quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Aprenda a escrever - Francisco Silveira & Flavia Corradin

Aprenda a escrever, Francisco Maciel Silveira & Flavia Maria F. S. Corradin, Editora Cultrix, 1985, capa brochura, 183gr.

:::Acentuação, crase, introdução à dissertação e à narração :: Parônimos, homônimos :: Verbos defectivos :: Requerimento e concordância nominal :: Concordância verbal :: Colocação pronominal :: Regência verbal :: Vícios de linguagem :: Pontuação :: Construção de períodos :: Dissertação :: Narração e descrição :::

City - Alessandro Baricco

City, Alessandro Baricco, Editora Rocco, 2002, capa brochura, 315 páginas, 382gr.

 ::: O autor construiu o livro como uma cidade - as histórias são bairros, os personagens são ruas. Ruas que levam a várias situações, tantas e tão diversas que o leitor há de viajar pela cidade, refazendo seus caminhos. :::


Do Sebastianismo ao Socialismo em Portugal

Do Sebastianismo ao Socialismo em Portugal, Joel Serrão, Livros Horizonte, 2ª edição, 1969, capa brochura, 116 páginas, 18x12cm, 97gr. 

:::O Sebastianismo na estrutura do antigo regime português :: O arranque e o desenvolvimento da experiência liberal :: O projeto regenerador republicano :: Do socialismo ao anarquismo :: Bibliografia :::

Alimentação, Vida Material e Privacidade

Alimentação, Vida Material e Privacidade - Uma História Social, Jaime Rodrigues, Editora Alameda, 2011, capa brochura, 235 páginas, 266gr.

::: No presente e no passado recente, o apelo visual dos alimentos não se limita à propaganda. As vitrines de comidas, tanto de doces com confeitos elaborados como de pratos de culinárias específicas, também contribuem para que alimentação seja, hoje, um apetitoso espetáculo visual globalizado, acessível não só aos mais abastados, mas a quase toda a população. Atingindo a muitas pessoas, o espetáculo da alimentação ampliou ainda mais o espectro das vozes categorizadas para tratar do assunto. :::

O Romance Brasileiro - Olívio Montenegro

O Romance Brasileiro, Olívio Montenegro, Editora José Olympio, 2ª edição, 1953, capa brochura, 310 páginas, 466gr.

::: Romance e arte :: A primeira fase :: O romantismo :: José de Alencar :: Manuel Antônio de Almeida :: Alfredo de Taunay :: Aluízio Azevedo :: Inglez de Souza :: O romance psicológico :: Raul Pompéia :: Machado de Assis :: Lima Barreto :: O romance moderno :: e mais :::


quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Um amor - Dino Buzzati

 Um amor, Dino Buzzati, Nova Fronteira, 2ª edição, 2003, capa brochura, 287 páginas, 336gr.

::: "Ele era um cavalinho de carrossel e de repente o carrossel começara a girar desenfreadamente mais depressa mais depressa e quem o fazia girar assim era Laide, era Laide, era o outono, era o desespero, o amor. Assim, girando loucamente, ele cavalo perdera a forma de cavalo não passava de um festão branco, uma vibrante cortina branca de franjas douradas, não era mais ele, era um ser que antes ninguém conhecia e com o qual era impossível comunicar-se porque ele não ouvia ninguém, não podia ouvir, ele ouvia apenas a si próprio sibilar ao vento, para ele nada existia além dela, Laide, aquela assombrosa precipitação, e em meio ao turbilhão ele não podia sequer olhar o mundo ao redor, aliás todo o resto do universo deixara de existir, não existia mais, nunca existira, o pensamento de Antonio era inteiramente absorvido por ela, por aquela vertigem, e era um sofrimento era uma coisa terrível, nunca ele girara com tanto ímpeto, nunca se sentira tão vivo". :::

Da Bíblia aos múltiplos universos - Velhas e novas visões da eternidade

Da Bíblia aos múltiplos universos - Velhas e novas visões da eternidade, Gilson Gondim, Editora Ideia, 2005, capa brochura, 234 páginas, 294gr.

::: Citando autores católicos, protestantes, judeus, espíritas, deístas, ateus e agnósticos, e apresentando suas próprias pesquisas e reflexões, Gilson Marques Gondim joga um holofote e uma lupa sobre os problemas da Bíblia, recorrendo à filosofia, história, teologia, sociologia e análise textual, de modo abrangente, mas conciso e acessível. :::

Coração ferido - Enfrentar a dor é a melhor maneira de vencê-la

Coração ferido - Enfrentar a dor é a melhor maneira de vencê-la, Dick Innes, Editora Textus, 2000, capa brochura, 123 páginas, 167gr.

::: O propósito deste livro é ajudar o leitor a extrair um sentido da dor, lucrar com ela, amadurecer com o desgosto, e transformar a tristeza em alegria. ::: Reconheça a perda :: Aceite sua dor como algo normal :: Creia que isso também passará :: Não faça mau uso da sua dor :: Dê um tempo para curar-se :: Lamente-se agora :: Deixe o passado para trás :: Perdoe para libertar-se :: Proteja-se contra a reincidência :: Encare a solidão de cabeça erguida :: Entre num grupo de apoio :: Comprometa-se com o crescimento pessoal :: Entenda que o fracasso não é o fim :: Discipline seu pensamento :: Faça algo por outra pessoa :: Faça algo por você :: Cuide da sua saúde :: Seja um pensador responsável :::




Cartas do Papa João Paulo II aos sacerdotes

Cartas do Papa João Paulo II aos sacerdotes, EDUSC, 2000, capa brochura, 332 páginas, 378gr.

::: Para comemorar o Centenário da chegada das Apóstolas ao Brasil, publicamos um livro contendo as cartas de João Paulo II dirigidas aos sacerdotes por ocasião das Quintas-Feiras Santas desde o primeiro ano de seu pontificado. Queremos, com esta publicação, reafirmar nossa fidelidade à Igreja de Cristo, no Ano da Graça de Seu Jubileu - 2000, expressando nossa gratidão aos Bispos e Sacerdotes que acompanharam a nossa caminhada amparando-nos, confortando-nos, orientando-nos, perdoando-nos. :::

Réquiem por um Coração de Vidro - David Lindsey

Réquiem por um Coração de Vidro, David Lindsey, Editora Rocco, 1999, capa brochura, 446 páginas, 529gr. 

::: No mundo do crime organizado internacional, duas adversárias mortais se unem para destruir um inimigo comum. Irina, uma assassina de aluguel fria e calculista e Cate, agente secreta do FBI, se conhecem nos subterrâneos das máfias russa, chinesa e italiana às vésperas do fechamento de um grande acordo de cooperação para o monopólio do crime em todo o mundo. Misteriosamente escravizada por Krupatin, o chefe da máfia russa, Irina só tem um objetivo, matá-lo. Infiltrada no primeiro escalão da máfia russa, Cate só tem uma missão: capturá-lo. Mas, em meio à violenta concorrência entre as máfias, as duas precisarão se unir se quiserem sobreviver. :::


O Livro das Noites - Sylvie Germain

O Livro das Noites, Sylvie Germain, Editora Rocco, 1987, capa brochura, 271 páginas, 274gr.

::: Criado com extrema sensibilidade, este romance diferente extrai sua força e sua beleza impressionantes do mais profundo reduto da imaginação: os sonhos, as lendas. Contudo, é também um retrato de nossa época, cuja dramática atualidade é reforçada pelas imagens surpreendentes e fantásticas, expressivas do sentimento e da memória do tempo presente. Por cem anos, Victor-Flandrin Péniel e seus quinze filhos percorrem o trajeto de esperanças e sofrimentos que, dos costumes ancestrais do sul da França, levam à tragédia universal da Segunda Guerra. Das cinzas do esquecimento e da História, como da terra tantas vezes semeada e banhada em sangue, brota o enredo mágico deste livro. :::


A Casa Vazia - Rosamunde Pilcher

A Casa Vazia, Rosamunde Pilcher, Bertrand Brasil, 2001, capa brochura, 203 páginas, 258gr.

::: O sonho secreto de Virginia Keyle é poder ter a oportunidade de uma segunda chance no amor.

Aos vinte e sete anos, a vida lhe ensinou uma grande lição - de nada serviu ter casado tão jovem com um homem esnobe e rico, mas totalmente controlado pela mãe; ter vivido seus anos de casamento sentindo-se solitária e refém numa mansão na Escócia; e quase ter perdido o amor dos filhos ao permitir que a avó paterna e uma babá que há anos servia à família do marido controlassem as rédeas da educação das crianças. :::


Contos de amor rasgados - Marina Colasanti

Contos de amor rasgados, Marina Colasanti, Editora Rocco, 1986, capa brochura, 208 páginas, 215gr.

::: Aliando a inteligência de seus ensaios à criatividade da ficção, Marina Colasanti prossegue em sua incursão pelos múltiplos desdobramentos do tema amor.
São minicontos, pequenas fábulas ou talvez curtos poemas em prosa. Delicados, perturbadores, surpreendentes. O misto de estranhamento e identificação que cada texto provoca nos acompanha para além do ponto final. Estas histórias rasgadas de amor e de um amor rasgado despertam emoção e olhar crítico num dos momentos marcantes da carreira da autora. :::

As fêmeas - Marcelo Rubens Paiva

As fêmeas, Marcelo Rubens Paiva, Brasiliense, 2ª edição, 1994, capa brochura, 174 páginas, 218gr.

Crônicas
ISBN: 8526706667

::: Como colunista da Folha, Marcelo Rubens Paiva instiga o leitor, provoca reações, levando ao jornalismo elementos da linguagem ficcional, vasculhando as origens do sentimento mais presente nas discussões deste fim de século: o preconceito. Quase como testemunha involuntária da história, presencia as mudanças de hábitos sexuais trazidas pelo vírus da Aids, entra na discussão sobre preconceitos contra homossexuais, deficientes físicos, divaga sobre os mistérios da condição feminina e duvida de verdades solidificadas culturalmente, como, "Jovem, ao completar 18 anos, aliste-se". :::

As aventuras sexuais de Luis Ensinada - Vinicius Vianna

As aventuras sexuais de Luis Ensinada, Vinicius Vianna, Editora Record, 2000, capa brochura, 348 páginas, 436gr.

::: Separado há três anos, Roni não teve nenhum relacionamento, caso ou mesmo sexo casual desde que a ex-mulher lhe deu um fora. Mora com o filho e filha, com a ex - uma atriz de sucesso por quem ainda é completamente apaixonado - e com o namorado dela, sem se importar com os cochichos dos vizinhos e com o acabrunhamento do filho. Apesar de ser um pai padrão e moderninho, não disfarça seu conservadorismo ao esconder dos filhos sua verdadeira profissão: escritor de livros pornográficos vendidos em banca, nos quais dá vida a Luis Ensinada, seu alter ego ficcional e seu oposto. :::

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

A noiva judia - Pedro Paixão

A noiva judia, Pedro Paixão, Editora Gryphus, 2004, capa brochura, 94 páginas, 162gr. 

::: "Ela andava de um lado para o outro em bicos de pés como se flutuasse sobre o tapete. Dizia: - Bem, o que é que vamos fazer? Eu não dizia nada, sentado no sofá negro. Olhava-a ir e vier com o cigarro ora na boca ora na mão, a cinza quase a cair.
- Não te apetece fazer nada? - insistia." :::

A história da Lili - A terrorista e o mestre de masturbação

A história da Lili - A terrorista e o mestre de masturbação, Lillian Salles de Oliveira Paes, Edição da Autora, 2006, capa brochura, 328 páginas, 392gr.

::: Conhecer Lillian Paes é viver a experiência dos extremos, uma viagem entre o telúrico e o cósmico, sem nunca saber ao certo onde vamos tocar: ela tem a capacidade de manifestar simultaneamente a lua e o sol, a negra tempestade e o plácido céu azul. Comecei a ler o seu relato e logo nas primeiras páginas perdi o fôlego pela intensidade de suas experiências, devorando em apenas algumas horas a vida dessa criança-mulher. :::


Introdução à Filosofia - Tomo 2 - Parte Quarta - Empirismo Inglês

Introdução à Filosofia - Tomo 2 - Parte Quarta - Empirismo Inglês, Roland Corbisier, Civilização Brasileira, 1997, capa brochura, 430 páginas, 504gr. 

::: Francis Bacon :: Vida e obra :: Instauratio Magna :: Novum Organum :: John Locke :: Vida e obra :: Teoria do conhecimento :: Pensamento político :: Pedagogia :: Sobre a tolerância :: Georges Berkeley :: Vida e obra :: Caderno de notas :: Nova teoria da visão :: Teoria do conhecimento :: Alciphron ou o pequeno filósofo :: Diálogo entre Hylas e Philonous :: Siris :: David Hume :: Vida e obra :: Tratado da natureza humana :: Pensamento político :: Estética :: Investigação sobre o entendimento humano :: História natural da religião :: Bibliografia sumária :::

Beppo - Uma História Veneziana - George G. Byron

Beppo - Uma História Veneziana, George G. Byron, Editora Nova Fronteira, 2ª edição, 2003, capa brochura, 169 páginas, 200gr.

::: Em pouco mais de um mês, no outono de 1817, Byron escreveu a primeira de suas três obras-primas em oitava-rima: "Beppo: a Venetian story". Era bem diversa de tudo que ele escrevera até então. Diferente das narrativas anteriores, era satírica e não romanesca; diferente das satíricas anteriores, era narrativa e não dissertativa. O enredo é pouco mais que uma anedota, mas nas infindáveis digressões, a voz do narrador tece um divertido panorama da sociedade veneziana da época, entremedado de farpas dirigidas à Inglaterra, às instituições inglesas e aos poetas ingleses de seu tempo. :::

A morte do Rei Tsongor - Laurent Gaudé

A morte do Rei Tsongor, Laurent Gaudé, Nova Fronteira, 2004, capa brochura, 191 páginas, 222gr.

::: No coração de uma África ancestral, o velho Tsongor, rei de Massaba, soberano de um império imenso, prepara-se para casar a filha. No dia do casamento, porém, surge um segundo pretendente. Começa então uma guerra. Como Tróia sitiada, Massaba resiste; como Tebas, torna-se presa do ódio. O rei morre, mas não pode descansar em paz na cidade devastada. Seu filho mais novo, Suba, recebe a missão de percorrer o continente a fim de construir sete túmulos à imagem do que fora o venerado rei Tsongor. :::


A órbita dos caracóis - Reinaldo Moraes

A órbita dos caracóis, Reinaldo Moraes, Companhia das Letras, 2003, capa brochura, 220 páginas, 288gr. 

::: Os satélites não ficam para sempre pendurados no céu. E as iguarias que nos deliciam na Terra nem sempre contribuem para nossa sobrevivência. Que o diga Juliana, linda burguesinha paulistana, apreciadora de escargots franceses, ex-hacker e apaixonada pelo Tota, um brilhante bioquímico, rico em pressentimentos perturbadores, mas pobre em saldo bancário. :::


Parentes e amigos - Anita Brookner

Parentes e amigos, Anita Brookner, Editora Rocco, 1988, capa brochura, 178 páginas, 216gr. 

::: Anita Brookner, autora de "Hotel do Lago", constrói nesse livro um retrato sutil e emocionante dos sonhos e frustrações de uma próspera família burguesa da primeira metade do século.
Sofka Dorn, doce e gentil matriarca, controla com pulso firme sua casa e seus quatro filhos temperamentais. Protegendo-os, criticando-os, amando-os, alguns deles em excesso. À medida que o tempo passa, os amores e ambições de cada um se chocam com suas expectativas, desenhando-se com uma agressividade cada vez mais eloquente.
Anita Brookner conta a história dessa família em tudo e por tudo singular, num texto saudado pela crítica internacional como uma verdadeira joia de ironia, elegância, inteligência e concisão. :::

Hotel Yoga - Histórias da Índia - Maura Moynihan

Hotel Yoga - Histórias da Índia, Maura Moynihan, Editora Seoman, 2008, capa brochura, 212 páginas, 250gr.

::: De forma inspirada e envolvente, Maura Moynihan nos transporta para a Índia em Hotel Yoga. Em seis fascinantes histórias, ela mostra um país de grandes contradições, onde a tradição indiana convive com a modernidade, religiões milenares se misturam ao caos urbano e indianos se relacionam com estrangeiros. :::

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Homens de um Livro Só - O Fundamentalismo no Islã

Homens de um Livro Só - O Fundamentalismo no Islã, Mateus Soares de Azevedo, Editora Nova Era, 2008, capa brochura, 126 páginas, 187gr.

::: Para compreender o fenômeno do fundamentalismo, tão difundido e desafiador para os dias de hoje, este livro constitui uma confiável introdução. De forma inédita, ele apresenta e explica os princípios e as ideias nos quais estão baseados os movimentos fundamentalistas. Oferece também um panorama histórico e geográfico das principais correntes militantes nas diversas religiões. :::


A herança colonial da América Latina - Ensaios de dependência econômica

A herança colonial da América Latina - Ensaios de dependência econômica, Stanley J. Stein & Barbara H. Stein, Editora Paz e Terra, 4ª edição, 1977, capa brochura, 158 páginas, 204gr.

"A importância deste livro está em demonstrar que a forma peculiar de dependência colonial na América Latina foi quase inexoravelmente seguida pelo neocolonialismo dos séculos XIX e XX". Hobsbawn :::


A luz que não se apaga - Carlos Alberto de Nóbrega

A luz que não se apaga, Carlos Alberto de Nóbrega, Editora Novo Século, 2004, capa brochura, 184 páginas, 243gr.

::: Neste livro, vocês terão momentos engraçados, tristes e dolorosos. Não tenho a pretensão de querer ensinar alguém a viver. Não desejo ser mais forte que ninguém. Pretendo sim, desejo sim passar meus momentos tanto felizes quanto sofridos - e como os encarei - e mostrar a força de um homem que conheci como ninguém: meu melhor amigo. Um mestre. Um guerreiro. :::


Inventamos Ou Erramos - Simón Rodríguez

Inventamos Ou Erramos, Simón Rodríguez, Editora Autêntica, 2016, capa brochura, 237 páginas, 300gr.

::: No Brasil, Simón Rodríguez é um ilustre desconhecido. Suas obras não foram traduzidas para o português e têm sido muito pouco lidas nestas terras. Em certo sentido, não parece um dado menos importante que, nas paragens de Paulo Freire, Simón Rodríguez – que deu um sustento filosófico notável à educação popular no século XIX e talvez seja o primeiro idealizador e realizador de uma escola popular de verdade, absoluta, sem condições – quase não tenha sido lido no Brasil. Acreditamos que é necessário impulsionar essa leitura e confiamos que a tradução da antologia que apresentamos aqui seja um dos primeiros passos de um caminho muito mais extenso. :::

sábado, 17 de agosto de 2024

Tendências na comunicação - Marília Levacov

Tendências na comunicação, Marília Levacov, Editora L&PM, 1998, capa brochura, 152 páginas, 369gr.

 ::: Do analógico ao digital: a comunicação e a informação no final do milênio - Marília Levacov :: A metologia do jornalismo: breve excurso sobre a natureza de um conflito - Luis Milman :: Por uma pedagogia da imagem - Carlos Gerbase :: O saber e a paixão do jornalismo - Sergio Endler :: O digital na comunicação - Flávio Vinicius Cauduro :: O novo rádio Pós-Fordista - Luiz Artur Ferraretto :: Dona Maria e os jacarandás - Beatriz Marocco :: Ética na comunicação e na vida cotidiana - Cosette Castro :: e mais :::

Luvas vermelhas - Eginald Schlattner

Luvas vermelhas, Eginald Schlattner, Editora E. Realizações, 2014, capa brochura, 568 páginas, 730gr.

::: Luvas Vermelhas narra a história de um jovem escritor – promissor e idealista – que é preso, certo dia, pelos comunistas que com violência comandam a Romênia na década de 1970. Enviado a uma prisão e interrogado e torturado ao longo dos dois anos seguintes, ele inicialmente não consegue compreender nem mesmo os motivos por trás de seu encarceramento, resistindo de todas as formas a oferecer qualquer tipo de informação a seus interrogadores. Com o tempo, porém, suas forças vão sendo minadas pelos abusos físicos e psicológicos, e o rapaz começa a enxergar o mundo de maneira mais cínica e pragmática. :::


Histórias de conversas de mulher

Histórias de conversas de mulher, Mary del Priore, Editora Planeta, 2017, capa brochura, 304 páginas, 431gr.

::: Namoros com homens mais jovens. A paixão por usar botinhas de salto. Corpo trabalhado artificialmente para projetar seios e nádegas e assim ficar mais voluptuoso. O uso de cremes com ingredientes naturais para clarear a pele. Sim, a vida de algumas sinhás do século XVIII lembra a de uma mulher do século XXI... mas só na aparência.
Foram necessários mais de 200 anos para que as mulheres conquistassem direitos que permitem a livre expressão e o exercício da cidadania: votar, usar anticoncepcionais, divorciar-se, ir à praia de biquíni, ocupar cargos de alto escalão em empresas multinacionais e muitas outras coisas.
Este livro instigante revela como evoluiu - e se revolucionou - a vida das brasileiras, dos tempos da colônia portuguesa aos dias atuais. :::

A Inquietude Moral e a Vida Humana - Monique Canto Sperber

A Inquietude Moral e a Vida Humana, Monique Canto Sperber, Editora Loyola, 2005, capa brochura, 285 páginas, 416gr.

 ::: O exame filosófico da condição humana é a fonte de toda reflexão ética sobre a existência. Ciente de que a tarefa da filosofia moral é libertar a reflexão ética dos preconceitos e guiá-la na apreciação dos conflitos e na formulação de critérios e de normas de ação, neste livro a autora trata com a tarefa mais antiga da filosofia: pensar a vida humana. :::

The Visionary Window - A Quantum Physicists Guide to Enlightenment

The Visionary Window - A Quantum Physicists Guide to Enlightenment, Amit Goswami, Quest Book, 2000, capa dura com sobrecapa de papel, 320 páginas, 717gr.

 ::: Foreword by Deepak Chopra :: Que Quantum Leap :: The Fall of Materialist Ontology :: Do we create our own reality? :: Quantum questions and answers :: The New Cosmology :: Reconciling scientific and spiritual cosmologies :: Bringing consciousness into evolution :: How the new science champions sacred cosmology :: The science and spirit of reincarnation :: Cosmology questions and answers ::Creativity in science and spirituality :: Inner creativity :: The science of ritual and ethics :: The spiritual journey :: Vital body creativity and the meaning of Tantra :: e mais :::

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Um sertanejo e o sertão - Moxotó brabo - Três ribeiras

Um sertanejo e o sertão - Moxotó brabo - Três ribeiras, Ulysses Lins de Albuquerque, Editora Itatiaia, 1989, capa brochura, 308 páginas, 452gr.

::: Na era de Quinca Ingá :: Da Fazenda Pantaleão para a escola :: O professor Moreira :: O sacristão Ferreirinha :: O capitão Tonho :: Ecce Homo! :: O coronel Chico Bernardo :: Mudança de sistema político :: Barão do Buíque :: Tenente Frederico :: Casimiro Honório :: Eleições a bico de pena :: José Vicente :: A febre amarela :: Aparição de Nossa Senhora :: Debelação da pandemia :: O curandeiro Trevas :: Cantadores :: O cego cantador Antônio Açudinho :: Quequê, o glosador :: Joaquim Padre - distúrbio na igreja :: Milagres do Juazeiro :: e mais :::


 

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Servo da noite - Michel Host

Servo da noite, Michel Host, Editora Rocco, 1988, capa brochura, 269 páginas, 317gr.

::: Investigação policial, romance psicológico ou fábula moderna, o primeiro livro de Michel Host aqui publicado é de difícil classificação, tal a riqueza de ângulos que propicia ao leitor a cada cena, a cada página. Prêmio Goncourt, o mais cobiçado do mundo literário europeu, "Servo da noite" conta a história de Philippe Archer que, aos quarenta anos, bem sucedido financeiramente, se defronta com uma profunda crise existencial. O presente não o interessa, o futuro o repugna. Só o passado se constitui no frágil motor de sua ação. Como teseu, ele procura voltar atrás no fio do tempo. E sai obstinadamente à procura de uma verdade que poderá deixá-lo marcado para sempre. :::

Um Despertar Planetário - Kathy Newburn

Um Despertar Planetário, Kathy Newburn, Editora Pensamento, 2011, capa brochura, 214 páginas, 305gr.

:: Espiritualidade; Religiões de natureza; Esoterismo.

::: Quando testemunhamos os acontecimentos que assolam o nosso planeta, constatamos que o futuro está em jogo. Inicia-se uma época há muito antevista nos textos proféticos do mundo todo, quando grandes eventos devem ocorrer e mestres iluminados - conhecidos como Mahatmas - voltarão a se manifestar. A humanidade está se aproximando rapidamente do limiar de uma transformação espiritual e cultural sem precedentes na história da vida na Terra. :::



Cães de Babel - Carolyn Parkhurst

Cães de Babel, Carolyn Parkhurst, Editora Objetiva, 2004, capa brochura, 271 páginas, 382gr.

::: Até onde podemos dizer que conhecemos as pessoas que mais amamos? Que mistérios elas escondem em seu íntimo? Que máscaras usam? São essas as perguntas com as quais Paul Iverson e depara quando Lexy, a mulher que ama, é encontrada morta no quintal de sua casa. Obcecado por saber se a morte foi uma acidente ou um suicídio, Paul mergulha em uma busca inusitada e profunda cuja grande revelação é que as pessoas que pensamos conhecer melhor podem se revelar as mais enigmáticas. :::




Amor e lixo - Ivan Klíma

Amor e lixo, Ivan Klíma, Editora Record, 1993, capa brochura com sobrecapa de papel, 236 páginas, 294gr.

::: "Amor e lixo" revela ao leitor brasileiro o talento, a sensibilidade e o estilo impecável de Ivan Klíma, autor cuja obra esteve proibida durante anos em sua Tchecoslováquia. Baseado em sua própria experiência, ele narra a história  de um escritor que se emprega como gari em Praga depois de ter seus originais rejeitados pelas editoras estatais. As recordações da infância do personagem pontuam este romance, que tem no amor o verdadeiro fio condutor da narrativa, e no lixo uma alegoria perfeita para o processo de aniquilamento da alma sob um regime opressor. :::

Rubaiyat - Omar Khayyam

Rubaiyat, Omar Khayyam, Ediouro, 2004, capa brochura, 147 páginas, 227 páginas. 

::: Faz sentido que seja Manuel Bandeira o tradutor de Omar Khayyam, aquele poeta persa do século XI, que com poemas escritos em forma de quadras, chamados "Rubaiyat", tornou-se um dos autores mais populares do mundo. Faz sentido porque a obra de Bandeira, iniciada na estética do "decadentismo", tem algo a ver com o sempre referido hedonismo de Omar Khayyam e a celebração de vinhos e mulheres. Bandeira, nessa edição optou por trabalhar sobre a tradução francesa de Toussaint (1923), pois achava que a edição inglesa de FitzGerald (1859), que popularizou Khayyam no Ocidente, sendo "primorosa" do ponto de vista literário, é, do ponto de vista da fidelidade ao texto original, "inaproveitável". :::

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

La Practica de la Fotografia en Color - Gösta Skoglund

La Practica de la Fotografia en Color, Gösta Skoglund, Ediciones Omega, 1977, capa dura, 215 páginas, 336gr.

::: Es muy poco lo que realmente podemos hacer para cambiar la aparencia de una transparencia de color una vez revelada. En cambio, hay toda clase de medios para influir en ka imagen hasta el momento de la exposición. Podemos restringirmos al área justa de sujeto para recoger lo que deseamos transmitir.

El lector encontrará en este libro todos estos controles con lo cual ahorrará película en unos experimentos de tanteo que el autor ya ha hecho para él. Aquí hay unas 300 fotos que ofrecen consejo y sugieren nuevas maneras de tomar fotografías improvisadas que no se nos habían ocurrido antes. :::


O guardião da cidade - Adilson Paes de Souza

O guardião da cidade, Adilson Paes de Souza, Editora Escrituras, 2013, capa brochura, 252 páginas, 316gr.

::: No desempenho de sua função social, a polícia tem sido alvo constante de atenção e de críticas. Na maior parte delas, as análises são contaminadas por uma polarização primária em que são apontados com uma nitidez ilusória os mocinhos e os bandidos, o bem e o mal. Neste livro, resultado da dissertação de mestrado de Adilson P. Souza, foi analisado o desenvolvimento da educação em direitos humanos no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, seus reflexos na atividade policial e seus efeitos na sociedade. Visando demonstrar o que leva um policial a cometer assassinatos, o livro apresenta entrevistas com ex-policiais militares que cumpriram pena pela prática de homicídios, caracterizados como execução sumária extrajudicial, onde são expostos os estímulos e as razões que os levaram a praticar tais delitos. O autor, oficial da Polícia Militar, se vale de sua experiência para abordar temas tão importantes e atuais, sob uma ótica “de dentro para fora”, o que é um fato inusitado.Souza aprofunda em temas como a educação de baixa qualidade em direitos humanos na formação e treinamento desses policiais, apontada como uma das causas da violência e os desvios de conduta praticados por eles. Segundo demonstra seu estudo, em 2000 eram aplicadas 144 horas/aula de direitos humanos contra 90 horas/aula, aplicadas no início de 2013, o que representa 1,47 da carga horária do curso. Atualmente, verifica-se novo decréscimo no número de horas/aula.O autor afirma também que “existe razão na preocupação de entidades nacionais e internacionais com a violência na sociedade brasileira. O quadro é considerado grave. Fiz o estudo e ouvi os policiais por acreditar que a mudança da situação passa por melhorias na educação do policial.” Souza defende ainda uma maior participação da sociedade visando a criação de um tipo de educação de perfil crítico, com debates mais transparentes e ativa participação popular.. :::

O Volume Negro - Gordon Dahlquist

O Volume Negro, Gordon Dahlquist, Suma de Letras, 2012, capa brochura, 447 páginas, 606gr.

::: Continuação de "O devorador de sonhos", inebriante romance de estreia de Gordon Dahlquist, "O volume negro" leva os leitores a uma passeio pela Europa vitoriana, numa jornada repleta de obstáculos e perigosas escolhas. Correndo risco de vida constante, Celeste precisa desvendar o segredo da fabricação dos livros de vidro azul - e as respostas serão as mais inesperadas. :::

sábado, 3 de agosto de 2024

Afonsinho & Edmundo - A rebeldia no futebol brasileiro

Afonsinho & Edmundo - A rebeldia no futebol brasileiro, José Paulo Florenzano, Editora Musa, 1998, capa brochura, 254 páginas, 295gr.

::: O estimulante livro de José Paulo Florenzano focaliza a produção do jogador-disciplinar exigido pela modernização de nosso futebol iniciada nos anos 60. Todavia, envolto no interior das malhas da disciplina, no sentido de Michel Foucault, a resistência enquanto contestação a esse poder esteve e ainda está presente em nossa realidade, em nossos gramados. Essa rebeldia, como demonstra a pesquisa do autor, desdobrou-se em um questionamento sobre o poder que aprisiona o corpo através da "Lei do Passe" e a Disciplina que objetiva gerir a vida dos jogadores. :::

Os Meninos de Deus - José Ribeiro Rocha

Os Meninos de Deus, José Ribeiro Rocha, Editora Novo Século, 2012, capa brochura, 516 páginas, 702gr.

::: Agora, em "Os Meninos de Deus" , ele e seus companheiros se encontram sob a guarda de um orfanato religioso onde, longe de serem protegidos e tutelados como esperavam, são submetidos a várias formas de violência. Nesta outra etapa de sua história, as crianças já cresceram e se encontram na chamada Casa do Meio, destinada aos adolescentes. Ali, são vítimas de abusos físicos, sexuais e morais, em um cenário de violência que supera qualquer limite, sem que haja qualquer menção a alguma intervenção salvadora daqueles que deveriam ser os "cuidadores". Pelo contrário, não raro, são exatamente esses que se transvestem em abusadores, ou são coniventes às ações de outros. Tudo é envolto em um espesso silêncio de moralismo e religiosidade, que nem de longe consegue esconder o terror que circunda dia e noite o ambiente institucional. :::

Portas fechadas - Como a Covid abalou a economia mundial

Portas fechadas - Como a Covid abalou a economia mundial, Adam Tooze, Editora Todavia, 2021, capa brochura, 384 páginas, 584gr.

::: Em 2020, fábricas fecharam, pessoas perderam o emprego, trabalho e ensino à distância exacerbaram as diferenças sociais. Neste livro de excepcional fôlego e amplitude, o autor faz uma análise abrangente do que chamou de "crise do coronavírus", abordando não apenas o impacto na economia global e suas consequências geopolíticas, mas também seus efeitos na ciência, no meio ambiente, na educação, na cultura e no comportamento dos indivíduos. :::

O Livreiro - Pedro Herz

O Livreiro, Pedro Herz, Editora Planeta, 2017, capa brochura, 224 páginas, 357gr.

::: Impulsionada pela necessidade de complementar a renda da família, Eva Herz - imigrante judia que veio para o Brasil fugindo da perseguição nazista - decidiu investir na compra de alguns best-sellers para alugar a seus compatriotas alemães em São Paulo. A engenhosa iniciativa deu origem, em 1947, à Biblioteca Circulante, que posteriormente se estabeleceria no cenário nacional como Livraria Cultura, marco artístico e cultural da cidade e referência quando o assunto é leitura. Em "O livreiro", Pedro Herz, filho mais velho do casal Eva e Kurt, faz um relato biográfico de como a família se firmou na nova cidade e, mais do que isso, fundou a livraria de maior pulsação cultural do país. Uma história de empreendedorismo que rendeu a Pedro experiências marcantes - como conhecer o pai de Anne Frank durante os anos em que viveu na Suíça ter o poetinha Vinicius de Moraes autografando o livro Falso mendigo em um engraçado episódio que se deu em 1978 além de vivenciar umas das mais significativas manifestações da sociedade civil brasileira pelo fim do regime militar durante o lançamento, na Livraria Cultura, da obra O que é isso companheiro?.Um livro inspirador, que apresenta a trajetória admirável do empreendedor cultural Pedro Herz, e vai além, promovendo importantes reflexões sobre o futuro da leitura no Brasil e sobre a história de uma livraria que, nas palavras do escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, só São Paulo faria. :::

As desigualdades sociais, a mulher e a liberdade no Direito

As desigualdades sociais, a mulher e a liberdade no Direito, Régis Fernandes de Oliveira, Editora Novo Século, 2020, capa dura, 176 páginas, 420gr.

::: O país atravessa uma fase de inúmeras dificuldades. Sociologicamente, há um brutal abismo entre ricos e pobres. Nesse contexto, surgem várias indagações. Como as verbas orçamentárias devem ser distribuídas? E como o Governo, calcado no Congresso Nacional, buscará a justa distribuição dos recursos de modo a diminuir tais desigualdades? Neste compilado, fruto de importantes discussões no universo acadêmico, o professor e jurista de carreira Régis Fernandes de Oliveira explora mais a fundo ao discutir se a pobreza é um problema jurídico e se o orçamento é instrumento de dominação. E, com enfoque em pautas mais polêmicas, o autor aborda sobre o posicionamento de entidades federativas a respeito de políticas públicas para inclusão social de presos, das comunidades LGBTQ e das carentes em geral. Na obra, ainda estão incluídas reflexões essenciais relativas à mulher. Em que plano se coloca a mulher? Como introduzir políticas públicas para as questões de gênero, violência, problemas psicológicos, e como promover a participação eleitoral? Em suma, tantas são as questões à procura de respostas. Lograr soluções? Longe disso, é preciso buscá-las, analisando estatísticas, apresentando dados, apelando à literatura. Essa é a proposta do livro. :::

O belo sexo dos homens - Florence Ehnuel

O belo sexo dos homens, Florence Ehnuel, Editora Objetiva, 2009, capa brochura, 108 páginas, 165gr. 

::: Depois de quatro filhos e um traumático porém bem-resolvido divórcio aos 35 anos, a vida de solteira leva a filósofa francesa Florence Ehnuel para outra percepção sobre sua sexualidade, mais precisamente sobre sua relação com o órgão sexual masculino. Seu olhar torna-se uma zona erógena onde todos os prazeres, censurados durante muito tempo, são agora permitidos. Neste ensaio repleto de erotismo, referências filosóficas e descrições poéticas do pênis, a autora conduz seus leitores num passeio voyeurístico e libertador, que acaba por nos falar de uma crise típica de mulheres da sua geração, cuja suposta liberdade sexual esconde, na verdade, uma profunda repressão sexual. "Por mais de dez anos, partilhei com um marido o leito conjugal. Experimentei prazeres dos quais ainda me alegro (...). Contudo, o território do corpo masculino, que eu olhava, que passava por mim, continuava limitado a algumas sensações. (...) Eu apertava contra mim um homem nu, cobrindo-o de carícias, e o recebia na minha vagina, mas não me permitia aclamar ou conhecer plenamente o mais precioso e belo de seus atributos. Ficava na reserva, pudica, inquieta, insegura, pelo menos em parte; pelo menos de maneira inconsciente meu desejo não era totalmente livre ou liberado; ele era atrelado ainda, abarrotado de desconfortos, freado." Sem cair no clichê da literatura erótica, Florence faz uma reflexão quase filosófica de sua vida privada, falando com desenvoltura sobre seu casamento e os encontros amorosos que se seguiram à separação do marido, apesar de continuar vivendo com ele e os filhos na mesma casa: "Um dia, meu marido me disse que amava outra mulher e queria poder encontrar-se com ela livremente durante as férias e em alguns fins de semana. (...) Inicialmente, achei a situação difícil de enfrentar; foi perturbador. Mas logo constatei que eu não queria de modo algum impedir meu marido de aproveitar a oportunidade que a vida lhe oferecia de crescer. Em seguida, fui aos poucos descobrindo uma nova liberdade. Ao aceitar que ele se ausentasse quando quisesse, eu mesma procurei alimentar minha vida fora do lar (...). Tive assim uma segunda adolescência. Incluí novamente em meus planos o projeto de construir minha autonomia, e me senti bem.. :::


A Prova do Mel - Salwa Al-neimi

A Prova do Mel, Salwa Al-Neimi, Editora Objetiva, 2009, capa brochura, 150 páginas, 221gr.

::: Um livro de confissões, um romance polêmico em que uma poeta síria vivendo em Paris reconta abertamente sua vida sexual, desafiando preceitos islâmicos e tabus da sociedade contemporânea. Como uma Sherazade moderna, ela cria histórias dentro de histórias, reconta o que ouviu de outros e descreve suas experiências com homens anônimos, que são vários e um só, numa busca insaciável pela descoberta de seu corpo. :::

História dos Costumes 3 - O homem e o objecto

História dos Costumes 3 - O homem e o objecto, Jean Poirier, Editorial Estampa, 1999, capa dura, 26x19cm, ilustrado, 298 páginas, 655gr.

::: O homem, o objecto e a coisa :: O vestuário nas sociedades tradicionais :: As modas vestimentares na sociedade ocidental :: História do mobiliário :: História dos equipamentos colectivos :::

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Alagoas nos tempos do cólera - Luiz Sávio de Almeida

Alagoas nos tempos do cólera, Luiz Sávio de Almeida, Editora Escrituras, 1996, capa brochura, 121 páginas, 220gr.

::: "Alagoas nos tempos do cólera" nos aproxima daqueles mortos que o Cólera levou em 1856 e em 1862, recorrendo com muito critério a uma vasta documentação de arquivos e a uma riquíssima tradição regional e familiar. O esforço teórico empreendido na contraposição entre os procedimentos eruditos da pesquisa historiográfica de ponta e os processos sutilíssimos da memória não se descola de um determinado espaço/tempo tão ciosamente tecido no texto que nos aprisiona em suas malhas, arregaça as nossas mangas e nos assenta num velho banco de pelar porco para trabalhar com Luiz Sávio de Almeida. :::