segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

O Kitsch - Abraham Moles

O Kitsch, Abraham Moles, Volume 68 da Coleção Debates, Editora Perspectiva, 1972, capa brochura, 203x115mm, 235 páginas, 274gr.

::: O Kitsch é, sem dúvida, a palavra-chave para a compreensão de um sistema estético de comunicação de massa. O termo em seu sentido moderno surgiu em Munique por volta de 1860. Apesar de se constituir em um fenômeno social de grande envergadura, na consciência das línguas latinas permanece de forma letente por falta de um vocábulo próprio que o designe.

Abraham Moles, bastante conhecido do leitor brasileiro, se propõe a análise de kitsch através de um método semântico-integrador: parte de diversas acepções do termo para inserir em um amplo quadro sócio-cultural este esilo-marcado-pela-ausência-de-estilo, que cada vez mais caracteriza o modo de vida da sociedade afluente. :::

Lotte & Zweig - Deonísio da Silva

Lotte & Zweig, Deonísio da Silva, Editora Leya, 2012, capa brochura, 125 páginas, 199gr.

::: O romance Lotte & Zweig revive uma das mais tocantes tragédias fomentadas pelo terror nazista em noite sem testemunhas. Deonísio da Silva, grande escultor de personagens femininas, desta vez dá voz a Lotte, que morreu ao lado do marido, talvez num pacto sinistro ou assassinada também. :::

sábado, 20 de dezembro de 2025

Memórias do Visconde de Taunay - Volume VI

Memórias do Visconde de Taunay, Volume VI, Edições Melhoramentos, s/d, capa brochura, 455 páginas, ilustrado, 880gr.

::: Depositadas na Arca do Sigilo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a serem divulgadas, consoante a recomendação expressa do autor de que "estas Memórias só podem, só devem ser entregues à publicidade depois de fevereiro de 1943, isto é, completos cem anos da época do meu nascimento, ou cinquenta anos de 1893", vieram elas a lume, pela primeira vez, em 1948, em edição que mereceu carinhosa acolhida, invariavelmente dispensada a todas as obras desse autor, tendo-se esgotado em curto lapso de tempo.

Numa declaração aposta aos originais das Memórias, assim se expressou o Visconde de Taunay: "Grato, bem grato é-me desde já pensar que um dia possam meus compatriotas de futuro encontrar, no meio de muitas reminiscências pessoais, por vezes demasiado minuciosas, informações que não serão de todo inúteis ao conhecimento dos fatos gerais em que me achei envolvido e dos estudos dos homens com que lidei". :::

O homem que você vai ver - Eli Gottlieb

O homem que você vai ver, Eli Gottlieb, Editora Rocco, 2009, capa brochura, 239 páginas, 299gr.

::: As mortes de Rob Castor e sua namorada dão início a um angustiante suspense que explora os delicados terrenos de amor e paternidade, casamento e suas complexidades, segredos de família e sua deterioração pelo tempo, e, em última análise, a verdadeira natureza da lealdade e da confiança, de amizade e inveja, de ilusão e manipulação. :::

O aroma da magia - Cliff McNish

O aroma da magia, Cliff McNish, Editora Rocco, 2006, capa brochura, 252 páginas, 307gr.

:: Literatura Juvenil
:: ISBN: 8532519482

::: Depois de derrotar a bruxa Dragwena, Rachel chega até a pensar que vai poder viver em paz, mas está muito enganada. Heebra e Calen, mãe e irmã de Dragwena, estão decididas a vingar a sua morte, e resolvem conquistar a Terra. Felizmente para Rachel e seu irmão, outras crianças com os mesmos poderes decidem ajudá-los. Começa a maior batalha de todos os tempos. Quem vencerá? As bruxas que querem dominar tudo pela violência e pelo medo? Ou Rachel e Eric, que combatem o inimigo com as poderosas armas dos sentimentos puros? :::

Eça e Camilo, João Dornas Filho

Eça e Camilo, João Dornas Filho, Volume 21 da Coleção Caderno Azul, Edições Guaíra, s/d, capa brochura, 86 páginas, 107gr.

::: Publicado em 1945, o livro "Eça e Camilo" é um ensaio ou estudo crítico da literatura que investiga as relações, muitas vezes polêmicas, entre os dois grandes escritores portugueses do século XIX. :::

A Christmas Carol - Charles Dickens

A Christmas Carol, Charles Dickens, Illustrated Classics Collection, Editoras Thomson & Heinle, 1990, capa brochura, 239 páginas, 298gr.

::: That´s not the way old Ebenezer Scrooge starts out thinking about Christmas. To the miserly merchant, Christmas is just an excuse for people to have a day off from work. He has no use for traditional joys. But a series of encounters - both warmly human and otherworldly - change Scrooge´s mind and spirit forever, in this, the most beloved of all Christmas stories. :::

O universo fragmentário - Erwin Theodor Rosenthal

O universo fragmentário, Erwin Theodor Rosenthal, Edusp & Cia. Editora Nacional, 1975, capa brochura, 181 páginas, 221gr.

::: Partindo de exemplos criteriosamente selecionados do moderno romance alemão e estabelecendo comparações com obras de outras literaturas do mesmo período, demonstra o autor em que medida estados de consciência do ser humano se entrelaçam com os aspectos do mundo concreto ao seu redor. :::

The swiss Family Robinson - Johann Wyss

The swiss Family Robinson, Johann Wyss, Editoras Thomson & Heinle, 1990, capa brochura, 239 páginas, 265gr.

::: When a violent storm at sea destroys their ship, the parents and four young sons of the Robinson family make their way to a deserted island. Far from civilization in the endless South Pacific, the family must learn to do everything - from finding food to building shelter to protecting themselves from the unknown dangers that constantly beset them. Mostly they learn about loving their new wilderness home and the strength and closenets they find in each other. :::


sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

O abridor de letras - João Meirelles Filho

O abridor de letras, João Meirelles Filho, Editora Record, 2017, capa brochura, 143 páginas168gr.

::: O mundo do Norte se revela pleno, as terras marajoaras, os rebanhos, os pastos, as cobras, os mal-assombros. Histórias sobre o rio-mar, as margens e sua gente, como narrou Guimarães os Gerais de Minas, margens do São Francisco. Quem é este contista?, me perguntava curioso. Com certeza, alguém do Norte. Não era. João Meirelles Filho é paulistano residente em Belém, escreve e sente a paixão pela Amazônia, universo vulnerável e ameaçado. O lugar da gente é o que elegemos como nosso. Meirelles escolheu viver e lutar pela Amazônia. Elegeu o cenário e o povo para escrever sua literatura. E fez isso muito bem. - Ronaldo Correia de Brito :::

Reflexões sobre a loucura - Carlos Roberto Aricó

Reflexões sobre a loucura, Carlos Roberto Aricó, Editora Ícone, 1986, capa brochura, 142 páginas, 170gr.

::: Este livro interessa a todos aqueles que desejam percorrer os labirínticos caminhos da loucura.

Escrito de modo simples, mas sem prejudicar o rigor científico que o tema requer, apresenta ideias originais a respeito do saber sobre a alienação mental. Constitui importante instrumento conceitual para psiquiatras, psicólogos e filósofos que estudam as manifestações insólitas emergentes do ser psicótico. 

Reflexões críticas bem fundamentadas em relação aos enfoques religiosos, éticos, psiquiátricos e psicológicos são descritas neste livro que se inicia pela história da psicologia médica, desde leituras ingênuas dos povos antigos, passando pelo pensamento clássico greco-romano até os discursos psicanalíticos atuais, comentando o pensamento de Freud e explicando os mecanismos da paranoia. :::


Os sentidos de construção: o si mesmo e o mundo

Os sentidos de construção: o si mesmo e o mundo, Maria Thereza Costa Coelho de Souza, Casa do Psicólogo, 2004, capa brochura, 121 páginas, 188gr.

::: Os sentidos de construção: o si mesmo e o mundo oferece ao leitor contribuições para sua prática e formação teórica, pois apresenta diversas concepções do tema, trazidas pelas várias vertentes da Psicologia e pela Semiótica, e, ainda, as implicações de pensar nas diferentes dimensões do si mesmo.

A vida leva-nos a buscar sentido no que fazemos, no que desejamos, no que repudiamos, para sobreviver aos impasses, aos conflitos e às confusões em relação ao que somos. Construir uma identidade firme é fundamental nesse processo relacional. Assim, esta obra permite não apenas conhecer mais profundamente as abordagens teóricas, mas também realizar interlocução crítica com os autores, ampliando o foco de análise. :::



O romance da vida amazônica - Mauro Vianna Barreto

O romance da vida amazônica - Uma leitura socioantropológica da obra literária de Inglês de Sousa, Mauro Vianna Barreto, Editora Letras à margem, 2003, capa brochura, 212 páginas, 264gr.

::: Esta obra contribui de modo fundamental para a compreensão da história da sociabilidade na Amazônia. Mauro Vianna Barreto possuidor de um grande espírito investigativo, modelado por uma metodologia competente, leituras da modernidade e da emergência da família moderna na sociedade contemporânea, bem como da história da Amazônia, conseguiu revelar que a família do passado amazônico não era assim tão dura com as meninas e nem tão puritana com as mulheres.
Foi a campo - na literatura de Inglês de Souza - munido de boa metodologia do Sentiments Approach e teoria da modernidade. - Maria Angela D´Incao :::

Peregrinação (poemas) - Conceição Riachos

Peregrinação (poemas), Conceição Riachos, Pé de Página Editores, 2000, capa brochura, 94 páginas, 148gr.

::: A escrita de Conceição Riachos (Golegã 1948) transmite fulgurações múltiplas que vão das suas vivências profissionais, com crianças gravemente doentes em serviços de pediatria, até às experiências como mulher, inseridas num percurso laboriosamente construído. :::

Aventuras e desventuras de Tião e Mané - Lurdes Gonçalves

Aventuras e desventuras de Tião e Mané, Lurdes Gonçalves, Editora Rocco, 2006, capa brochura, 96 páginas, 138gr.

::: Um mundo insensível, apressado, egoísta, onde as pessoas passam por cima da sensibilidade alheia com a delicadeza de um trator, onde é mais fácil vender por muito pouco - ou quase nada - a própria dignidade. Em uma realidade assim, o que pode ser mais bonito e mais recompensador do que a amizade entre duas criaturas cujas vidas tinham tudo para não vingar e que já nasceram, sem direito de escolha, destinadas à fome, à miséria e ao desamparo? :::

Bia Olhos Azuis - Tereza Yamashita & Luiz Bras

Bia olhos azuis, Tereza Yamashita & Luiz Bras, ilustrações de Rogério Soud, Editora Alaúde, 2004, capa brochura, 104 páginas, 167gr.

::: Você precisa conhecer a Bia e o Duda, irmãos gêmeos vivendo a plena adolescência.

As novas emoções, o divórcio dos pais, a separação do irmão que vai se aventurar na cidade de São Paulo, a primeira paixão... Bia está passando por tudo isso. Só que ela vê esses problemas com outros olhos. Com os olhos de quem está no escuro, pois ela é cega. Ei! não faça essa cara, não! Não precisa ficar com dó. A Bia é cega mas enxerga muito bem; com as mãos, com os ouvidos e com o nariz.

Logo você vai ver que, para os cegos, os demais sentidos podem revelar o mundo, se usados conjuntamente. Além disso, a Bia conta também com a ajuda de uma pessoa muito arretada: a Ioiô, sua empregada; e com a Ju, sua professora; e até com Platão, seu gato. :::



Balé Branco - Carlos Heitor Cony

Balé Branco, Carlos Heitor Cony, Editora Objetiva, 5ª edição, 2005, capa brochura, 261 páginas, 365gr.

:: ISBN: 8573027061

::: "Os personagens são bailarinos ou pessoas ligadas ao Corpo de Baile e é nesse clima, aparentemente vaporoso e flutuante, que Carlos Heitor Cony localiza o mal e o denuncia. Nessa atitude não vai qualquer preconceito artístico, de prevenção contra um universo que vive mais para o público do que para si próprio. O interesse do romancista é apenas o de preservar os integrantes dessa comunidade como seres humanos, fazendo ressaltar à vista do público que, muitas vezes, à mão que aplaude eles prefeririam a mão que acaricia e que consola, que abençoa e que protege". Lago Burnett - Jornal do Brasil

Holandeses no Brasil, Verbetes do Novo Dicionário Holandês de Biografias

Holandeses no Brasil, Verbetes do Novo Dicionário Holandês de Biografias, traduzidos por Francisco José Moonen, Universidade Federal de Pernambuco, 1968, capa brochura, 171 páginas, 233gr.

::: Aboab, Issak da Fonseca :: Aguilar, Mozes Raphael :: Ampsing, Samuel :: Andrade, Velosino Jacob de :: Baardt, Pieter :: Bachiler, Samuel :: Baerle, Gaspar van :: Baers, Johannes :: Blaeuwbeck :: Bodecher, Benning Johannes :: Brosterhuizen, Jan :: Brouwer, Hendrik :: Caerden, Paulus van :: Callenfels, Hartmann Gottfried :: Campen, Jacob van :: Carpentier, Johan de :: Carpentier, Servaes de :: Córdova, Isaac Hezekiah ben Jacob de :: Córdova, Jacob Haim de Mosseh Raphael de :: Crane, Jan Willem de :: Dapper, Olfert :: Doornik, Petrus :: e mais :::

Vir, viver e talvez morrer em Campinas - Andrea Mara Souto Karastojanov

Vir, viver e talvez morrer em Campinas - Um estudo sobre a comunidade alemã residente na zona urbana durante o Segundo Império, Andrea Mara Souto Karastojanov, Editora da Unicamp, 1999, capa brochura, 375 páginas, com algumas ilustrações ao final do livro, 459gr.

::: Esta história começa com os primeiros e fortuitos contatos iniciados já no século XVI, para enfocar, com ênfase, o caso dos alemães chegados a Campinas (SP) na segunda metade do século XIX, questão que mereceu os maiores cuidados da autora, que lhes dedicou, em quatro dos cinco capítulos do livro, o melhor de seus esforços.

Em 1873, por exemplo, cerca de metade dos moradores de Campinas era de origem alemã, havendo naquela época pelo menos uma cervejaria, uma fábrica de chapéus e um armazém de sua propriedade, além de outras indústrias, estabelecimentos comerciais, serrarias e grande número de oficinas de artesãos; enfim, uma história do trabalho que começou a ser composta pelos Exel, Krug, Faber, Bolliger, Kupfer... :::

Cyrano de Bergerac - Edmond Rostand - Adaptação de Rubem Braga

Cyrano de Bergerac, Edmond Rostand, adaptação de Rubem Braga, Editora Scipione, 2008, capa brochura, 88 páginas, 118gr.

::: Cyrano é um brilhante poeta e bravo espadachim que vive na França do século XVII. Dono de um enorme nariz, e achando-se feio e desprezível, teme declarar seu amor a Roxana, sua bela prima. Esta, por sua vez, é apaixonada por um colega de Cyrano, o cadete Cristiano, que não tem qualquer talento para expressar seus sentimentos pela jovem. Sem esperança de conquistar a prima, Cyrano ajuda o cadete, redigindo suas declarações de amor. :::

A criatividade do rei - Roberto Lima Netto

A criatividade do rei - Um método fácil para você se tornar mais criativo, Roberto Lima Netto, Editoras Ediouro/Sebrae, 2004, capa brochura, 156 páginas, 212gr.

::: Todos nascemos criativos. A vida nos leva a esconder nossa criatividade. Mas ela pode ser recuperada. A vida com criatividade é mais colorida, mais alegre, mais plena. Neste livro, o Velho Rei nos ensina como podemos voltar a ser criativos. Experimente e verá! :::

O signo, o comunicado, o código - Michael Metzeltin

O signo, o comunicado, o código - Introdução à linguística teórica, Michael Metzeltin, Livraria Almedina, Coimbra, 1978, capa brochura, 162 páginas, 163gr. 

::: Essência e finalidade da investigação científica :: A linguística :: Sinais e para-sinais :: Os utentes dos sinais :: O signo linguístico :: O comunicado :: Os sistemas de signos :::

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Imagem e Letra - Introdução à Bibliologia Brasileira

Imagem e Letra - Introdução à Bibliologia Brasileira, Orlando da Costa Ferreira, Editoras Melhoramentos & Edusp, 1977, capa brochura, 279 páginas, ilustrado, 463gr.

::: Um livro curioso e original na bibliologia brasileira pela temática tratada e pela composição didaticamente funcional da matéria exposta. Estas páginas, de profunda significação para o complexo cultural brasileiro no sentido de pesquisa inédita, apresentam a história e o desenvolvimento, até o presente século, das imagens gravadas de impressos brasileiros, do livro à folha volante, do selo postal ao cartaz de rua. A xilogravura, o talho-doce e a litografia no Brasil em suas várias épocas, com suas implicações históricas estético-culturais e seus maiores artistas. Um tema atualíssimo de comunicação em sua perspectiva histórica, artística, técnica e cronológica, além de se constituir o livro num guia para a descrição sistematizada das imagens gravadas de impressos no Brasil. :::

Hitler em Paris - Alan Shepperd com ilustrações de Terry Hadler

Hitler em Paris, Alan Shepperd com ilustrações de Terry Hadler, Osprey Publishing, 2009, capa dura, 25x19,5cm, 96 páginas, fartamente ilustrado, 502gr.

::: A vitória alemã de 1940 deixou o mundo atônito. A França, uma grande potência europeia e possuidora de um dos maiores exércitos do mundo, caiu em menos de sete semanas perante o poder da Wehrmacht alemã. O segredo do triunfo do exército alemão residiu na sua organização cuidadosamente elaborada e nas táticas da guerra-relâmpago. Divisões de tanques movendo-se com grande rapidez, apoiadas por uma infantaria blindada e móvel, aniquilaram os seus adversários, com a colaboração de bombardeiros convencionais e mortíferos bombardeiros em picado Stuka.

O minucioso texto de Alan Shepperd passa revista às técnicas, organização e equipamento das forças aliadas alemãs, e proporciona um relato dia a dia do período mais crucial da batalha. :::

História das grandes óperas e de seus compositores, Volume 1 - Ernest Newman

História das grandes óperas e de seus compositores, Volume 1, Ernest Newman, Editora Globo, 3ª edição, 1949, capa dura, 266 páginas, ilustrado, 461gr. 

::: Tannhaüser :: Os Mestres-Cantores de Nuremberg :: Lohengrin :: Tristão e Isolda :: Parsifal :: O Ouro do Reno :: A Walkyria :: Siegfried :: O Crepúsculo dos Deuses :: O Navio Fantasma :: Ricardo Wagner :::

O Combate Moral - Heidi M. Hurd

O Combate Moral, Heidi M. Hurd, Editora Martins Fontes, 2003, capa brochura, 484 páginas, 578gr.

::: A lei não pode exigir de nós que façamos o que a moral proíbe. Ao longo da defesa de seu ponto de vista, Hurd discute minuciosamente importantes questões da filosofia do direito, da teoria do direito criminal e da filosofia penal, bem como da filosofia moral e da teoria responsabilidade profissional. Investigando teorias sobre a autoridade da lei, nossos compromissos coma democracia, a separação dos poderes e o estado de direito, Hurd argumenta que a lei não pode compelir as pessoas a ferir a moral. A função da moral é incompatível com as filosofias morais conseqüencialistas e as deontológicas. Ao final, Hurd mostra que nossa melhor teoria moral é aquela para qual o êxito de um agente não depende do fracasso moral do outro. :::

Balé da utopia - Álvaro Caldas

Balé da utopia, Álvaro Caldas, Editora Objetiva, 1993, capa brochura, 134 páginas, 176gr.

::: Balé da utopia é um romance ambientado nos subterrâneos da luta armada no Brasil. Ao recriar este mundo, o autor penetra no seu clima psicológico e humano sem tomar partido. O que interessou a Álvaro Caldas foi resgatar as tensões e a vivência afetiva e política de pessoas que tiveram suas vidas alteradas pelo vento da história. Daí, a natureza velada dos personagens num tempo de pressa, de tumulto, de medos e de utopias. Construída com encanto e respeito.

Cristiana é a personagem mais rica do livro. Ela vive com liberdade e autonomia o seu "eu" feminino, dividida entre um bailarino e um guerrilheiro.

É uma humanidade desconhecida no terreno de nossa literatura. Trata-se de uma faceta escondida da nossa febre política. Só isso já torna o Balé da utopia necessário e instigador. É um registro inédito, não traz conclusões, mas atira para reflexões mais profundas. - João Antônio :::

Desnudeios - Um retrato do homem moderno em suas relações de afeto

Desnudeios - Um retrato do homem moderno em suas relações de afeto, Maria Alice Guedes, Editora Códex, 2002, capa brochura, 333 páginas, 596gr.

::: Em quatro anos, Maria Alice ouviu dezoito homens de 33 a 69 anos. Nove desses depoimentos foram selecionados para este primeiro volume.

:: O cigano romântico :: O animal :: O cavaleiro :: Um cabra safado :: O marinheiro espanhol :: O caçador itinerante :: O poeta da estética :: Fios de ouro :: O anjo negro ::: 

Análise de crédito e risco - Chrystian Marcelo Rodrigues

Análise de crédito e risco, Chrystian Marcelo Rodrigues, Editora Intersaberes, 2012, capa brochura, 199 páginas, 327gr.

::: É com base na experiência de empresas e consumidores, retratada por meio de exercícios e cases do cotidiano, que esta obra aborda temas essenciais a respeito da análise de crédito e risco, demonstrando ao leitor a importância da informação para evitar prejuízos e minimizar riscos, por meio das seguintes temáticas: Como funciona a concessão de crédito em instituições financeiras; Qual é a estrutura ideal para um departamento de crédito; A importância dos dados e da ficha cadastral de clientes; Como se faz uma proposta de crédito; O que são indicadores financeiros para análise de crédito; O que é rating; Como proceder em casos de inadimplência; Como trabalhar com juros e crédito. :::

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

O seu último livro de auto-ajuda - Paul Pearsall

O seu último livro de auto-ajuda, Paul Pearsall, Editora Elsevier, 2006, capa brochura, 227 páginas, 381gr. 

::: A ideia de que há uma epidemia de baixa auto-estima é amplamente discutida e largamente aceita. Elevar a auto-estima tornou-se uma das maiores e mais importantes metas da auto-ajuda.

Neste livro você descobrirá que nenhum plano descrito num livro de dietas, guia sexual ou manual de relacionamentos vai ajudar você a conseguir vida boa. O Dr. Paul Pearsall sugere que você poderá conseguir uma vida boa de acordo com sua capacidade de questionar e criticar cada fato da vida. :::


Fazendo meu filme - Volume 3: O roteiro inesperado de Fani

Fazendo meu filme - Volume 3 - O roteiro inesperado de Fani, Paula Pimenta, Editora Gutenberg, 2015, capa brochura, 419 páginas, 595gr.

:: Literatura Juvenil

::: Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com 18 anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas.Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos.A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito. :::

Pelos Caminhos do Mundo - Silveira Bueno

Pelos Caminhos do Mundo, Silveira Bueno, Editora Saraiva, 2ª edição, 1956, capa brochura com sobrecapa de papel, 297 páginas, 498gr.

::: "Pelos Caminhos do Mundo", de Silveira Bueno, é uma obra que explora as viagens e experiências culturais, sendo um livro de não-ficção focado em relatos de viagem e observações filológicas/linguísticas, mostrando os diversos "caminhos" da língua e da cultura. Silveira Bueno, renomado filólogo e jornalista brasileiro, aborda curiosidades linguísticas e costumes, oferecendo uma perspectiva única sobre as diferenças e semelhanças entre os povos, algo comum em seus escritos. :::




A denúncia - Leonardo Sciascia

A denúncia, Leonardo Sciascia, Editora Rocco, 1988, capa brochura, 114 páginas, 146gr.

:: Literatura Italiana/Literatura estrangeira

::: Uma carta anônima. Duas mortes inexplicáveis. O silêncio culposo e a inércia da polícia. Um professor secundário tenta, sozinho, em nome da verdade, desvendar a razão de todo aquele mistério. Para tanto se envolve em uma engrenagem esmagadora cujo lema é a destruição sumária de todo e qualquer obstáculo, todo e qualquer provável inimigo.

Para Leonardo Sciascia, a história é o romance policial da política. Neste livro, o autor de 1912 + 1 explora um tema que sempre o perseguiu: a dominação dos fortes sobre os fracos. Mas, acima de tudo, reflete a luta daqueles que conseguiram enxergar o que a sociedade, tal como está organizada, fez e faz à Sicília e sua gente. :::

Arlequim - Morris West

Arlequim, Morris West, Círculo do Livro, 1984, capa dura, 318 páginas, 409gr.

::: Arlequim (Harlequin) de Morris West é um suspense tecnológico sobre George Harlequin, chefe de um banco suíço, que se torna um mestre terrorista após ter sua família assassinada por um CEO de segurança de computadores, Basil Yanko, que tentava uma aquisição hostil; Harlequin, um homem culto, vira uma força de destruição no mundo digital para se vingar e proteger o sistema, explorando a tecnologia para lutar contra aqueles que usam o controle da informação para dominar. :::

O livro das feras (para amantes de animais) - Patricia Highsmith

O livro das feras (para amantes de animais), Patricia Highsmith, L&PM Pocket, 2005, capa brochura, 178x108mm, 265 páginas, 222gr. 

::: E se os animais há tanto tempo domesticados pelo homem decidissem se rebelar e se voltar contra os seus donos? É a partir dessa hipótese que Patricia Highsmith, uma das maiores escritores de suspense do século 20, escreveu os contos de O livro das feras (para amantes de animais). Em um livro tão irônico quanto criativo, reações e instintos homicidas mais comumentes associados à natureza humana são transferidos para os mais variados e prosaicos animais. O leitor encontrará, entre outros, Sansão, um porco cujo olfato é, há anos, utilizado para o garimpo de trufas, que decide, uma vez na vida, saciar o próprio apetite pelas raras especiarias; Vedete, uma elefanta de circo que se cansa do show business e de tratadores pouco delicados, e um temperamental roedor que faz a desgraça de famílias venezianas. :::

Informação, linguagem, comunicação - Décio Pignatari

Informação, linguagem, comunicação, Décio Pignatari, Ateliê Editorial, 2ª edição, 2003, capa brochura, 18x12cm, 155 páginas, 162gr.

:: Comunicação/Linguística

::: Divide-se a obra em duas partes: a primeira é constituída pelo corpo expositivo, teórico-prático, das questões mais importantes do processo comunicacional; a segunda reúne artigos e ensaios sobre tópicos específicos da cultura de massa, tal como iam-se apresentando ao longo daquele período dominado pelo autoritarismo político-militar.

Nesta era de velocíssima expansão em rede da informação e da extraordinária expansão nacional dos cursos de comunicação, em meia a perplexidades econômicas, sociais, políticas e culturais que afetam todos os povos e nações, mais do que recomendável, é instigante e enriquecedor o re-olhar de agora sobre os fundamentos do fenômeno da comunicação. :::

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Portugal em selos 2000 - Maria Ema Tarracha Ferreira

Portugal em selos 2000, Maria Ema Tarracha Ferreira, Edição do Clube do Coleccionador, exemplar 8.739 de 16.000, capa dura com sobrecapa de papel, 24,5 x 25cm, fartamente ilustrado, com 59 selos, 834gr. 

::: Amplamente ilustrado, e enriquecido com os selos portugueses emitidos durante o ano de 2000, está este volume destinado, à semelhança dos seus antecessores, a gozar de considerável divulgação, não só no país como também no estrangeiro.

É, assim, um contributo singelo mas importante para um mais amplo e profundo conhecimento de Portugal, das suas realizações, dos seus valores, e dos homens e mulheres que em cada época, e das formas mais diversificadas, o souberam engrandecer. :::

Os Pensadores - Bruno, Galileu, Campanella

Os Pensadores - Bruno, Galileu, Campanella2ª edição, 1978, capa brochura, 298 páginas, 501gr.

::: Sobre o infinito, o universo e os mundos (1584) - Giordano Bruno :: O ensaiador (1623) - Galileu Galilei :: A Cidade do Sol (1602) - Tommaso Campanella :::




Tesouro Disney - Peninha e o Ganso Dourado

Tesouro Disney - Peninha e o Ganso Dourado, Editora Nova Cultural, 1987, capa dura, 40 páginas, 306gr. 

::: Peninha e o Ganso Dourado :: O Feitiço do Polo Norte :: Vamos jogar "curling" e pescar arenques! :: Bangue-bangue à americana :: Novas aventuras de Tonka e Touro Branco :::




Todo Milán - Giovana Magi

Todo Milán, Giovana Magi, Bonechi Edizioni "Il Turismo", 2003, capa brochura, 128 páginas, fartamente ilustrado, 541gr. Em espanhol.

::: Los monumentos :: Las iglesias :: Los palacios :: Las plazas :: Los museos :: Las obras maestras :: 205 fotografías en color :: Plano de la ciudad :: El Cenáculo de Leonardo restaurado :::




sábado, 13 de dezembro de 2025

Stones of glory - Stones of France - Alexander Frenkley

Stones of glory - Stones of France - A pictorial sequence of french architectural monuments, Alexander Frenkley, International University Press, 1944, capa dura, 140 páginas, fartamente ilustrado, 658gr.

::: Stones of Glory - Stones of France, de Alexander Frenkley, é um livro de fotografias que apresenta a história da arquitetura francesa, desde ruínas romanas (Nîmes, Arles) até deslumbrantes catedrais góticas (Chartres, Reims, Rouen), oferecendo perspectivas únicas e celebrando a rica herança da França. O livro se destaca pela sincera apreciação e pelas fotos surpreendentes, embora alguns críticos tenham considerado as estruturas góticas excessivamente romantizadas. Ainda assim, é uma jornada visual valiosa e agradável. :::



Política e costumes - França Júnior

Política e costumes - Folhetins esquecidos (1867-1868), França Júnior, Editora Civilização Brasileira, 1957, capa brochura, 287 páginas, bem conservado, mas com a capa quase solta, com desgastes na lombada e na contracapa, com os recortes levemente amarelecidos/acinzentados e com assinatura de posse na folha de rosto.

::: França Júnior utiliza o humor para denunciar as engrenagens da sociedade imperial brasileira. Seu foco principal é o clientelismo e o patronato, práticas onde o acesso a direitos ou cargos dependia de favores e relações pessoais com figuras poderosas (os "padrinhos"). :::

Brasil, terra de promissão - Ramatis

Brasil, terra de promissão, Ramatis, Livraria Freitas Bastos, 2ª edição, 1984, capa brochura, 236 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos e com mínimos amassados/vincos/desgastes nos recortes da capa, contracapa e lombada, por serem maiores que o miolo.

:: Espiritismo/Religião

::: Com extraordinária clareza, Ramatis nos conduz, nesta obra, ao aprofundamento das lições do Mestre Jesus, visando à hora decisiva que vivemos na Terra. Deste modo, a espiritualidade oferece mais um instrumento de renovação para aqueles que desejarem "caminhar enquanto há luz". :::