quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Opus Dei: os bastidores - Dario Fortes Ferreira, Jean Lauand e Marcio F. Silva

Opus Dei: os bastidores, Dario Fortes Ferreira, Jean Lauand e Marcio F. Silva, Editora Verus, 2005, capa brochura, 230 páginas, 297gr. 

::: O que é, na verdade, o Opus Dei? Uma instituição séria, aprovada pela Igreja Católica? Ou uma seita, um movimento de fanáticos? É verdade que o Opus Dei opera uma verdadeira lavagem cerebral em seus adeptos, despersonalizando-os? Que métodos utiliza para atrair novos membros e convertê-los? São, de fato, métodos inescrupulosos e pouco transparentes? Como o Opus Dei vê a participação das mulheres?
Essas e muitas outras questões são levantadas e refletidas pelos autores deste livro que viveram, durante muito tempo, um comprometimento total com o Opus Dei, conhecendo-o em seus bastidores, presenciando uma realidade que até o momento estava protegida por um escudo intransponível. :::

O amanhã a Deus pertence - Zibia Gasparetto

O amanhã a Deus pertence, Zibia Gasparetto, Editora Vida & Consciência, 338 páginas, capa brochura, 418gr. 

::: Em 'O amanhã a Deus pertence', psicografado sob a inspiração do espírito de Lucius, Zíbia Gasparetto nos ensina mais uma grande lição em que Deus e o amor estão acima de tudo. :::

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Salazar Pisca! - David Slavitt

Salazar Pisca! - David Slavitt
Editora Record, 1988, 143 páginas, capa brochura, 171gr. ::: "Salazar pisca!" não trata apenas da história recente de Portugal, mas de toda a nossa era. É um incisivo relato da política e dos pesadelos do século XX, coisas que, com excessiva frequência, têm sido intercambiáveis. Seu autor, um dos mais versáteis escritores da atualidade, demonstra todo o talento e espírito crítico nesta fábula moderna e vigorosa sobre a sociedade de nosso tempo e o tênue relacionamento da poesia com o poder. :::

Você tem muito o que aprender, Charlie Brown! - Charles M. Schulz

Você tem muito o que aprender, Charlie Brown! - Charles M. Schulz
Editora Conrad, 2004, 128 páginas, capa brochura, formato 12,5x19cm, 140gr. ::: 'Você Tem Muito o que Aprender, Charlie Brown' é uma divertida história contada em quadrinhos. Você vai dar boas gargalhadas com as piadas desse garoto, conhecidas no desenho animado. :::

A Praga Escarlate - Jack London

A Praga Escarlate - Jack London
Conrad Editora, 2003, 104 páginas, capa brochura, formato 11,5x18cm, 117gr. ::: Uma doença misteriosa acaba com a civilização no início do século XXI e deixa poucos sobreviventes. É esse o enredo que Jack London criou em 1912, quase que inaugurando o hoje tão popular gênero catástrofe na ficção científica norte-americana. :::

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Queda Livre - Renato Tapajós

Queda Livre - Renato Tapajós
Editora Ática, 2001, 3ª edição, 167 páginas, capa brochura, 171gr. ::: Numa pista de paraquedismo, Pedro e Ana se encontram e, de repente, a paixão acontece. Além dos muitos interesses em comum, surge entre eles uma forte atração física.
Seria tudo muito natural se não fosse a insegurança de Ana naquele momento: sua melhor amiga fica grávida, o angustiante trabalho com adolescentes aidéticas na favela. Diante de tudo isso, como lidar com  a primeira transa?
A trajetória de Ana e Pedro revela novas e intensas emoções, como um salto em queda livre. :::

Glenn Gould - Uma vida e variações - Otto Friedrich

Glenn Gould - Uma vida e variações - Otto Friedrich
Editora Record, 2000, 453 páginas, sendo 8 páginas com fotos, capa brochura, 678gr. ::: Em "Glenn Gould - Uma vida e variações", Otto Friedrich revela a excêntrica personalidade deste artista, que cantava durante seus próprios receitais e apresentava-se, em pleno verão, vestido com sobretudo de lã, luvas e cachecol, por se achar suscetível demais às suas doenças reais e imaginárias.
Através dos mais de 80 depoimentos e de cartas e documentos, Friedrich dá pistas para compreender a personalidade deste pianista canadense que levava sua própria cadeira a todos os concertos. Resgatando anotações desordenadas deixadas em bloco por Gould, Friedrich desconstrói mitos fomentados pelo próprio artista até a sua morte precoce, aos 50 anos, em 1982. :::

Indústria, trabalho e cotidiano - Brasil - 1889 a 1930 - Maria Auxiliadora Guzzo de Decca

Indústria, trabalho e cotidiano - Brasil - 1889 a 1930 - Maria Auxiliadora Guzzo de Decca
Editora Atual, 1991, 14ª edição, 96 páginas, capa brochura, 135gr. ::: A situação da indústria brasileira entre 1889 e 1930 :: Os empresários industriais e suas iniciativas: as fábricas :: O mundo do trabalho urbano: o cotidiano nas fábricas e fora delas :: A organização operária :::

Avante, soldados: para trás - Deonísio da Silva

Avante, soldados: para trás - Deonísio da Silva
Editora Siciliano, 1999, 3ª reimpressão da 4ª edição, 219 páginas, capa brochura, 268gr. ::: Nossos soldados são cheios de superstições e leem a natureza ao modo deles. Qualquer sutil variação na cor do crepúsculo é motivo de desconfiança. Acreditam em mula-sem-cabeça, em boitatá, em lobisomem, em assombração de toda espécie. Não enfrentam um inimigo humano, visível, palpável, um exército de carne e osso. Enfrentam contingentes de sombras. :::

Instrumentos da noite - Thomas H. Cook

Instrumentos da noite - Thomas H. Cook
Lacerda Editores, 2000, 322 páginas, capa brochura, 360gr. ::: 1946. Em Riverwood, a propriedade da família Davies, nas cercanias de Nova York, a jovem Faye Harrison, amiga de Allison Davies - filha do dono da casa - é enforcada numa caverna e Jake Mosley é apontado como assassino. Todos acreditam nisto, menos a mãe de Faye.
Cerca de 50 anos depois, Allison contrata o autor de romances policiais, Paul Graves, para escrever uma nova versão do assassinato, satisfazendo o desejo da Sra. Harrison. Ajudado pela dramaturga Eleanor, ele entrevista habitantes da mansão, revê todos os passos do inquérito policial, levanta várias suspeitas e, enquanto tenta esclarecer a morte de Faye, é levado a visitar seu próprio passado e o nebuloso assassinato de sua irmã, ocorrido quando Graves tinha doze anos. :::

Trabalhos de amor perdidos - Jorge Furtado

Trabalhos de amor perdidos, Jorge Furtado, Editora Objetiva, 2006, capa brochura, 248 páginas, 414gr. 

"Trabalhos de amor perdidos" é um romance baseado livremente na peça de mesmo nome, a primeira publicada com a assinatura de Shakespeare, em 1595. A peça se passa no reino de Navarra, onde o rei e alguns nobres, a seu serviço, juram dedicar-se exclusivamente aos estudos, durante três anos. Só que a chegada da rainha da França à região, acompanhada de suas damas lindas e gentis, aniquila a promessa em dois atos. Os rapazes não apenas tratam de rapidamente esquecer o juramento, como são convocados pelo próprio rei a conquistar suas amadas. Afinal, "existe acaso no mundo algum autor que, como os olhos da mulher, nos ensine o que é a beleza?" :::

Office-boy em apuros - Bosco Brasil

Office-boy em apuros - Bosco Brasil
Editora Ática, 1995, 2ª edição, 108 páginas, capa brochura, 133gr. ::: Aguentar a constante perseguição de Plínio, supervisor de boys do escritório, não é fácil! Mas isso é o de menos para quem, como o office-boy Ed Onda, se vê apaixonado por Maria Paula, que ele pensa ser Maria Isabel - namorada de Plínio e paixão secreta de Eugênio, simplesmente o filho do patrão. Sem falar que o pai de Ed Onda foi abandonado pela mulher e está desempregado! Confusão e muita aventura é o que não falta a este livro incrível de Bosco Brasil. :::

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

A deriva dos continentes - Samuel Murgel Branco e Fábio Cardinale Branco

A deriva dos continentes - Samuel Murgel Branco e Fábio Cardinale Branco
Editora Moderna, 1995, 7ª edição, 80 páginas, capa brochura, ilustrado, 108gr. ::: Um dos mais empolgantes desafios na ciência do século XX foi a comprovação, através de dados e demonstrações abrangendo diferentes disciplinas, de que os continentes se movem, afastando-se uns dos outros como se fossem jangadas ao sabor de correntes marinhas. Essa teoria sofreu toda sorte de questionamentos, de controvérsias e de iradas contestações antes de vir a ser completamente comprovada nas últimas décadas. :::

A Máquina Voadora - História do sapateiro Gamboa - Braulio Tavares

A Máquina Voadora - História do sapateiro Gamboa, e de sua maravilhosa máquina de voar- Braulio Tavares
Editora Rocco, 1994, 221 páginas, capa brochura, 265gr. ::: Ambientado em torno da cidade imaginária de Campinoigandres, entre o Sul de Portugal e a Andaluzia, "A máquina voadora" conta a história de um grupo de homens humildes - artesãos, tropeiros, pequenos mercadores dos vilarejos vizinhos - que, através de pergaminhos obscuros passados de mão em mão, tomam conhecimento de uma sabedoria cuja origem parece ser não o passado remoto, mas o Futuro. Circula entre eles a lenda de que existe na cidade um grupo de homens, chamados Pensadores, que têm livre acesso a esse saber.
Ramiro Gamboa é um sapateiro que tenta decifrar o enigma da vida e da morte de seu pai Jofre, um escultor e artesão, morto quando ele era criança. :::

Relacionamentos - Cinco passos para uma vida emocional mais feliz - John M. Gottman

Relacionamentos - Cinco passos para uma vida emocional mais feliz - John M. Gottman & Joan DeClaire
Editora Objetiva, 2003, 418 páginas, capa brochura, 727gr. ::: Como anda a saúde de seus relacionamentos? Quantas vezes, recentemente, você já não se surpreendeu profundamente irritado com alguém de seu convívio diário? Você guarda mágoa? É capaz de superar frustrações causadas por pessoas queridas? "Relacionamentos", novo livro de John Gottman, apresenta um roteiro eficiente para quem quer conquistar mais estabilidade e tranquilidade nas suas relações cotidianas.
Partindo do conceito de "deixas emocionais", Dr. Gottman indica uma série de pequenos gestos que podem mudar inteiramente o padrão de nossos relacionamentos. Apresentando questionários e exercícios, o programa do Dr. Gottman para uma vida emocional mais feliz é um remédio eficaz para quem quer construir relacionamentos mais equilibrados. :::

Caçadas de Pedrinho e Hans Staden - Monteiro Lobato

Caçadas de Pedrinho e Hans Staden - Monteiro Lobato
Editora Brasiliense, 1962, Volume 3 das Obras Completas de Monteiro Lobato. 10ª edição, 244 páginas, capa dura, 518gr. ::: Caçadas de Pedrinho: E era onça mesmo! :: A volta para casa :: Os habitantes da mata se assustam :: Os espiões da Emília :: Aparece uma nova menina :: O assalto das onças :: Os negócios da Emília :: Emília vende o rinoceronte :: O Rio de Janeiro é avisado :: Inaugura-se a linha :: Rinoceronte familiar :: Aventuras de Hans Staden: Quem era Hans Staden :: A revolta dos índios :: A volta para Lisboa :: A segunda viagem :: Reconhecimento da terra :: O naufrágio :: O forte de Bertioga :: A captura de Hans Staden :: Rumo à taba :: Os Maracás :: O francês sem coração :: Antropofagia :: e mais :::

Templo - Matthew Reilly

Templo - Matthew Reilly
Editora Record, 2009, 586 páginas, capa brochura, 980gr. ::: Um ídolo inca em forma de cabeça de jaguar desencadeará um embate sangrento nas profundezas da selva peruana. O exército americano e um grupo neonazista vasculham os Andes em busca do objeto, feito de um raro material encontrado em meteoros e com a capacidade de se transformar em uma poderosa arma de destruição em massa.
Os aventureiros ainda terão de enfrentar os rapas, guardiães do templo, terríveis felinos que podem destrocar o mais bem treinado dos soldados.
O grupo militar é liderado pelo improvável herói William Race, um linguista recrutado para a missão. :::

Rubaiyat - Omar Khayyam

Rubaiyat - Omar Khayyam
Ediouro, 2004, Tradução de Manuel Bandeira :: 3ª edição, 148 páginas, capa brochura, 228gr. ::: Omar Khayyam nasceu e morreu em Nishapur, província de Khorassan, na Pérsia (c.1050-c.1123). Importante astrônomo, matemático e pensador em sua época, chegou a nós como poeta. Escreveu centenas de poemas em forma de quadras, chamados "Rubaiyat". Exprimiu-se em poesias breves e satíricas. Nada negou nem afirmou, apenas gozou o presente e colheu os frutos da vida ao sabor do vinho e de todas as cores, ouvindo o som do alaúde, sentindo o perfume das rosas e acariciando os seios cor de neve de uma bela mulher. :::

L'héraldique - Son esprit, son langage et ses applications - Emile Gevaert

 L' héraldique - Son esprit, son langage et ses applications - Emile Gevaert
Bulletim des Metiers D´Art, 1923, 1598gr, encadernado em percalux vinho com douração na capa e na lombada. Capa e contracapa brochuras mantidas. Ricamente ilustrado. Formato 23x29cm. 444 páginas. Com pico de bicho rente ao recorte lateral - a partir da página 393 - e  também no próprio recorte lateral à partir da página 423. O maior estrago possui cerca de 8mm de largura. ::: Le principe de l´Héraldique est d´ordre psychologique, universel et aussi ancien que la société elle-même. Il residé dans le besoin qu´éprouve l´être individuel ou collectif de manifester extérierurement sa personnalité. Il fait qu´un homme parmi ses semblables, un corps de citoyens dans l´État, um peuple au milieu de la société des Nations, aiment à affirmer leur existence par des signes sensibles et destinés à leur survivre. :::



Perry Rhodan P336 - Gucky e o Vakupath - Clark Darlton

Perry Rhodan P336 - Gucky e o Vakupath - Clark Darlton
Ediouro, 1987, 100 páginas, capa brochura, 103gr. ::: A viagem-relâmpago de Reginald Bell ao planeta Last Hope representou a grande virada na luta contra os invasores do Sistema Solar. O marechal-de-estado retornou na hora exata, trazendo o novo aparelho chamado gerador de multifrequências, infligindo uma grave derrota aos policiais do tempo. Tro Khon, que foi o único vigilante de vibrações que escapou ao inferno criado pela Colombo, resolve fugir do Sistema Solar. A espaçonave viva de Tro Khon decolou, seguida pela Wyoming, que está sob o comando de Don Redhorse. :::

Perry Rhodan 298 - Amok dos hibernados - H. G. Ewers

Perry Rhodan 298 - Amok dos hibernados - H. G. Ewers
Ediouro, 1986, 101 páginas, capa brochura, 109gr. ::: Na Terra registra-se o começo de fevereiro do ano 2406 da contagem de tempo cristã. Depois de um perigoso entreato no qual se tratava de repelir um novo ataque contra a existência da Humanidade terrana, o centro de gravidade dos acontecimentos cosmopolitas deslocou-se novamente para a Andrômeda.
A "Superfortaleza Tamania" é atacada por todos os lados - o último e aparente inexpugnável baluarte dos senhores da galáxia!
Caso o plano do Fator I - de girar para trás a engrenagem da História galática - tivesse tido êxito - o cruzador de exploração da arcônida Thora, que pousara de emergência na Lua, devia ser destruído. :::

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Tom Cruise - Wensley Clarkson

Tom Cruise - Wensley Clarkson
Editora Círculo do Livro, 1996, 400 páginas, capa dura, 520gr. ::: O livro do jornalista britânico Clarkson faz um trabalho razoável de apresentar as origens, valores e ética de trabalho de Tom Cruise. O autor não é um escritor habilidoso ou um biógrafo atencioso, mas seu livro é razoavelmente informativo sobre os antecedentes pessoais e o início de carreira de Cruise, e evita em grande parte ser curioso ou desrespeitoso em relação ao astro de Hollywood. :::

O ônibus das estrelas - Martin Oliver

O ônibus das estrelas  - Martin Oliver
Editora Scipione, 1992, 48 páginas, capa brochura, ilustrado, 109gr. ::: Cada livro desta série conta uma emocionante história de aventuras, cheia de divertidos quebra-cabeças para você resolver. Existem pistas para lhe ajudar se você se sentir desanimado ao longo do caminho, e as respostas são dadas no final do livro. :: "O ônibus das estrelas" leva você a uma incrível viagem a galáxias nunca exploradas e planetas desconhecidos, espalhados pelo vasto campo sideral. Junte-se a Rafa, Jane e seus amigos extraterrestres em sua fantástica odisseia. :::

A educação no mundo - Volume 1 - Unesco

A educação no mundo - Volume 1 - O ensino de primeiro e segundo graus - Unesco
Edusp, 1982, 192 páginas, 237gr. ::: Introdução à edição brasileira :: A evolução do ensino de segundo grau: mudanças de estrutura e organização :: A expansão do ensino de primeiro grau :: Transição entre o primeiro e o segundo graus :: O currículo de segundo grau: tendências atuais :::

Eu e você - Paul Geraldy

Eu e você - Paul Geraldy
Companhia Editora Nacional, 1953, 4ª edição com tiragem de 2.000 exemplares, 147 páginas, 200gr, capa brochura, bem conservado, apenas com assinatura na folha de guarda e com os recortes lateral e inferior amarelecidos, com o recorte superior acinzentado e com capa e contracapa com pontos de acidez. :: Tradução de Guilherme de Almeida ::: Expansões :: Nervos :: Tristeza :: Serenidade :: "Abat-jour" :: Sorte :: Modas, almas, etc. :: Piano :: Meditação :: Ciúme :: Dúvida :: Ternura :: Sossego :: Experiência :: Confissão :: Dualismo :: Explicações :: Meditação :: Derrota :: Estereoscópio :: Meditação :: Carta :: "Post-scriptum" :: Distância :: Vozes :: Hábito :: Passado :: Sabedoria :: "Mea culpa" :: Final :::
Preço médio do livro: varia entre R$ 5,00 e R$ 10,00

Nervos

Você gosta de mim. Eu sei. Você é adorável.
Mas há dias, eu reconheço,
em que me canso e me aborreço
de ver você brincar de criança insuportável.
Viver sempre caçoando e rindo é interessante,
mas não é tudo, não é mesmo?
Esta noite, estou mal... Não é nada importante!
São meus nervos... Você bem sabe, não é mesmo?
Por qualquer coisa eu choraria, neste instante.
Não fale tanto! Não se agite, meu amor...
Essa adorável voz me irrita e me faz mal.
O avesso de um cetim não é da mesma cor?
Que quer você que eu faça? é assim mesmo: é fatal!...
Mas não faça esse olhar! Não há tragédia alguma...
Mas não, eu não estou zangado! Você vê:
eu não disse uma só palavra má, nenhuma!
São meus nervos.... Por quê? Não sabe então por quê?
É este tempo... Meu Deus! Mas é tão complicado
explicar... O cansaço, os aborrecimentos...
Vamos! por hoje só e só por uns momentos,
deixe um pouco os chapéus de lado!

Obs.: Li alguns poemas! O livro poderia ter como título "Reclamações", pois o autor faz isso o tempo todo, inseguro quanto ao amor que lhe devota ou não sua amada.

Em breve cárcere - Sylvia Molloy

Em breve cárcere - Sylvia Molloy
Editora Iluminuras, 1995, 134 páginas, capa brochura, 179gr. ::: Sucesso de crítica e público, este romance de Sylvia Molloy é finalmente entregue ao leitor de língua portuguesa. "Em breve cárcere", cujo título quevediano, é, ao mesmo tempo, emblemático do amor e de sua fixação na escritura. O romance narra, num âmbito fechado, de sóbria e rigorosa nudez, o tecer e destecer da lembrança (compulsiva, violenta, arrasadora) de um amor vivenciado, mas distanciado, e aqui recuperado pelo ato de narrar. Entre a solidão inerme, desgarrada e áspera, o corpo, só, se descobre a si mesmo na câmara escura do texto e da memória. :::

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Seleções do Reader´s Digest - Janeiro 1967

Seleções do Reader´s Digest - Janeiro 1967
180 páginas, 145gr. ::: O mundo fantástico do recém-nascido :: A ressurreição de João Jacinto :: Progresso e perspectivas ao vietname :: As universidades profissionais da América Latina :: "Não esqueça o colorido" :: A descoberta da América antes de Colombo :: Quatro milagres - e uma obra-prima :: Meu lindo, execrável poema :: Sob as águas azuis :: Você está em dia com os primeiros socorros? :: Flagrantes da vida real :: Nossa casa mal-assombrada :: Como perdi 100 gramas em três semanas :: Como Stálin roubou o Tesouro da Espanha? :: A glândula 'inútil' que preserva a nossa saúde ::  Carta de um alcoólico a seu filho :: Que está acontecendo com os Estados Unidos :: O inesquecível Ring Lardner :: e mais :::

As mentiras da noite - Gesualdo Bufalino

As mentiras da noite, Gesualdo Bufalino, Editora Rocco, 1989, 120 páginas, capa brochura, 151gr. :::

Quatro condenados à morte numa ilha penitenciária, verdadeira fortaleza oitocentista no Mediterrâneo, contam suas histórias enquanto esperam o amanhecer, quando serão decapitados. É a última noite, véspera de angústias, dúvidas, confissões, verdades e mentiras. A noite dos artifícios e, sobretudo, da astúcia.
Construído com rigor, apoiado na força e na qualidade do estilo comprovadamente extraordinário de Gesualdo Bufalino, "As mentiras da noite" é um livro incomum, não só pela utilização surpreendente que faz da dimensão espaço-tempo, mas por sua própria estrutura. Um livro que fascina pela profundidade dos sentimentos que desvenda. :::

Nô - Teatro clássico japonês - volume 2 - Eico Suzuki

Nô - Teatro clássico japonês - volume 2 - Eico Suzuki
Editora do Escritor, 1993, 160 páginas, capa brochura, 199gr. ::: Breve histórico das representações tradicionais nipônicas :: O Teatro Clássico Nô :: Iniciação na Flor :: O espírito e a ética do Nô :: Até onde o Nô é ritual? :: Concentração :: Iúguen :: O Nô e a mulher :: Nô e ópera :: Mai e Odorf :: Adaptação para as línguas estrangeiras :: Hakuiôkai  (1939-1973) :: Anotações sobre espetáculos assistidos no Japão :: Peças traduzidas e comentadas :::

Lendas do Japão - Volume 5 - Mitsuko Kawai

Lendas do Japão - Volume 5 - Mitsuko Kawai
Editora do Escritor, 1994, 80 páginas, capa brochura, 109gr. ::: Uma luta de sumô :: O dragão negro :: A gratidão do gato :: O cão valente :: A ponte do amor :: A goteira :: A reza do rato :: O amor de uma esposa :: O sacrifício de ama :: O gorro mágico :: O fogo :: o coelho branco de Inaba :::

Lendas do Japão - Volume 7 - Mitsuko Kawai

Lendas do Japão - Volume 7 - Mitsuko Kawai
Editora do Escritor, 1997, 88 páginas, capa brochura, 139gr. ::: Tanabata :: O Filho do Trovão :: Os dois irmãos :: A princesa do rosto oculto :: Duelo de mestres :: O santo da pobreza :: A cachoeira milagrosa :: As duas irmãs :: Um nome para a gatinha :: Kôbo-Daishi :: Tawara Tôta :: O maior vidente do Japão :::

A vida no século XXI - M. Vassíliev e S. Guschtchóv

A vida no século XXI - M. Vassíliev e S. Guschtchóv
Editora Bisordi, 1965, 283 páginas, capa brochura, 388gr. ::: Este não é um livro de "science-fiction". Há dez, talvez cinco anos, provavelmente teria sido encarado, pelo público e pela crítica, como tal. Hoje, em plena era dos satélites, dos "robots" e das viagens interplanetárias já em execução inicial pelos Estados Unidos e União Soviética, a obra pode ser considerada como de antecipação científica.
Os autores, dois experimentados jornalistas soviéticos, passaram dias e semanas conversando com eminentes cientistas e técnicos de seu país, de quem ouviram maravilhas e extraordinários prognósticos, todos baseados em legítimo raciocínio científico e temperado com largas doses de genuína imaginação. :::

Cura espiritual - Casos extraordinários de recuperação da saúde - Malcolm S. Southwood

Cura espiritual - Casos extraordinários de recuperação da saúde - Malcolm S. Southwood
Editora Cultrix, 1997, 228 páginas, capa brochura, 229gr. ::: "Cura espiritual" é o relato honesto e circunstanciado do trabalho de Malcolm S. Southwood, membro da National Federation of Spirituals Healers, que há mais de dez anos vem se dedicando, em tempo integral, a essa modalidade de cura, muitas vezes aconselhada até por médicos adeptos da medicina tradicional.
"Cura espiritual" é leitura indispensável para todos os que se interessam por essa modalidade de terapia, sejam eles pacientes ou agentes de cura em potencial. A segurança com que o autor relata sua experiência afasta quaisquer dúvidas que possam existir sobre o assunto e tranquiliza as pessoas que se mostram hesitantes em recorrer a essa forma de tratamento. :::

Sombras de reis barbudos - José J. Veiga

Sombras de reis barbudos - José J. Veiga
Círculo do Livro, 1973, 139 páginas, capa dura, 252gr. ::: A princípio ótima fonte de emprego, a Companhia Melhoramentos de Taitara - ou simplesmente Companhia - transforma-se, depois da saída de seu fundador, o rico e generoso tio Baltazar, em senhora absoluta da cidade e seus habitantes, tirando-lhes toda liberdade de agir. Quando a vida torna-se insuportável, homens surgem e desaparecem voando livremente nos céus. Mas talvez este fato, embora pareça absurdo, seja o sinal de salvação para o lugarejo anônimo que vive aqueles dias de terrível opressão. Este símbolo de otimismo no final de "Sombras de reis barbudos" alivia assim a sucessão de acontecimentos assustadores que percorrem as páginas do livro. :::

O homem que via o trem passar - Georges Simenon

O homem que via o trem passar, Georges Simenon, Editora Nova Fronteira, 1981, capa brochura, 209 páginas, 249gr. 

::: "O homem que via o trem passar" não é apenas mais um livro não-policial de Georges Simenon. É também um dos melhores romances de nossa época.
O drama de seu personagem principal, ao cometer um crime sem saber o que fazia, é apresentado por Simenon de forma a levar o leitor a mergulhar nas contradições de um homem que procurou desmascarar a hipocrisia de seu meio social em busca de uma explicação mais razoável para o absurdo da vida. :::

O Saci - Monteiro Lobato

O Saci - Monteiro Lobato
Editora Brasiliense, 1972, 79 páginas, capa brochura, 111gr. ::: Em férias :: O sítio de Dona Benta :: Medo de Saci :: Tio Barnabé :: Pedrinho pega um Saci :: A modorra :: A sacizada :: A onça :: A sucuri :: A floresta :: Discussão :: O jantar :: Novas discussões :: O medo :: O boitatá :: O negrinho :: Meia-noite :: Saída dos sacis :: Lobisomem :: A mula-sem-cabeça :: Mais notícias :: Chegam ao sítio :: A cuca :: O novelo de cipós :: O pingo d´água :: A Iara :: Na caverna da Cuca :: Desencantamento :: Bibliografia :::

Mitos, lendas e fábulas da Terra Santa - J. E. Hanauer

Mitos, lendas e fábulas da Terra Santa - J. E. Hanauer
Editora Landy, 2005, 215 páginas, capa brochura, 326gr. ::: Berço do judaísmo, cristianismo e islamismo, a Terra Santa é uma região milenarmente conhecida por disputas pela terra onde viveram reis e profetas, sacerdotes e guerreiros. Nestes "Mitos, lendas e fábulas da Terra Santa", seus variados cenários e suas diversas vozes se entrelaçam em um mesmo espaço geográfico e idênticos ancestrais. O mérito desta obra é deixar entrever a raiz comum entre os três povos e lhes recompor a irmandade original.
Entre as sagas arquetípicas de personagens como Adão, Abrahão e Lot, Aarão e Moisés, David e Salomão, Elias, Jesus e Maomé, o leitor encontrará espertalhões pelo caminho, além, é claro, do próprio Diabo e suas artimanhas. :::

O Mistério dos MMM - João Condé (coord.)

O Mistério dos MMM - João Condé (coord.)
Ediouro, 125 páginas, capa brochura, 140gr. ::: As luzes acesas, as manchas de sangue nos móveis, uma fantasia jogada no chão; no quarto - um cadáver de borco no tapete; na escrivaninha - três diferentes maços de papéis. Eram cartas de mulheres. Não havia nome a assiná-las. Apenas a letra "M".
Quem seriam estas mulheres e que ligação teriam com o crime é o que saberemos com a leitura deste romance que, nas palavras de João Condé, é "realmente vivo e palpitante, um livro que ficará entre os melhores, no gênero, já inscritos em língua portuguesa". :::

Imitação de Cristo - Tomás de Kempis

Imitação de Cristo - Tomás de Kempis
Editora Círculo do Livro, 239 páginas, capa brochura, 280gr. ::: A imitação de Cristo e o desprezo de todas as vaidades do mundo :: O humilde juízo de si mesmo :: Os ensinamentos da verdade :: A prudência nas ações :: A leitura das Sagradas Escrituras :: As afeições desordenadas :: Deve-se fugir à vã esperança e à soberba :: Deve-se evitar a excessiva familiaridade :: Obediência e sujeição :: Deve-se evitar as palavras supérfluas :: A conquista da paz e o zelo da perfeição :: A utilidade das adversidades :: A resistência às tentações :: e mais :::

Poemas completos de Alberto Caeiro - Fernando Pessoa

Poemas completos de Alberto Caeiro - Fernando Pessoa
Editora Hedra, 2006, 167 páginas, capa brochura, formato 11x17,5cm, 143gr. ::: Em Caeiro há uma "ciência espontânea", um "misticismo materialista" e uma "simplicidade complexa" - "atributos paradoxais que servem para intensificar e tornar crível a sua extraordinária singularidade". Além de "O Guardador de Rebanhos", considerada a obra principal atribuída a Caeiro, este volume reúne outras duas séries de poemas, cujo estabelecimento textual é ainda alvo de investigações: "O Pastor amoroso" e "Poemas inconjuntos".:::

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O Jornalismo antes da tipografia - Carlos Rizzini

O Jornalismo antes da tipografia - Carlos Rizzini
Companhia Editora Nacional, 1977, capa brochura, ilustrado, 204 páginas, 376gr, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos e com dois descascados milimétricos na parte inferior da capa. ::: As atas romanas :: Jograis e trovadores :: Os cronistas :: Novidadeiros de rua e de café :: O papel :: O correio :: A carta :: A gazeta manuscrita :: A sátira e o pasquim :: A letra de forma :::

Os Pensadores XVI - Blaise Pascal

Os Pensadores XVI - Blaise Pascal
Editora Abril, 1973, 1ª edição, 282 páginas, capa dura, 609gr. ::: A vida de Pascal, escrita por Mme. Périer, sua irmã :: Pensamentos sobre o espírito e sobre o estilo :: Miséria do homem sem Deus :: Da necessidade da aposta :: Dos meios de crer :: A justiça e a razão dos efeitos :: Os filósofos :: A moral e a doutrina :: Os fundamentos da religião cristã :: A perpetuidade :: Os figurativos :: As profecias :: As provas de Jesus Cristo :: Os milagres :: Fragmentos polêmicos :::

Os Pensadores VI - Santo Agostinho

Os Pensadores VI - Santo Agostinho 
Editora Abril Cultura, 1973, 1ª edição, 356 páginas, capa dura, 733gr. ::: Livro I - A Infância - Invocação ou louvor? Deus está no homem; o homem em Deus :: Deus está todo em toda a parte :: Cantando as perfeições de Deus :: Lágrimas do Pródigo :: No alvorecer da vida :: Prognósticos de vícios :: Como aprendi a falar :: Na paixão do jogo :: O orgulho da vitória :: No limiar do batistério :: Relutância em estudar :: Gosto do latim :: Aversão à língua grega :: A mitologia impura :: A declamação :: Desprezo das leis eternas :: Perversidade na puerícia :: Magnificat :: Livro II - Os pecados da adolescência :: Livro III - Os Estudos :: Livro IV - O Professor :: e mais :::

Jardim de Vênus - Eva Stachniak

Jardim de Vênus - Eva Stachniak
Editora Suma de Letras, 2006, 420 páginas, capa brochura, 716gr. ::: Nascida pobre na cidade de Bursa, Turquia, filha de pais gregos, Sofia Potocka marcou presença nas camas mais nobres da Europa no final do século XVIII. Poder, jóias, amantes e maridos: ela usou seu charme fascinante e sua beleza exótica para conseguir tudo isso. Assim, tornou-se condessa - mas nunca perdeu a independência, raridade para uma mulher de sua época. Seus amantes faziam todas suas vontades. Um de seus maridos construiu para ela um fabuloso jardim, hoje parque nacional na Ucrânia.
Romântico, erótico, bem-humorado, cheio de suspense e drama, "Jardim de Vênus" é baseado na vida real da condessa Potocka, uma das mais célebres cortesãs da Europa, imortalizada como "La Belle Phanariote". :::

A Primavera do Dragão - A juventude de Glauber Rocha - Nelson Motta

A Primavera do Dragão - A juventude de Glauber Rocha - Nelson Motta
Editora Objetiva, 2011, 368 páginas, capa brochura, ilustrado, 665gr. ::: Com seu desmesurado talento e sua ambição artística, Glauber Rocha é um protagonista explosivo, estrela entre os jovens que projetaram o cinema brasileiro para o mundo na década de 60. Vivendo como filmava, em transe contagiante, ele fez da juventude uma experiência libertária e, aos 25 anos, foi consagrado em Cannes com "Deus e o diabo na terra do sol". Quando assistiu à primeira projeção do filme, o jornalista e escritor Nelson Motta sentiu um impacto semelhante ao da primeira vez que ouviu João Gilberto cantando "Chega de saudade". De admirador passou a amigo de toda a vida de Glauber, e agora recupera a trajetória de seus anos de ouro. :::

Terra Imatura - Alfredo Ladislau

Terra Imatura - Alfredo Ladislau
Editora Valer, 2009, 168 páginas, capa brochura, 290gr. ::: Leitura obrigatória para quem deseja compreender a realidade amazônica e sua complexidade, o autor analisa as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia, comparando-a ao nordeste, outra região 'enjeitada' historicamente pelo poder público. Reflete ainda sobre o episódio da crise da economia da borracha e o papel do imigrante nordestino. :::

Exortação aos crocodilos - António Lobo Antunes

Exortação aos crocodilos - António Lobo Antunes
Editora Rocco, 2001, 358 páginas, capa brochura, 423gr. ::: De quatro mulheres amarguradas, cúmplices caladas de seus homens, são as vozes polifônicas de cuja tessitura se compõe este novo romance de António Lobo Antunes. Fragmentos, estilhaços de memória, monólogos ininterruptos que se retomam adiante e que constituem a trama narrativa, e eis que subitamente se revela, em toda a sua crueza e dor, o mistério que envolve, como manto de silêncio, a vida sofrida dessas protagonistas de um Portugal recente, turbulento e sacudido por contradições acumuladas nos subterrâneos do século XX. :::

Peixe morto - Marcus Freitas

Peixe morto - Marcus Freitas
Editora Autêntica, 2008, 204 páginas, capa brochura, 265gr. ::: Um cadáver mutilado e jogado na Lagoa da Pampulha é o estopim de uma aventura eletrizante. O narrador vê sua vida virar do avesso quando todas as marcas do crime apontam para o seu trabalho de historiador das ciências especializado em Criacionismo. Uma mulher misteriosa, um biólogo militante, uma aquariofilista, um psicanalista decadente, uma prostituta de luxo, um taxidermista em crise, um político em campanha, um policial sorridente e um cirurgião buco-maxilo-facial são algumas das personagens que cruzam a história do morto. :::