::: História são fatos. E mais autêntica é quando esses fatos são narrados por aquele que os viveu. Pode-se interpretar a História a partir dos fatos - e isto é o que corriqueiramente ocorre, mas, sem dúvida, o seu suporte principal, o documento mais confiável, mais real, mais verdadeiro, é o fato vivido e narrado com a autoridade de quem participou dele.
São Paulo de nosso século tem uma maravilhosa história: a dos modernos bandeirantes que penetraram os seus sertões, alargando suas fronteiras e prepararam novos campos para o progresso, sem, contudo, destruir as nações indígenas de seu território, antes conquistando-as pela sadia convivência, respeitando suas tradições, suas festas. E a de seus heróicos soldados, insurgidos contra a prepotência, que escreveram páginas gloriosas de resistência aos desmandos, mudando com seu exemplo os destinos do País.
Darcy Siciliano Bandeira de Mello escreve essa história verdadeira e documentada das "bandeiras" do século XX, a penetração na Noroeste, a pacificação de muitas tribos antes arredias e perigosas, e conta histórias desses índios, seus costumes e tradições, suas festas. Desvenda para nós os sertões do Araguaia e faz com que vivamos, com ele, incríveis aventuras. :::
Nenhum comentário:
Postar um comentário