::: A mente humana, parte mais complexa do organismo, força motriz da racionalidade que nos impulsiona para além da bestialidade, carrega paradoxalmente o potencial da loucura e da animalização.
Esta obra apóia-se na interdisciplinaridade para melhor entender o lado obscuro da condição humana. Faz um estudo dos considerados doentes mentais que praticam ilícitos penais, configurando os tipos de doença no quadro psiquiátrico, bem como o aspecto jurídico-penal dos mesmos, fazendo uma comparação com sistemas adotados em outros países, para se poder chegar ao adotado no Brasil - o biopsicológico dando ênfase ao alcoolismo por ser esse um problema crescente em todas as classes, no mundo inteiro.
Levanta também a questão polêmica da responsa- bilidade penal do doente mental e sua periculosidade para os "normais", o que vem sendo discutido ao longo do tempo por vários pensadores, como por exemplo, de forma radical, Foucault.
A autora conclui sua análise através de dados empíricos colhidos em pesquisa inédita e atualíssima feita no Manicômio Judiciário Heitor Carrilho, do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário