domingo, 30 de junho de 2024

Sob Custódia - Anita Desai

Sob Custódia, Anita Desai, Editora Rocco, 1988, capa brochura, 210 páginas, 151gr.

:: Nascida na Índia (1937), filha de pai bengalês e mãe alemã, Anita Desai tem um carreira vitoriosa em romances, contos e histórias infantis traduzidos em vários países do Ocidente e do Oriente. Pelo livro "Fire on the mountain" recebeu o Prêmio Memorial de Winifred Holtby da Sociedade Real de Literatura e o Prêmio de Letras da Academia Nacional em 1978. Faz parte do Conselho da Academia Nacional de Letras de Nova Déli, ligado ao Departamento de Literatura Inglesa. ::

::: Quando um professor é levado a entrevistar um poeta por ele reverenciado desde a infância, a realidade se revela mais fantástica que ficção.
Consagrado pela crítica internacional, esse romance é um marco da literatura de língua inglesa. Nele se retratam os percalços de uma grande amizade entre um professor medíocre e o maior poeta vivo da Índia. Descrevendo os perigos e as responsabilidades que surgem espontâneamente da união verdadeira entre dois amigos, a premiadíssima Anita Desai constrói uma narrativa emocionante, tendo como pano de fundo as incongruências da Índia contemporânea, o charme de seus rituais milenares, seus mistérios e atrativos muitas vezes traiçoeiros. :::

sexta-feira, 28 de junho de 2024

A mulher do mágico - Brian Moore

A mulher do mágico, Brian Moore, Companhia das Letras, 2000, capa brochura, 227 páginas, 302gr.

:: Brian Moore nasceu em Belfast, Irlanda do Norte, e emigrou para o Canadá em 1948. É autor premiado de vinte romances, entre eles "A cor do sangue", "Mentiras do silêncio" e "A declaração", os dois primeiros indicados para o Booker Prize e todos publicados pela Companhia das Letras. Atualmente vive entre o Canadá e os Estados Unidos.

::: Do alto do minarete, o muezim chama para uma das preces diárias. Seu canto percorre os labirintos da cidade para atingir os ouvidos de Henri Lambert, o maior mágico profissional de toda a Europa, e de sua esposa Emmeline. Eles estão ali a mando do próprio imperador, Luís Napoleão, para uma missão inacreditável: persuadir os líderes muçulmanos e seu povo de que a França possui sacerdotes dotados de poderes miraculosos. Na Argélia semicolonizada de 1856, o futuro da expansão francesa depende das mãos hábeis de um ilusionista. Baseado em fatos reais, esse drama surpreendente pode ter mudado os rumos da história, e certamente transformou o destino da mulher do mágico. :::

O Trompete - Jackie Kay

O Trompete, Jackie Kay, Editora Record, 2002, capa brochura, 301 páginas, 422gr.

::: O famoso trompetista Joss Moody morreu e o mundo do jazz está de luto. Mas ao morrer, Joss não pôde mais guardar o segredo que manteve por tanto tempo e Colman, seu filho adotivo, tem que enfrentar a verdade: o homem que ele considerava seu pai era, na realidade, uma mulher.
A trama deste romance. que marca a estreia em prosa de Jackie Kay, respeitada poeta escocesa, é baseada na biografia de Billy Tipton, músico que, como Joss, passou anos agindo como homem até sua morte revelar que era mulher. :::

Meus Queridos Cavalheiros - Sonia Manski

Meus Queridos Cavalheiros, Sonia Manski, A Girafa, 2006, capa brochura, 228 páginas, 288gr.

::: Delicioso/erótico/irônico enfoque da "nova mulher" que está em gestação desde os primeiros movimentos feministas (início do século XX), "Meus queridos cavalheiros" revela uma das mais recentes vozes femininas a se debruçarem sobre a "mulher mutante" de nossos dias. :::

As Quatro Penas Brancas - A. E. W. Mason

As Quatro Penas Brancas, A. E. W. Mason, Editora Lacerda, 2000, capa brochura, 352 páginas, 425gr.

::: Muitas surpresas marcam este romântico livro de aventuras, que se passa na época do império colonial britânico. Dentro da mentalidade vitoriana, a aristocracia militar devia ser talhada pela bravura e pela honra. E Harry Feversham ousa desafiá-las.
O regimento de que fazia parte estava de partida para o Sudão, mas ele resolve desligar-se do exército para levar uma pacata vida familiar. Na noite em que celebraria seu noivado com a bela Ethne Eustace, Feversham recebe três penas brancas, símbolo de uma acusação frontal de covardia. A noiva acrescenta uma quarta pena dando início à saga do protagonista para recuperar sua amada, seus amigos e, sobretudo, sua honra. :::

Possessão - Assede Paiva Oliveira

Possessão, Assede Paiva Oliveira, Editora Ícone, 1995, capa brochura, 136 páginas, 166gr.

::: "Possessão" é uma história de vida. Através dela o autor faz uma viagem pela mais fascinante das aventuras: a própria vida. Ou melhor: para além da morte física.

Através do sofrimento dos dramas morais e físicos vivenciados por Antônio desde a concepção, durante a vida física e após ela, passa por tenebrosas situações - acompanhamos a longa jornada de uma alma sofrida e o difícil caminho de reencontro com a sua própria verdade.

"Possessão" nos ajuda a compreender os mistérios da existência humana. Opressão, obsessão e possessão estão reunidos em relatos de experiências onde a opção pelo bem ou pelo mal é apenas um sinal de que ninguém pode se esquivar da lei da evolução. :::


O Negócio dos Livros - Como as Grandes Corporações Decidem o Que Você

O Negócio dos Livros - Como as Grandes Corporações Decidem o Que Você lê, André Schiffrin, Casa da Palavra, 2006, capa brochura, 182 páginas, 275gr.

::: ::: Quem decide o que está nas prateleiras das livrarias? Como são negociados grandes acordos internacionais de compra e venda de editoras e livros? O editor André Schiffrin, que atua há quase 50 anos no mercado, esclarece com análises polêmicas essas e outras questões sobre os bastidores do universo editorial. Uma experiência reveladora que denuncia como os cinco principais grupos de comunicação do mundo têm em suas mãos 80 por cento dos livros editados nos Estados Unidos. :::


As Mil e Uma Noites - Damas insignes e servidores galantes

As Mil e Uma Noites - Damas insignes e servidores galantes, Volume 1, Editora Brasiliense, 1ª reedição da 7ª edição, 1998, capa brochura, 192 páginas, 248gr.

:: Texto estabelecido a partir dos manuscritos originais por René R. Khawan
:: Tradução: Rolando Roque da Silva

::: Xerazade sabe associar, ao mel do discurso sedutor, temperos insuspeitados. Por trás das aventuras que ela vai inventando para agradar seu amante, o rei, toda uma sociedade é descrita com frescor, às vezes com crueldade, e se anima diante de nossos olhos. Descobrimos, fascinados, o avesso de um mundo onde a respeitabilidade tem pernas fracas, onde a paixão e a sensualidade falam mais alto.

Na época provável em que se redigiram as Mil e uma noites (inicio do século XIII) o Islā atravessava uma crise: poder contestado, ameaças nas fronteiras, desordem nas ruas e  e na intimidade dos lares.
A mulher, valendo-se de mil e um artifícios, não é a única a tirar partido desse clima confuso.

Esta edição das Mil e uma noites (em oito volumes) é a única no mundo estabelecida exclusivamente a partir dos manuscritos originais. O principal deles, conservado na Biblioteca Nacional francesa, data do século XIII. São trinta e nove anos de pesquisa paciente de René R. Khawan, que finalmente frutificaram num texto definitivo para essa obra-prima tantas vezes traída. Aqui, ela recupera suas virtudes originais: impertinência, acidez visionária, voluptuosa crueza. :::


quinta-feira, 27 de junho de 2024

Viva sem medos - Mensagens de motivação, esperança e esclarecimento

Viva sem medos - Mensagens de motivação, esperança e esclarecimento, Nilson Cesar Piccini Favara, Editora Gente, 2009, capa brochura, 172 páginas, 241gr. 

::: A literatura espírita vem ganhando espaço entre os leitores, o que indica claramente sua busca pela compreensão do significado da vida e pela elevação espiritual.
"Viva sem medos" pode ser visto como um sinalizador nessa busca, com um apelo irresistível ao público leitor.
O livro é composto por mensagens psicografadas e traz orientações sobre como podemos aprimorar o nosso comportamento, rumo à evolução e à felicidade ao longo desta e das próximas vidas. Seus ensinamentos deixam evidente que a jornada não se encerra por aqui, mas que estamos apenas numa etapa de preparação para alçar voos espirituais mais altos. :::

A trajetória de um publicitário comum - André Porto Alegre

A trajetória de um publicitário comum, André Porto Alegre, Editora Matrix, 2014, capa brochura, 141 páginas, 184gr.

::: ::: Este livro nasceu dos anos de trabalho do autor como professor, palestrante e dirigente associativo empenhado na qualificação dos publicitários e na valorização dos estudantes de publicidade. A ideia é provar que há espaço para os bons profissionais, éticos e talentosos, independentemente de atuarem nos grandes centros.
A obra vem ocupar um espaço na literatura especializada em comunicação, que não produz textos dedicados ao começo da vida profissional do publicitário. Ela aborda assuntos do dia a dia que não estão presentes em outras publicações, tais como o modelo de negócio da propaganda brasileira e formas de remuneração, tudo isso inserido em uma narrativa que procura desconstruir os mitos da atividade. :::

Entrevistando Jenifer - Paola Milano

Entrevistando Jenifer, Paola Milano, Geração Editorial, 2001, capa brochura, 187 páginas, 291gr.

:: Paola Milano nasceu na Itália, em 1963. Professora de arte, filha única, com a morte do pai, viúvo, recebeu a herança e no começo dos anos 90 mudou-se para o Brasil, país pelo qual sempre fora apaixonada. Viveu em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo, conhecendo e entrevistando gente, em busca da realização de seu sonho de escrever sobre a intimidade erótica da natureza humana. ::

::: Este livro trata da iniciação erótica de milhões e milhões de meninas cheias de entusiasmo, ansiedade, angústia e desejo, que tentam domar, com a ainda parca sabedoria, a torturante força da natureza sexual. Usando uma equilibrada combinação de curiosidade, paciência, humor e tesão, Paola Milano foi fundo nessa história para extrair as confissões sinceras de quem experimenta prazeres inconfessáveis, no exato momento em que ainda não consegue compreendê-los com clareza. :::


Paisagem com neblina ou buldôzeres ao fundo - Eustáquio Gomes

Paisagem com neblina ou buldôzeres ao fundo, Eustáquio Gomes, Geração Editorial, 2007, capa brochura, 149 páginas, 207gr.

::: Contos? Crônicas? Romance fragmentário? O autor prefere chamá-las cromos. De fato, as quarenta narrativas deste livro encantador lembram pequenos desenhos coloridos ou estampas de calendário ou mesmo fotogramas de um filme que, embora avance até a juventude e a maturidade do narrador, tem na infância o seu centro narrativo.
Mas não estará errado quem encontrar nele os contornos de uma novela em fragmentos. Há aqui todos os caracteres de uma história que, valendo-se de elementos da imaginação biográfica, compõe o enredo de uma que, com extrema economia de meios, busca uma linguagem próxima do romance de formação. :::

O Legado Templário - Juan G. Atienza

O Legado Templário, Juan G. Atienza, Editora Ícone, 1996, capa brochura, 360 páginas, 415gr.

::: Juan G. Atienza, principal pesquisador da Espanha Mágica, compendia neste livro as experiências acumuladas durante anos por toda a extensão da Península Ibérica, sistematizando com novas contribuições suas apaixonantes teses sobre o mistério templário. A presença e a influência do Templo nos reinos de Castela e Navarra, e seu estabelecimento como primeira força no território catalão-aragonês. Sua intervenção decisiva na conquista de Majorca, Valença e Múrcia. Sua progressiva implantação em Portugal. A formação templária de Jaime I, o Conquistador, que devia ser o líder a realizar o projeto fundamental da Ordem: a constituição de um império universal teocrático. :::

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Dublin ao Sul - Isidoro Blaisten

Dublin ao Sul, Isidoro Blaisten, A Girafa, 2007, capa brochura, 206 páginas, 278gr.

::: A obra "Dublin ao Sul" (selo A Girafa) reúne doze contos, de rara perfeição e interesse permanente. Como o autor, Isidoro Blaisten, diz em seu prólogo, “haverá sempre suicidas convictos, desamparados que perambulam pelos lugares da estupidez e da vaidade humanas, desesperados que buscam a salvação e tentam comprá-la nas casas especializadas, ... casamentos endinheirados cujo motivo de existência é a competição com outro casamento endinheirado, escravos das modas literárias consumidos na perplexidade e no desassossego, seres oblíquos para os quais a vida é tangencial, (...) tios que devem ser assassinados, (...) e alguém que sonha com um castelo na Irlanda". 
O humor inconfundível de Blaisten, sua ironia inteligente e brilhante inventividade verbal fazem de "Dublin ao Sul" um livro indispensável da literatura latino-americana contemporânea. :::

Os meninos do Brasil - Ira Levin

Os meninos do Brasil, Ira Levin, Círculo do Livro, capa dura, 287 páginas, 353gr.

::: Alguns críticos já definiram Ira Levin como um dos mais brilhantes discípulos da escola de Alfred Hitchock, aquela que reúne os chamados "mestres do suspense". Autor de "Este mundo perfeito" (1972) e "As possuídas" (1974), lançadas no Brasil, Ira Levin continua nesta obra a técnica de opressão e de intriga que domina com desenvoltura: "Os meninos do Brasil" (1976) narra a ambição de um ex-nazista em deflagrar o aparecimento do IV Reich na América Latina - uma fantasia que o desenvolvimento da engenharia genética poderá converter em aterradora realidade. :::

João que Chora e João que Ri - Condessa de Ségur

João que Chora e João que Ri, Condessa de Ségur, Ediouro, 7ª edição, 1997, capa brochura, 126 páginas, 131gr.

::: Mais uma história da Condessa de Ségur destinada ao público jovem, este livro conta as aventuras de dois primos com temperamentos opostos. Além de ser uma narrativa viva e interessante, o livro é um estudo de caracteres, opondo à boa índole de um de seus heróis o egoísmo do outro, analisando os fatores que influíram na formação de cada um deles. "João que Chora e João que Ri" é, acima de tudo, uma lição de vida. :::


O Jogo de Trinta - William Kotzwinkle

O Jogo de Trinta, William Kotzwinkle, Editora Objetiva, 1995, capa brochura, 227 páginas, 282gr.

::: A cidade é Nova York, o suspense é moderno e os personagens traduzem o estilo de vida deste final de século. O Jogo de Trinta consegue reunir, na mesma trama, os elementos essenciais aos clássicos do gênero. Irreverente, engraçado e também sinistro como só os melhores livros de mistério conseguem ser. Autor de clássicos inesquecíveis como E.T., O Extra-Terrestre, William Kotzwinkle revela aqui os medos e as paixões dos habitantes de Manhattan das classes mais altas até o cotidiano marginal da cidade. Em "O Jogo de Trinta, um assassinato é apenas o ponto de partida para uma viagem no tempo. :::

terça-feira, 25 de junho de 2024

100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama - Melisa Panarello

100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama, Melisa Panarello, Editora Objetiva, 2004, capa brochura, 157 páginas, 230gr.

::: No inverno europeu de 2002, longe dos olhos da mãe do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. A história de Melissa começa quando ela perde a virgindade aos 15 anos de idade. A descoberta de um mundo novo e diferente, o desejo de amar e se sentir amada e a ilusão de encontrar este sentimento através do sexo... é esse o ponto de partida para um relato que mistura, de forma provocadora, ficção e realidade num vasto e surpreendente rito de iniciação sexual. :::


Jogo do Namoro - Danielle Steel

Jogo do Namoro, Danielle Steel, Editora Record, 2006, capa brochura, 429 páginas, 566gr.

::: Em seu 57º romance, Danielle Steel nos oferece uma história tocante, maliciosa e engraçada sobre abandono e superação. De maneira simplesmente brilhante, explora o significado de "começar de novo", conduzindo-nos pela montanha-russa que é o início de um novo relacionamento. Uma história cativante sobre o divertido Jogo do Namoro. :::


Questões atuais sobre depressão - Antonio Egidio Nardi

Questões atuais sobre depressão, Antonio Egidio Nardi, Lemos Editorial, 2ª edição, 1998, capa brochura, 192 páginas, 278gr.

::: A história da depressão :: Os sintomas de depressão :: Como consideramos depressão atualmente :: As causas da depressão :: A depressão e o suicídio :: Doenças relacionadas à depressão :: Guia para as psicoterapias na depressão :: Guia para os medicamentos na depressão :: Resposta terapêutica :: O futuro do paciente com depressão :::

Para começar a praticar corrida - Sean Fishpool

Para começar a praticar corrida, Sean Fishpool, Publifolha, 2008, capa brochura, 96 páginas, 160gr.

::: Os princípios e as técnicas tanto para corredores iniciantes, quanto aos que desejam se preparar para uma maratona estão em "Para Começar a Praticar Corrida". Este livro introdutório inclui um programa com seis níveis de treinamento com diferentes distâncias, além de uma programação completa para o leitor melhorar seu condicionamento físico, perder peso e aumentar o bem-estar. "Para Começar a Praticar Corrida" possui orientações de especialistas sobre o melhor calçado, o melhor piso para treinar e o que fazer para evitar lesões. Sean Fishpool, o autor do livro, possui vasta experiência em treinamento de iniciantes. :::

O Brasil em transformação - Mailson da Nóbrega

O Brasil em transformação, Mailson da Nóbrega, Editora Infinito, 2000, capa brochura, 324 páginas, 481gr.

::: Este livro é muito mais do que uma coletânea de artigos com uma análise didática das complexidades da economia brasileira. Além dos mais de 70 artigos publicados nos principais meios de comunicação do país, contém quatro capítulos inéditos. É o resultado dos mais de 30 anos de experiência do autor nos setores público e privado, no Brasil e no exterior. Mailson da Nóbrega, sem sombra de dúvida, é um expoente nos assuntos econômicos neste país. Quem conhece Mailson por seus textos, palestras e entrevistas na mídia aprendeu a admirar sua clareza de exposição e a solidez e amplitude de conhecimentos. :::

A esmeralda do Rio Negro - Peter Ryan

A esmeralda do Rio Negro, Peter Ryan, Ediouro, 2ª edição, 1987, capa brochura, não paginado, 150gr.

::: O Colégio Belton para rapazes, no condado de Shropshire, já foi um estabelecimento aristocrático e conceituado. Hoje, chantagem e tentativa de assassinato por pouco não fazem parte do programa! Nesta emocionante aventura, você vai investigar cada detalhe do campus onde estuda e perseguir suspeitos em meio a agitação das ruas de Londres. Tente provar sua inocência e achar o verdadeiro larápio que se apossou da esmeralda do Rio Negro, uma pedra amaldiçoada, mas de valor inestimável. Se há mistério e perigo em abundância, certamente Holmes e o Dr. Watson não poderiam ficar de fora. :::

Sem trilha sonora - Miguel Luciano

Sem trilha sonora, Miguel Luciano, Novo Século, 2005, capa brochura, 373 páginas, 444gr.

::: Vidas entrelaçadas, embaladas por canções e cenários de filmes que retratam situações existenciais dos que se negam a aceitar em plenitude a morte, sobretudo dos sonhos, ainda que em preto-e-branco fossem, ainda assim a alegria persistiria, teimosamente insana.
Os personagens desta trilha.

Mas a realidade acabaria sobrepondo-se às fantasias do grupo de irreverentes amigos.
Como nos versos da canção de Renato Russo close the door lightly when you go, apenas um deles, o personagem Gabriel, sobrevive às perdas dos inseparáveis companheiros cujas vidas haviam sido prematura e impiamente ceifadas. Refugia- se em uma pacata cidadezinha na esperança de recomeçar. Nas águas do mar rebatizar-se-ia, tentaria mudar de nome, fugindo do fantasma da aids, responsável pela brutal ruptura daqueles laços.

Até que numa corrida matinal, um desconhecido invade sua vida e uma intensa afetividade surge entre os dois, ainda que Sem trilha sonora, a embalar os fragmentos (re)vividos, com desventuras e alegrias, sob pungentes açoites da dor dos que ficam, como sangra! :::

Sensibilidades configuradas - Estudos sobre Comunicação, Mídia e Produção de sentido

Sensibilidades configuradas - Estudos sobre Comunicação, Mídia e Produção de sentido, Terezinha Tagé (Org.), Editora Miró, 2009, capa brochura, 175 páginas, 227gr.

::: "Sensibilidades configuradas" reúne 11 estudos de docentes e pesquisadores das Ciências da Comunicação. A obra traz pesquisas no campo da Semiótica da Cultura e outras abordagens de estudos sobre as linguagens das mídias relacionados às Ciências da Comunicação. Ao analisar tais questões, os autores reafirmam caráter social do tratamento e da transmissão de mensagens sobre formas peculiares de codificação cultural.

"Todas essas comunicações nos tocam, diluem-se e permanecem nas mentes, explodindo em frases e diálogos - donde quer que possam escapar pelos discursos que construímos a todo instante." (Terezinha Tagé) :::


Vozes e silêncios - José Luís Monteiro

Vozes e silêncios, José Luís Monteiro, Editora Musa, 1997, capa brochura, 78 páginas, 105gr.

 ::: "A totalidade cósmica é para José Luís Monteiro a totalidade divina. Neste seu conjunto harmônico de poemas, a que deu o título "Vozes e Silêncios", os sinais, os secretos apelos que na natureza se inscrevem - na nuvem, na fonte, na luz, nos arvoredos - são as vozes positivas. Com elas o poema é revelação, epifania. (...)
A con-fusão do ser com a natureza atinge aqui uma beleza muito sensível, através de por vezes belíssimas metáforas. Mas não é ingênua esta poesia ora cristalina, ora conscientemente opaca. A palavra nela nos surge não só como veículo da emoção mas como fundamento do ser, capaz de gerar uma nova realidade e não só de reproduzir o real preexistente.(...)

Daí a modernidade deste livro onde uma realidade herdada da bucólica latina, de Bernardim [Ribeiro], de Frei Agostinho da Cruz, se renova incessantemente, por acção de uma consciência crítica actualizada e vigilante." - Urbano Tavares Rodrigues escritor português. :::

segunda-feira, 24 de junho de 2024

O Dossiê Iscariotes - Marcos Losekann

O Dossiê Iscariotes, Marcos Losekann, Editora Planeta, 2006, capa brochura, 327 páginas, 467gr.

:: Marcos Losekann é um "cataúcho" (gaúcho de nascimento e catarinense de coração). Mas começou a virar "cidadão do mundo" quando escolheu o jornalismo como profissão. Em 1999 publicou "O Ronco da Pororoca" - Histórias de um repórter na Amazônia".

::: "O Dossiê Iscariotes" é a primeira incursão do jornalista Marcos Losekann no concorrido mundo da ficção. A coragem e a ousadia que sempre marcaram sua trajetória profissional também estão na raiz deste trabalho. "O Dossiê Iscariotes" inaugura a trilogia "Entrevista com Deus", fruto de um sonho acalentado pelo autor há quinze anos, desde quando era repórter da Rede Globo em Brasília. :::


A Canção de Kahunsha - Anosh Iran

A Canção de Kahunsha, Anosh Iran, Editora Planeta, 2008, capa brochura, 303 páginas, 411gr.

::: Kahunsha é uma palavra mágica. Para o pequeno Chamdi, ela significa "a cidade sem tristezas"... Sempre que a pronuncia, ele enxerga as cores do paraíso que deseja construir. Em Kahunsha, haverá flores em todos os cantos e as pessoas não machucarão umas às outras... Tudo muito diferente de Bombaim, a cidade real dominada por violência e pelo terror. Um universo assustador, para onde Chamdi fugiu a fim de encontrar seu pai, que o abandonou no orfanato quando bebê. O renomado escritor Anosh Irani cria páginas de rara beleza e delicadeza para contar o caminho do menino cujos sonhos nem mesmo a mais dura realidade pode sufocar. :::

Traidores - Richard Sale

Traidores, Richard Sale, Editora Landscape, 2004, capa brochura, 333 páginas, 435gr.

::: Desde a Guerra da Independência até a Guerra contra o Terrorismo, os Estados Unidos tiveram sua cota de vira-casacas. Sejam quais forem as razões - financeiras, ideológicas ou egotistas - estes traidores têm uma coisa em comum: suas ações colocaram em risco as vidas de todos os americanos. Em "Traidores", o jornalista premiado Richard Sale examina as vidas, os motivos e padrão de pensamento daqueles que conspiraram contra os Estados Unidos - e revela a extensão do estrago causado ao país, tanto em tempos de guerra quanto de paz. :::

Desvendar pessoas - Como desenvolver e melhorar seus relacionamentos

Desvendar pessoas - Como desenvolver e melhorar seus relacionamentos, Mel Silberman & Freda Hansburg, Editora Campus, 5ª edição, 2001, capa brochura, 245 páginas, 384gr.

::: Todos nós nos envolvemos com pessoas, em qualquer setor de negócios, o tempo todo. Por este motivo, vale a pena aproveitar todas as informações deste guia eminentemente prático.
"Desvendar Pessoas" apresenta detalhadamente as oito habilidades básicas relacionadas à inteligência interpessoal e fornece um plano poderoso para aumentar sua eficácia em qualquer relacionamento - com supervisores, colegas de trabalho, marido ou mulher, parentes e amigos. 
Você aprenderá a:

* ouvir atentamente, ler a linguagem corporal e interpretar comportamentos;

* comunicar-se de forma clara e concisa;

* manifestar-se sobre suas necessidades;

* motivar pessoas;

* dar - e receber - feedback útil; 

* resolver conflitos; 

* colaborar de modo eficaz;

* mudar padrões enraizados e ineficazes, e muito mais! :::

Magos - Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos - 2020

Magos - Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, 2020, capa brochura, 122 páginas, ilustrado, 21x21cm. Tiragem de 2.000 exemplares. 

::: Dados históricos sobre tauromaquia no Concelho de Salvaterra de Magos :: As praças de touros em Salvaterra de Magos :: A comissão organizadora da construção da praça de touros de Salvaterra de Magos :: Figuras da Festa Brava em Salvaterra de Magos :: Forcados de Salvaterra de Magos :: Imagens de arquivo :: Bibliografia e webgrafia :::

Magos - Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos - 2021

Magos - Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos - Número Especial Temático 2021, Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, 90 páginas, capa brochura, ilustrado, 21x21cm. Tiragem de 1.000 exemplares. 

::: A Herdade de Nossa Senhora da Glória e a Raret: notas para seu estudo :: A Guerra-Fria combatida a partir da Charneca Ribatejana: O caso da Raret 1951-1963 :: Glória :: Raret e a Glória: como a Cultura e a Educação revolucionaram uma comunidade :::

Símbolos paulistas (Estudo Histórico-Heráldico) - Hilton Federici

Símbolos paulistas (Estudo Histórico-Heráldico), Hilton Federici, Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1981, capa brochura, ilustrado, 103 páginas, 192gr.

::: A Bandeira da Ordem de Cristo :: A Bandeira Paulista :: O Brasão de Armas do Estado de São Paulo :: O Brasão de Armas da capital paulista :: O Bandeirismo e a heráldica brasileira :::

Pearl Jam - Duas décadas de sucesso - Camilla Bazzoni de Medeiros

Pearl Jam - Duas décadas de sucesso, Camilla Bazzoni de Medeiros, Universo dos Livros, 2011, capa brochura, 110 páginas, 175gr.

::: O Pearl Jam nasceu do grunge e há 20 anos o ritmo sobrevive com a banda. Um mito a ser retratado, a banda, atualmente composta pelos malucos Eddie Vedder (vocal e guitarra), Mike McCready (guitarra), Stone Gossard (guitarra), Jeff Ament (baixo) e Matt Cameron (bateria e percussão), é um exemplo de sucesso. Influenciados por The Who, Neil Young e Ramones, eles criaram seu próprio estilo que foi consolidado ao longo de sua trajetória que está por completar duas décadas. Este livro é uma homenagem à banda que embalou multidões, fez nascer amores e contagiou o mundo com boa música. A autora, fã incondicional, descreve a formação em 1990, fala sobre a vida de cada integrante (e dos que já foram!), detalha toda a discografia, além das polêmicas e também do lado social do Pearl Jam. :::

A música falada - Sebastião Interlandi Junior

A música falada, Sebastião Interlandi Junior, Editora Medusa, 2008, capa brochura, 165 páginas, 571gr.

::: Entrevistas com Arnaldo Cohen, Philip Glass, Lawrence Leighton Smith, Nelson Ayres, Alex Klein, Arrigo Barnabé, Grupo Uakti, Guinga, Mônica Salmaso, Antônio Meneses, Michel Debost, André Mehmari, Hermeto Pascoal, Ricardo Kanji e Alceo Bocchino. :::

Peixe de Ouro - O Disco de Jade - Volume 2 - José Frèches

Peixe de Ouro - O Disco de Jade - Volume 2, José Frèches, Objetiva, 2004, capa brochura, 427 páginas, 741gr.

:: José Frèches é formado em História da Arte, em Língua Chinesa e tem mestrado em História. Em 1971, tornou-se curador do museu de artes orientais Guimet, em Paris. Depois de ter exercido diferentes funções nos campos da comunicação, do audiovisual e da indústria, atualmente dirige uma agência parisiense de comunicação e uma galeria de arte e antiguidades no interior da França. ::

 ::: "Peixe de Ouro" é o segundo volume da trilogia "O Disco de Jade", uma saga épica sobre a misteriosa e fascinante China antiga e as origens de sua poderosa civilização.

Lubuwei, o mercador de cavalos celestiais, venceu. Seus sonhos se realizaram: ele foi nomeado ministro da corte, e rico, poderoso, e a mulher que ama, a pequena dançarina Zhaoji, em breve lhe dará um filho.

Mas seu desejo de poder nem por isso se aplaca. Ele quer mais. Ambiciona aumentar ainda mais sua influência na corte e, para tanto, deve enfrentar a loucura "legalista" que oprime o povo com leis abusivas. Aceita, assim, participar de uma inusitada estratégia: por a companheira grávida no leito de Yiren, jovem herdeiro do rei, fazendo deste o pai oficial de seu filho, mas planejando trocá-lo secretamente, assim que nascer, por outro bebê trazido de uma região distante.

A trama perfeita. O pequeno Zheng nasce na corte real; o "substituto", Peixe de Ouro, é encontrado. Só falta fazer a troca sem levantar suspeitas... :::



A Justiça Penal Internacional: Sua Evolução, Seu Futuro de Nuremberg a Haia

A Justiça Penal Internacional: Sua Evolução, Seu Futuro de Nuremberg a Haia, Jean Paul Bazelaire & Thierry Cretin, Editora Manole, capa brochura, 260 páginas, 375gr.

::: ::: A criação, em julho de 1998, em Roma, de uma Corte Penal Internacional encarregada de julgar os prejuízos mais graves aos direitos humanos constitui um acontecimento sem precedentes na história da humanidade. A importância dessa decisão, a riqueza dos debates que cercaram a criação da CPI e as diversas questões que permanecem ainda hoje colocadas, tornam totalmente oportuna a publicação desta obra. Pela primeira vez, em uma obra clara, dois magistrados expõem os princípios da justiça penal internacional, contam as etapas de sua história e expõem seus grandes textos e tratados internacionais. :::

Gonzos e Parafusos - Paula Parisot

Gonzos e Parafusos, Paula Parisot, Editora Leya, 2010, capa brochura, 170 páginas, 257gr.

:: Paula Parisot nasceu no Rio de Janeiro. Bacharel em desenho industrial pela PUC-RJ, foi bolsista na New School University, em Nova York, onde cursou mestrado em belas-artes. É autora do livro de contos "A dama da solidão", publicado pela Companhia das Letras em 2007.

::: "Gonzos e parafusos" é um desses livros que me fizeram crer que ainda há o que e como contar. Dona de um texto primoroso, Paula parisot nos apresenta o mundo de Isabela, uma pessoa comum, que sonha, que experimenta, que ama e odeia, que sabe que somos feitos de passado, mas que "o agora não cessa nunca", que quer viver, mas que sabe que a morte espreita. Isabela, como cada um de nós, sabe que temos outros dentro. :::

A garota de papel - Guillaume Musso

A garota de papel, Guillaume Musso, Editora Verus, 2012, capa brochura, 348 páginas, 536gr.

::: A garota de papel conta a história de Tom Boyd, o escritor do momento. Os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos anjos já venderam milhões de exemplares e colecionam fãs no mundo inteiro. Mas, ao perder seu grande amor, Tom cai em uma profunda crise criativa e se sente incapaz de escrever uma única linha do esperado último livro da trilogia, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar sua dor.

Certa noite, uma misteriosa mulher aparece em sua casa e afirma ser Billie, personagem de romances, caída da página do livro para o mundo real por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia. Se Tom não voltar a escrever, ela morrerá.

Juntos, eles saem em uma fabulosa jornada ao longo da costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. O que ele nem desconfia, porém, é que o destino é caprichoso e talvez as coisas não sejam como ele imagina...

A garota de papel é uma história de amor e suspense que transcende ficção, uma aventura romântica e bem-humorada que se desenrola no encontro entre o real, o imaginário e o fantástico. :::



sábado, 22 de junho de 2024

O último sábado - Orlando Bastos

O último sábado, Orlando Bastos, Editora Francis, 2002, capa brochura, 110 páginas, 161gr.

::: Este livro reúne doze contos publicados anteriormente nos mais importantes suplementos literários do país. "O último sábado" sucede "Confidências do viúvo" e "De repente, às três da tarde", também livros de contos, lançados, respectivamente, em 1981 e 1984. 

Para Mário da Silva Brito, autor de "História do modernismo brasileiro", a linguagem de Orlando Bastos é coesa, compacta, densa, capaz de todos os ziguezagues para esmiuçar sentimentos e erguer, por fim, o edifício do conto. :::

::: O último sábado :: Não era bem isso ou Os restos mortais de Dona Ordália :: Sob o signo de Jó :: O passageiro do Caronte :: Enquanto ela agoniza :: O Palmeirim das Gerais (Trelência do próprio) :: A Marquesa (Depoimento de Conceição dos Reis) :: O Mágico de Oz :: Singularíssima ocorrência :: A morte do caixeiro-viajante ou Uma questão de semântica :: Missão cumprida :: Parábola natalina do ausente e do desconhecido :::


John Lennon por ele mesmo - Marco Antônio Mallagoli (org.)

John Lennon por ele mesmo, Marco Antônio Mallagoli (org.), Editora Martin Claret, capa brochura, 159 páginas, 189gr. 

::: Como se tornou o que era :: Cronologia - Ano, mês e dia :: Entrevista Fan-Club/USA :: Entrevista Ele Ela :: Eu, Yoko e o Ano Um :: A última entrevista :: Uma recordação :: Um atrapalho no trabalho :: Meu amigo John Lennon :: Leitura recomendada :::


Energia - Da Light à Eletropaulo - Marcos Lenso de Souza

Energia - Da Light à Eletropaulo, Marcos Lenso de Souza, Letras à Margem, 2002, capa brochura, 232 páginas, 287gr.

::: A vivência do Autor, como funcionário da empresa, permitiu-lhe, no calor da transformação, produzir através de documentos, fotos e entrevistas, importante análise para os estudos da história da energia, relações de trabalho e processos de transformação da sociedade brasileira. O livro contribui para a história do desenvolvimento urbano paulista, além de fornecer ao leitor uma preciosa etnografia das transformações ocorridas na Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S/A. Contempla a formação e transformação de um tipo específico de mentalidade de uma grande organização empresarial e descreve o exato momento em que o Estado deixa de exercer o seu controle em parte do setor energético. :::

Meu querido Vlado - A história de Vladimir Herzog

Meu querido Vlado - A história de Vladimir Herzog e do sonho de uma geração, Paulo Markun, Objetiva, 2005, capa brochura, 199 páginas, 281gr.

::: Numa época politicamente conturbada da história do país, Paulo Markun conheceu Vladimir Herzog quando este o convidou para colaborar no "Opinião". Com apenas três anos de experiência jornalística, Markun não titubeou diante da oferta. Engajados e militantes do então clandestino Partido Comunista Brasileiro, os dois tornaram-se colegas e companheiros também  fora das redações, num curto período de convivência que ficaria profundamente marcado na vida de Markun. :::


Ladrões de Beleza - Pascal Bruckner

Ladrões de Beleza, Pascal Bruckner, Editora Rocco, 1999, capa brochura, 237 páginas, 293gr. 

::: Bruckner constrói este romance com uma prosa pérfida que atordoa o leitor e o faz experimentar um medo incomum. Ladrões de beleza fala de trapaça e de roubo generalizado. Seguindo de perto a fraude do culto das aparências, Bruckner questiona a tentação da juventude eterna. Se a beleza de uma mulher pode, aos olhos dos ladrões que o autor nos apresenta, ser considerada uma ofensa, que deve ser punida, em que se transformarão Benjamin e sua noiva Hélène depois de serem acolhidos por três estranhos? E qual será o destino que lhes está reservado quando alguém afirma para eles que "a beleza é um fragmento de eternidade que o tempo consegue destruir"?
Esquisito e angustiante, Ladrões de beleza é uma obra que traz a marca da crueldade na narrativa, a mesma revelada por Bruckner em seu romance "Lua de fel", adaptado para o cinema por Roman Polanski. :::

:: Pascal Bruckner, nascido a 15 de Dezembro de 1948, em Paris, é um escritor francês, um dos "Novos filósofos" que se destacou nas décadas de 1970 e 1980. Grande parte da sua obra tem sido dedicada à crítica da sociedade e cultura francesas. Wikipédia


A arte de viver sozinha - Danièle Laufer

A arte de viver sozinha, Danièle Laufer, Editora Nova Fronteira, 1990, capa brochura, 231 páginas, 278gr.

::: E se eu mudasse o visual? Que tal um novo trabalho? Mas como é que vou fazer as compras sozinha? Posso sair com casais amigos sem ter a sensação de "vela"? Paquerar ou ser paquerada? Estas são algumas das perguntas que Danièle Laufer, 37 anos, procura responder neste livro, que fala das principais dificuldades de ordem prática e afetiva que o fim de uma relação pode acarretar. A Arte de viver sozinha não é um simples manual feminista. É um livro inteligente, bem-humorado e de leitura agradável que ajuda as "marinheiras de primeira viagem" a procurarem viver em alto astral, descobrindo os prazeres proporcionados pela liberdade, como novos programas, novas amizades e, por que não? um novo amor. :::

Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida

Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida, Editora Martins Fontes, 2005, capa brochura, 267 páginas, ilustrado, 304gr.

::: Em 1853, levado pelo seu trabalho de jornalista em busca do assunto, forçado pelas exigências da publicação periódica, mas dominando agilmente essas condições, Manuel Antônio de Almeida iniciava em folhetins semanais do Correio Mercantil as suas Memórias de um sargento de milícias. Esses folhetins iriam constituir um dos romances mais interessantes, uma das produções mais originais e extraordinárias da ficção americana. Muito moço, então com 22 anos apenas, Manuel Antônio de Almeida transferia a sua vida de aventureiro muito disponível, tanto de espírito como de existência, numa crônica semi-histórica de aventuras, em que relatava os casos e as adaptações vitais de um bom e legitimo "picaro", o Leonardo. E é comovente observar que, contra os costumes dramáticos do tempo, ele fazia o seu herói acabar bem, à feição dos filmes do cinema comercial, casado e nulificado em cinzenta burguesia. Talvez, moço ainda mas surrado pela vida, também ele sonhasse para si mesmo igual fim... - Μ.Α. :::

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Amar, verbo intransitivo - Mário de Andrade

Amar, Verbo Intransitivo, Mário de Andrade, Editora Itatiaia, 2002, capa brochura, 155 páginas, 175gr.

::: "Amar, Verbo Intransitivo" foi e continua a ser atual e mesmo revolucionário. Classificado pelo autor como "Idílio", é, de fato, um romance experimental, modernista e moderno, cinematográfico. O autor expressa-se magistralmente no feminino quando cria Fräulein, a governanta alemã, professora de amar. E esta heroína se recorta com grande autonomia, ingressando no rol das melhores personagens femininas da Literatura Brasileira, machadianamente singular, acima da moralidade. :::

49. (...) Tenho a profissão que uma fraqueza me permitiu exercer, nada mais nada menos. É uma profissão.

50. O amor nasce das excelências interiores. Espirituais, pensava. O desejo depois.

53. Elza consolava a pecurrucha, com meiguice emprestada. Não sabia ter meiguice. Mais questão de temperamento que de raça, não me venham dizer que os alemães são ríspidos. Tolice! conheci.

53. Ali pela boca da noite, o viver da casa já estava reorganizado e velho. A mesma coisa de antes resvalando para a mesma coisa de em seguida.

54. "Fräulein" era pras pequenas a definição daquela moça... antipática? Não. Nem antipática nem simples: elemento. Mecanismo novo da casa. Mal imaginam por enquanto que será o ponteiro do relógio familiar.

57. Não vejo razão pra me chamarem vaidoso se imagino que o meu livro tem neste momento cinquenta leitores. Comigo 51. Ninguém duvide: esse um que lê com mais compreensão e entusiasmo um escrito é autor dele. Quem cria, vê sempre uma Lindóia na criatura, embora as índias sejam pançudas e remelentas.

57. Se este livro conta 51 leitores sucede que neste lugar da leitura já existem 51 Elzas. É bem desagradável, mas logo depois da primeira cena cada um tinha a Fräulein dele na imaginação. Contra isso não posso nada e teria sido indiscreto se antes de qualquer familiaridade com a moça, a minuciasse em todos os seus pormenores físicos, não faço isso. Outro mal apareceu: cada um criou Fräulein segundo a própria fantasia, e temos atualmente 51 heroínas pra um só idílio.

59. Fräulein se sentiu logo perfeitamente bem dentro daquela família imóvel mas feliz. 

59. Qual! Fräulein não podia se sentir a gosto com aquela gente! Podia porque era bem alemã. Tinha esse poder de adaptação exterior dos alemães, que é mesmo a maior razão do progresso deles.

63. É coisa que se ensine o amor? Creio que não. Pode ser que sim. Fräulein tinha um método bem dela. O deus paciente o construíra, talqual os prisioneiros fazem essas catitas cestinhas cheias de flores e de frutas coloridas. Tudo de miolo de pão, tão mimoso!

91. Quando ele sentiu sobre os cabelos uma respiração quente de noroeste, principiou a imaginar e criticar. Criticar é comparar. Que gosto que teriam esses beijos do cinema? ergueu a cara. E, pois que era de novo o mais forte, beijou Fräulein na boca. 

91. (...) A felicidade é tão oposta à vida que, estando nela, a gente esquece que vive. Depois, quando acaba, dure pouco, dure muito, fica apenas aquela impressão do segundo. 

96. A imobilidade é a sala de espera do sono. 

103. Porém, quando as verdades saltam do coração, nós homens intelectuais lhes damos o nome feio de confissões.

118. (...) São sempre assim os pais: quando as esperanças se projetam sobre um filho, o resto são sombras mal reparadas.


Mário de Andrade por ele mesmo - Paulo Duarte

Mário de Andrade por ele mesmo, Paulo Duarte, Edart, 1971, capa brochura, 361 páginas, 533gr.

::: Prefácio de Antônio Cândido :: Cartas de Mário de Andrade :: Biobibliografia relâmpago :: Departamento de Cultura, vida e morte de Mário de Andrade :: O lindo sonho e a dolorosa realidade :: Paixão de Mário de Andrade :: As nossas cartas :: Cartas de Sérgio Milliet :: Última carta a Mário de Andrade :::

Uma Luz Entre as Tulipas - Solange Nascimento

Uma Luz Entre as Tulipas, Solange Nascimento, Editora Lúmen, 2012, capa brochura, 300 páginas, 355gr.

::: Romance espírita

::: Na Holanda, séculos atrás, os Dorth e os Willickens possuíam propriedades vizinhas, mas a vida deles era bem distinta. Hugo Dorth, casado com Erika, tinha três filhos: Mirka, Van e Frans. Todos eram camponeses e viviam com humildade. Os Willickens, ao contrário, eram uma família de posses e tinham dois filhos: Hendrick e Karla. O inevitável acontece: Mirka, dezessete anos, loura, olhos azuis, amável e romântica, cativa o jovem Hendrick, de dezoito anos. Ambos se encontram em um baile, apaixonam-se e iniciam um namoro às escondidas. Mirka sabe que eles teriam de lutar contra tudo para convencer Beatriz, a mãe do jovem, a aceitar o romance. Mas aquele era um encontro de almas! :::

Onde Nascem os Ventos - Brian Payton

Onde Nascem os Ventos, Brian Payton, Editora Globo, 2015, capa brochura, 318 páginas, 442gr. 

::: Em 1943, o Japão invadiu as Ilhas Aleutas, um arquipélago vulcânico próximo ao Alasca. Os Estados Unidos resistiram ao ataque, mas restringiram a cobertura da imprensa para evitar que a população entrasse em pânico. O jornalista John Easley decide denunciar o conflito e consegue embarcar em um avião do exército. No entanto, a aeronave é abatida sobre uma das ilhas. Perdido em um território inóspito, gelado e cercado por inimigos, Easley trava uma luta árdua para voltar para casa. O clima, a guerra e o luto pela morte de seu irmão caçula Warren, morto em combate na Inglaterra, levam o repórter ao limite, questionando a própria sanidade. :::