individual, pregam um controle de natalidade que só contribui para a preservação das injustiças sociais e a destruição de culturas milenares. :::

Luan Santana - A biografia - Ricardo Marques

Luan Santana - A biografia, Editora Record, 2ª edição, 2015, capa brochura, 222 páginas, ilustrado, 360gr. 

Luan Santana não é o que é hoje à toa. Não chegou aonde chegou por acaso. Esta biografia deixa isso bem claro. Sua saborosa leitura valorizada por um conjunto de fotos e documentos inéditos, destinados ao delírio dos fãs - aos poucos reconstrói o cenário que permitiu a um jovem artista exercitar e lapidar livre e consistentemente sua vocação. :::

Revista do Colégio Brasileiro de Genealogia, TOMO IV, Nº 2

Brasil Genealógico, Revista do Colégio Brasileiro de Genealogia, TOMO IV, Nº 2, 1996, capa brochura, da página 59 à 151, 124gr.

::: As provanças do quadragésimo - Rui Vieira da Cunha :: Galeria dos Presidentes da República - XV - Eurico Gaspar Dutra - Carlos G. Rheingantz e Paulo Carneiro da Cunha :: Tábua de filiação direta do Marechal Eurico Gaspar Dutra - Adauto Dias de Alencar :: Galeria de figuras de projeção nacional - XVIII - A família de Euclides da Cunha - Francisco Correia Neto e Paulo Carneiro da Cunha :: Genealogia da família Gracie - Marieugênia Catta-Preta de Faria :: Importância da genealogia clássica como fonte de pesquisa para a História Social - Vera Lúcia Bottrel Tostes :: A origem de dois patriarcas dos Baratas do Brasil - Fernando Emmanuel Barata :: A pensão da baronesa de Bagé - Rui Vieira da Cunha :::

Dicionário da Cultura Jurídica - Denis Alland e Stephane Rials

Dicionário da Cultura Jurídica, Denis Alland e Stephane Rials, Martins Fontes, 2012, capa dura, 1.944 páginas, 1.993gr.

::: De Abuso de direito a Vontade geral, passando por Bill of Rights, Corpus juris civilis, Fontes do direito, Pessoa jurídica ou Responsabilidade civil, 380 verbetes compõem esta obra dedicada à cultura jurídica. No campo disperso dos saberes jurídicos, a ênfase sobre a evolução histórica das noções e das instituições pode permitir a compreensão do direito contemporâneo à luz de suas heranças. :::

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Curso de Filosofia - Régis Jolivet

Curso de Filosofia, Régis Jolivet, Editora Agir, 5ª edição, 1961, capa brochura, 474 páginas, 782gr.

::: Natureza da filosofia :: Objeto da filosofia :: Método de filosofia :: Divisão da filosofia :: Primeira Parte - Lógica formal :: A apreensão e o termo :: O juízo e a proposição :: O raciocínio e o argumento :: Segunda parte - Lógica material :: As condições da certeza :: Do método em geral :: A ciência e as ciências :: Os diferentes métodos :: e mais :::


O Gato Preto - Edgar Allan Poe

O Gato Preto, Edgar Allan Poe, ilustrações de Poly Bernatene, Editora Melhoramentos, 2006, capa dura, 20 páginas, 202gr.

::: "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe, conta a história de um homem que, após sucumbir ao alcoolismo, desenvolve uma crueldade crescente contra seus animais, especialmente seu amado gato preto Plutão, a quem mutila e depois enforca; um segundo gato com uma marca de forca surge, levando-o a matar acidentalmente a esposa ao tentar matá-lo, emparedando o corpo, mas o gato grita de dentro da parede, denunciando o crime e levando à sua condenação. :::


:: Edgar Allan Poe é um verdadeiro gênio! Criador de uma literatura inquietante, ele maneja como nenhum outro a arte de aguçar a curiosidade pelo imprevisto, pelo terror.

Sempre numa atmosfera de suspense, esse escritor norte-americano do século XIX - que inventou o conto policial e o thriller psicológico - junta em suas narrativas elementos perturbadores como o sobrenatural, o fantástico e o insólito.

Os contos, repletos de mistério, trazem detalhes minuciosos de sentimentos, lugares e personagens. E envolvem tão profundamente o leitor, que este já não consegue escapar do extraordinário mundo de Poe. ::

La Mérica - Escritos dos primeiros imigrantes italianos

La Mérica - Escritos dos primeiros imigrantes italianos, Luis Alberto de Boni, Universidade de Caxias do Sul, 1977, capa brochura, 106 páginas, 175gr.

::: Com o título sugestivo, cheio de recordações e vivências de uma experiência imigratória irrepetível, a obra "La Mérica" pode dizer-se uma inovação na História das Imigrações no Rio Grande do Sul. O espírito histórico-cronológico criou o hábito de fazer História a partir de documentos, atos oficiais, e até de Projetos. Ainda não se valorizou os aspectos antropológicos das populações que se esgastaran na História do Brasil e, especificamente, na História do Rio Grande do Sul. 

Os relatos pessoais e as cartas dos primeiros imigrantes são espontâneas, não sofreram a censura a que se sujeitaria quem se propusesse escrever a História da Imigração. Foram escritas na simplicidade e espontaneidade de quem relata aos familiares a própria vida, sem intuito de publicá-las. :::

A Febre Amorosa - Eustáquio Gomes

A Febre Amorosa, Eustáquio Gomes, Geração Editorial, 2001, capa brochura, 142 páginas, 218gr. 

::: E de que trata, afinal, A Febre Amorosa? A época é o fim do Império, em 1889. O cenário, a Campinas dos barões do café, do Clube Republicano e do esforço monarquista para não ser varrido da História. De permeio, uma epidemia de febre amarela que dizimou a cidade, pôs abaixo a velha política e avalou valores morais consagrados. É nesse clima que prospera o romance escandaloso entre a jovem baronesa Angélica, casada com um velho monarquista, e o médico republicano Alvim. O resultado é um vaudeville que desperta o riso, afaga a inteligência e excita a imaginação. :::

:: Eustáquio Gomes atinge por vezes a finura irônica de um Machado de Assis. É sem a menor hesitação que vejo em A Febre Amorosa uma das mais brilhantes revelações da prosa brasileira nos últimos anos. - Fausto Cunha ::

Abra e entre - Gisele Joras

Abra e entre, Gisele Joras, Editora Landscape, 2003, capa brochura, 314 páginas, 350gr.

::: Retrato bem-humorado de uma geração que oscila entre a vontade de ser livre e o ideal de viver um amor verdadeiro, Abra e entre é um perfil divertido e autêntico do jovem adulto contemporâneo, seus questionamentos mais frequentes, seus valores e suas relações amorosas, familiares e profissionais. :::


Ex-amante - Dan Greenburg

Ex-amante, Dan Greenburg, Editora Record, 1994, capa brochura, 366 páginas, 421gr.

::: Uma série de assassinatos brutais ocorre em Nova York, levando o detetive de homicídios Max Segal a empreender uma perigosa caçada ao assassino, que corta o pescoço de suas vítimas, desfigurando-lhes o rosto. Enquanto percorre aquela trilha sangrenta, Max vive um dilema pessoal envolvendo seu casamento e a educação do filho Sam, de três anos. Com excepcional maestria e absoluta crueza na descrição de detalhes, Dan Greenburg compõe um arrepiante thriller psicológico, mergulhando fundo na dinâmica de uma mente psicopata, enquanto aborda temas como a guerra entre os sexos e a tragicomédia da vida cotidiana. :::

domingo, 11 de janeiro de 2026

Um século de silêncio - Uma história subterrânea na "Belle Époque" tropical

Um século de silêncio - Uma história subterrânea na "Belle Époque" tropical, José Carlos Magdalena, Senac São Paulo, 1997, capa brochura, 25,5x17,5cm, 175 páginas, 559gr.

::: Fevereiro de 1897. O país inteiro parou. Nas grandes capitais, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, houve manifestações em massa. O motivo foi o bárbaro crime praticado contra o jornalista Rozendo de Souza Brito e seu tio, o farmacêutico Manuel de Souza Brito. Simultaneamente ocorre o episódio de Canudos. A imprensa prioriza a resistência no interior da Bahia e esquece das atrocidades praticadas contra os Britos.

Os autores e mandantes desse barbarismo habilmente montaram uma operação-borracha. Trabalharam rápido e conseguiram apagar tudo aquilo que pudesse resgatar a verdade sobre o vergonhoso acontecimento. Muito mais que isso: promoveram o linchamento moral, principalmente do jornalista, projetando-o como um indivíduo imoral, corrupto, truculento e oportunista.

Neste livro de José Carlos Magdalena, o oficial (através de documentos) mescla-se ao oficioso (através de depoimentos), evidenciando que Rozendo não era o nordestino oportunista difundido pelos seus agressores. Pelo contrário: Rozendo era um idealista, um sonhador que lutava pela justiça social e um dos primeiros jornalistas a se rebelar contra o tratamento dado à mulher naquela época. :::

Obra em Prosa - Volume 1: Crônicas em geral, Tomo 1, Cecília Meireles

Obra em Prosa - Volume 1: Crônicas em geral, Tomo 1, Cecília Meireles, Nova Fronteira, 1998, capa brochura, 367 páginas, 405gr.

::: Em relação a Cecília Meireles, cujo nome se liga definitivamente à melhor poesia da primeira metade do nosso século, a sua linguagem poética invade o campo da crônica, com enternecedora suavidade. Em todas as crônicas, o estilo de Cecília é inconfundível, sobretudo pela leveza de linguagem e pelo sentimento do mundo, tudo envolto no tempo humano, que nada tem a ver com folhinhas ou calendários. Com tais elementos, afasta-se do espírito de reportagem, conferindo alto valor literário às suas crônicas, sempre perplexa diante do espetáculo da vida, dos seres e das coisas, mas também revoltada, às vezes, contra o desconcerto do mundo e as injustiças sociais. - Leodegário A. de Azevedo Filho :::

Um Deus social - Breve introdução a uma sociologia transcendental

Um Deus social - Breve introdução a uma sociologia transcendental, Ken Wilber, Editora Cultrix, 1987, capa brochura, 193 páginas, 196gr.

::: Ken Wilber, um dos grandes pensadores do nosso tempo, autor muito aplaudido por suas obras sobre consciência e psicologia transpessoal, visa com este livro incorporar uma dimensão transpessoal à teoria sociológica.

Um Deus Social amplia o âmbito de sua obra sobre psicologia transpessoal estendendo-a até o campo da sociologia e da religião. Segundo afirma Roger Walsh na introdução, Wilber criou uma estrutura de desenvolvimento através da qual os diversos níveis de interação social podem ser avaliados e estabeleceu o âmbito de vários padrões epistemológicos - sensoriais, intelectuais e contemplativos - e os meios para analisá-los. :::

Poesia e Prosa - Arte e Filosofia na Estética de Hegel

Poesia e Prosa - Arte e Filosofia na Estética de Hegel, Antonio Vieira da S. Filho, Editora Pontes, 2008, capa brochura, 190 páginas, 220gr.

::: A exposição que este livro nos propõe, em verdade, alarga - com relação às expressamente presentes na Estética - as mediações que são levadas em conta nas considerações sobre a concepção hegeliana da arte, e isto porque ele faz seu o ponto de partida do próprio Hegel, ponto de partida este que, segundo a economia interna do sistema, não sendo o objeto da ciência filosófica da Estética, encontra-se mais apropriadamente apresentado e mais bem desenvolvido em outras ciências filosóficas do sistema, tais como naquelas expostas pelas Lições de história da filosofia, ou ainda, pela terceira parte da Enciclopédia das ciências filosóficas, que trata da filosofia do espírito. - João Emiliano Fortaleza de Aquino :::

Transformação - Revista de Filosofia - V. 27 (1)

Transformação - Revista de Filosofia - V. 27 (1), UNESP, 2004, capa brochura, 158 páginas, 196gr.

::: O invisível como negativo do visível: a grandeza negativa de Merleau-Ponty - Luiz Damon Santos Moutinho :: Espinosa e Merleau-Ponty: convergências? - Homero Santiago :: Spirit that wants to fly - Adorno under a Spell - Alex Demirovic :: Política contemporânea e sociedade unidimensional - Sinésio Ferraz Bueno :: Rousseau existencialista - Ricardo Monteagudo :: La separación de los caminos (um análisis crítico del libro homónimo de Michael Friedman) - Mario Ariel González Porta :: Bergson e os dualismos - Débora Cristina Morato Pinto :: Henri Bergson - Tradução de Jonas Gonçalves Coelho - O sonho :: Investigating the environmental risks of transgenic crops - Hugh Lacey :: Science and the values of popular movements - Marcos Barbosa de Oliveira :::





O Zahir - Paulo Coelho

O Zahir, Paulo Coelho, Gold Editora, capa brochura, 20x12,5cm, 247gr.

O Zahir, de Paulo Coelho, narra a história de um escritor de sucesso cuja vida confortável desmorona quando sua esposa, Esther, desaparece sem explicação, transformando-se em sua obsessão (o Zahir). Ele embarca em uma jornada para encontrá-la, que se torna uma profunda busca por autoconhecimento, questionando o verdadeiro significado do amor, da liberdade e da própria vida, descobrindo que o desaparecimento de Esther foi um ato para se reencontrar, e não uma fuga por outro homem. :::


CRM - O Revolucionário Marketing de Relacionamento com o cliente

CRM - O Revolucionário Marketing de Relacionamento com o cliente, Ronald Swift, Editora Campus, 7ª edição, 2001, capa brochura, 493 páginas, 847gr.

::: Neste livro, o mundialmente conceituado especialista em CRM demonstra como montar "info-estruturas" de crescimento que contribuem para a lucratividade e lealdade dos clientes. Ron Swift conduz o leitor por um caminho cuja meta é integrar todos os "pontos de contato" com os clientes: varejo, a Web, centrais de atendimento, filiais, telemarketing, mala-direta, portais da internet e muito mais. Ron Swift trata de todos os aspectos que envolvem a gerência de relacionamentos com os clientes - estratégias, processos, plataformas, software, bancos de dados, metodologias, parcerias, etc. Por meio de exemplos práticos e estudos de caso, o leitor descobrirá como: Identificar seus clientes mais lucrativos e onde eles se encontram; Encurtar o tempo do ciclo de vendas com a previsão das necessidades e dos desejos dos clientes; Gerenciar parcerias e relacionamentos de maneira mais lucrativa; Assegurar a privacidade e o sigilo dos clientes e, ao mesmo tempo, obter benefícios com seus perfis; Conhecer o valor econômico da gerência de relacionamento com os clientes; Conhecer os fatores-chave que compõem ou afetam os projetos de CRM e I/S. :::