sábado, 5 de outubro de 2024

O gênero da música - A construção social da vocação

O gênero da música - A construção social da vocação, Dalila Vasconcellos de Carvalho, Editora Alameda, 2012, capa brochura, 209 páginas, 256gr.

::: Tomando como ponto de apoio as trajetórias das musicistas Helza Cameu e Joanídia Sodré, ilustres desconhecidas do público mais amplo, e o universo da música erudita no Brasil, domínio restrito a especialistas, a pesquisadora Dalila Vasconcellos de Carvalho realiza neste livro uma análise inédita da vida cultural brasileira, na primeira metade do século XX, atenta a maneiras específicas de como as mulheres aí se inserem. Mas essas palavras tampouco fazem jus à envergadura do trabalho, podendo criar a ilusão adicional de que estaríamos diante de um estudo militante destinado a tornar visíveis personagens femininas esquecidas e silenciadas. Nada mais enganoso. O engenho da interpretação reside justamente em tramar o modo como vocações femininas (e masculinas) são construídas umas em relação às outras, na articulação estreita entre talentos individuais, capacidades treinadas e possibilidades (também restrições) colocadas pelo meio social. 

Combinando inspirações retiradas da antropologia, da sociologia, da história e dos estudos de gênero, que incidem sobre rico material coligido em acervos pessoais, institucionais, além de fontes bibliográficas diversas, a autora deixa ver a complexa topografia do universo musical brasileiro, em função da análise dos itinerários cruzados de homens e mulheres; da atenção ao valor diferenciado de instrumentos e performances artísticas. :::

Nenhum comentário:

Postar um comentário