quinta-feira, 9 de outubro de 2025

A ilustre Casa de Ramires - Eça De Queirós

A ilustre Casa de Ramires, Eça De Queirós, Ateliê Editorial, 2000, capa brochura, 18x12cm, 456 páginas, 417gr. 

::: "A Ilustre Casa de Ramires" conta a história de Gonçalo Mendes Ramires, um fidalgo decadente do século XIX, que tenta recuperar a glória de sua família escrevendo um romance histórico sobre seu ancestral, Tructesindo Ramires, um herói do século XII. O livro critica a elite portuguesa e seu distanciamento da realidade, mostrando o contraste entre um passado idealizado e um presente de dificuldades financeiras e busca por ascensão social, culminando na viagem de Gonçalo à África e seu eventual retorno rico e bem-sucedido, tornando-se uma alegoria do próprio Portugal. :::

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Linhas da noite - Neil Jordan

Linhas da noite, Neil Jordan, Geração Editorial, 1996, capa brochura, 213 páginas, 334gr.

::: Neste romance, Jordan retrata com poesia e vigor o terrível drama do personagem Donald Gore que, apaixonado pela segunda mulher do pai, herói das guerras de independência irlandesa, torna-se um radical do IRA e depois vai lutar na Espanha contra o fascismo de Franco. Donal é um personagem trágico, dividido entre o amor e a fidelidade paterna, o heroísmo e a traição. :::

A vida de Lima Barreto - Francisco de Assis Barbosa

A vida de Lima Barreto, Francisco de Assis Barbosa, Editora José Olympio , 5ª edição, 1975, capa brochura, 412 páginas, 587gr.

::: Infância :: Fim de Regime :: Primeiros anos :: Ponta do Galeão :: Adolescência :: O sarampo positivista :: Escola politécnica :: O padrinho :: Mocidade :: A Casa do Louco :: Esplendor dos amanuenses :: Bovarismo :: Floreal :: Isaías Caminha :: Julgamentos :: Primavera de sangue :: e mais :::

Profissão: esposa - A doce ilusão do casamento

Profissão: esposa - A doce ilusão do casamento, Susan Maushart, Editora Melhoramentos, 2007, capa brochura, 327 páginas, 365gr.

::: Maridos e esposas podem até dizer que estão igualmente comprometidos numa relação conjugal. Mas, quer trabalhem fora quer não, as mulheres ainda realizam a maior parte do trabalho físico, emocional e organizacional dentro do casamento - tudo, desde as tarefas domésticas às tarefas sexuais. O papel da esposa se resume a essa incansável rotina de manutenção de marido, e é a essência da desilusão feminina. Neste livro lúcido, divertido, polêmico e inspirador, a autora registra o dilema das esposas e explora suas conseqüências para todos os envolvidos: homens, mulheres e também os filhos. :::

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Iconografia Baiana do Século XIX na Biblioteca Nacional

Iconografia Baiana do Século XIX na Biblioteca Nacional, Ana Cecília Martins, Marcela Miller e Monique Sochaczewski (pesquisa e texto), Biblioteca Nacional, 2005, capa dura, 30x23cm, 216 páginas, 1340gr.

::: A Bahia ela mesma :: Bahia século XIX: um itinerário iconográfico :: Luís dos Santos Vilhena :: Maximilian Wied-Neuwied :: Maria Graham (Lady Callcott) :: J. B. Spix & K. F. P. Martius :: Álbum de vistas :: Johann Moritz Rugendas :: Marc Ferrez :: Guilherme Gaensly :: Cachoeira de Paulo Afonso :: Benjamin Robert Mulock :: Província da Bahia :: e mais :::

A sensibilidade do intelecto - Visões paralelas de espaço e tempo...

A sensibilidade do intelecto - Visões paralelas de espaço e tempo na Arte e na Ciência, Fayga Ostrower, Editora Campus, 4ª edição, 1998, capa brochura, 305 páginas, sendo 217 páginas de texto e 88 páginas com ilustrações. 736gr.

::: Do Impressionismo ao Cubismo :: Da Perspectiva ao Cubismo :: Criação artística: acasos e tendências detrministas :: Picasso: Guernica :: Gestalt: Percepção, totalidades e partes, contextos, geometria, boa gestalt :: Gestalt: Diferenciações, limites, formas fechadas-abertas, figura-fundo, tensões espaciais :: Gestalt: Complexidade, sínteses, equilíbrio :: Proporções - Seção Áurea :: A beleza essencia l:: Formas e matéria - Contextos, Arte Pré-Histórica :::

Fama e segredo na História de Portugal

Fama e segredo na História de Portugal, Agustina Bessa-Luís, Editora Guerra e Paz, 2006, capa dura, 30,5x30,5cm, 136 páginas, ilustrado, 1345gr. 

::: "Fama e Segredo na História de Portugal"  é uma obra que explora o mistério por trás de figuras históricas e eventos de Portugal, como D. Afonso Henriques, D. Sebastião, e Salazar. A obra é organizada em "óperas", usando uma estrutura que busca desvendar as causas e os segredos que influenciaram a fama e a narrativa dessas personalidades ao longo do tempo. :::

Expressões do Populário Sertanejo - Vocabulário e superstições

Expressões do Populário Sertanejo - Vocabulário e superstições, Sebastião Almeida Oliveira, Revista dos Tribunais, 1940, encadernado sem a capa brochura, 219 páginas, 307gr.

::: O nosso idioma, que é o depositário e o transmissor do pensamento brasileiro em seus diferentes e múltiplos aspectos, podendo refletir também sob diversas formas o índice da civilização, exige por isso mesmo seja ele próprio coordenado em vários estudos para maior facilidade de seu conhecimento. É claro que, podendo assim compreender melhor as ideias e os sentimentos de nossos compatrícios, melhor possamos organizar e dirigir o plano educacional para as nossas escolas.
Por esse motivo, cumpre-nos acolher com simpatia e, às vezes com entusiasmo, as contribuições que surgirem sobre o estudo do idioma nacional. :::

Qual é a Tua Obra? - Mario Sergio Cortella

Qual é a Tua Obra?, Mario Sergio Cortella, Editora Vozes, 21ª edição, 2013, capa brochura, 141 páginas, 192gr.

::: Qual é a tua obra? É ser reconhecido? Desenvolver a capacidade de aprender sempre? Saber o significado da sua poiesis? Encontrar-se naquilo que faz? Enfrentar a jornada do herói? Saber a diferença entre erro e negligência? Saber que não sabe? Ser humilde? Aproveitar as oportunidades? Enfrentar o medo da mudança? Saber o tamanho que você tem dentro do planeta? Ter medo da satisfação? Saber lidar com a velocidade das mudanças? Combater o bom combate? Aprender a agir sem cautela imobilizadora nem ímpeto inconsequente? Administrar o tempo e distinguir o que é urgente do que é importante? :::

Vozes Em Branco e Preto - Milton M. Azevedo

Vozes Em Branco e Preto, Milton M. Azevedo, Edusp, 2003, capa brochura, 169 páginas, 205gr.

::: A diversidade lingüística é um objeto de estudo caro aos lingüistas, mas também um tema abordado com freqüência por escritores e poetas de diferentes épocas e lugares. Para alguns escritores, as singularidades lingüísticas não constituem exotismos ou regionalismos, mas condição de existência da unidade lingüística. A proposta de Milton M. Azevedo é analisar a representação literária da oralidade por meio de recursos estilísticos que refletem modalidades de fala divergentes da linguagem normativa. :::

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

12 grandes médiuns brasileiros - Daniela Hirsch

12 grandes médiuns brasileiros, Daniela Hirsch, Editora Harper Collins, 2016, capa brochura, 199 páginas, 326gr.

::: Um mosaico com pessoas incríveis, com distintas capacidades mediúnicas, que merecem ser conhecidas. Seus legados extrapolam os centros espíritas, deixando grandes contribuições sociais e culturais para os interessados em desenvolver a espiritualidade. ::: 

Eu, Malika Oufkir, prisioneira do rei

Eu, Malika Oufkir, prisioneira do rei, Malika Oufkir e Michèle Fitoussi, Companhia das Letras, 1ª edição, 6ª reimpressão, 2003, capa brochura, 363 páginas, 461gr.

::: Foi uma surpresa geral, no começo de 1999, quando uma autora desconhecida surgiu no topo das mais importantes listas de best-sellers da Europa. E o "fenômeno" não era mais um adocicado livro de auto-ajuda, mas uma história de dar calafrios, contada em primeira pessoa por Malika Oufkir, uma bela marroquina de 45 anos. Criada pelo rei Mohammed V e por seu filho Hassan II, do Marrocos, até os dezoito anos ela levou uma vida de princesa. Viveu em palácios, recebeu educação refinada, com preceptoras europeias, e circulava pelo mundo em jatos executivos. 
Em agosto de 1972, o general Oufkir tenta derrubar o rei por meio de um golpe de Estado. :::

A arte chinesa do amor - Frang-Chung-Shu

A arte chinesa do amor, Frang-Chung-Shu, Ediouro, 2ª edição, 1992, capa brochura, 192 páginas, ilustrado, 274gr.

::: A cultura chinesa, uma das mais antigas e ricas do mundo, desenvolveu um profundo estudo da sexualidade e do erotismo, condensando e sistematizando regras que proporcionam ao homem e à mulher uma união sexual harmoniosa e feliz.

Este livro, fruto de minuciosa pesquisa sobre práticas sexuais, reúne os aspectos mais importantes da milenar arte chinesa do amor. Sua abordagem permite, com isso, ir além da simples apresentação de posições eróticas; a obra discute, também, o sentido espiritual do sexo e seus aspectos médico-curativos. :::


O Beijo - Primeiras lições de amor - Gérald Cahen

O Beijo - Primeiras lições de amor, Gérald Cahen, Editora Mandarim, 1998, capa brochura, 207 páginas, 329gr.

::: O beijo não é apenas prazer dos lábios, é também sopro, suspiro, busca do absoluto. Ele transforma estátuas em mulheres e desperta para a vida as Belas Adormecidas. Mas porque ele sonha com o infinito, porque fala da nudez (e da impossibilidade) do desejo, seus poderes são perigosos e seus filtros de amor, algumas vezes, veneno!
O beijo, como se sabe, fez um pacto com o silêncio. Ele não seria, no entanto, tão perturbador, se não brotasse dos mesmos lábios de onde também jorram as palavras, se não fosse - como as palavras - obra da língua, obra da carne. :::

Rio Insolita e Segreta

Rio Insolita e Segreta, Manoel de Almeida e Silva, Marcio Roiter e Thomas Jonglez, Edizioni Jonglez, 2016, capa brochura, 19x10,5cm, ilustrado, 320 páginas, 317gr.

::: Una colina straordinaria e segreta dove sono sepolti i "piccoli angeli", i magnifici edifici dimenticati di Art Déco, un posto dove si possono vedere decollare gli aerei da una distanza molto ravvicinata, quel che rimane delle Exposizioni del 1908 e del 1922, un sorprendente palazzo privato aperto al pubblico una volta al mese, le ceramiche moderniste nascoste su una terrazza al 15º piano di un ministero, una misteriosa scala segreta, i panorami e i viali meno noti della città, un talismano dellAmazzonia a Copacabana, quello che rimane del fiume Carioca, una rarissima statua della bisnonna di Gesù, le opere darte nelle favelas, un vecchio hangar per enormi dirigibili, la grotta di Batman a Copacabana... :::

A ópera e seu imaginário - Antonio Blundi

A ópera e seu imaginário, Antonio Blundi, Lacerda Editores, 2005, capa brochura, 157 páginas, 136gr.

::: O que é ópera? :: Meu encontro com a ópera :: Nos bastidores da criação :: Viagem operística :: Entra em cena a Razão :: Entram em cena a Ópera e a emoção :: Uma história de dessubjetivação :: Razão x Paixão :: Razão x Paixão x Imaginário ::O imaginário wagneriano :: O imaginário verdiano :: A contemporaneidade :: Barroquização do mundo :: A linguagem operística apropriada pelo cinema :: Concertante final :: Bibliografia :::

Perto da Máquina - Ellen Ullman

Perto da Máquina, Ellen Ullman, Editora Conrad, 2011, capa brochura, 174 páginas, 265gr.

::: Aqui estão os relatos francos e espontâneos da vida de uma engenheira de software que gere o próprio negócio de consultoria de computadores no apartamento onde vive e trabalha, na meca da informática em São Francisco. Imersa no mundo abstrato de informações, redes e algoritmos, ela gostaria de se deixar seduzir pelo universo da informática, onde "esquisitos visionários da lógica" como ela vivem "perto da máquina".
Por outro lado, sabe muito bem que o corpo e a alma não são mecânicos: desejo, amor e necessidade de se comunicar ao vivo não se encaixam com facilidade em linhas de código ou cliques no navegador da web. :::

sábado, 4 de outubro de 2025

Gula: história de um pecado capital

Gula: história de um pecado capital, Florent Quellier, Editora Senac São Paulo, 2011, capa dura com sobrecapa de papel, 224 páginas, 856gr. 

::: A glutonaria ou a voracidade do ventre na Idade Média :: Quitutes da Coccanha :: Volúpia católica, austeridade protestante :: O reino dos friands e dos gourmets :: A era da eloquência da gula :: Gula, uma fraqueza do sexo frágil :: Sabores da infância: a infantilização da gula :: Bibliografia :: Créditos iconográficos :::


Sentimento Lusitano - Ribeiro Couto

Sentimento Lusitano, Ribeiro Couto, Livraria Martins, 1961, capa brochura, 179 páginas, 289gr.

 ::: O pequeno emigrante português e a continuidade histórica do Brasil :: A mensagem do Lusíada Antônio Nobre :: Lugares-comuns de um admirador de Eça de Queiroz :: João de Barros, Lusitano de todos os mares :: Ouro de pobres :: A unidade imperial de nossa ortografia :: Apresentação de um romancista: Joaquim Paço d´Arcos :: Destino e poesia de Cabo Verde :::

O caminho aberto - Um Dalai Lama na era global

O caminho aberto - Um Dalai Lama na era global, Pico Iyer, Companhia Das Letras, 2009, capa brochura, 298 páginas, 384gr.

::: Amigo do décimo quarto dalai-lama há mais de trinta anos, o jornalista Pico Iyer apresenta neste livro os diversos papéis do líder espiritual tibetano, vencedor do prêmio Nobel da Paz: o de embaixador em um mundo que o Ocidente muitas vezes confunde com a mítica Shangri-la, o de monge e filósofo religioso e o de chefe de um governo no exílio, em constante campanha para recuperar seu país das mãos chinesas. 
Com acuidade e delicadeza, Iyer retrata a intimidade e a vida pública desse personagem admirado em todo o mundo. :::

Ary Fontoura - Coleção Aplauso Perfil

Ary Fontoura - Coleção Aplauso Perfil, Rogério Menezes, Imprensa Oficial, 2006, capa brochura, 18x12cm, 233 páginas, 258gr.

::: Esta é a história de um dos maiores atores brasileiros e também um dos mais discretos, menos conhecidos, que muitas vezes transformou um pequeno papel numa participação memorável (como sucedeu como o Padre Henrique no filme "Se eu fosse você", 2006, de Daniel Filho).
São mais de 55 anos de carreira, em que o curitibano Ary Fontoura se dedicou principalmente à televisão, onde esteve, na Rede Globo, nos últimos 41 anos vivendo personagens inesquecíveis, dentre mais de 35 novelas e minisséries. E que também nunca parou de fazer teatro.
Sua extraordinária carreira é revivida no livro-depoimento do jornalista Rogério Menezes. :::

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Romance negro e outras histórias - Rubem Fonseca

Romance negro e outras histórias, Rubem Fonseca, Nova Fronteira, 2011, capa brochura, 248 páginas, 281gr.

::: "Romance negro e outras histórias", publicado pela primeira vez em 1992, reúne sete narrativas, um pouco menos breves e concisas do que outros de seus contos. Aqui, sem abandonar o submundo dos seres marginalizados, Rubem Fonseca investirá, sobretudo, na problemática do homem moderno e de sua consciência. :::

Breves e leves poemas - Tercetos e outros poemetos

Breves e leves poemas - Tercetos e outros poemetos, Ronaldo Cunha Lima, Editora José Olympio, 2005, capa brochura, 288 páginas, 346gr.

::: Decassílabos :: Ab Aeterno :: Abrigo :: A carta :: Acidez :: A encruzilhada :: A fala dos gestos :: Afinal :: A foto :: Begônias :: Blasfêmia :: Brevidade :: Busca :: e mais :::

O sexo, provavelmente - Gianna Schelotto

O sexo, provavelmente, Gianna Schelotto, Itália Nova, 2004, capa brochura, 229 páginas, 300gr.

::: A atividade seuxal é o terreno no qual se descarregam mais facilmente as tensões emocionais. Decepções e insucessos na vida cotidiana, ansiedades e conflitos em família, agressividade e medos no amor, toda e qualquer emoção parece encontrar na sexualidade um perfeito campo de batalha. Por trás de sintomas aparentemente delimitados (frigidez, impotência, vaginismo, etc.) se escondem aspectos secundários emocionais muito frequentemente inexplorados. Mas justamente porque para resolver esses problemas temos de por em discussão a própria vida como um todo, tendemos a adiar o tratamento e acabamos por conviver com nossos desconfortos. :::

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

O ajudante - Robert Walser

O ajudante, Robert Walser, Editora ARX, 2003, capa brochura, 335 páginas, 384gr.

::: "O Ajudante" (Der Geiger), de Robert Walser, é um romance autobiográfico que acompanha um jovem, Joseph Marti, que trabalha como ajudante em uma família burguesa após a falência do patriarca, explorando temas de exclusão, a vida de um "outsider" na sociedade e a perda da inocência ao se integrar a um mundo de desejos "de segunda mão". :::





Folha explica Os alimentos transgênicos - Marcelo Leite

Folha explica os alimentos transgênicos, Marcelo Leite, Publifolha, 2000, capa brochura, 18x11cm, 96 páginas, 99gr.

::: Os alimentos transgênicos estão por toda parte: em campos de cultivo, nos alimentos importados, nos tribunais, na imprensa, no Congresso. O debate sobre o assunto, contudo, tende a ser confuso. Há quem diga que introduzir genes novos em plantas vai revolucionar a agricultura e salvar o mundo da fome. Para outros, a aplicação da engenharia genética pode criar novos problemas de saúde e destruir o equilíbrio da natureza.
Entender o que são transgênicos, como surgiram e o que já se sabe sobre seus efeitos é apenas o início de um debate que deve se estender ao longo do século 21. :::

Orgulhosos e livres - Janet Dailey

Orgulhosos e livres, Janet Dailey , Círculo do Livro, 1996, capa dura com sobrecapa de papel, 371 páginas, 487gr.

::: "Orgulhosos e Livres", de Janet Dailey, se passa na Guerra de Secessão Americana e narra a história de Temple Gordon, que vive uma vida privilegiada até que a tragédia a obriga a buscar um recomeço em um mundo hostil, envolvendo-se na resistência Cherokee contra a remoção forçada do governo e o roubo de suas terras. :::

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Entre Lembranças e Esperanças - Rita Buzzar

Entre Lembranças e Esperanças, Rita Buzzar, Iluminuras, 2004, capa brochura, 159 páginas, 203gr.

Contos :: Literatura Brasileira

ISBN: 9788573212136

::: Este é um livro sobre a solidão. Os personagens parecem os que Edward Hopper imobilizou em suas telas, ensimesmados, com o olhar perdido em ambientes vazios. Em seis histórias cerzidas umas às outras com delicadeza, Rita Buzzar retrata os desencontros que permeiam as relações humanas e nossa perplexidade diante deles. :::


sábado, 27 de setembro de 2025

Os Pensadores - Malinowski

Os Pensadores - Malinowski, Abril Cultural, 1976, capa dura, 436 páginas, 862gr.

 ::: Tema, método e objetivo desta pesquisa :: A região e os habitantes do distrito do Kula :: Os nativos das ilhas Trobriand :: Características essenciais do Kula :: As canoas e a navegação :: A construção cerimonial de uma waga :: Lançamento de uma canoa e cerimônia de visita cerimonial - Economia tribal nas ilhas Trobriand :: A partida de uma expedição marítima :: A primeira parada da frota em Muwa :: Navegando no braço de mar de Pilolu :: A história de um naufrágio :: Nas ilhas Amphlett :: Em Tewara e Sanaroa - Mitologia do Kula :: Na praia de Sarubwoyna :: e mais :::

Um Fazendeiro Paulista no Século XIX (Manoel Elpídio Pereira Queiroz)

Um Fazendeiro Paulista no Século XIX (Manoel Elpídio Pereira de Queiroz), Carlota Pereira de Queiroz, Conselho Estadual de Cultura, 1965, capa brochura, 207 páginas, 335gr.

 ::: Temos na vida do fazendeiro Manoel Elpídio Pereira de Queiroz, mais um elo, e não dos menos interessantes, da documentação acerca dos anos 1880.
Como diz muito bem a autora, "a sua vida foi a própria vida da São Paulo do Século XIX", reproduzida através das pormenorizadas contas deixadas pelo avô das muitas atividades por ele exercidas. Falecido em 1915, com quase noventa anos de idade, o ativo jundiaiense abrange com a existência o momento decisivo em que o nosso Estado entrou na estrada do progresso onde não tardaria a se magnificar. :::

O desenho e as mulheres no labor artístico de Rafael Bordalo

O desenho e as mulheres no labor artístico de Rafael Bordalo, J. Saavedra Machado, Imprensa da Universidade, Coimbra, 1934, capa brochura, 145 páginas, ilustrado, 488gr. 

::: Alguns croquis de Millet e um pensamento célebre do grande mestre :: A verdade e a emoção nos trabalhos de arte :: As determinantes do labor artístico de Rafael Bordalo e o seu culto da verdade :: O caricaturista e os comediantes :: O que Bordalo aproveitou da sua paixão do teatro :: O desenho de Rafael Bordalo e o modo de trabalhar do artista :: Os insatisfeitos da forma :: Retratos e trabalhos notáveis de Bordalo :: Os tipos humildes :: e mais :::










Minhas melhores lembranças - Françoise Sagan

Minhas melhores lembranças, Françoise Sagan, Editora Rocco, 1990, capa brochura, 99 páginas, 128gr.

::: Neste livro, Françoise Sagan pela primeira vez conta sua vida. Sendo, ao contrário do que se poderia supor, tímida e reservada, é falando do que gosta, e não analisando seus estudos de alma, que ela se abandona totalmente. E o resultado é um encadeamento de pequenas narrativas simples e vivas nas quais sobressaem uma intensa generosidade e uma não menos fervorosa admiração por personalidades como Rudolf Nureiev, Tennessee Williams, Billie Holiday, Sartre ou Orson Welles. :::

Gente como a gente - Judith Guest

Gente como a gente, Judith Guest, Círculo do Livro, 1982, capa dura, 239 páginas, 321gr.

::: "Gente como a gente" ("Ordinary People") é um romance de 1976 de Judith Guest que narra o drama de uma família rica do subúrbio, os Jarretts, ao tentarem lidar com a tragédia do afogamento de um filho e o subsequente ataque de pânico e depressão do outro filho, Conrad, que se sente culpado pela morte. O livro, que foi adaptado num filme premiado, explora temas como luto, culpa, depressão e as complexas dinâmicas familiares sob pressão. :::

O atentado - Yasmina Khadra

O atentado, Yasmina Khadra, Sá Editora, 2006, capa brochura, 253 páginas, 310gr.

::: Em um restaurante lotado de Tel-Aviv, uma mulher faz explodir a bomba que carrega escondida sob as pregas de um falso vestido de gravidez. Durante todo o dia, Amim, cirurgião de origem árabe, opera incansavelmente as vítimas desse atentado atroz. Mais tarde, é despertado em seu repouso e retorna ao hospital para reconhecer o corpo mutilado de sua esposa que apresenta os ferimentos típicos daqueles que carregam bombas amarradas ao corpo.
Somente a audácia rara dos grandes criadores para abordar um tema tão intenso e tão atual. Neste romance extraordinário, descobrimos a generosidade de um escritor que não vê limites para seu imaginário e seus humanismo. :::

Palavras sem fronteiras - Sérgio Corrêa Da Costa

Palavras sem fronteiras, Sérgio Corrêa Da Costa, Editora Record, 2ª edição, 2006, capa brochura, 866 páginas, 1.306gr.

::: Alléluia, apparatchik, allegro ou à la folie têm um ponto em comum: estas palavras e expressões podem ser encontradas em diversas línguas, com o mesmo sentido. E não constituem, de maneira alguma, exemplos isolados. Para demonstrar que o trânsito das palavras constitui prova insofismável da globalização de nossos dias, Sergio Corrêa da Costa reuniu e comentou uma coleção de dezesseis mil exemplos do que chamou "palavras sem fronteiras", isto é, as que ultrapassaram os limites dos países onde nasceram, para se tornarem portadores de uma espécie de marca registrada de suas origens. Estas palavras podem definir noções abstratas, funções e até mesmo objetos de uso ou indicações de grande banalidade. Elas emigram praticamente para o mundo todo e acabam integrando uma espécie de "vocabulário sem fronteiras" que amplia continuamente e aproxima as culturas. ::::


O goleador - Hosmany Ramos

O goleador, Hosmany Ramos, Geração Editorial, 2009, capa brochura, 206 páginas, 364gr.

::: Mais uma vez, Hosmany Ramos mostra que sua literatura não é para quem procura uma leitura leve e passageira. Fluida, a narrativa caminha por um universo estampado diariamente nos jornais e revistas de celebridades e traz como protagonistas um jogador de futebol milionário, que nas horas vagas faz sexo com crianças e se entrega a jogos eróticos com homens, uma bela mulher da alta sociedade e políticos de todo tipo. Todos aparentemente inspirados em personagens reais, mas claro que isso é mera coincidência. :::

Batalhas sem vencedores - Patrick Lencioni

Batalhas sem vencedores, Patrick Lencioni, Editora Campus, 2006, capa brochura, 165 páginas, 338gr.

::: Há uma tendência ao isolamento por parte dos departamentos em uma organização, promovendo a coexistência de interesses antagônicos e conflitantes, e estimulando uma competição pouco saudável entre os membros da organização. Embates políticos e disputas por espaço acabam sendo conseqüências nada desejáveis desse isolamento, transformando colegas de trabalho em adversários e prejudicando o desempenho da organização. Tomando como base essa situação, o autor Patrick Lencioni apresenta a história de três empresas (fictícias) e seus esforços para eliminar a segregação e retomar a noção de unidade entre seus departamentos. :::

Chão de Vento - Flora Figueiredo

Chão de Vento, Flora Figueiredo, Geração Editorial, 2005, capa brochura, 93 páginas, 217gr. Acompanha CD.

::: Como definir os poemas deste livro? Flora Figueiredo, elogiada por Caio Fernando Abreu, Ferreira Gullar e Antonio Alçada Baptista, entre outros, é mais do que apenas uma voz feminina em nossa poesia. Apaixonada, irreverente, picante, sedutora e cúmplice, ela nos leva pelo mundo das palavras como se fizesse música. É por isso que, além de lê-la nas páginas deste livro, você pode também ouvi-la, no CD que o acompanha. A poesia de Flora Figueiredo está naquele lugar privilegiado dos poetas que podem ser lidos também pelas pessoas simples – pessoas que gostam de palavras, de sons, de música. :::




quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Luz que nunca se apaga - Sandra Carneiro

Luz que nunca se apaga, Bento José & Sandra Carneiro, Editora Vivaluz, 2003, capa brochura, 222 páginas, 268gr.

::: "Luz que nunca se apaga", psicografado pela médium Sandra Carneiro e atribuído ao espírito Bento José, aborda as responsabilidades individuais sobre os atos e o destino, a certeza do amparo divino e a superação de dificuldades através da abertura ao bem. A obra, inspirada na experiência de um jovem chamado Serginho, ilustra as dificuldades comuns a muitos jovens e famílias, servindo como um convite à reflexão e à esperança em face do medo e da incerteza.  :::

Civilisação contra barbárie - Baptista Pereira

Civilisação contra barbárie, Baptista Pereira, Rossetti & Camara, 1928, encadernado sem a capa brochura, 176 páginas, 272gr.

::: O Império e o Rio da Prata :: O conflicto das raças :: Os libertadores e a República :: Monarchia e República na Argentina :: Missão Santo Amaro :: A Missão Abrantes :: A propaganda anti-brasileira :: Alberdi :: A cabeça do Paraguay :: A propaganda de Berges :: A "ominosa campanha do Paraguay" :: Os Positivistas :: Benjamin Constant :: Teixeira Mendes :: Bagueira Leal :: e mais :::

Risíveis amores - Milan Kundera

Risíveis amores, Milan Kundera, Companhia de Bolso, 2012, capa brochura, 18x12,5cm, 264 páginas, 222gr.

::: Nos sete contos de "Risíveis amores", Milan Kundera retira do amor e do sexo a seriedade que costuma recobri-los. As situações se desenvolvem a partir de um mal-entendido, de um jogo com o outro. Mas o engano, que se inicia como brincadeira, mostra como na realidade o autoengano governa todos os aspectos da vida. Não são apenas histórias de amor que fazem rir. São, também, histórias sobre tentativas de repor alguma verdade à experiência amorosa. :::

Brasileiros na África - Antonio Olinto

Brasileiros na África, Antonio Olinto, Editora GRD, 1964, capa brochura, 288 páginas, 410gr.

::: O outro lado das relações Brasil-África aparece neste livro de modo direto e minucioso. Volume que se lê como um romance, constitui, ao mesmo tempo, estudo de uma comunidade afro-brasileira que mantém, fora do Brasil, usos e costumes brasileiros. A verdadeira África do século XX, com seus líderes e seus movimentos de independência, surge, também, aqui, num panorama do continente em que houve as mais vigorosas mudanças do segundo pós-guerra de nosso tempo. :::


segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Quem, eu? Uma avó, um neto, uma lição de vida

Quem, eu? Uma avó, um neto, uma lição de vida, Fernando Aguzzoli, Editora Paralela, 2015, capa brochura, 192 páginas, 363gr.

::: Esta é a história de Fernando, um neto que virou pai. Quando a avó que o criou foi diagnosticada com a doença de Alzheimer, ele se deu conta de todas as dificuldades que não paravam de surgir no cotidiano dela. Assim, aos vinte e poucos anos decidiu trancar a faculdade e adiar outros planos para cuidar exclusivamente da vovó Nilva. 
Neste livro comovente, mas cheio de humor, ele nos conta como essa escolha foi fundamental para lidar com a dor e conseguir encontrar alegrias mesmo nos momentos mais complicados. :::

Casais inteligentes enriquecem juntos - Gustavo Cerbasi

Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Editora Gente, 37ª edição, 2004, capa brochura, 165 páginas, 378gr.

::: Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal pode arranjar mais um motico de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia.
Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, este livro mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. :::

No mundo dos homens - Perry Garfinkel

No mundo dos homens, Perry Garfinkel, Círculo do Livro, 1991, capa dura, 199 páginas, 299gr.

::: O excelente livro de Perry Garfinkel, No Mundo dos Homens, demonstra, sobretudo, as razões fundantes das relações entre os homens, do menino com o pai e o irmão mais velho, do menino com o avô, do jovem nas fraternidades e do homem nos clubes masculinos: há, sim, o aspecto da aprovação do ente masculino na ordem hierárquica, mas mesmo a masculinidade passa pelo crivo do domínio que este tem da realidade. Quer dizer: pela própria natureza orgânica, conformação do corpo, fisiologia e funcionamento cerebral, demanda-se do homem, desde a infância, certo controle instrumental do mundo derredor. :::