::: Neste livro, Robert Irwin mapeia as origens do orientalismo e de seus representantes mais proeminentes, desde a Grécia antiga até os nossos dias. Em Pelo amor ao saber, ele fornece uma nova estrutura por meio da qual estudiosos podem contribuir para a compreensão do Oriente, e refuta o Orientalismo de Edward Said, que tachou de arma do imperialismo esse campo de estudo.
Robert Irwin passou a vida investigando a história do mundo islâmico. Demonstra que, fosse fazendo comparações filológicas entre o árabe e o hebraico, catalogando as moedas do Egito fatimida, fosse estabelecendo a cronologia básica das campanhas militares de Harum al-Rashid contra Bizâncio, esses estudos foram unidos não pela política ou ideologia, mas por sua obsessão comum.
Irwin faz mais do que restabelecer reputações, redescobrir os esquecidos e marginalizados e reescrever a história. Sua façanha consiste em fornecer uma nova estrutura por meio da qual estudiosos podem contribuir para a compreensão do Oriente. Irwin traz esse campo de estudo ao século XXI com insights pessoais e incidentais, bem como com uma pesquisa histórica fascinante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário