segunda-feira, 31 de março de 2025

Historinha do desafinado - Antonio Ramalho Neto

Historinha do desafinado, Antonio Ramalho Neto, Editora Vecchi, 1965, capa brochura, 145 páginas, em torno de 300gr.

::: Três fatos importantes :: Para início de conversa :: Por que o nome Bossa Nova? :: Quais realmente as origens da BN música? :: Quem é realmente o pai da criança? :: Johnny Alf :: Um pai e muitos tios :: Mais Vinicius e menos Nelson Rodrigues :: O meio ambiente da BN :: A BN é fator de criação ou de interpretação? :: Os enganados e os enganadores :: A BN no exterior (Verdades e mentiras) :: A BN e o saneamento moral da música popular brasileira :: Revitalização do folclore :: A BN motivou outros gêneros :: O "samba social" ou "esquerda festiva" :: e mais :::




domingo, 30 de março de 2025

Uma história das orgias - Burgo Patridge

Uma história das orgias, Burgo Partridge, Editora Planeta, 2004, capa brochura, 227 páginas, 415gr.

::: Libidinagem, bebida, desregramento, euforia. Ao longo dos séculos, as orgias foram sinônimos disso tudo, e também de liberdade. Neste livro saboroso, publicado na Inglaterra em 1958, Burgo Partridge narra as transformações por que passou a orgia ao longo da história. Com um texto preciso, rico em informações, ele analisa desde os festivais dionisíacos dos gregos, a brutalidade dos romanos, o sexo grupal praticado por religiosos na Idade Média, a repressão da época vitoriana, os tempos de Casanova e do marquês de Sade até as práticas orgiásticas do século XX. :::

Maria na Terra de Meus Olhos - Oscar Araripe

Maria na Terra de Meus Olhos, Oscar Araripe, Editora Rocco, 1975, capa brochura, 146 páginas, 177gr.

::: Belíssimo romance inicial de Oscar Araripe, o primeiro de sua trilogia literária, onde as palavras dizem bem mais do que poderiam dizer, inovando no tema da Mulher e de suas relações com uma sociedade ditatorial como a do Brasil dos anos 60/70. Analisado por Antônio Houaiss, José Paulo da Fonseca e Eduardo Portella, "Maria na Terra de Meus Olhos" é um livro fantástico, irreal para aqueles que se sonham nítidos e tangíveis como um cinzeiro de vidro ou um limão verde. :::




sábado, 29 de março de 2025

A alquimia do medo - Kay Gilley

A alquimia do medo, Kay Gilley, Editora Cultrix, 1999, capa brochura, 187 páginas, 312gr.

::: A recuperação das lesões do cérebro na empresa :: A importância de encarar nossos medos :: Competência emocional :: A resistência à competência emocional :: O caos e o medo do não-saber :: A transformação do nosso relacionamento com o medo :: A realização da magia :: O ato de amor :: O poder do amor ::: 

Madonna - 50 Anos - Lucy O´Brien

Madonna - 50 Anos, Lucy O´Brien, Nova Fronteira, 2008, capa brochura, 23x16cm, 508 páginas, ilustrado, 890gr.

::: Esta biografia finalmente revela todo o mistério em torno de Madonna. De autoria da britânica Lucy O Brien, fã da cantora desde 1985, esta biografia explora a personalidade e a carreira da mais famosa artista pop do nosso tempo. Escrito a partir de pesquisas e entrevistas com produtores, músicos, amantes, familiares e amigos - muitos dos quais nunca falaram tão abertamente sobre a fascinante vida de Madonna -, este livro traz histórias da vida pessoal de Madonna, como detalhes das relações com vários namorados. :::

sexta-feira, 28 de março de 2025

Natureza Radical - O livro dos recordes das plantas e dos animais

Natureza Radical - O livro dos recordes das plantas e dos animais, Mark Carwardine, Ediouro, 2007, capa brochura, 24,5x17,5cm, 586gr.

::: A planta mais trapaceira :: O boxeador mais estranho :: A defesa mais explosiva :: A parceria mais medonha :: O cantor mais entusiasmado :: A língua mais horripilante :: A ave mais curiosa :: O maior usuário de remédios :: A ferroada mais dolorosa :: O maior beberrão :: O pássaro mais barulhento :: O babão mais letal :: A planta mais fedorenta :: O animal mais quente :: O animal mais frio :: O animal voador mais pesado :: O maior escavador :: e mais :::

quinta-feira, 27 de março de 2025

A Vênus de Bronze - Prosper Merimée

A Vênus de Bronze, Prosper Merimée, Clube do Livro, 1951, capa brochura, 189 páginas, 207gr.

::: A Vênus de Bronze :: Almas do purgatório :: Tamango :::

quarta-feira, 26 de março de 2025

501 desastres mais devastadores de todos os tempos

501 desastres mais devastadores de todos os tempos, Editora Lafonte, 2012, capa dura com sobrecapa de papel, 544 páginas, fartamente ilustrado, 1599gr.

::: "501 desastres mais devastadores de todos os tempos'' cobre um período de quase 2. 500 anos. Inclui calamidades como a erupção do Vesúvio e o tsunami do Oceano Índico, doenças irrefreáveis como a peste negra e a aids e acidentes terríveis como o naufrágio do Titanic. Os mais chocantes desastres são aqueles produzidos unicamente pela selvageria e negligência do homem - devastações causadas por guerras, genocídios, massacres e tragédias como a de Chernobyl ou Bhopal. E, ainda, há os frequentes desastres ambientais, econômicos e políticos precipitados pela insensatez ou ambição de poucos, mas que acabam destruindo a vida de muitos. :::

A Princesa da Terra de Ninguém - Albert Bonneau

A Princesa da "Terra de Ninguém", Albert Bonneau, Livraria Clássica, 1939, capa brochura, 217 páginas, 186gr.

::: A cidade dos nove rios :: Sob as bombas e os torpedos :: O oásis na tormenta :: A inundação :: Salvadores... perigosos :: O respeitável general You :: Atribulações de um fotógrafo :: Esconderijo macabro :: O resgate dum cadáver :: O morto vivo :: Colóquio imprevisto :: O milhão dos irmãos Liang :: O plano de Danielle :: You escamoteado! :: e mais :::

Maquiavel, a lógica da força - Maria Lúcia de Arruda Aranha

Maquiavel, a lógica da força, Maria Lúcia de Arruda Aranha, Editora Moderna, 1993, capa brochura, 143 páginas, 174gr.

::: No esforço de entender as lutas pelo poder na Itália do século XVI, Maquiavel fez da política uma categoria autônoma, desvinculada da religião e da moral cristă. Com isso, inaugurou uma forma de pensar que ainda hoje nos permite visualizar e compreender melhor as exigências decorrentes do surgimento do Estado moderno.
Neste trabalho, a autora nos convida a uma interpretação isenta de ideias pré-concebidas, de modo a superar o mito do "maquiavelismo" e a resgatar o pensamento republicano do ilustre florentino. :::

Salão de Sinuca - Chico Anysio

Salão de Sinuca, Chico Anysio, Landscape, 2004, capa brochura, 119 páginas, 165gr.

::: Uma coletânea das melhores piadas do maior humorista do Brasil em 41 anos de shows. A ideia é que você invista alguns minutos da sua vida para rir um pouco. Mas, sem preconceito. Ria mostrando os dentes e quando as lágrimas caírem, não se preocupe, é um bom sinal. É sinal de que você está 100% relaxado, feliz e de bem com a vida! :::

terça-feira, 25 de março de 2025

História da Literatura Brasileira, Volume 3 - Tomo I

História da Literatura Brasileira, Volume 3 - Tomo I, Biblioteca Academia Paulista de Letras, Artur Mota, 1978, capa brochura, 276 páginas, 498gr.

::: O preparo da independência :: Como se precipitaram os acontecimentos - Ação de políticos e tribunos, de jornalistas e publicistas :: Outros fautores da independência (com bibliografias, fontes e biografias) :: Primeiro Império - Assembleia Constituinte :: As Regências :: Período de transição dos clássicos para os românticos - Manifestação literária, artística, científica e filosófica :: A poesia religiosa e mística :: Os poetas satíricos :: e mais :::

Mad Maria - Márcio Souza

Mad Maria, Márcio Souza, Civilização Brasileira, 1980, capa dura, 346 páginas, 487gr.

::: Mad Maria é um livro de Márcio Souza que conta a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, entre 1907 e 1912. O livro explora as implicações sociais, culturais e ambientais do empreendimento, e é uma crítica à exploração desenfreada e às consequências desastrosas de ignorar os limites da natureza em nome do progresso. ::: 

Vida ativa - Parker J. Palmer

Vida ativa, Parker J. Palmer, Editora Cultrix, 1994, capa brochura, 157 páginas, 172gr.

::: Este livro fala do trabalho, da criatividade e da dedicação no mundo da ação. Ele é o resultado de uma profunda pesquisa e experiência das práticas e da literatura espiritual vivenciadas pelo autor.

Em busca de uma renovação dos valores contemplativos em meio à agitação da nossa vida ativa no mundo moderno, Parker J. Palmer procura mostrar que contemplação e ação não são atividades contraditórias, mas constituem os pólos de um grande paradoxo existencial, a urdidura da vida humana, os fios que formam o tecido daquilo que somos e daquilo que estamos nos tornando. :::

Mariana Adeus: cinco histórias paulistas de amor

Mariana Adeus: cinco histórias paulistas de amor, Noenio Spinola, Editora Mandarim, 1998, capa brochura, 210 páginas, 269gr.

::: Quantas vezes você não terá cruzado com o olhar distante e mágico de alguém que se perde na multidão levando consigo um pedaço dos seus sonhos e desejos? "Mariana Adeus" começa assim, no interior de um metrô que se espalha pelos quatro cantos de São Paulo e esbarra em estações com nomes tão sonhadores quanto Paraíso, tão simbólicos quanto Liberdade, Praça da Árvore, Consolação. O metrô - e todas as almas que ele carrega - funciona nas cinco histórias deste livro como uma costura subterrânea dos pontos cardeais da Grande São Paulo onde o autor descobriu seus personagens. :::

segunda-feira, 24 de março de 2025

A Mulher do Mágico - James M. Cain

A Mulher do Mágico, James M. Cain, Editora Globo, 2001, capa brochura, 293 páginas, 381gr. 

::: Sob todos os aspectos, Clay Lockwood é o típico americano bem-sucedido. Depois de conseguir tudo o que a vida tem de melhor, ele chegou ao topo do mundo. Acima de sua cabeça só existem estrelas. Diante de seus pés, um vão e a rua, 22 andares abaixo. Loucura, desespero ou uma força maior? Mais um feitiço da mulher do mágico ou apenas um capricho da sedutora Sally Alexis que ele teria de satisfazer?
Em mais este romance do mestre policial noir James M. Cain, autor de A Borboleta, O Instituto e Dupla Indenização, a ilusão se transforma e o destino salta fora da cartola, tudo num passe de mágica. :::

Projetos sim, tarefas não - Tom Peters

Projetos sim, tarefas não, Tom Peters, Editora Campus, 2000, capa brochura, 217 páginas, 275gr.

::: "Projetos sim, tarefas não" mostra como reformular até a mais rotineira das tarefas, transformando-a em um Projeto Uau!. Todas as atividades contêm uma semente de Uau! A chave é encontrar essa essência e construir a partir dela, reunindo apoios, criando protótipos, entregando o Uau! e, então, indo em frente. Em 50 seções de fácil assimilação que apresentam cerca de 200 Coisas a Fazer, Tom Peters mostra como fazer o trabalho que importa - Projetos Uau! legais e memoráveis. ::: 

A República das Abelhas - Rodrigo Lacerda

A República das Abelhas, Rodrigo Lacerda, Companhia das Letras, 2013, capa brochura, 517 páginas, 803gr.

::: Carlos Lacerda foi o político mais controvertido de sua época. Para uns, foi salvador da pátria. Para outros, reacionário feroz. Seu pai, seus tios e seu avô tiveram participação igualmente decisiva nos principais lances da política brasileira, da Primeira República ao suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. Ao lado de republicanos, abolicionistas, liberais, socialistas, comunistas, explosivos, admirados, idealistas e destruidores sistemáticos, eles formam esta República das Abelhas, descrita com brilho por Rodrigo Lacerda, um dos prosadores mais inventivos da literatura brasileira contemporânea. ::: 

Escondido no escuro - Dan Fesperman

Escondido no escuro, Dan Fesperman, Editora Best Seller, 2002, capa brochura, 384 páginas, 583gr.

::: O oficio de Vlado Petric, policial de homicídios, parece quase fútil em Sarajevo, durante a guerra civil: na cidade devastada, a morte é fato corriqueiro. Até que o assassinato de um ministro joga Petric no coração de uma investigação vertiginosa. Uma aventura perigosa, sim, mas que pode ser sua última oportunidade de trabalhar pela ordem em meio ao caos. Mas Vlado acaba indo longe demais. O que ele descobre pode influenciar as já precárias relações entre a Bósnia e o resto do mundo. Pode transformá-lo em alvo para grupos movidos por escusos interesses. Pode, enfim, mostrar-lhe que a guerra só é trágica para os inocentes. :::

R de Rebelde - Sue Grafton

R de Rebelde, Sue Grafton, Editora Landscape, 2004, capa brochura, 325 páginas, 444gr.

::: Reba Lafferty era uma garota privilegiada, filha única de um pai amoroso. Nord Lafferty já estava com mais de cinquenta anos quando Reba nasceu,  e não era capaz de dizer não à sua filha adorada. Por anos a fio, ele conseguiu acobertá-la nas muitas vezes em que transgrediu a lei, mas não pode fazer nada quando ela foi condenada por apropriação indébita de dinheiro e encarcerada na Instituição para Mulheres da Califómia. Agora, aos trinta e dois anos, ela está prestes a receber liberdade condicional, tendo ficado presa vinte e dois meses de uma sentença de quatro anos.

Nord quer assegurar-se de que ela não sairá da linha e se manterá em casa, longe das drogas, do álcool e da jogatina.

Este parece ser um serviço para Kinsey Millhone, a detetive particular de Santa Teresa. Ela terá de tomar conta de Reba e cuidar para que a garota siga todas as regras da sua condicional, até que a vida volte ao normal, o que não deve levar mais de uma semana. Reba parece ter deixado sua rebeldia na cela - está amigável e cheia de remorsos. E o pagamento é compensador. :::

 :::

O sorriso do futebol - Ronaldinho, o último romântico

O sorriso do futebol - Ronaldinho, o último romântico, Luca Caioli, Mundo Editorial, 2006, capa brochura, 224 páginas, 278gr.

Um instant book para a Copa do Mundo? Não. Mais uma biografia de um "Bola de Ouro"? Não. E então? Uma reflexão sobre o sorriso no futebol por meio da história do seu apóstolo: Ronaldinho.

Por que um livro sobre ele?

Porque ele trouxe a alegria de volta aos gramados. Chega de jogadores que vão a campo como trabalhadores vão às fabricas. Chega só de músculos, de esquemas. Viva quem se diverte e diverte, quem sabe que o futebol antes de tudo é um jogo, é fantasia, é beleza. Viva quem faz com que voltemos à infância, quando ficávamos boquiabertos diante do mágico que tira um coelho branco de dentro da cartola.

De Porto Alegre a Madrid para contar que a bola é a namorada, a amiga, a companheira de Ronie. Um amor que começou vinte anos atrás driblando as cadeiras e o cachorro da casa. O pai, o mestre; o irmão, o ídolo; o Grêmio, o time onde, dos sete aos vinte e um anos, se torna o "feioso com charme". E mais: a seleção verde e amarela; Paris, o PSG e um quilo de caviar para cada gol marcado; o vencedor da Copa do Japão e Coréia em 2002. Entre Manchester e Real Madrid vence o Barça, Ronaldinho chega na Catalunha. Convence um milhão de pessoas a entrarem na festa, torna-se a bandeira de um clube que é mais do que um clube. E sorri. Viva Ronaldinho. :::


O que é ser um gamer e como me tornei um

O que é ser um gamer e como me tornei um, Zangado, Editora Leya, 2016, capa brochura, 125 páginas, 152gr.

::: Com mais de 6 milhões de seguidores em suas redes sociais e mais de 3,2 milhões só no seu canal, Zangado Games, o tio Zangado conquistou uma legião de fãs por todo o Brasil com seus vídeos sobre videogames. A primeira postagem no YouTube foi em 2009, de forma simples e amadora, e de lá para cá muita coisa mudou, menos a paixão pelos games e a vontade de compartilhar suas experiências com os seguidores na internet. :::

O Anjo Azul - Heinrich Mann

O Anjo Azul, Heinrich Mann, Editora Paz e Terra, 1985, capa brochura, 210 páginas, 259gr.

::: "O Anjo Azul" é um romance da Alemanha dos Junkers e do Kaiser Guilherme II, que o cinema tornou mundialmente conhecido com o filme do mesmo nome, estrelado por Marlene Dietrich. É o retrato de um tiranete - de um professor de ginásio, de uma pequena cidade alemă, o qual os alunos chamam de Unrat: lixo, (na tradução brasileira, Bagunça). Ele acaba na sarjeta, arrastado pela paixão por uma cantora de cabaré. Cai a máscara do farisaismo que dominava a sociedade prussiana. :::

Tóxicos: o que os pais devem saber

Tóxicos: o que os pais devem saber, Jorge Medeiros da Silva, Edições Paulinas, 3ª edição, 1979, capa brochura, 17x12cm, 125 páginas, 136gr.

::: De uns anos para cá tem aumentado o consumo de tóxicos no Brasil.

E, o que é mais alarmante, a idade mínima dos viciados tem diminuído cada vez mais. Hoje o fantasma da droga paira sobre colegiais e até mesmo ginasianos.

Não basta que o governo procure reprimir, fiscalizar, combater a droga e seus traficantes. Nenhuma providência, oficial ou de particulares, surtirá efeito se não se for à raiz do problema: lares desestruturados, onde impera tudo menos o amor.

Nestas páginas, o Autor oferece aos pais alguns conhecimentos sobre tóxicos, de uma forma simples, dialogal e levando em conta a situação do Brasil.

Seu apoio é simples: a melhor prevenção a drogas se faz em casa, com o esclarecimento e sobretudo com o amor. :::

domingo, 23 de março de 2025

Mar de dentro - Lya Luft

Mar de dentro, Lya Luft, Editora Record, 2004, capa brochura, 127 páginas, 197gr.

::: "Este não é um livro para crianças, mas a respeito de uma". Uma criança de imaginação inquieta e fértil, que décadas mais tarde seria reconhecida como uma das maiores escritoras brasileiras. Lya Luft - romancista, poeta, tradutora e autora de sucessos como o livro Perdas & ganhos - seguiu os conselhos de seu filho, que via nas histórias de infância contadas pela mãe um mundo mágico, e sugeriu que ela escrevesse um livro, apostando que o resultado fosse bem acolhido pelos leitores, já acostumados com o refinamento de seu texto e a força de suas palavras.

Assim surgiu Mar de dentro, livro delicado mas intenso. Como ela mesma diz, desde pequena, ainda sem saber ler, já gostava de inventar histórias. E é essa criança que ela tenta remontar ao reunir as diversas memórias de uma infância protegida mas plena de fantasia, indagações e encantamento.

A autora faz mais do que relembrar suas próprias histórias: desperta no leitor memórias sensoriais, como o cheiro da chuva na terra quente, o vento nas folhas, o perfume da mãe, o som do mar, o silêncio das dunas de areia. Um texto repassado de delicadeza, mas de uma forte humanidade. :::

Dicionário de Ciência e Tecnologia dos Alimentos

Dicionário de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, International Food Information Service, Editora Roca, 2009, capa dura, 525 páginas, 1.007gr.

::: O IFIS vem produzindo informações abrangentes de qualidade para os mundos da ciência e tecnologia dos alimentos bem como para a comunidade de nutrição, desde a sua fundação, em 1968 e, com a produção do FSTA - Food Science and Tecnology Abstracts conquistou reputação mundial por excelência.
Destilado dos dados resumidos e mantidos pelo IFIS, o dicionário é de fácil utilização, além de ter sido rigorosamente editado e com um sistema de remissivas entre os termos. São características desta publicação de referência: Mais de 7.000 verbetes; Reflete o uso corrente na literatura científica; Inclui nomes locais, sinônimos e nomes em latim, quando apropriado; Extenso sistema de remissivas; Edição científica da equipe do IFIS. :::

sábado, 22 de março de 2025

Maré de Verão - Livro Um de O Universo dos Construtores

Maré de Verão - Livro Um de O Universo dos Construtores, Charles Sheffield, Editora Record, 1993, capa brochura, 269 páginas, 312gr.

::: Dentro de pouco tempo Tremor, o planeta gêmeo de Opala, seria sacudido por gigantescas marés, o que tornaria quase impossível a permanência ali. Algumas pessoas, no entanto, estavam decididas a enfrentar os perigos de uma viagem a Tremor, justamente quando o fenômeno prometia ser o mais violento de toda a história. Dois funcionários do governo são designados para proteger os visitantes daquele lugar povoado de enigmas, que abriga o segredo dos Construtores - alienígenas há muito desaparecidos - e daquele estranho fenômeno chamado Maré de Verão. :::

Coração de Tulipa - André Neuding Filho

Coração de Tulipa, André Neuding Filho, Editora Clio, 2007, capa brochura, 319 páginas, 394gr.

::: A Europa do século XVII foi sacudida por várias e grandes batalhas de cunho expancionista. Em razão disso, alguns reinos existentes naquela época hoje não fazem mais parte do mapa do Velho Mundo. "Coração de Tulipa" é um romance baseado em acontecimentos históricos, que conta a saga do reino de Pokucia e a luta de seu povo para sobreviver a traições e invasões de países maiores e mais poderosos. A obra é uma narrativa com tramas interconectadas, recheadas de paixão, violência, muita emoção e um final surpreendente. :::

sexta-feira, 21 de março de 2025

Deltora Quest - As Florestas do Silêncio

Deltora Quest - As Florestas do Silêncio, Emily Rodda, Editora Fundamento, 2005, capa brochura, 104 páginas, 253gr.

::: O maligno Senhor das Sombras está tramando invadir Deltora e escravizar o seu povo. Há somente uma coisa que o impede: o mágico Cinturão de Deltora com suas sete pedras preciosas de fantástico e misterioso poder. Quando as pedras são roubadas e escondidas em locais sombrios e terríveis em todo o reino, o Senhor das Sombras triunfa e Deltora está perdida.
Em segredo, com apenas um mapa desenhado à mão para guiá-los, dois estranhos companheiros saem numa perigosa busca. Determinados a encontrar as pedras perdidas e livrar seu país do tirano, eles lutam para atingir sua primeira meta - as sinistras Florestas do Silêncio. :::

A Travessia - Yone Rodrigues

A Travessia, Yone Rodrigues, Editora Galo Branco, 2003, capa brochura, 83 páginas, 141gr.

::: A travessia :: Quando? :: Talvez :: Lá do outro lado :: A vida esquiva :: Fique tudo como está :: Os que não cantam mais :: A véspera :: O relógio :: Vida :: Nosso tempo :: O Inferno de Dante :: Este sol :: O céu :: Destino :: Indagações :: Interrogação :: A partida :: Trovas serranas :: O último jardim :: A chegada :: Uma luz me guia :: O reencontro :: Mozart infante :: Mãe :: Os poetas :: A avó :: Lygia :: Nancy Namur :: O irmão :: Mário de Andrade :: Sonhos :: Desconcertos :: O ausente :: O mundo perfeito :::




O galo de ouro - Rachel de Queiroz

O galo de ouro, Rachel de Queiroz, Editoras Record/Altaya, capa dura, 217gr, 283gr.

:: Volume 47 da coleção Mestres da Literatura Brasileira e Portuguesa

::: O personagem principal é Mariano, que logo no início, perde a jovem esposa em um acidente, ficando com uma filha recém nascida para criar. As tentativas de refazer sua vida, trabalhando em vários empregos e se aventurando em um novo casamento, é o drama que move “O Galo de Ouro”. :::

O Embaixador - Morris West

O Embaixador, Morris West, Círculo do Livro, 1973, capa dura, 292 páginas, 362gr.

::: "O Embaixador" conta a história de Maxwell Gordon Amberley, um embaixador dos Estados Unidos que abandona o serviço diplomático em busca de paz interior. O personagem é um discípulo da sabedoria oriental que é enviado por Washington para resolver um enigma em Saigon, devastada pela guerra. 
O autor australiano Morris West criou um universo imaginário, aproveitando a realidade histórica da guerra. :::

A vida das musas - Nove mulheres e os artistas que elas inspiraram

A vida das musas - Nove mulheres e os artistas que elas inspiraram, Francine Prose, Editora Nova Fronteira, 2004, capa brochura, 528 páginas, 570gr.

::: Em um novo livro instigante e astuto, Francine Prose, explora o complexo relacionamento entre o artista e sua musa. E ao fazê-lo, esclarece com grande sensibilidade e inteligência sobre as sutis origens emocionais do processo criativo.
Não há musa ideal, mas, ao contrário, tantas variações sobre este tema quantas forem as mulheres que tenham a sorte ou a infelicidade de ver seu destino cruzado com o de um determinado artista. 
Salvador Dali foi o único a assinar sua arte com o nome de sua musa, e Gala Dali certamente sabia como promover o artista e sua obra, ao mesmo tempo em que tornava mais brilhante a sua própria imagem e o seu renome. :::

Chuva tropical - Barry Eisler

Chuva tropical, Barry Eisler, Editora Rocco, 2006, capa brochura, 375 páginas, bem conservado. Etiqueta do sebo na última folha.

::: John Rain conquistou sucesso profissional devido ao seu impassível domínio do ato de matar. O assassino de aluguel especializado em "causas naturais", tão simpático quanto letal, nesta nova aventura tenta se afastar de seu passado conflituoso, desfrutando os prazeres de um país tropical. :::

quinta-feira, 20 de março de 2025

Lindbergh: uma biografia - A. Scott Berg

Lindbergh: uma biografia, A. Scott Berg, Companhia das Letras, 2000, capa brochura, 769 páginas, 1.288gr.

::: Por mais de um dia o mundo inteiro prendeu a respiração... e então o pequeno aeroplano de Charles A. Lindbergh foi visto sobre a Irlanda.
Em 1927, ao cruzar sozinho e sem escalas o oceano Atlântico, Lindbergh, de 25 anos, tornou-se a primeira celebridade global do nosso tempo. Foi caçado pela imprensa, recebido por reis e presidentes e endeusado pelo povo. Em 1932, o seqüestro e a morte de seu filho deram-lhe a solidariedade do mundo - e o "julgamento do século" que se seguiu transformou-se num espetáculo de sensacionalismo da imprensa americana. Depois, sua intransigente oposição à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra fez com que milhões o enxergassem como simpatizante nazista. 

A. Scott Berg vasculhou tudo sobre Lindbergh e sobre as atividades que ele desenvolveu em múltiplas áreas: aviação e pesquisa aeroespacial, ecologia, antropologia e arqueologia, negócios e indústria, governo e política. Examinou desde canhotos de talão de cheque a relatórios de uma pesquisa médico-cientifica dos anos 1930, quando Lindbergh trabalhou com o prêmio Nobel Alexis Carrel. Tomou depoimentos de todos os que poderiam ter alguma coisa a dizer. Entrevistou a viúva e os cinco filhos do casal - e cada um descreveu-lhe um homem diferente.

Os nove anos de pesquisa deste biógrafo consagrado resultaram num retrato impecável de um dos maiores heróis criados pelo século XX.

Prêmio Pulitzer 1999 de Melhor Biografia :::

quarta-feira, 19 de março de 2025

Borges, o mesmo e o outro - Álvaro Alves de Faria

Borges, o mesmo e o outro, Álvaro Alves de Faria, Editora Escrituras, 2001, capa brochura, 18x12cm, 76 páginas, 92gr.

::: Duas tardes de sol - Roteiro poético de uma entrevista :: O Borges que eu conheci - Uma inextrincável teia de palavras e circunstâncias :: Borges, feições - Fotos de Álvaro Alves de Faria :::

A vida no Brasil ou Diário de uma visita ao país do cacau e das palmeiras

A vida no Brasil ou Diário de uma visita ao país do cacau e das palmeiras,  2º Volume, Thomas Ewbank, Editora Conquista, 1973, capa brochura, 455 páginas, 435gr.

::: De Nova York a Hampton Roads: passaportes :: O Rio James :: A pensão flutuante :: Um Jó da Virgínia :: O escravo aleijado :: Hampton Roads :: O uniforme do capitão :: Navio caçado por demônios marinhos  :: A dura vida dos marinheiros :: Um navio genovês :: Um peixe-voador :: Atmosfera carregada de poeira vermelha :: Oceano imutável :: Diagrama dos movimentos do navio :: Cabo Frio :: O Pão de Açúcar :: Antigo tratamento dos estrangeiros :: e mais :::

São Paulo no limiar do Século XXI - Volume 6 - Cenários da urbanização paulista

São Paulo no limiar do Século XXI - Volume 6 - Cenários da urbanização paulista - A região administrativa da Grande São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, 1992, capa brochura, 228 páginas, 294gr.

::: Os cem últimos anos na história da cidade e a formação :: Nasce a cidade grande (1870-1930) :: São Paulo, o maior centro industrial do país :: De maior centro industrial da América Latina para a maior metrópole nacional (1956-70) :: A trajetória econômica e demográfica da metrópole nas décadas de 70 e 80 :: Consequências sobre o desenvolvimento metropolitano: as economias brasileira e paulista na década de 70 :: e mais :::


São Paulo no limiar do Século XXI - Cenários e diagnósticos

São Paulo no limiar do Século XXI - Volume 1 - Cenários e diagnósticos - A economia no Brasil e no mundo, Governo do Estado de São Paulo, 1992, capa brochura, 298 páginas, 376gr.

::: A economia brasileira e a internacional e o ingresso da economia paulista no século XXI :: Relações econômicas entre os EUA, Japão e Alemanha :: Perspectivas para o Brasil nesta década :: Diagnósticos das décadas de 70 e 80 :: Uma alternativa não-neoliberal para a economia brasileira :: Dívida externa e finanças públicas :: Situação da política nacional :: Possíveis trajetórias econômicas para o Brasil e para o Estado de São Paulo :::


História do Paraná, Volume 4 - Municípios do Paraná

História do Paraná, Volume 4 - Municípios do Paraná, Faissal El-Khatib, Grafipar, 1969, capa dura, 317 páginas, 711gr, ilustrado. 

::: Abatia; Adrianópolis; Agudos do Sul; Almirante Tamandaré; Altônia; Alto Paraná; Alto Piquiri; Alvorada do Sul; Amaporã; Ampere; Andirá; Antonina; Antonio Olinto; Apucarana; Arapongas; Arapoti; Araruna; Araucária; Assaí; Assis Chateaubriand; Astorga; Atalaia; entre outros. :::


terça-feira, 18 de março de 2025

A madona de cedro - Antonio Callado

A madona de cedro, Antonio Callado, Editoras Record & Altaya, capa dura, 223 páginas, 264gr. Volume 10 da coleção Mestres da Literatura Brasileira e Portuguesa.

::: A Madona de Cedro é uma história sobre um comerciante de Congonhas do Campo que rouba uma obra de arte para se casar com a mulher que ama. O livro foi escrito por Antônio Callado, e foi adaptado para o cinema e para a televisão. ::: 

O amante de Lady Chatterley - David Herbert Lawrence

O amante de Lady Chatterley, David Herbert Lawrence, Editora Abril Cultural, 1972, capa dura, 345 páginas, 451gr. 

::: Poucos meses depois de seu casamento, Constance Chatterley, uma garota criada numa família burguesa e liberal, vê seu marido partir rumo à guerra. O homem que ela recebe de volta está paralisado da cintura para baixo, e eles se recolhem na vasta propriedade rural dos Chatterley. Inteiramente devotado à sua carreira literária e depois aos negócios da família, Clifford vai aos poucos se distanciando da mulher. Isolada, Constance encontra companhia no guarda-caças Oliver Mellors, um ex-soldado que resolveu viver no isolamento após sucessivos fracassos amorosos. 

Último romance do autor, O amante de lady Chatterley foi banido em seu lançamento, em 1928, e só ganhou sua primeira edição oficial na Inglaterra em 1960, quando a editora Penguin enfrentou um processo de obscenidade para defender o livro. Àquela altura, já não espantava mais os leitores o uso de "palavras inapropriadas" e as descrições vivas e detalhadas dos encontros sexuais de Constance Chatterley e Oliver Mellors. O que sobressaía era a força literária de Lawrence e a capacidade de capturar uma sociedade em transição. 

Esta edição inclui o texto "A propósito de O amante de lady Chatterley", em que Lawrence comenta a controvérsia em torno do livro e justifica suas intenções literárias, e ainda uma introdução de Doris Lessing, vencedora do prêmio Nobel de literatura em 2007. Um apêndice e notas explicativas situam o leitor na geografia das Midlands e no vasto contexto social e político no qual a trama está inserida. :::

Liberalismo e Justiça Social - Ubiratan Borges de Macedo

Liberalismo e Justiça Social, Ubiratan Borges de Macedo, Editora Ibrasa, 1995, capa brochura, 242 páginas, 298gr.

 ::: Esta é uma obra abrangente, um estudo profundo das ideias liberais, desde o seu surgimento, no início do século XIX, e as transformações por que passou, até os dias atuais. :::




Questões Criminais - Beccaria

Questões Criminais, Beccaria, Edipro, 2006, capa brochura, 77 páginas, 115gr.

::: "Questões Criminais" são textos preciosos onde Beccaria põe em prática parte de sua teoria penal humanitária, ventilada e sustentada em Dos Delitos e das Penas; que possibilitam interessantíssimas e proveitosas analogias com questões que permanecem atuais no mundo ocidental contemporâneo: sobre a polícia; breves reflexões acerca do que concerne aos delitos políticos; sobre o projeto penitenciário; visando melhorar a sorte dos condenados; sobre a casa de correção; veto sobre a pena de morte. :::

Correspondência ativa - Francisco Adolfo de Vernhagen

Correspondência ativa, Francisco Adolfo de Vernhagen, coligida e anotada por Clado Ribeiro de Lessa, Instituto Nacional do Livro, 1961, capa brochura, 501 páginas, 955gr.

::: A Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, 1839 :: Ao Cônego Januário da Cunha Barbosa, 1839 :: Ao Redator de um periódico português, 1839 :: A D. Francisco de S. Luís, 1841 :: Ao Visconde de Sá da Bandeira, 1841 :: Ao General Francisco José de Sousa Soares de Andréia, 1843 :: Ao Conselheiro Rodrigo de Sousa da Silva Pontes, 1845 :: A Manuel Ferreira Lagos, 1845 :: A Antônio de Menezes Vasconcelos de Drummond, 1846 :: A Ferdinand Denis, 1851 :: A Joaquim Manuel de Macedo, 1851 :: A Francisco Freire Alemão, 1852 :: Ao Imperador D. Pedro II, 1852 :: Dedicatória da História Geral do Brasil ao Imperador D. Pedro II :: A D. Pedro Sabau, 1853 :: A José Maria Velho da Silva, 1853 :: e mais :::



segunda-feira, 17 de março de 2025

Inventário das Cinzas - Rachel Jardim

Inventário das Cinzas, Rachel Jardim, Editora Nova Fronteira, 1980, capa brochura, 163 páginas, 219gr.

::: Composto de três partes, "O Estigma", "A Ponte", "Saldo", nele se alternam momentos de pura invenção com outros de transcrição imediata da realidade cotidiana. Num caso, trata-se de momentos tirados do nada pela "narradora" - obra de ficção; no outro, de momentos transpostos da própria vida para o texto, pelas mãos da "autora", sem a intervenção de qualquer personagem, narrador ou não - coisa que se classifica como diário. :::