::: O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de que Deus não existe? O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes.
Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais como, por exemplo, se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e de quem não crê. Não se prenderam à tradicional polêmica da existência de um Deus. Foram muito além para tentar entender o que faz uma pessoa acreditar e confiar em uma vida eterna e o que leva outra a duvidar e renunciar ao conforto de uma religião.
Os dois autores brasileiros se inspiraram no livro "Em que creem os que não creem?", feito a partir de cartas trocadas entre o escritor italiano Umberto Eco e o cardeal de Roma Carlo Maria Martini. Mas a conversa entre os dois intelectuais italianos tinha um caráter mais epistolar, um tanto acadêmico. Crer ou não crer é o resultado de muitas horas de conversa entre um dos padres mais amados do pais e um dos mais populares historiadores. Uma obra que irá agradar e enriquecer milhares de leitores.:::
Nenhum comentário:
Postar um comentário