terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Na trilha de Macunaíma - Ócio e trabalho na cidade

Na trilha de Macunaíma - Ócio e trabalho na cidade, Célio Turino, Senac São Paulo & Sesc SP, 2005, capa brochura, 295 páginas, 423gr.

::: O que lazer e trabalho têm a ver com Macunaíma, a personagem-título de Mário de Andrade?

É por meio dessa surpreendente trilha que Célio Turino nos leva por uma reflexão ampla sobre a importância do ócio para uma vida mais gratificante e inteligente.

Macunaíma é esse híbrido cultural brasileiro que, com muita ginga e preguiça, enfrenta o gigante capitalista Piaimã, o comedor de gente, a fim de recuperar seu talismã, a pedra muiraquitã. Na luta contra um tal poder, Macunaíma conta sobretudo com a criatividade que sua vida de ócio lhe proporciona.

Identificando a muiraquită ao rio Tietê, Turino faz uma associação simbólica da perda da pedra à perda do rio - antigo espaço de lazer da cidade de São Paulo devida às ambições do progresso.

Trata-se de leitura prazerosa, uma contribuição significativa do Senac São Paulo e do Sesc São Paulo para enriquecer as discussões sobre as políticas públicas de lazer nas metrópoles. :::

Obra Poética Reunida - Araripe Coutinho

Obra Poética Reunida, Araripe Coutinho, Edição do Autor, 2009, capa brochura, 638 páginas, 984gr.

::: Eu não deveria ter nascido.

Quando vi, estava eu aqui, meio lama no imenso mundo retratado, cheio de quadrúpedes rondando a minha sala. Pedi para voltar. Gritei muito, antes de ouvir uma voz dizendo: desça e arrase!

A vida só é possível reinventada no dizer de Cecilia. Mas logo eu. fragilíssimo, fragilíssimo mesmo, podia agora acreditar com Caio Fernando Abreu que "lá embaixo tem uma rede de asas amparando nossa queda." Logo eu que pensei um mundo menos, mais possível neste Oscar Wilde "todos nós estamos na sarjeta, mas algum de nós olham para as estrelas",

Eu pude fincar minha vida bem no meio da floresta escura de Dante. E aqui estou até hoje, desencantado. Mas o que fazer de mim mesmo, pela graça ainda vivo? O que faço dopado de remédios que a indústria farmacêutica assassina insiste em me fazer tomar 8 comprimidos, quando um só resolveria? Como posso com o figado estéril sem nunca ter bebido uma gota de álcool continuar sorrindo sem minha bilis? Eu que sucumbo, dia após dia, diagramando meu féretro, sonhando com um epitáfio assim: "fui fluminense, o resto preferi esquecer."

A poesia para que serve? Apenas para salvar o poeta dele mesmo.

Atravancado num mundo de palavras que poderiam estar dispostas assim: "mundo, vasto mundo se eu me chamasse Raimundo não seria uma rima, seria uma solução." Drummond estava certo ou preferiria numa tarde chuvosa como Pedro Nava se matar, depois de achar que alguém se importaria que ele dormiu com um bofe. Baboseira esta da vida, achar que alguém se importa com a gente, com as nossas idiossincrasias, nossas odisseias domésticas, nossas tábulas redondas.

Entrei rindo no salão. As paredes eram de um verde-pántano, ricas de telas como em "Vestígios do Dia", homens performáticos em seus ternos erguendo algo de solene que não existia, como que quisessem ser importantes, defendendo o espaço do dono e o deles. Todos estavam ali para o meu velório, - eu circulava vivo entre todos eles, todos jurando que eu estava já morto, pronto para as exéquias - mas não! Eu ainda continuava vivo. Aceso. :::

Joel Martins... um seminário avançado em fenomenologia

Joel Martins... um seminário avançado em fenomenologia, Maria Aparecida Bicudo & Vitória Helena Espósito, EDUC, 1997, capa brochura, 160 páginas, 195gr.

::: Introdução ao curso "Seminários Avançados em Fenomenologia" :: Fenomenologia da percepção. Notas de aula :: O falar como expressão do ser na visão de Merleau-Ponty :: Uma leitura de "O primado da percepção e suas consequências filosóficas" :: Os processos perceptivos. O corpo e o mundo percebido: uma leitura de Merleau-Ponty :: Movimento fenomenológico: aproximação do fenômeno :::

Sombras no asfalto - Luís Dill

Sombras no asfalto, Luís Dill, Companhia das Letras, 2011, capa brochura, 120 páginas, 252gr.

::: Onde estou? Que lugar é esse? Como foi que vim parar aqui? Quando chequei? Alguém me trouxe? Cadê meus pais? Que dia é hoje? Que horas são? Não tenho colégio? E domingo? Feriado? Eu não tinha prova de biologia? Ou era química? Que barulho foi aquele que me acordou? Era o motor de um caminhão? Conheço alguém que dirige caminhão? Há quanto tempo tô aqui? Cadê minha bolsa? Meus óculos escuros? Cadê minha niqueleira da sorte? Minhas coisas? Será que sou sonâmbula? Que flores são estas? E esse monte de dinheiro? Alguém deixou aqui? A grana é minha? Foi roubada? Quanto deve ter dentro da bolsa? Milhões? E quem diabos é o dono desta perna mecânica? 

O que você faria se acordasse em um lugar estranho, sob circunstâncias bizarras, e não se lembrasse de nada? :::

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Arte de enriquecer - Princípios da psicologia financeira

Arte de enriquecer - Princípios da psicologia financeira, José Antonio Pinotti, Editora Sapienza, 2004, capa brochura, 357 páginas, 551gr.

::: O objetivo do livro é mostrar o lado humano na relação com o dinheiro, proporcionando ferramentas para desenvolver uma saúde financeira positiva, contornando armadilhas e auto-sabotagens. O livro desvenda esse enigma financeiro navegando sobre questões culturais e religiosas envolvidas na relação do homem com o dinheiro, ajudando o leitor a compreender as origens históricas dessa relação fundamental.
A obra apresenta ao leitor como desenvolver posturas para se tornar um vencedor com ética. Como aliar qualidade de vida a um desenvolvimento psicológico e consciência em relação aos outros. :::

Silêncio no bordel de Tia Chininha - Eliziário Goulart Rocha

Silêncio no bordel de Tia Chininha, Eliziário Goulart Rocha, Editora Globo, 2001, capa brochura, 123 páginas, 176gr.

::: Desempregado e cheio de dívidas. Ataliba resolve deixar a cidade onde vive com a mulher, Jovita, e os cinco filhos para tentar a sorte no Rio de Janeiro. Sem ter como pagar o aluguel, se vê obrigado a entregar a família aos cuidados de sua mãe, Chininha, dona do mais notório bordel das redondezas. Instalados em um quarto nos fundos da casa, eles têm de manter rigoroso silêncio a partir do pôr-do-sol. No insólito abrigo, convivem com sons, luzes e odores que se insinuam pelas frestas da frágil porta de madeira. A maior fragilidade, no entanto, é a de Jovita, em quem os deveres da maternidade e os calores de mulher ocupam espaço semelhante. :::

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

O Vestígio - Tim Graves

O Vestígio, Tim Graves, Editora Landscape, 2002, capa brochura, 268 páginas, 372gr.

::: Um helicóptero cai, abatido por um míssil sobre o Monte do Templo. Um misterioso fenômeno parece desafiar as leis da física. Um contra-terrorista de elite é forçado a realizar uma missão da qual não gosta. Intriga política, especulações científicas, ativismo religioso e aventura militar se combinam no romance de Tim Graves. :::

Sean Connery - Michael G. Callan

Sean Connery, Michael G. Callan, Editora Landscape, 2003, capa brochura, 285 páginas, ilustrado, 467gr.

::: Esta biografia, célebre e intimista, recebeu a contribuição de familiares, amigos e pessoas que aturam ao lado de Connery.
Primeiro trabalho significativo sobre a vida do ator, com texto totalmente revisto e atualizado, este é um livro imprescindível a todos os fãs de James Bond e estudiosos do cinema. ::: 

Feitas para o sucesso - Como grandes líderes ensinam suas empresas a vencer

Feitas para o sucesso - Como grandes líderes ensinam suas empresas a vencer, Noel M. Tichy & Nancy Cardwell, Editora Campus, 2003, capa brochura, 429 páginas, 683gr.

::: Os bons lideres ensinam, os grandes lideres aprendem
A economia do conhecimento, típica de nossa época, com todas as suas transformações radicais, exige empresas vencedoras que sejam rápidas e inteligentes. Neste livro, Noel Tichy, autor de best-sellers sobre gestão, mostra que as empresas mais inteligentes, mais rápidas e mais bem-sucedidas são projetadas para estimular a criação e compartilhamento de conhecimentos.
Essas empresas fomentam a geração e o compartilhamento incessantes de informações valiosas por toda a organização, mediante a criação de ciclos de aprendizado e ensino. Nesses Ciclos Virtuosos de Ensino, todos aprendem e todos ensinam. :::

Elogio dos Intelectuais - Bernard Henri Lévy

Elogio dos Intelectuais, Bernard-Henri Lévy, Editora Rocco, 1988, capa brochura, 102 páginas, 151gr.

::: Finalmente um filósofo atual. Jovem sintonizado com seu tempo, Bernard-Henri Lévy conseguiu o feito único de elevar a filosofia à categoria de best-seller. Provocante, inovador, ele sacode o marasmo de pessoas e instituições, e traça o painel do novo pensamento com audácia e contundência.
Wim Wenders, Roland Barhtes, Mallarmé, Kafka, Flaubert, Nietzsche, Bob Wilson, são alguns dos grandes criadores cuja importância é revista e reavaliada por um dos mais polêmicos representantes da filosofia francesa contemporânea. :::

O Túnel - Ernesto Sábato

O Túnel, Ernesto Sábato, Círculo do Livro, capa dura, 124 páginas, 238gr.

::: "O túnel" é um romance do escritor argentino Ernesto Sábato, publicado em 1948. A história é sobre Juan Pablo Castel, um pintor que confessa ter assassinado María Iribarne, uma jovem por quem se tornou obsessivo. 
O romance é uma investigação íntima da mente de Castel, que revela a sua paranóia, fúria e ciúme. A história é contada em breves capítulos, que mostram a relação obsessiva entre Castel e María, e o que o levou a cometer o assassinato. 
O romance de Sábato retrata a solidão, as idealizações e a busca por alguém que entenda a essência humana. :::

A Casa do Sono - Jonathan Coe

A Casa do Sono, Jonathan Coe, Editora Record, 2007, capa brochura, 400 páginas, 575gr.

::: Deslocando-se entre as décadas de 1980 e 1990, quando a Inglaterra experimentava grandes mudanças, e com uma narrativa extremamente original, A Casa do Sono é um romance divertido e impressionante, uma estranha história de amor sobre a realidade e o sonho. Um livro inesquecível, que valeu a Jonathan Coe os prestigiados prêmios Médicis Étranger (França) e Writers Guild (Inglaterra). :::

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

O Pai Goriot - Honoré de Balzac

O Pai Goriot, Honoré de Balzac, Editora Globo de Bolso, 2014, capa brochura, 18x12,5cm, 341 páginas, 278gr.

::: Uma das obras mais poderosas de Balzac, "O Pai Goriot" é considerada por muitos sua obra-prima. Na pequena pensão burguesa, cenário da trama intrincada, desfilam os tipos humanos mais variados - e não apenas do ambiente parisiense do século XIX, mas uma verdadeira metáfora da sociedade. Aproveitadores, ingênuos, esperançosos, generosos, gananciosos, crápulas, arrivistas - todo tipo de gente participará da história tida como um dos núcleos mais vivos de "A comédia humana" e aquele em que o leitor conhece o barão de Rastignac, o anti-herói balzaquiano por excelência. :::

Tambor de Crioula - Cadernos de Folclore 31

Tambor de Crioula - Cadernos de Folclore 31, Sérgio Ferretti, Valdelino Cécio, Joila Moraes e Roldão Lima, MEC/Funarte, 1981, capa brochura, 60 páginas, 100gr.

::: No Brasil, particularmente, as danças negras consideradas como profanas, e portadoras de traços distinguidores de um folclore africano, entre os quais destaca-se a umbigada, eram aqui conhecidas como batuque, ou samba - por influência da palavra samba umbigada em dialeto africano. Abordando a questão da origem dos ritos praticados pelos negros, Artur Ramos, em "O Folclore Negro do Brasil", afirma que "foi o batuque angola-congués que maior influência desempenhou na folk-dance afro-brasileira. Nas terras de origem, o termo batuque, provavelmente de origem portuguesa (derivado de bater?), é o nome de uma dança de caráter geral... :::

Conheça Melhor a Bíblia - Padre Luiz Cechinato

Conheça Melhor a Bíblia, Padre Luiz Cechinato, Editora Vozes, 32ª edição, 2017, capa brochura, 152 páginas, 176gr.

::: A Bíblia não foi escrita à maneira de um livro qualquer. Ocorre com a Bíblia algo fora do comum. Apesar de os 73 livros terem sido escritos num longo período de mais de mil anos, por autores diversos e em épocas diferentes, eles mantêm entre si uma unidade maravilhosa. Todos os 73 livros da Bíblia estão ligados entre si por um único fio condutor. Esta espécie de fio condutor faz com que todos esses 73 livros não percam de vista o seu objetivo comum: a nossa Salvação. :::

Conflitos de uma vida - Adhemar F. de Carvalho Filho

Conflitos de uma vida, Adhemar F. de Carvalho Filho, Editora Nelpa, 1972, capa brochura, 160 páginas, 228gr.

::: Paulo Saldanha - um nome comum - quantos há por aí? Paulo Saldanha - uma personalidade incomum por certo não encontraremos muitas iguais.
Exatamente por isso sua alma está em permanente conflito. A narrativa de sua vida prende-nos desde as primeiras linhas. Vê-mo-lo às voltas com a injustiça social, espezinhado em sua fraqueza, perseguido pela inveja, o que o faz abandonar tudo e procurar refúgio entre almas mais puras e simples.
Mas ei-lo de volta à luta, novas dificuldades, velhas rivalidades acendidas e no meio de tudo o amor fugidio e impossível de Lucila. :::

Fêmea alfa - O diário real das minhas orgias

Fêmea alfa - O diário real das minhas orgias, Nalini Narayan, Editora Matrix, 2016, capa brochura, 245 páginas, 315gr.

::: Uma praticante do sexo grupal decidiu contar sua vida de orgias. O resultado está neste livro, que fará você questionar a liberdade dos sentimentos, a forma como as pessoas se relacionam afetivamente, a sua sexualidade e a dos outros. Um mundo de prazeres como você nunca viu. :::

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Por Que Olga Não Envelhece? - Bruce Grierson

Por Que Olga Não Envelhece?, Bruce Grierson, Editora Seoman, 2014, capa brochura, 255 páginas, 302gr.

::: O mistério da corredora que com mais de 90 anos, continua batendo recordes e desafiando a idade, e o que ela tem a nos ensinar. :: Olga Kotelko não era uma pessoa comum de 95 anos. Ela não apenas parecia e agia como uma mulher mais jovem, mas também detinha mais de 23 recordes mundiais em esportes de pista e campo, 17 na categoria de mulheres entre 90 e 95 anos. Neste livro, Bruce Grierson, que está entrando na meia-idade com mais percalços do que esperava, dedica-se a desvendar os segredos por trás do notável sucesso de Olga e de seu envelhecimento com dignidade. :::

Trocando os Pés Pelas Mãos e Outras Histórias

Trocando os Pés Pelas Mãos e Outras Histórias, Saul Bellow, Editora Rocco, 1997, capa brochura, 302 páginas, 367gr.

::: Esta coletânea de cinco histórias é um exemplo lapidar do talento de Saul Bellow, considerado por unanimidade um dos maiores ficcionistas de todos os tempos. Magistral criador de personagens, Bellow traça um retrato preciso e mordaz das contradições, conflitos e idiossincrasias do ser humano. Assim se movem, como representações do micro levadas para o macrocosmo social, o "superintelectual" Victor Wulpy, o prodigioso Zetland, o frágil Woody Selbst e o cético Ijah Metzger, a compor um panorama tão rico quanto emblemático de nosso tempo. :::

O Adeus à Rainha - Chantal Thomas

O Adeus à Rainha, Chantal Thomas, A Girafa, 2005, capa brochura, 210 páginas, 283gr. 

::: Os últimos dias do Antigo Regime francês, que precederam sua queda pelos revolucionários em 1789, são relembrados pela senhora Laborde, uma fiel súdita e Leitora oficial da rainha Maria Antonieta. De seu ponto de vista privilegiado, de dentro dos aposentos reais, em Versalhes, ela se tornou testemunha dos acontecimentos trágicos e pitorescos que antecederam a Revolução Francesa.
Sua narrativa não é maniqueísta, mas de quem pertence a um universo limitado e que tem dificuldades em viver dentro desse imenso palácio, desconfortável, insalubre, perigoso, mas que para toda a França é uma ilha paradisíaca. :::

Perspectivas sociológicas - Uma visão humanística

Perspectivas sociológicas - Uma visão humanística, Peter L. Berger, Editora Vozes, 33ª edição, 2014, capa brochura, 205 páginas, 235gr.

::: Neste livro, o autor se dirige tanto aos leigos em Sociologia, mas que desejam inteirar-se do que seja a Sociologia, quanto aos estudantes e sociólogos, que se preocupam em conhecer as dimensões e implicações sempre mais amplas de sua matéria. Considera  a Sociologia dentro da tradição humanística e diz que é "uma forma particularmente moderna e atual de pensamento crítico". Sem menosprezo pela importância da Sociologia, frisa principalmente sua afinidade essencial com a História e a Filosofia e mostra como, nesta perspectiva, a Sociologia contribui para um melhor acontecimento do mundo humano. :::

Achados & roubadas - Experiências gastronômicas ao redor do mundo

Achados & roubadas - Experiências gastronômicas ao redor do mundo, Washington Olivetto, Panda Books, 2014, capa brochura, 18x13cm, 135 páginas, 153gr.

:: Gastronomia/Culinária

::: Quando o assunto é comer bem, Washington Olivetto vai direto ao ponto (mas tudo bem se vier um pouco mal passado...)! Ele se delicia com uma coxinha em Araraquara, no interior de São Paulo, para depois se fartar com um doce de chocolate dos deuses em Vevey, na Suíça. Nova York, São Paulo, Los Angeles, Marselha, Tóquio, Rio de Janeiro, Cidade do México são exemplos de cidades visitadas por ele.
A trabalho ou a passeio, o publicitário experimentou alguns dos melhores restaurantes do mundo - até aqueles que só aceitam reservas para daqui a um ou dois anos e caiu em algumas roubadas também. Foram tantas viagens que Washington conseguiu fazer a sua própria Copa da Gastronomia e elegeu as mais apetitosas mesas em 32 diferentes países. Um livro de dar água na boca do couvert até a sobremesa. :::

A porta para seu eu interior - Meditações com o mestre Tony de Mello

A porta para seu eu interior - Meditações com o mestre Tony de Mello, John Callanan, Editora Rocco, 2001, capa brochura, 153 páginas, 198gr.

::: A meditação e a oração podem ser fundamentos para uma vida mais equilibrada e consciente. A formação psicológica de Tony de Mello, combinada com as reflexões sobre as teorias orientais e ocidentais a respeito do bem e do mal fizeram a mistura de conceitos que influenciou firmemente seus milhares de seguidores, nos inúmeros seminários e retiros que conduziu mundo afora.
Neste livro, John Callanan segue os passos do mestre e instrui aqueles que desejam buscar Cristo através de exercícios e práticas que trazem iluminação e crescimento espiritual. :::

Uns cheios, outros em vão - Receitas que contam histórias

Uns cheios, outros em vão - Receitas que contam histórias, Heloisa Seixas, Casa da Palavra, 2013, capa brochura, 176 páginas, 215gr.

::: Uns copos ficam cheios, outros em vão - vazios. Na vida, assim como nas receitas de bolo, não se pode ter tudo. É o que Heloisa Seixas ouvia de sua mãe quando era pequena, enquanto tentava se meter na cozinha, lugar sempre proibido para as crianças. Muitas décadas depois, esse ditado voltou à lembrança da escritora quando ela começou a remexer em gavetas e encontrou velhos livros de receitas, que pertenceram não só à sua mãe, mas a várias mulheres da familia. Entendeu, então, que essas receitas lhe contavam histórias.
Ao juntar esses fragmentos do passado, Heloisa faz com que nós, leitores, revisitemos o legado da nossa própria família, deixando-nos levar pelas boas lembranças, pelos cheiros e gostos da nossa infância. :::

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Quarto de menina - Livia Garcia Roza

Quarto de menina, Livia Garcia Roza, Editora Record, 2008, capa brochura, 222 páginas, 288gr.

:: Literatura Juvenil

::: Livia Garcia-Roza escreve com uma tinta de bruma que desarruma o olho do leitor. É assim que ela percorre sumiços embaralhados, vozes estilhaçadas, conflitos embaçados frustrações maldigeridas, estranhezas espelhadas. E desse modo que Livia conta a historia de Luciana, a menina que olha para o pai intelectual como se ele fosse uma paisagem, daquelas que estão sempre ao nosso alcance, melo distantes, mas no mesmo lugar, como se existissem só para nós. Mas o que será que Luciana faz quando essa paisagem resolve se mover, sair do escritório e arrumar uma namorada? :::

A menina que não sabia ler - John Harding

A menina que não sabia ler, John Harding, Editora Leya, 2012, capa brochura, 282 páginas, 334gr.

::: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando de seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida da mansão, e apaixona-se por ela. 
Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Por que Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão? O que esconde a nova preceptora? E por que o tio não permite que a ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. :::

O Livro de Areia - Jorge Luis Borges

O Livro de Areia, Volume 1 da Coleção Folha de Literatura Ibero-Americana, Jorge Luis Borges, MediaFashion, 2012, capa dura, 103 páginas, 226gr. 

::: Última coletânea de contos publicada por Jorge Luis Borges, "O livro de areia" traz de volta os temas caros ao autor sob um olhar maduro e aguçado. 
Composto por 13 contos, é possível perceber um certo ar de fábulas, como se o autor quisesse – de uma forma muito mais moderna – fabular a história das pessoas, do mundo e da própria arte. :::

Meu Nome é Número 4 - Uma História Real da Revolução Cultural Chinesa

Meu Nome é Número 4 - Uma História Real da Revolução Cultural Chinesa, Ting-Xing Ye, Editora Casa da Palavra, 2008, capa brochura, 221 páginas, 286gr.

::: Quando Ting-xing nasceu, Tia-avó profetizou: "Número 4 vai ter uma vida difícil". Além de todos sinais de azar que a senhora supersticiosa enxergava - ser a quarta filha, nascida em ano do dragão - Ting-xing teve ainda a sina de vir ao mundo em 1952, quando mal havia sido proclamada a República Popular da China por Mao Tsé-tung.
No cataclisma social que se seguiu à instauração do governo comunista, sua família foi violentamente humilhada pelo simples crime de ter possuído uma pequena fábrica. Seus pais não resistiram às agressões e, aos 13 anos, Ting-xing e seus quatro irmãos ficaram órfãos, sem recursos e foram tachados pelo Partido Comunista como politicamente "impuros". :::

Notas contemporâneas - Eça de Queiroz

Notas contemporâneas, Eça de Queiroz, Lello & Irmão Editores, capa brochura, 556 páginas, 574gr.

::: De Porto Said a Suez :: Ramalho Ortigão :: Brasil e Portugal :: A Inglaterra e a França julgadas por um inglês :: Vitor Hugo :: Três prefácios: 1. Prefácio dos "Azulejos" do conde de Arnoso; 2. Prefácio do "Brasileiro Soares" de Luís de Magalhães :: Prefácio das "Aquarelas" de João Dinis :: A Academia e a Literatura :: A Europa :: A propósito de "Os Maias" :: A decadência do riso :: Os grandes homens de França :: Um santo moderno :: Positivismo e Idealismo :: Uma coleção de arte :: e mais :::

Castelos de papel - Menalton Braff

Castelos de papel, Menalton Braff, Editora Nova Fronteira, 2002, capa brochura, 143 páginas, 218gr.

::: Em "Castelos de papel", temos um autor ainda mais contundente, mais conciso, disposto a narrar o essencial à estrutura das tramas, todas bem urdidas. Imiscuindo-se na memória do personagem, ele a faz brotar e tira dali as poções de sua história. Um feiticeiro, o Menalton Braff! "Castelos de papel", assim vigoroso e demolidor, tem o encantamento próprio das boas narrativas. É romance que nos entretém, faz pensar e cultiva nossa vida interior. Apresenta criaturas insólitas, que nos desconcertam, desarrumam nossas concepções e, principalmente, nos trazem as delícias de um texto bem escrito. :::

Todos Se Apaixonam Em Hollywood - Josie Brown

Todos Se Apaixonam Em Hollywood, Josie Brown, Editora ARX, 2006, capa brochura, 351 páginas, 418gr.

::: Ouvir mentiras em Hollywood é tão comum quanto esbarrar em estrelas consagradas. E com Hannah não é nada diferente. Filha do famoso ator Leo Fairchild, ela tem um dom especial para identificar as mentiras mais disfarçadas que ouve de quase todos os solteiros mais cobiçados da terra do cinema.
E sabe se sair bem em todas as situações. Bem, em quase todas. Até seu pai sofrer um ataque cardíaco na cama de uma starlet mal saída da adolescência e até a última esposa dele começar a tecer um plano para que Hannah não tenha acesso à herança. :::

Madison, 1300 - Ira Levin

Madison, 1300, Ira Levin, Editora Best Seller, 1991, capa brochura, 219 páginas, 308gr.

::: Mortes misteriosas aterrorizam os moradores de um prédio de apartamentos de Manhattan. Alguém ali espiona a vida de todos os inquilinos por meio de um sofisticado sistema de vídeo.
Uma mulher independente, seu gato e um pacto diabólico... Conseguirá Kay Norris chegar ao assassino ou será, ela mesma, a próxima vítima? :::



domingo, 12 de janeiro de 2025

O Cardeal e a Senhora White - Eduardo Paraguassu

O Cardeal e a Senhora White, Eduardo Paraguassu, Editora DPL, 2005, capa brochura, 155 páginas, 245gr.

::: O Cardeal e a Sra. White, de Eduardo Paraguassu, retrata a ideologia vil do terrorismo e da guerra, ori- ginada do egoísmo - o que fica evidente nos acon- tecimentos que decorrem depois da invasão do Iraque pelos EUA.
Esta é uma história em que as emoções e os ensinamentos independem da época, pois refletem as ações da Humanidade em todos os tempos. No entanto, permeia a narrativa uma bela lição de vida: a importância da fé e a prática do amor ao próximo. :::

Levantamento pedológico semidetalhado dos solos do Estado de SP

Levantamento pedológico semidetalhado dos solos do Estado de São Paulo, João Bertoldo Oliveira; João Menk e Carlos Rotta, IBGE, 1979, capa brochura, 170 páginas + mapa desdobrável, 296gr.

::: Aspectos generalizados da área :: Método de trabalho :: Solos :: Unidade de Ribeirão Preto (LRe) :: Unidade Barão Geraldo (LRd) :: Unidade Limeira (LE-1) :: Unidade Santo Antonio (LE-2) :: Unidade Cillos (LE-3) :: Unidade Hortolândia (LE-4) :: Unidade Mato Dentro (LV-1) :: e mais :::

O corretor - John Grisham

O corretor, John Grisham, Editora Rocco, 2005, capa brochura, 356 páginas, 424gr.

::: Joel Backman era um homem extremamente poderoso. Conhecido como "o corretor", ele sabia apostar alto; um advogado que ganhava 10 milhões de dólares por ano e podia "abrir qualquer porta em Washington". O que era verdade até ele tentar negociar o acesso ao mais sofisticado sistema de vigilância por satélite do mundo, com quem fizesse a melhor oferta. Quando foi descoberto, Backman achou que a prisão era a única maneira que tinha de permanecer vivo e em segurança. Seis anos depois de ter sido aprisionado, o diretor da CIA convence o presidente dos Estados Unidos a perdoar Backman, e o corretor passa a ser um homem livre e um alvo perfeito. :::

Tratado das Tentações - Libertato Vieira da Cunha

Tratado das Tentações, Libertato Vieira da Cunha, Editora L&PM, 2002, capa brochura, 148 páginas, 228gr.

::: Mais do que em qualquer obra sua, Liberato Vieira da Cunha incursiona, em "Tratado das Tentações", por espaços mágicos do cotidiano com a frase direta e simples, a expressão segura, o pleno domínio da forma que são característicos de seu estilo. Temas como o amor, o desencontro, a paixão, a solidão, o desejo, o sonho ressurgem aqui com um modo despojado de pintar a trajetória humana, marcado por traços de lirismo, toques de nostalgia e pitadas de humor. :::

Filosofia da História - William Dray

Filosofia da História, William Dray, Editora Zahar, 2ª edição, 1977, capa brochura, 160 páginas, 208gr.

::: Filosofia crítica e filosofia especulativa :: Compreensão histórica :: Objetividade histórica :: O juízo causal em história :: Filosofias da história :: Um tratamento metafísico :: Um tratamento empírico :: Um tratamento religioso :::

Música para camaleões - Truman Capote

Música para camaleões, Truman Capote, Companhia das Letras, 2006, capa brochura, 307 páginas, 392gr.

::: Ainda jovem, Truman Capote percebera que "havia uma diferença entre escrever muito bem e a verdadeira arte; sutil, mas devastadora". Na literatura como na intimidade, viveu sob o mandamento de apostar sempre mais alto. Música para camaleões (1980), ao mesmo tempo suma de todo o seu savoir-faire literário e aposta em novas formas de escrita, é a prova cabal disso. De fato, o sucesso de A sangue frio (1966) criara um dilema para Capote: como seguir adiante sem repisar as próprias pegadas? A resposta encontra-se nesse livro, que radicaliza o projeto do jornalismo literário. Livre da envergadura romanesca, do anonimato e da imparcialidade, Capote arrisca-se na exibição plena de si e dos outros em peças ágeis, onde personagens e situações se revelam com limpidez máxima, beirando a ficção, mal importa quem sejam: o próprio Capote, uma velha dama caribenha tocando piano para camaleões, um parceiro beatnik de Charles Mason, um serial killer cerebrino contra um detetive empedernido no meio-oeste americano, um velório na companhia de Marilyn Monroe. Nas pequenas jóias de Música para camaleões, todos se revelam em exposição máxima, plenos de brilho, horror ou vulnerabilidade. :::

Moral cristã e seus fundamentos - Educar em tempos de mudanças

Moral cristã e seus fundamentos - Educar em tempos de mudanças, Frei Nilo Agostini, Editora Vozes, 2016, capa brochura, 167 páginas, 190gr.

::: Este livro identifica a riqueza que brota de nossas raízes cristãs e busca partilhá-la com todos os que, em meio a este tempo de mudanças, procuram respostas para fazer face aos desafios atuais. Trata-se de uma busca comum, num diálogo permanente, a partir de nossa identidade, a fim de colaborar com a humanidade na tarefa educativa. Cabe-nos ter coragem e esperança, atraídos pela proposta de Jesus Cristo, no itinerário percorrido pela Igreja Católica, sobretudo após o Concílio Vaticano II. :::

sábado, 11 de janeiro de 2025

História de Sorocaba - Volume 1 (1589-1822) - Aluísio de Almeida

História de Sorocaba - Volume 1 (1589-1822), Aluísio de Almeida, Gráfica Guarani, 1951, capa brochura, 166x123mm, 67 páginas, 48gr.

::: Fundação de Sorocaba (1589-1661) :: Os primeiros moradores (1661-1700) :: Bandeirantes mineradores - Novas vilas (1700-1771) :: História econômica, social e religiosa :: Sorocaba se liberta do atraso colonial (1811) :: Santa Clara, Torre da Matriz, Cemitérios, Preços :: Independência (1822) :::






Notas Dispersas Pelas Paredes - Ney Mourão

Notas Dispersas Pelas Paredes, Ney Mourão, Editora Autêntica, 2008, capa brochura, 91 páginas, 134gr.

::: Por incrível que pareça, (boa) poesia é para poucos. Para os muitos que praticam, parece fácil, receita banal: algumas rimas, uma boa ideia, mais um tantinho qualquer de talento e pronto, habemus poeta. Nos estranhos dias que correm, estes que nos cercam de temas trágicos e odes cotidianas muito ásperas para serem cantadas, a questão é ainda mais delicada. Afinal, onde mora a poesia e quem a vive nos dias de hoje? Seremos todos nós?
Os mais amargos que me perdoem, mas que essa dúvida seja uma verdade carente de tradução. :::

Tesão e prazer - Memórias eróticas de um prisioneiro

Tesão e prazer - Memórias eróticas de um prisioneiro, Luiz Alberto Mendes, Geração Editorial, 2004, capa brochura, 211 páginas, 404gr.

::: O paulistano Luiz Alberto Mendes alcançou, já em seu livro de estreia, "Memórias de um Sobrevivente "(2001), sucesso de público e de crítica devido à franqueza quase rude e ao estilo comparado a autores como Jean Genet e Graciliano Ramos. Em "Tesão e Prazer Memórias Eróticas de um Prisioneiro", sua segunda obra, Mendes despe sua vida sexual, escandalizando uns e excitando outros. Sobre carnes quentes e corpos entregues, o autor- personagem luta para encontrar a si mesmo juntando suas experiências às de outras pessoas que, como ele, também vêem a sexualidade como busca constante de gozo pleno. :::


Samba - Orestes Barbosa

Samba, Orestes Barbosa, MEC/Funarte, 2ª edição, 1978, capa brochura, 125 páginas, 167gr.

::: Orestes Barbosa não precisava ter escrito livro algum para entrar na história da cultura brasileira - bastariam, para tanto, as letras que fez para músicas de Sílvio Caldas, Francisco Alves, J. Tomás e outros. E mesmo que somente tivesse produzido uma entre elas - Chão de estrelas - já teria conquistado a imortalidade. Manuel Bandeira, aliás, dizia que o mais belo verso da língua portuguesa talvez fosse um dessa famosa canção: "Tu pisavas os astros distraída".... :::

Os devoradores de giz - Oscar Aibar

Os devoradores de giz, Oscar Aibar, Editora Rocco, 2007, capa brochura, 180 páginas, 227gr.

::: Ana é uma típica sobrevivente da década de 1990. Deprimida e tentando achar seu lugar no mundo, ela luta para se livrar das drogas. Tentando substituir o vício, Ana retoma o hábito de infância: comer giz. Apesar da estranheza da nova obsessão, logo ela descobrirá que essa é uma mania muito comum, dando início a uma saga pós-moderna por nossa sociedade solitária, desesperada e convulsiva. ::: 

O automóvel na visão da física - Regina P. de Carvalho e Juan Carlos H. Gutiérrez

O automóvel na visão da física, Regina P. de Carvalho e Juan Carlos H. Gutiérrez, Editora Autêntica, 2013, capa brochura, 95 páginas, 193gr.

::: "Sem a física, o automóvel não poderia funcionar" - essa frase, de um internauta professor de Física, reflete bem o pensamento de Regina Carvalho e Juan Gutiérrez, autores deste livro, que apresenta ao leitor pontos interessantes sobre o funcionamento do automóvel e sua relação com os conceitos de Física discutidos no ensino médio. Além de descrever as funções e especifidades do motor, do chassi e da carroceria, os autores relacionam os conceitos da Física ao funcionamento do automóvel de forma objetiva e didática, propondo uma leitura agradável para alunos e professores. :::

Pentateuco Nordestino - Alceu Maynard Araújo

Pentateuco Nordestino, Alceu Maynard Araújo, Brasbiblos, 1972, capa brochura, 182x140mm, 160 páginas, 174gr.

::: Pentateuco Nordestino é um estudo sobre o "Pau-de-arara" tupificador das migrações internas. Infelizmente, é a microvisão de uma faceta da cultura nacional, pois, até aqui, na realidade, o homem e a Cultura Brasileira vêm sendo estudados aos pedaços. O homem e a cultura, repetimos, são estudados em lâminas separadas, não como um todo, sem um esboço que olhe o conjunto, mal que deve ser atribuído à falta de espírito universitário, aliás, fenômeno universal.

Pentateuco Nordestino procurará enfocar o homem do Nordeste das secas em sua região (Gênesis), acompanhá-lo-á através das ínvias trilhas do sofrimento em demanda do Sul (Êxodo), procurará mostrar alguns dos elementos humanos que contribuem para gerar essa miséria, tipificados nos privilegiados, os donos das terras e dos homens (Levítico); tentará levantar a quase impossível estatística dos fatos relatados (Números) e finalmente a chegada à falsa Canaã, a sonhada terra prometida, nada mais do que a favela, onde se repetem as leis da fertilidade, da criminalidade. Deuteronômio é a repetição da lei, capítulo final de nosso estudo, baseado em pesquisa realizada nas favelas da "Grande São Paulo". "A favela é o poleiro final do pau-de-arara", afirmam favelados entrevistados. :::

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Ensurdecedor - uma História de Amor, Guerra e Silêncio

Ensurdecedor - Uma História de Amor, Guerra e Silêncio, Frances Itani, Editora Objetiva, 2004, capa brochura, 359 páginas, 618gr.

::: Quando, na Escola para Surdos de Ontário, a bela e decidida enfermeira Grania ONeill, surda desde os cinco anos , conhece e se apaixona pelo jovem médico Jim Lloyd - os dois criam um vocabulário novo, "emocional", feito de sons e de silêncio.
Ao mesmo tempo uma guerra está se formando no outro lado do mundo, e Grania e Jim serão arrastados para o centro dos eventos que mudariam a civilização.
Mesclando o universo interior, profundamente vívido, de Grania com o caos catastrófico da guerra, "Ensurdecedor" é um romance de uma força e um virtuosismo extraordinário. :::

Descubra Ouro Preto - Daniel Linguanotto

Descubra Ouro Preto, Daniel Linguanotto, Editora Cultrix, 1972, capa brochura, 47 páginas, 123gr.

::: Posição na História Nacional :: Estrutura física e econômica :: Formação do núcleo urbano :: Panorama visto do alto :: Esse mundo antes do Aleijadinho :: Aleijadinho entra em cena :: Outros personagens em cena :: Principais monumentos arquitetônicos :: Arquitetura religiosa :: Arquitetura civil :::

A rainha sem enfeites - Maurizio Maggiani

A rainha sem enfeites, Maurizio Maggiani, Berlendis & Vertecchia Editores, 2002, capa brochura, 458 páginas, 580gr.

::: "O navio tinha atracado pouco antes da alvorada e a família já estava pronta havia tempo, cada um com a sua carga de malas e trouxas, todas completamente embutidas, porquê, caso contrário, teriam inutilmente aumentado o volume das bagagens. Ainda no mar aberto, apoiados ao parapeito da ponte molhada pela maresia e pelo orvalho da noite, tinham assistido boquiabertos à alvorada da cidade. Não aquela do sol, mas aquela, nunca vista, de milhões de lâmpadas elétricas e de lampiões a gás e petróleo que surgiam devagar, como uma mancha de verniz fluorescente, em uma tira longa e indefinida no horizonte, colorindo a noite com uma cor amarelada e esfumaçada. (...) :::