segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Tatiana Leskova - Uma bailarina solta no mundo

Tatiana Leskova - Uma bailarina solta no mundo, Suzana Braga, Lacerda Editores, 2005, capa brochura, 407 páginas, 449gr.

::: "O livro que o leitor tem agora em mãos registra com minúcias a vida de Tatiana Leskova, como se, contando sua história, sua dança, suas paixões, seus prazeres, suas tristezas e alegrias, resgatasse em todos que um dia a viram dançar, algum momento daquele tempo perdido.
Não, não resgata. Mas, ao contar sua história, registra no branco da página uma vida que, aqui no Brasil, foi um dos mais fortes elementos na construção de uma tradição em dança. Falar em tradição, nesse país, é deifícil. Falar em tradição em dança, então, é quase um milagre. Tatiana Leskova não deixou que o tempo se perdesse nessa história, reescrevendo, durante gerações, nos corpos de seus bailarinos, o que se tornaria História, o que se tornaria tradição". - R. Pereira

O Falador - Mario Vargas Llosa

O Falador, Mario Vargas Llosa, Editora Francisco Alves, 1988, capa brochura, 216 páginas, 256gr.

::: Duas narrativas alternam-se em "O Falador" para nos contar o verso e o reverso de uma história singular. De um lado, o narrador principal evoca as recordações de um companheiro de juventude em Lima, apelidado Mascarita, fascinado por uma pequena cultura primitiva; de outro, um anônimo contador ambulante de histórias - um "falador" -, testemunha da memória coletiva dos índios machiguengas da Amazônia peruana, conta-nos, em uma linguagem incomum de poesia e de magia, a própria existência, a história e os mitos de seu povo. :::

sábado, 25 de outubro de 2025

Caiu do céu - Heidi W. Durrow

Caiu do céu, Heidi W. Durrow, Editora Leya, 2012, capa brochura, 280 páginas, 390gr.

::: Após uma fatídica manhã no terraço de um prédio em Chicago, a jovem Rachel torna-se a única sobrevivente de uma tragédia familiar e é forçada a se mudar para uma cidade estranha, tendo como tutora sua severa avó. Rachel, que até então havia sido criada como uma menina branca, agora se vê em uma comunidade completamente diferente. E, ao mesmo tempo que sua mente adolescente tenta entender a morte de sua mãe, ela também continua se perguntando por que tem de ser definida pela cor de sua pele e qual justificativa existe para que rótulos digam mais sobre o que ela é, em um mundo que insiste em classificá-la ora como negra, ora como branca. :::

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Dezajustada - Maria Beaumont

Dezajustada, Maria Beaumont, Bertrand Brasil, 2009, capa brochura, 336 páginas, 488gr.

::: "Dezajustada" é uma história de morrer de rir sobre como ficar com um corpo dez, tentar se ajustar e acabar num desajuste total. Ah, sim, e sobre o que é ter um pai gorduchão e, ainda por cima, grego. ::: 

Padres, celibato e conflito social - Kenneth P. Serbin

Padres, celibato e conflito social - Uma história da Igreja Católica no Brasil, Kenneth P. Serbin, Companhia das Letras, 2008, capa brochura, 446 páginas, 699gr.

::: Este livro, apoiado em monumental pesquisa e escrito de maneira apaixonada e envolvente, analisa o modo como os padres católicos do Brasil adaptaram sua vocação aos diferentes desafios que encontraram no decorrer de toda a história do país.
Os padres levaram o catolicismo à costa e ao sertão e postaram-se na vanguarda de nossa vida econômica, social, cultural e política. Num dado momento exploraram o povo, mas depois tentaram libertá-lo, assim como também aliaram-se ao Estado e foram reprimidos por ele. :::


Pratiche sessuali - L´amore nel mondo: Antropologia della sessualità, Edgar Gregersen, Lyra Libri, 1987, capa dura, 318 páginas, fartamente ilustrado, bem conservado, apenas com pequena inclinação e com os recortes levemente amarelecidos e oxidados. Em italiano.

::: Sessualità: la prospettiva antropologica :: il retroscena culturale occidentale :: Storia dello studio della sessualità :: Evoluzione della sessualità umana :: Tecniche sessuali :: Tipi fisici :: Criteri di atrazzione fisica :: Abbigliamento e pudore :: Matrimonio e incesto :: Prostituzione :: Sviluppi recenti :: La geografia delle pratiche sessuali :: e mais :::




Os Milicianos da Capitania do Ouro - Geraldo Tito Silveira

Os Milicianos da Capitania do Ouro, Geraldo Tito Silveira, Gráfica Santa Maria, 1957, capa brochura, 161 páginas.

::: Trata-se de uma coletânea de crônicas inéditas sobre a Polícia Militar de Minas Gerais.
São documentações retiradas do Arquivo Público Mineiro e dos papéis e anotações do Cel. Otávio Campos do Amaral, divididas em trinta e cinco comentários, nos quais o leitor vai encontrando fatos desconhecidos, episódios da vida miliciana. A história tem início na descoberta das minas, daí passando às lutas da Independência, com a figura de Joaquim José da Silva Xavier. Dessas origens tradicionais, surge o Exército Brasileiro, para o qual se transferem antigos milicianos, pois a tropa paga da Capitania concorre com duas companhias para a efetivação das forças de primeira linha. :::








O livro mais genial que eu já li... - Christian Voltz

O livro mais genial que eu já li..., Christian Voltz, Editora Girafinha, 2009, capa brochura, 40 páginas, ilustrado, 103gr.

::: Como contar uma história quando um pequeno personagem, muito impaciente e nunca contente, interrompe o tempo todo?
Neste livro divertido, o autor Christian Voltz brinca com a relação “autor-obra” ao criar um personagem muito impaciente que critica a ação da história em páginas intercaladas. Mas, contra o mau humor do homenzinho, o autor tem um ótimo remédio - incluí-lo na história para que se apaixone pela protagonista pirata. Será que assim ele se acalma? :::

Diário de Raquel - Marcos Rey

Diário de Raquel, Marcos Rey, Editora Global, 2011, capa brochura, 104 páginas, 170gr.

::: Órfã de mãe, pai desconhecido, Raquel nasceu em São Paulo, em 1984, sabe ler e escrever, não tem nenhuma inclinação profissional e apresentou-se espontaneamente. Esse é um resumo do que consta da Ficha 1232, a ficha de Raquel, que ocupava o Pavilhão 2 de uma instituição para menores, da qual acaba de fugir.
Simpática, esperta e bem comportada, seu sumiço repentino leva a psicóloga Regina a suspeitar de que a menina corre grande perigo e a faz sair em busca de seu paradeiro. Tentanto encontrá-la também está Tia Vera, uma sem-teto do centro velho de São Paulo que por acaso achou o diário da garota em uma escadaria. Lendo com dificuldade, Tia Vera conhecerá as histórias e os sonhos de Raquel e descobrirá que um misterioso senhor M. está atrás dela para se vingar.
Quem a encontrará primeiro?

Lasar Segall - Pietro Maria Bardi

Lasar Segall, Pietro Maria Bardi, Instituto Lina Bo e P. M. Bardi & Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000, capa brochura, 28x23cm, 212 páginas, fartamente ilustrado, com algumas folhas desdobráveis, 1.190gr.

::: Neste livro está documentada a vida artística de Lasar Segall, certamente um dos mais ilustres artistas contemporâneos. Nascido na Rússia, viajou muito jovem para a Alemanha, onde teve, no grupo dos expressionistas, uma posição bem definida e ainda hoje válida, como testemunham suas obras guardadas nos museus daquele país. Como é sabido, em 1913 Segall veio para o Brasil, aqui permanecendo vários meses e realizando em São Paulo uma exposição individual que constituiu o primeiro acontecimento de vanguarda na arte brasileira. :::




quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Estudo sobre o Barroco - Sara Regina S. de Souza

Estudo sobre o Barroco, Sara Regina S. de Souza, UFSC, 1973, capa brochura, 80 páginas de texto e 28 páginas com ilustrações, 210gr.

::: Considerações sobre o Barroco :: O Barroco e a arte colonial Latino-Americana :: As missões jesuíticas :: A arte colonial brasileira :: A arquitetura colonial dos "Sete Povos" :: O desenvolvimento do Barroco no Brasil :: Referências bibliográficas :::

Sexualidade e anticoncepção - Miguel Monzu

Sexualidade e anticoncepção, Miguel Monzu, Editora STS Publicações, 1992, capa brochura, 92 páginas, 142gr.

::: É tempo de amor, sexo e planejamento. Tempo de fazermos nossa vida se harmonizar com a realidade futura.
E, para fazer isso, não poderia senão ater-me à atualidade, procurando assim contribuir para o conhecimento e esclarecimento dos leitores.
A nossa sexualidade, os métodos anticoncepcionais, o planejamento familiar são temas seriamente abordados neste trabalho.
Precisamos discutir esses temas, entender os riscos, para assim elevar nossa sexualidade a um patamar onde amor e sexo representem, tão somente, formas de manifestação do mais puro sentimento. :::

Marciapiede romano - Eleonora Della Pura

Marciapiede romano, Eleonora Della Pura, Edizioni Del Secolo - Roma, 1945, encadernado sem a capa brochura, 151 páginas, 124gr. 

::: Okey :: Sciuscià :: Cani :: Segnorina :: Umanitá fortunata :: Gente, pensateci :: Terrori borghesi :: I ragazzi della prima fila :: Malizia dei poveri :: Questa è l ´Italia :: Gessi colorati :: Piazzòle :: Servi e padroni :: Cavaradossi :: Pecatti di maggio :: Porta Santa :: Il Cristo della Minerva :: La Madonna del Divino Amore :: Suvenira :: Sigarette! :: Palazzo Braschi :: Case e progetti :: Processo al latino :: Piccolo ma pericoloso :: Letture ghiotte :: La libertà è di scena :: Il pittore tranquillo :: e mais :::






Ana e a margem do rio - Godofredo de Oliveira Neto

Ana e a margem do rio, Godofredo de Oliveira Neto, Editora Record, 2002, capa brochura, 206 páginas, 282gr.

:: ISBN: 9788501062574

::: Uma floresta exuberante, inundada de cores, sons, histórias e seres instigantes. Uma narrativa fluida e elegante conduzida por uma jovem habitante da região amazônica. Um universo onde mitos indígenas se chocam com valores da civilização ocidental. Uma identidade cultural em luta pela sobrevivência. Eis "Ana e a margem do rio". Ana, índia da nação Nauá, educada em estabelecimento religioso em plena floresta amazônica, narra uma das fábulas tantas vezes ouvida da mãe. A história vai sendo modificada pelo empuxo da cultura adquirida no convento das freiras salesianas. E vai sendo montado assim, vindo do fundo da floresta e das memórias da escritora, um romance que encerra as paixões, revoltas, frustrações, raivas, medos e ambições presentes nas sociedades do mundo inteiro. :::

Vidas paralelas - Cinco casamentos vitorianos

Vidas paralelas - Cinco casamentos vitorianos, Phyllis Rose, Editora Record, 1997, capa brochura, 349 páginas, 388gr.

::: O que se pode saber sobre a relação entre os sexos através do casamento de cinco escritores famosos da Era Vitoriana? Segundo a professora Phyllis Rose, é possível saber muito. Para provar esta tese, ela escreveu "Vidas paralelas", um fascinante estudo sobre o casamento de cinco gigantes das letras na Inglaterra do século XIX: John Ruskins, Thomas Carlyle, John Stuart Mill, Charles Dickens e George Eliot. Destas cinco uniões, três não envolviam qualquer paixão, uma degenerou em um escândalo público, e a única que foi feliz era  a mais chocante por não ter a s

anção da Igreja ou do Estado. :::

O espectador noturno - Os escritores e o cinema

O espectador noturno - Os escritores e o cinema, Jerôme Prieur, Editora Nova Fronteira, 1995, capa brochura, 261 páginas, 478gr.

 ::: Reunião de artigos sobre cinema de grandes escritores, desde a invenção que está completando 100 anos até a década de 1930.
Emoções, relatos, pensamentos e sensações dos primeiros "espectadores noturnos": Apollinaire, Walter Benjamin, Céline, Jorge Amado, Scott Fitzgerald, Gorki, Blaise Cendrars, Mauriac, D. H. Lawrence, Thomas Mann, Nabokov, Proust, Sartre, Dylan Thomas, Valéry, Evelyn Waugh e muitos outros.
O que nos comove hoje nos relatos destes artistas da palavra em contato com a imagem em movimento, nas suas primeiras manifestações, não são os comentários mas a experiência vivida. :::

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Viva melhor no amor e no sexo

Viva melhor no amor e no sexo, Sylvie Angel (Org.) & Claudio Picazio (comentários), Editora Larousse, 2004, capa brochura, 83 páginas, 192gr.

::: As pessoas se divorciam como nunca antes, mas também se unem, casam, recasam. Em meio a traições e desentendimentos, homens e mulheres ainda sonham em iniciar uma família feliz, que dure para sempre. Como conciliar as tensões e necessidades do amor? Como fazer sexo de forma satisfatória também para a alma?
"Viva melhor no amor e no sexo" aborda, em textos curtos e adaptados à realidade atual, as principais fases da vida amorosa, a influência da família na relação do casap, a decisão de ter filhos, as alternativas pouco convencionais de relacionamentos e os modos possíveis de felicidade a dois. :::

Mulheres que correm com os lobos - Clarissa Pinkola Estés

Mulheres que correm com os lobos, Clarissa Pinkola Estés, Editora Rocco, 1992, capa brochura, 627 páginas, 730gr.

::: Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações "psíquico-arqueológicas" nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher. :::

Visconde do Uruguai - Centralização e Federalismo no Brasil (1823-1866)

Visconde do Uruguai - Centralização e Federalismo no Brasil (1823-1866), Ivo Coser, Editoras UFMG & IUPERJ, 2008, capa brochura, 432 páginas, 519gr.

::: Este livro aborda de forma inovadora o debate entre centralização e federalismo no Brasil, no período de 1823-1866, em que, de um lado, via-se o ideal da unidade nacional e, de outro,  a descentralização. Desse modo, a obra recupera o conflito entre esses dois modelos de organização do Estado nacional em contextos históricos fundamentais, como a Assembleia Constituinte de 1823, o Código do Processo de 1832, o Ato Adicional, a Lei de Interpretação de 1739, a Reforma do Código do Processo de 1842, culminando com a publicação do "Ensaio sobre o Direito Administrativo" (1862). :::

Cozinha de Chakall

Cozinha de Chakall, Senac São Paulo, 2011, capa dura, 25x19cm, 190 páginas, 810gr.

::: Para Chakall, chef nascido na Argentina e que fez fama em todo o mundo, cozinhar significa bom humor. Este livro traz mais de 90 das receitas favoritas de Chakall selecionadas a partir das viagens que fez para quase cem países, organizadas de acordo com a finalidade: de um jantar romântico a recepções para amigos, de opções rápidas para piqueniques a um jantar elaborado. Cada uma destas sugestões é também uma receita de um pouco de felicidade. :::

São José em Quatro Tempos

São José (dos Campos) em Quatro Tempos, Altino Bondesan, Editora Bentivegna, 1967, capa brochura, 204 páginas, 201gr.

::: Altino Bondesan resolveu escrever História pelo caminho mais ameno: o caminho das estórias. De fato, não teria muito sentido, só para comemorar o bi-centenário de São José dos Campos, escarafunchar arquivos, desenterrar alfarrábios povoados de traças, interrogar macróbios e depois por tudo me ordem cronológica, nomes, datas, patati-patatá, numa chatice de doer. A melhor crônica histórica, a mais viva, a mais próxima de nós, conquanto longe no tempo, é a história que se faz com figuras e coisas humanas. :::

terça-feira, 21 de outubro de 2025

No Tempo dos Barões - Histórias do apogeu e decadência de uma família

No Tempo dos Barões - Histórias do apogeu e decadência de uma família fluminense no ciclo do café, Maria Werneck de Castro, Editora Bem-te-vi, 2004, capa brochura, 215 páginas, sendo 47 com imagens, 390gr.

::: O olhar novo da menina do Abaíba :: Vovó Carola :: As quatro irmãs Abaibanas :: A Casa da Fazenda :: Quinquim do Guaxe e outras visitas :: Emoções de infância :: A Viscondessa pobre :: Origens e cruzamentos :: O Barão e os escravos :: O grande medo dos senhores :: Os Viscondes de Arcozelo :: Meu pai :: Velhas fazendas e a prima barbada :: A descoberta do paraíso :: A índia Korikrã e a civilização :: As greves: prisão e morte de Joaquim :: O alegre caçula :: Chicotada em cavalo agonizante :: Nota da autora sobre suas fontes :: Compra e reforma de Monte Alegre :: Árvore genealógica :: Dados biográficos :::

Maze Runner: a cura mortal - James Dashner

Maze Runner: a cura mortal, James Dashner, Editoras Vergara & Ribas, 2012, capa brochura, 365 páginas, 377gr.

::: Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomais irá descobrir uma plano maior, elaborado pelo Cruel, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder.
Mas será possível acreditar no Cruel? Talvez a verdade seja ainda mais terrível... uma solução mortal, sem retorno. :::

As minhas preces de cada dia - Dulce Freire

As minhas preces de cada dia, Dulce Freire, Editora Novo Século, 2014, capa dura, 186x135mm, 77 páginas, 170gr.

::: "As minhas preces de cada dia" é uma coletânea de orações para ler em qualquer lugar - em formato de bolso para carregar sempre consigo! -, e para todo momento, seja ele de angústia ou até mesmo de agradecimento por alguma bênção alcançada.
São preces de variados temas, a fim de ser saboreado por todos, como o alimento de cada dia para a mente e o espírito. ::: 

Crise do Capitalismo e crise do Estado - Miguel Reale

Crise do Capitalismo e crise do Estado, Miguel Reale, Editora Senac São Paulo, 2000, capa brochura, 119 páginas, capa brochura, 166gr.

::: O capitalismo na encruzilhada :: Ainda a crise do capitalismo :: Novo capitalismo selvagem :: Ética e capitalismo :: País do faz-de-conta :: País da jogatina :: Estado de Direito fajuto :: Crise da cidadania :: Oposição arcaica :: Refúgios da esquerda :: Estrutura, programação e cidadania :: Os fins do Estado :: Estado e globalização :: Indivíduo, sociedade e Estado :: Lições da praxe política :: Perspectivas da reforma política :: Reforma agora desnecessária: a econômica :: Legitimidade de uma Constituinte Revisora :: A violência e a omissão do Estado :: A crise do Judiciário :: A justiça administrativa e tributária :: A questão das súmulas vinculantes :::

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

A ilustre Casa de Ramires - Eça De Queirós

A ilustre Casa de Ramires, Eça De Queirós, Ateliê Editorial, 2000, capa brochura, 18x12cm, 456 páginas, 417gr. 

::: "A Ilustre Casa de Ramires" conta a história de Gonçalo Mendes Ramires, um fidalgo decadente do século XIX, que tenta recuperar a glória de sua família escrevendo um romance histórico sobre seu ancestral, Tructesindo Ramires, um herói do século XII. O livro critica a elite portuguesa e seu distanciamento da realidade, mostrando o contraste entre um passado idealizado e um presente de dificuldades financeiras e busca por ascensão social, culminando na viagem de Gonçalo à África e seu eventual retorno rico e bem-sucedido, tornando-se uma alegoria do próprio Portugal. :::

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Linhas da noite - Neil Jordan

Linhas da noite, Neil Jordan, Geração Editorial, 1996, capa brochura, 213 páginas, 334gr.

::: Neste romance, Jordan retrata com poesia e vigor o terrível drama do personagem Donald Gore que, apaixonado pela segunda mulher do pai, herói das guerras de independência irlandesa, torna-se um radical do IRA e depois vai lutar na Espanha contra o fascismo de Franco. Donal é um personagem trágico, dividido entre o amor e a fidelidade paterna, o heroísmo e a traição. :::

A vida de Lima Barreto - Francisco de Assis Barbosa

A vida de Lima Barreto, Francisco de Assis Barbosa, Editora José Olympio , 5ª edição, 1975, capa brochura, 412 páginas, 587gr.

::: Infância :: Fim de Regime :: Primeiros anos :: Ponta do Galeão :: Adolescência :: O sarampo positivista :: Escola politécnica :: O padrinho :: Mocidade :: A Casa do Louco :: Esplendor dos amanuenses :: Bovarismo :: Floreal :: Isaías Caminha :: Julgamentos :: Primavera de sangue :: e mais :::

Profissão: esposa - A doce ilusão do casamento

Profissão: esposa - A doce ilusão do casamento, Susan Maushart, Editora Melhoramentos, 2007, capa brochura, 327 páginas, 365gr.

::: Maridos e esposas podem até dizer que estão igualmente comprometidos numa relação conjugal. Mas, quer trabalhem fora quer não, as mulheres ainda realizam a maior parte do trabalho físico, emocional e organizacional dentro do casamento - tudo, desde as tarefas domésticas às tarefas sexuais. O papel da esposa se resume a essa incansável rotina de manutenção de marido, e é a essência da desilusão feminina. Neste livro lúcido, divertido, polêmico e inspirador, a autora registra o dilema das esposas e explora suas conseqüências para todos os envolvidos: homens, mulheres e também os filhos. :::

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Iconografia Baiana do Século XIX na Biblioteca Nacional

Iconografia Baiana do Século XIX na Biblioteca Nacional, Ana Cecília Martins, Marcela Miller e Monique Sochaczewski (pesquisa e texto), Biblioteca Nacional, 2005, capa dura, 30x23cm, 216 páginas, 1340gr.

::: A Bahia ela mesma :: Bahia século XIX: um itinerário iconográfico :: Luís dos Santos Vilhena :: Maximilian Wied-Neuwied :: Maria Graham (Lady Callcott) :: J. B. Spix & K. F. P. Martius :: Álbum de vistas :: Johann Moritz Rugendas :: Marc Ferrez :: Guilherme Gaensly :: Cachoeira de Paulo Afonso :: Benjamin Robert Mulock :: Província da Bahia :: e mais :::

A sensibilidade do intelecto - Visões paralelas de espaço e tempo...

A sensibilidade do intelecto - Visões paralelas de espaço e tempo na Arte e na Ciência, Fayga Ostrower, Editora Campus, 4ª edição, 1998, capa brochura, 305 páginas, sendo 217 páginas de texto e 88 páginas com ilustrações. 736gr.

::: Do Impressionismo ao Cubismo :: Da Perspectiva ao Cubismo :: Criação artística: acasos e tendências detrministas :: Picasso: Guernica :: Gestalt: Percepção, totalidades e partes, contextos, geometria, boa gestalt :: Gestalt: Diferenciações, limites, formas fechadas-abertas, figura-fundo, tensões espaciais :: Gestalt: Complexidade, sínteses, equilíbrio :: Proporções - Seção Áurea :: A beleza essencia l:: Formas e matéria - Contextos, Arte Pré-Histórica :::

Fama e segredo na História de Portugal

Fama e segredo na História de Portugal, Agustina Bessa-Luís, Editora Guerra e Paz, 2006, capa dura, 30,5x30,5cm, 136 páginas, ilustrado, 1345gr. 

::: "Fama e Segredo na História de Portugal"  é uma obra que explora o mistério por trás de figuras históricas e eventos de Portugal, como D. Afonso Henriques, D. Sebastião, e Salazar. A obra é organizada em "óperas", usando uma estrutura que busca desvendar as causas e os segredos que influenciaram a fama e a narrativa dessas personalidades ao longo do tempo. :::

Expressões do Populário Sertanejo - Vocabulário e superstições

Expressões do Populário Sertanejo - Vocabulário e superstições, Sebastião Almeida Oliveira, Revista dos Tribunais, 1940, encadernado sem a capa brochura, 219 páginas, 307gr.

::: O nosso idioma, que é o depositário e o transmissor do pensamento brasileiro em seus diferentes e múltiplos aspectos, podendo refletir também sob diversas formas o índice da civilização, exige por isso mesmo seja ele próprio coordenado em vários estudos para maior facilidade de seu conhecimento. É claro que, podendo assim compreender melhor as ideias e os sentimentos de nossos compatrícios, melhor possamos organizar e dirigir o plano educacional para as nossas escolas.
Por esse motivo, cumpre-nos acolher com simpatia e, às vezes com entusiasmo, as contribuições que surgirem sobre o estudo do idioma nacional. :::

Qual é a Tua Obra? - Mario Sergio Cortella

Qual é a Tua Obra?, Mario Sergio Cortella, Editora Vozes, 21ª edição, 2013, capa brochura, 141 páginas, 192gr.

::: Qual é a tua obra? É ser reconhecido? Desenvolver a capacidade de aprender sempre? Saber o significado da sua poiesis? Encontrar-se naquilo que faz? Enfrentar a jornada do herói? Saber a diferença entre erro e negligência? Saber que não sabe? Ser humilde? Aproveitar as oportunidades? Enfrentar o medo da mudança? Saber o tamanho que você tem dentro do planeta? Ter medo da satisfação? Saber lidar com a velocidade das mudanças? Combater o bom combate? Aprender a agir sem cautela imobilizadora nem ímpeto inconsequente? Administrar o tempo e distinguir o que é urgente do que é importante? :::

Vozes Em Branco e Preto - Milton M. Azevedo

Vozes Em Branco e Preto, Milton M. Azevedo, Edusp, 2003, capa brochura, 169 páginas, 205gr.

::: A diversidade lingüística é um objeto de estudo caro aos lingüistas, mas também um tema abordado com freqüência por escritores e poetas de diferentes épocas e lugares. Para alguns escritores, as singularidades lingüísticas não constituem exotismos ou regionalismos, mas condição de existência da unidade lingüística. A proposta de Milton M. Azevedo é analisar a representação literária da oralidade por meio de recursos estilísticos que refletem modalidades de fala divergentes da linguagem normativa. :::

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

12 grandes médiuns brasileiros - Daniela Hirsch

12 grandes médiuns brasileiros, Daniela Hirsch, Editora Harper Collins, 2016, capa brochura, 199 páginas, 326gr.

::: Um mosaico com pessoas incríveis, com distintas capacidades mediúnicas, que merecem ser conhecidas. Seus legados extrapolam os centros espíritas, deixando grandes contribuições sociais e culturais para os interessados em desenvolver a espiritualidade. ::: 

Eu, Malika Oufkir, prisioneira do rei

Eu, Malika Oufkir, prisioneira do rei, Malika Oufkir e Michèle Fitoussi, Companhia das Letras, 1ª edição, 6ª reimpressão, 2003, capa brochura, 363 páginas, 461gr.

::: Foi uma surpresa geral, no começo de 1999, quando uma autora desconhecida surgiu no topo das mais importantes listas de best-sellers da Europa. E o "fenômeno" não era mais um adocicado livro de auto-ajuda, mas uma história de dar calafrios, contada em primeira pessoa por Malika Oufkir, uma bela marroquina de 45 anos. Criada pelo rei Mohammed V e por seu filho Hassan II, do Marrocos, até os dezoito anos ela levou uma vida de princesa. Viveu em palácios, recebeu educação refinada, com preceptoras europeias, e circulava pelo mundo em jatos executivos. 
Em agosto de 1972, o general Oufkir tenta derrubar o rei por meio de um golpe de Estado. :::

A arte chinesa do amor - Frang-Chung-Shu

A arte chinesa do amor, Frang-Chung-Shu, Ediouro, 2ª edição, 1992, capa brochura, 192 páginas, ilustrado, 274gr.

::: A cultura chinesa, uma das mais antigas e ricas do mundo, desenvolveu um profundo estudo da sexualidade e do erotismo, condensando e sistematizando regras que proporcionam ao homem e à mulher uma união sexual harmoniosa e feliz.

Este livro, fruto de minuciosa pesquisa sobre práticas sexuais, reúne os aspectos mais importantes da milenar arte chinesa do amor. Sua abordagem permite, com isso, ir além da simples apresentação de posições eróticas; a obra discute, também, o sentido espiritual do sexo e seus aspectos médico-curativos. :::


O Beijo - Primeiras lições de amor - Gérald Cahen

O Beijo - Primeiras lições de amor, Gérald Cahen, Editora Mandarim, 1998, capa brochura, 207 páginas, 329gr.

::: O beijo não é apenas prazer dos lábios, é também sopro, suspiro, busca do absoluto. Ele transforma estátuas em mulheres e desperta para a vida as Belas Adormecidas. Mas porque ele sonha com o infinito, porque fala da nudez (e da impossibilidade) do desejo, seus poderes são perigosos e seus filtros de amor, algumas vezes, veneno!
O beijo, como se sabe, fez um pacto com o silêncio. Ele não seria, no entanto, tão perturbador, se não brotasse dos mesmos lábios de onde também jorram as palavras, se não fosse - como as palavras - obra da língua, obra da carne. :::

Rio Insolita e Segreta

Rio Insolita e Segreta, Manoel de Almeida e Silva, Marcio Roiter e Thomas Jonglez, Edizioni Jonglez, 2016, capa brochura, 19x10,5cm, ilustrado, 320 páginas, 317gr.

::: Una colina straordinaria e segreta dove sono sepolti i "piccoli angeli", i magnifici edifici dimenticati di Art Déco, un posto dove si possono vedere decollare gli aerei da una distanza molto ravvicinata, quel che rimane delle Exposizioni del 1908 e del 1922, un sorprendente palazzo privato aperto al pubblico una volta al mese, le ceramiche moderniste nascoste su una terrazza al 15º piano di un ministero, una misteriosa scala segreta, i panorami e i viali meno noti della città, un talismano dellAmazzonia a Copacabana, quello che rimane del fiume Carioca, una rarissima statua della bisnonna di Gesù, le opere darte nelle favelas, un vecchio hangar per enormi dirigibili, la grotta di Batman a Copacabana... :::

A ópera e seu imaginário - Antonio Blundi

A ópera e seu imaginário, Antonio Blundi, Lacerda Editores, 2005, capa brochura, 157 páginas, 136gr.

::: O que é ópera? :: Meu encontro com a ópera :: Nos bastidores da criação :: Viagem operística :: Entra em cena a Razão :: Entram em cena a Ópera e a emoção :: Uma história de dessubjetivação :: Razão x Paixão :: Razão x Paixão x Imaginário ::O imaginário wagneriano :: O imaginário verdiano :: A contemporaneidade :: Barroquização do mundo :: A linguagem operística apropriada pelo cinema :: Concertante final :: Bibliografia :::