Argentinos: mitos, manias e milongas, Marcia Carmo e Monica Yanakiew, Editora Planeta, 2005, capa brochura, 287 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos e com pontos de oxidação.
::: O que dizer sobre os argentinos?
Começamos pelo óbvio.
Terra do tango e dos suculentos bifes de chorizo, a Argentina é uma fábrica de mitos. Produziu Gardel, Eva Perón, Che Guevara e Maradona. Foi o "celeiro do mundo que alimentava a Europa. A capital, Buenos Aires, ainda é a "Paris da América Latina". Seus habitantes, os portenhos, são elegantes, cultos e tão cosmopolitas que opinam sobre tudo. E como são melancólicos e arrogantes!
Essa é a versão for export, que aparece nos guias de turismo e nas piadas, contadas sem pudor por eles mesmos. Mas basta uma conversa com um argentino, na terra deles, para perceber que na Argentina nada é tão simples assim.
Antes de ser taxista, Carlos foi arquiteto e desempregado. E, antes disso, dono de uma confecção que faliu. Parecia o típico portenho, com muitas vidas, licenciado en todo [formado em tudo] e seguro de si. Até perguntar:
Vieram fazer o que neste país de m...? :::
Nenhum comentário:
Postar um comentário