Resenha, resumo... se o livro não tiver, o índice! No menu lateral, alguns assuntos, abrangendo cerca de 10% das resenhas do blog!
quinta-feira, 29 de agosto de 2024
Aprenda a escrever - Francisco Silveira & Flavia Corradin
City - Alessandro Baricco
City, Alessandro Baricco, Editora Rocco, 2002, capa brochura, 315 páginas, 382gr.
::: O autor construiu o livro como uma cidade - as histórias são bairros, os personagens são ruas. Ruas que levam a várias situações, tantas e tão diversas que o leitor há de viajar pela cidade, refazendo seus caminhos. :::
Do Sebastianismo ao Socialismo em Portugal
Alimentação, Vida Material e Privacidade
O Romance Brasileiro - Olívio Montenegro
O Romance Brasileiro, Olívio Montenegro, Editora José Olympio, 2ª edição, 1953, capa brochura, 310 páginas, 466gr.
::: Romance e arte :: A primeira fase :: O romantismo :: José de Alencar :: Manuel Antônio de Almeida :: Alfredo de Taunay :: Aluízio Azevedo :: Inglez de Souza :: O romance psicológico :: Raul Pompéia :: Machado de Assis :: Lima Barreto :: O romance moderno :: e mais :::
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Um amor - Dino Buzzati
Um amor, Dino Buzzati, Nova Fronteira, 2ª edição, 2003, capa brochura, 287 páginas, 336gr.
Da Bíblia aos múltiplos universos - Velhas e novas visões da eternidade
Coração ferido - Enfrentar a dor é a melhor maneira de vencê-la
Cartas do Papa João Paulo II aos sacerdotes
Réquiem por um Coração de Vidro - David Lindsey
Réquiem por um Coração de Vidro, David Lindsey, Editora Rocco, 1999, capa brochura, 446 páginas, 529gr.
::: No mundo do crime organizado internacional, duas adversárias mortais se unem para destruir um inimigo comum. Irina, uma assassina de aluguel fria e calculista e Cate, agente secreta do FBI, se conhecem nos subterrâneos das máfias russa, chinesa e italiana às vésperas do fechamento de um grande acordo de cooperação para o monopólio do crime em todo o mundo. Misteriosamente escravizada por Krupatin, o chefe da máfia russa, Irina só tem um objetivo, matá-lo. Infiltrada no primeiro escalão da máfia russa, Cate só tem uma missão: capturá-lo. Mas, em meio à violenta concorrência entre as máfias, as duas precisarão se unir se quiserem sobreviver. :::
O Livro das Noites - Sylvie Germain
O Livro das Noites, Sylvie Germain, Editora Rocco, 1987, capa brochura, 271 páginas, 274gr.
::: Criado com extrema sensibilidade, este romance diferente extrai sua força e sua beleza impressionantes do mais profundo reduto da imaginação: os sonhos, as lendas. Contudo, é também um retrato de nossa época, cuja dramática atualidade é reforçada pelas imagens surpreendentes e fantásticas, expressivas do sentimento e da memória do tempo presente. Por cem anos, Victor-Flandrin Péniel e seus quinze filhos percorrem o trajeto de esperanças e sofrimentos que, dos costumes ancestrais do sul da França, levam à tragédia universal da Segunda Guerra. Das cinzas do esquecimento e da História, como da terra tantas vezes semeada e banhada em sangue, brota o enredo mágico deste livro. :::
A Casa Vazia - Rosamunde Pilcher
A Casa Vazia, Rosamunde Pilcher, Bertrand Brasil, 2001, capa brochura, 203 páginas, 258gr.
::: O sonho secreto de Virginia Keyle é poder ter a oportunidade de uma segunda chance no amor.
Aos vinte e sete anos, a vida lhe ensinou uma grande lição - de nada serviu ter casado tão jovem com um homem esnobe e rico, mas totalmente controlado pela mãe; ter vivido seus anos de casamento sentindo-se solitária e refém numa mansão na Escócia; e quase ter perdido o amor dos filhos ao permitir que a avó paterna e uma babá que há anos servia à família do marido controlassem as rédeas da educação das crianças. :::
Contos de amor rasgados - Marina Colasanti
As fêmeas - Marcelo Rubens Paiva
Crônicas
ISBN: 8526706667
As aventuras sexuais de Luis Ensinada - Vinicius Vianna
sexta-feira, 23 de agosto de 2024
A noiva judia - Pedro Paixão
A história da Lili - A terrorista e o mestre de masturbação
A história da Lili - A terrorista e o mestre de masturbação, Lillian Salles de Oliveira Paes, Edição da Autora, 2006, capa brochura, 328 páginas, 392gr.
::: Conhecer Lillian Paes é viver a experiência dos extremos, uma viagem entre o telúrico e o cósmico, sem nunca saber ao certo onde vamos tocar: ela tem a capacidade de manifestar simultaneamente a lua e o sol, a negra tempestade e o plácido céu azul. Comecei a ler o seu relato e logo nas primeiras páginas perdi o fôlego pela intensidade de suas experiências, devorando em apenas algumas horas a vida dessa criança-mulher. :::
Introdução à Filosofia - Tomo 2 - Parte Quarta - Empirismo Inglês
Beppo - Uma História Veneziana - George G. Byron
A morte do Rei Tsongor - Laurent Gaudé
A morte do Rei Tsongor, Laurent Gaudé, Nova Fronteira, 2004, capa brochura, 191 páginas, 222gr.
::: No coração de uma África ancestral, o velho Tsongor, rei de Massaba, soberano de um império imenso, prepara-se para casar a filha. No dia do casamento, porém, surge um segundo pretendente. Começa então uma guerra. Como Tróia sitiada, Massaba resiste; como Tebas, torna-se presa do ódio. O rei morre, mas não pode descansar em paz na cidade devastada. Seu filho mais novo, Suba, recebe a missão de percorrer o continente a fim de construir sete túmulos à imagem do que fora o venerado rei Tsongor. :::
A órbita dos caracóis - Reinaldo Moraes
A órbita dos caracóis, Reinaldo Moraes, Companhia das Letras, 2003, capa brochura, 220 páginas, 288gr.
::: Os satélites não ficam para sempre pendurados no céu. E as iguarias que nos deliciam na Terra nem sempre contribuem para nossa sobrevivência. Que o diga Juliana, linda burguesinha paulistana, apreciadora de escargots franceses, ex-hacker e apaixonada pelo Tota, um brilhante bioquímico, rico em pressentimentos perturbadores, mas pobre em saldo bancário. :::
Parentes e amigos - Anita Brookner
Sofka Dorn, doce e gentil matriarca, controla com pulso firme sua casa e seus quatro filhos temperamentais. Protegendo-os, criticando-os, amando-os, alguns deles em excesso. À medida que o tempo passa, os amores e ambições de cada um se chocam com suas expectativas, desenhando-se com uma agressividade cada vez mais eloquente.
Anita Brookner conta a história dessa família em tudo e por tudo singular, num texto saudado pela crítica internacional como uma verdadeira joia de ironia, elegância, inteligência e concisão. :::
Hotel Yoga - Histórias da Índia - Maura Moynihan
terça-feira, 20 de agosto de 2024
Homens de um Livro Só - O Fundamentalismo no Islã
Homens de um Livro Só - O Fundamentalismo no Islã, Mateus Soares de Azevedo, Editora Nova Era, 2008, capa brochura, 126 páginas, 187gr.
::: Para compreender o fenômeno do fundamentalismo, tão difundido e desafiador para os dias de hoje, este livro constitui uma confiável introdução. De forma inédita, ele apresenta e explica os princípios e as ideias nos quais estão baseados os movimentos fundamentalistas. Oferece também um panorama histórico e geográfico das principais correntes militantes nas diversas religiões. :::
A herança colonial da América Latina - Ensaios de dependência econômica
A herança colonial da América Latina - Ensaios de dependência econômica, Stanley J. Stein & Barbara H. Stein, Editora Paz e Terra, 4ª edição, 1977, capa brochura, 158 páginas, 204gr.
"A importância deste livro está em demonstrar que a forma peculiar de dependência colonial na América Latina foi quase inexoravelmente seguida pelo neocolonialismo dos séculos XIX e XX". Hobsbawn :::
A luz que não se apaga - Carlos Alberto de Nóbrega
A luz que não se apaga, Carlos Alberto de Nóbrega, Editora Novo Século, 2004, capa brochura, 184 páginas, 243gr.
::: Neste livro, vocês terão momentos engraçados, tristes e dolorosos. Não tenho a pretensão de querer ensinar alguém a viver. Não desejo ser mais forte que ninguém. Pretendo sim, desejo sim passar meus momentos tanto felizes quanto sofridos - e como os encarei - e mostrar a força de um homem que conheci como ninguém: meu melhor amigo. Um mestre. Um guerreiro. :::
Inventamos Ou Erramos - Simón Rodríguez
sábado, 17 de agosto de 2024
Tendências na comunicação - Marília Levacov
Luvas vermelhas - Eginald Schlattner
Luvas vermelhas, Eginald Schlattner, Editora E. Realizações, 2014, capa brochura, 568 páginas, 730gr.
::: Luvas Vermelhas narra a história de um jovem escritor – promissor e idealista – que é preso, certo dia, pelos comunistas que com violência comandam a Romênia na década de 1970. Enviado a uma prisão e interrogado e torturado ao longo dos dois anos seguintes, ele inicialmente não consegue compreender nem mesmo os motivos por trás de seu encarceramento, resistindo de todas as formas a oferecer qualquer tipo de informação a seus interrogadores. Com o tempo, porém, suas forças vão sendo minadas pelos abusos físicos e psicológicos, e o rapaz começa a enxergar o mundo de maneira mais cínica e pragmática. :::
Histórias de conversas de mulher
Foram necessários mais de 200 anos para que as mulheres conquistassem direitos que permitem a livre expressão e o exercício da cidadania: votar, usar anticoncepcionais, divorciar-se, ir à praia de biquíni, ocupar cargos de alto escalão em empresas multinacionais e muitas outras coisas.
Este livro instigante revela como evoluiu - e se revolucionou - a vida das brasileiras, dos tempos da colônia portuguesa aos dias atuais. :::
A Inquietude Moral e a Vida Humana - Monique Canto Sperber
The Visionary Window - A Quantum Physicists Guide to Enlightenment
quarta-feira, 7 de agosto de 2024
Um sertanejo e o sertão - Moxotó brabo - Três ribeiras
Um sertanejo e o sertão - Moxotó brabo - Três ribeiras, Ulysses Lins de Albuquerque, Editora Itatiaia, 1989, capa brochura, 308 páginas, 452gr.
::: Na era de Quinca Ingá :: Da Fazenda Pantaleão para a escola :: O professor Moreira :: O sacristão Ferreirinha :: O capitão Tonho :: Ecce Homo! :: O coronel Chico Bernardo :: Mudança de sistema político :: Barão do Buíque :: Tenente Frederico :: Casimiro Honório :: Eleições a bico de pena :: José Vicente :: A febre amarela :: Aparição de Nossa Senhora :: Debelação da pandemia :: O curandeiro Trevas :: Cantadores :: O cego cantador Antônio Açudinho :: Quequê, o glosador :: Joaquim Padre - distúrbio na igreja :: Milagres do Juazeiro :: e mais :::
terça-feira, 6 de agosto de 2024
Servo da noite - Michel Host
Um Despertar Planetário - Kathy Newburn
Um Despertar Planetário, Kathy Newburn, Editora Pensamento, 2011, capa brochura, 214 páginas, 305gr.
:: Espiritualidade; Religiões de natureza; Esoterismo.
::: Quando testemunhamos os acontecimentos que assolam o nosso planeta, constatamos que o futuro está em jogo. Inicia-se uma época há muito antevista nos textos proféticos do mundo todo, quando grandes eventos devem ocorrer e mestres iluminados - conhecidos como Mahatmas - voltarão a se manifestar. A humanidade está se aproximando rapidamente do limiar de uma transformação espiritual e cultural sem precedentes na história da vida na Terra. :::
Cães de Babel - Carolyn Parkhurst
Amor e lixo - Ivan Klíma
Rubaiyat - Omar Khayyam
segunda-feira, 5 de agosto de 2024
La Practica de la Fotografia en Color - Gösta Skoglund
La Practica de la Fotografia en Color, Gösta Skoglund, Ediciones Omega, 1977, capa dura, 215 páginas, 336gr.
::: Es muy poco lo que realmente podemos hacer para cambiar la aparencia de una transparencia de color una vez revelada. En cambio, hay toda clase de medios para influir en ka imagen hasta el momento de la exposición. Podemos restringirmos al área justa de sujeto para recoger lo que deseamos transmitir.
El lector encontrará en este libro todos estos controles con lo cual ahorrará película en unos experimentos de tanteo que el autor ya ha hecho para él. Aquí hay unas 300 fotos que ofrecen consejo y sugieren nuevas maneras de tomar fotografías improvisadas que no se nos habían ocurrido antes. :::
O guardião da cidade - Adilson Paes de Souza
O Volume Negro - Gordon Dahlquist
sábado, 3 de agosto de 2024
Afonsinho & Edmundo - A rebeldia no futebol brasileiro
Os Meninos de Deus - José Ribeiro Rocha
Portas fechadas - Como a Covid abalou a economia mundial
O Livreiro - Pedro Herz
As desigualdades sociais, a mulher e a liberdade no Direito
O belo sexo dos homens - Florence Ehnuel
::: Depois de quatro filhos e um traumático porém bem-resolvido divórcio aos 35 anos, a vida de solteira leva a filósofa francesa Florence Ehnuel para outra percepção sobre sua sexualidade, mais precisamente sobre sua relação com o órgão sexual masculino. Seu olhar torna-se uma zona erógena onde todos os prazeres, censurados durante muito tempo, são agora permitidos. Neste ensaio repleto de erotismo, referências filosóficas e descrições poéticas do pênis, a autora conduz seus leitores num passeio voyeurístico e libertador, que acaba por nos falar de uma crise típica de mulheres da sua geração, cuja suposta liberdade sexual esconde, na verdade, uma profunda repressão sexual. "Por mais de dez anos, partilhei com um marido o leito conjugal. Experimentei prazeres dos quais ainda me alegro (...). Contudo, o território do corpo masculino, que eu olhava, que passava por mim, continuava limitado a algumas sensações. (...) Eu apertava contra mim um homem nu, cobrindo-o de carícias, e o recebia na minha vagina, mas não me permitia aclamar ou conhecer plenamente o mais precioso e belo de seus atributos. Ficava na reserva, pudica, inquieta, insegura, pelo menos em parte; pelo menos de maneira inconsciente meu desejo não era totalmente livre ou liberado; ele era atrelado ainda, abarrotado de desconfortos, freado." Sem cair no clichê da literatura erótica, Florence faz uma reflexão quase filosófica de sua vida privada, falando com desenvoltura sobre seu casamento e os encontros amorosos que se seguiram à separação do marido, apesar de continuar vivendo com ele e os filhos na mesma casa: "Um dia, meu marido me disse que amava outra mulher e queria poder encontrar-se com ela livremente durante as férias e em alguns fins de semana. (...) Inicialmente, achei a situação difícil de enfrentar; foi perturbador. Mas logo constatei que eu não queria de modo algum impedir meu marido de aproveitar a oportunidade que a vida lhe oferecia de crescer. Em seguida, fui aos poucos descobrindo uma nova liberdade. Ao aceitar que ele se ausentasse quando quisesse, eu mesma procurei alimentar minha vida fora do lar (...). Tive assim uma segunda adolescência. Incluí novamente em meus planos o projeto de construir minha autonomia, e me senti bem.. :::