Resenha, resumo... se o livro não tiver, o índice! No menu lateral, alguns assuntos, abrangendo cerca de 10% das resenhas do blog!
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
Uma história de futebol - José Roberto Torero
Vida de repórter - José Maria Mayrink
O crime do Padre Amaro - Eça de Queirós
O crime do Padre Amaro, Eça de Queirós, Ciranda Cultural, 2017, capa brochura, 413 páginas, 343gr.
::: Com a morte do pároco da cidade de Leiria, o padre Amaro é designado para o cargo na igreja local e instala-se na casa de S. Joaneira, uma assídua religiosa. Amaro, se encanta com Amélia, filha da hospedeira, e desperta ciúmes no pretendente da jovem. A paixão cresce no antro eclesiástico de Leiria e o padre amaldiçoa o sacerdócio por não permitir que realize os seus desejos. :::
Gestão Eclesial - Tarefas Responsabilidades e Prática
Um pouco mais de azul - A Evolução Cósmica
Beijos de areia - Reyes Monforte
A trincheira da liberdade - História da ABI
A trincheira da liberdade - História da ABI, Edmar Morel, Editora Record, 1988, capa brochura, 215 páginas.
::: Esta é a história que precisava ser escrita, e que foi, afinal, por um re-órter de nome Edmar Morel.
A criação de Gustavo de Lacerda tornou-se não apenas o primeiro nú- cleo resistente e duradouro do jornalismo brasileiro, significando a união, a dignidade da categoria e o símbolo da condição própria e característica, essencial e fundamental que é a liberdade de imprensa.
A liberdade de imprensa é a liberdade de opinião impressa, publicada e divulgada; a liberdade de opinião é a razão de viver dignamente, no gozo e uso de um direito inerente à própria condição humana, princípio e fim dos direitos da pessoa humana atribuídos à criatura pelo próprio Criador.
Trincheira da liberdade mantida a todo o preço através da história; resistindo a tudo e a todos nos períodos negros em que a liberdade esteve eclipsada pela força, a ABI figura na vanguarda de todas as campanhas dignas, ontem e hoje, quando primeiro se ergueu contra a violência, a tortura, o desrespeito aos direitos humanos. :::
História da Imprensa Paulista - Jornalismo e Poder de D. Pedro I a Dilma
A Arte do Bonsai - Peter D. Adams
O objetivo deste livro é revelar ao leitor os processos empregados pelo criador de bonsai, ou, no mínimo, servir como introdução a eles. :::
terça-feira, 17 de setembro de 2024
Sexo fantástico - Coleção Mulher Moderna
365 maneiras de enlouquecer juntos na cama
Imagem do índio - O selvagem americano na visão do homem branco
Oratório de Natal - Göran Tunström
Aquarelas do Brasil - Contos da nossa música popular
Aquarelas do Brasil - Contos da nossa música popular, Flávio Moreira da Costa (Org.), Editora Agir, 2006, capa brochura, 312 páginas, 332gr.
::: As referências à música popular na literatura brasileira terão coincidido com o próprio desabrochar da ficção no país, tão forte é a marca musical na vida e nos costumes do nosso povo. Muitas vezes, um trecho de canção, ou sua simples menção, define o caráter ou o traço essencial do personagem, joga luz esclarecedora sobre a trama ou a época. Esta antologia mostra essa interação entre o canto e o conto em momentos fulgurantes de sua realização, em mais de duas dezenas de obras-primas da história curta. :::
Lola e algumas outras - Régine Deforges
Guatá - Flávio José Cardozo
Guatá, Flávio José Cardozo, Editora Record, 2005, capa brochura, 302 páginas, 378gr.
::: Invenção e memória repovoam a áspera vila do Guatá, ela com suas minas de carvão, suas águas envenenadas, suas pontas de ferro, o faroeste, o Castelo, a Serra. Em treze relatos, num andamento de história maior, o passado é aqui apreendido em algumas de suas tantas possibilidades. :::
13 maneiras de amar - 13 histórias de amor
No impudor do olhar - Octávio Lothar
O amor é um pássaro vermelho - Lucília Junqueira de Almeida Prado
A Segunda Guerra Mundial - Antonio Pedro
Os Códigos Inconscientes da Sedução - Philippe Turchet
Formas de prazer - Marcelo Pizani
Antologia da Historiografia Portuguesa - Volume 1
segunda-feira, 16 de setembro de 2024
A Rota da Seda - John Reed
Pensando alto - Reflexões subjetivas a partir da Bíblia
As setas do cupido - Edith Templeton
The spectator - O teatro das luzes
As filhas da princesa - Jean P. Sasson
Bandeiras Pálidas - Michael Ondaatje
Bandeiras Pálidas, Michael Ondaatje, Companhia das Letras, 2000, capa brochura, 348 páginas, 448gr.
::: "Bandeiras pálidas" narra a história de Anil Tissera, uma nativa do Sri Lanka radicada no Ocidente. Jovem antropóloga forense, ela volta à terra natal a serviço de uma entidade de defesa dos direitos humanos. E encontra um país convulsionado por duas guerras civis diferentes: uma, puramente política, no sul; outra, que envolve questões étnicas, no norte. Anil sabe que o retorno ao país em que passou a infância e a adolescência há de mexer com suas emoções. Aos poucos, ela vai se dando conta de que, por trás de sua formação anglo-americana, sua identidade asiática continua mais viva do que nunca - o que a leva a envolver-se profundamente com os valores, as divisões e os impasses de uma sociedade mergulhada numa crise sem solução à vista. :::
quinta-feira, 12 de setembro de 2024
Imaginando personagens - Seis conversas sobre escritoras
Vida Perfeita - Comentários aos Versos de Ouro dos Pitagóricos
Segredos divididos - Fern Michaels
O Cemitério de Praga - Umberto Eco
quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Noia - O poder tentador de nossas fraquezas
Desigualdade - O que pode ser feito? - Anthony B. Atkinson
Desigualdade - O que pode ser feito?, Anthony B. Atkinson, Editora Leya, 2015, capa brochura, 429 páginas, 582gr.
:: Economia; Política; Sociologia
::: A desigualdade é um dos problemas sociais mais urgentes que enfrentamos no mundo contemporâneo. Sir Anthony B. Atkinson foi pioneiro na pesquisa sobre o assunto e combina suas experiências teórica e prática para tratar das diversas dificuldades decorrentes dessa questão. Apresentando um conjunto abrangente de políticas que poderiam trazer uma verdadeira revolução na distribuição de renda dos países desenvolvidos, ele mostra que o problema não é simplesmente os ricos estarem ficando cada vez mais ricos; também não estamos sendo bem-sucedidos em combater a pobreza. :::
Dicionário Biobibliográfico de Escritores Mineiros
Rumos da Crítica - Maria Helena Martins (Og.)
Rumos da Crítica, Maria Helena Martins (Og.), Senac São Paulo, 2007, capa brochura, 134 páginas, 267gr.
::: No primeiro ensaio deste livro, Sandra Guardini chama a atenção para o fato de que `a arte deixa de ser somente objeto do olhar e vê devolvido seu estatuto de campo de reflexão, de pensamento - cabe-lhe perguntar, interrogar e interrogar-se`. E prossegue observado que essa função da arte é também uma tarefa da crítica: `Propor enigmas, fazer pensar com os olhos são maneiras de desembrutecer o olhar saturado de reproduções e de imagens`. :::
Mulheres confessam - Só o anonimato da internet poderia permitir...
Resistência - A história de uma mulher que desafiou Hitler
Quando alegre partiste - Melodrama de um delirante golpe militar
Novelas em alta velocidade - Dino Campana
terça-feira, 10 de setembro de 2024
Dez Conversas - Diálogos Com Poetas Contemporâneos
Dez Conversas - Diálogos Com Poetas Contemporâneos, Fabrício Marques, Editora Gutenberg, 2008, capa brochura, 272 páginas, 425gr.
::: A entrevista: o gênero literário da Modernidade :: Situando as conversas :: Affonso Ávila :: Antonio Risério :: Armando Freitas Filho :: Chacal :: Edimilson de Almeida Pereira :: Maria do Carmo Ferreira :: Millôr Fernandes :: Ricardo Aleixo :: Sebastião Nunes :: Sebastião Uchoa Leite :::
O baile da vitória - Antonio Skármeta
O baile da vitória, Antonio Skármeta, Editora Planeta, 2004, capa brochura, 342 páginas, 499gr.
::: Ao saírem da prisão, um jovem imaginativo e uma ladrão famoso e irônico têm dificuldades para refazer suas vidas. Os dois decidem que a única saída que lhes resta é dar o Grande Golpe. A caminho dessa meta conhecem a jovem bailarina Victoria, cujos infortúnios calam fundo em seus sentimentos. A partir de sua precária situação, os dois homens se entregam a um dos triângulos de amor e amizade mais belos, graciosos e emocionantes da literatura contemporânea. O autor de "O carteiro e o poeta" demonstra em "O baile da vitória" todo o encanto de sua envolvente arte narrativa. :::
A Mediadora - O arcano nove - Meg Cabot
A Mediadora - O arcano nove, Meg Cabot, Galera Record, 9ª edição, 2009, capa brochura, 269 páginas, 335gr.
::: Suzannah está adorando sua vida nova na ensolarada Califórnia. Uma festa atrás da outra, amigos e até um potencial namorado - nada menos que Tad Beaumont, o garoto mais bonito e rico da cidade. Mas, como toda adolescente, Suzannah enfrenta muitos problemas. Um em especial é só seu: os fantasmas não a deixam em paz. E ela tem até uma queda por um deles.
Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de se comunicar com os mortos, resolver as pendências deles na terra e ajudá-los a descansar no além. É o caso de Jesse, a assombração de plantão na casa onde Suzannah mora com a família. :::
Fomos longe demais - Suzanne Brockmann
Sua esposa e sua filha estão desaparecidas, mas no momento, o problema de Sam é a linda mulher que está dentro do seu carro numa estrada vazia, em plena madrugada.