sexta-feira, 4 de outubro de 2024

A Imagem de Jesus ao Longo dos Séculos - Jaroslav Pelikan

A Imagem de Jesus ao Longo dos Séculos, Jaroslav Pelikan, Cosac & Naify, 2000, capa brochura, 26,5x23cm, 254 páginas, fartamente ilustrado, 1147gr.

::: Creio que sempre quis escrever este livro. Depois de ter descrito em The Christian Tradition a história do significado da pessoa e da obra de Jesus Cristo para a fé e a doutrina da igreja cristă, volto-me aqui à outra metade da história: seu lugar na história geral da cultura.

Certa vez, Clemenceau observou que a guerra era um assunto importante demais para ser deixado por conta dos militares. Do mesmo modo, Jesus é uma figura por demais importante para ficar restrita à visão dos teólogos e da Igreja. E o convite para ministrar o Curso William Clyde DeVane, na Yale, ofereceu-me a oportunidade de que precisava para escrever o livro que sempre quis escrever. O público das aulas era vário - todas as idades, diferentes classes sociais, níveis de educação e convicções religiosas diversas. É esse também o público ao qual se dirige este livro. Assim, procurei, ao citar minhas fontes, utilizar, na medida do possível, edições geralmente disponíveis, adotando e adaptando traduções anteriores (inclusive minhas) sem insistir em explicações eruditas, as citações bíblicas foram extraídas, em sua maioria, da Revised Standard Version*.

Recebi uma grande ajuda dos ouvintes e dos estudantes, dos colegas e dos críticos, aos quais tenho o prazer de expressar a minha gratidão. Devo um agradecimento especial aos meus editores, John G. Ryden e Barbara Hofmaier, que me emprestaram seu ouvido atento e sua sensibilidade, visando ao aperfeiçoamento do manuscrito e salvando-me da deselegância.

A dedicatória é a expressão do meu fraternal afeto pelos fratres da Abadia de Saint John the Baptist de Collegeville, Minnesota, de cuja família beneditina tenho o orgulho de ser filho adotivo.

Jaroslav Pelikan, 1985

*[N.E.] As citações bíblicas da presente edição foram extraidas de A Biblia de Jerusalém (Edições Paulinas, São Paulo, 1985), exceto quando mencionadas de outro modo ao longo do texto. :::


Nenhum comentário:

Postar um comentário