sexta-feira, 4 de outubro de 2024

O Linguista e o Imperador - Daniel Myerson

O Linguista e o Imperador - Champollion, Napoleão e o mistério da Pedra de Roseta, Daniel Myerson, Ediouro, 2005, capa brochura, 182 páginas, 294gr.

::: A solução do enigma da pedra de Roseta foi uma das maiores façanhas intelectuais de todos os tempos, revelando os segredos milenares da antiga civilização do Egito. Nos dois últimos séculos, porém, as circunstâncias envolvendo esse feito acabaram encobertas de mito e mistério.

Em O Linguista e o Imperador, Daniel Myerson narra a verdadeira história de como as vidas de dois gênios convergiram para uma conquista que revolucionou nosso entendimento do passado.

O imperador Napoleão e o linguista Jean-François Champollion foram abençoados com o temperamento de artistas e amaldiçoados com uma feroz impaciência - e ambos eram obcecados pelo Egito. A fascinante mas desastrosa campanha de Napoleão no Egito chamou a atenção de Champollion e mudou sua vida para sempre. Desde que o imperador francês obteve a pedra inscrita com três conjuntos de caracteres - grego, copta e hieróglifos -, o jovem linguista jurou que seria o primeiro a solucionar o antigo enigma. 

A espantosa história da pedra de Roseta - sua descoberta em uma batalha amaldiçoada, a maquinação para protegê-la, a agonizante corrida para desvendar seus segredos e o tormento que parecia atacar todos os que nela tocavam - é lida como a mais absorvente ficção na narrativa de Daniel Myerson. Uma atordoante tapeçaria de feitos e ambição, esplendor e vaidade, riqueza e dor. :::

Nenhum comentário:

Postar um comentário