quinta-feira, 25 de julho de 2024

Eurico, o presbítero - Alexandre Herculano

Eurico, o presbítero, Alexandre Herculano, Círculo do Livro, 1982, capa dura, 186 páginas, 321gr.

::: Eurico, o Presbítero é um romance histórico de Alexandre Herculano datado de 1844. Fala a respeito do fim do reino visigodo formado na região que atualmente compreende Espanha e Portugal, diante da invasão dos muçulmanos, que avançaram pela maior parte da Península Ibérica no século VIII.
O enredo conta a história de amor entre Eurico e Hermengarda, que se passa na Península Ibérica visigótica do século VIII. Eurico e seu amigo Teodomiro lutam ao lado do rei da Espanha, Vitiza, contra os "montanheses rebeldes e contra os francos, seus aliados".
Depois de vencer o combate, Eurico vai viver em um vilarejo na área do ducado da Cantábria. Nesse vilarejo, Eurico encontra sua amada em uma igreja, durante a missa. Os dois têm um amor secreto mas ele não sabe que ela é da realeza. Inocentemente, Eurico pede, a Fávila, duque da Cantábria, a mão de sua filha, Hermengarda, porém este recusa o pedido ao saber que se trata de um homem de origens humildes.
Eurico, então, se entrega à religiosidade, tornando-se o presbítero de Carteia, para se afastar das lembranças de Hermengarda, através das funções religiosas e da composição de poemas e hinos religiosos. :::

Nenhum comentário:

Postar um comentário