sexta-feira, 31 de maio de 2024

Itinerário de Sílvio Romero - Sylvio Rabello

Itinerário de Sílvio Romero, Sylvio Rabello, Editora Civilização Brasileira, 1967, capa brochura, 24 páginas. 

::: O encontro com o Recife :: A agitação da Faculdade do Recife :: O menino e o homem :: O anti-romantismo :: Influência de Coimbra :: Fidelidade à tradição popular :: Crítica e polêmica :: Posição filosófica :: A grande sedução :: Definições políticas :: Liberalismo sentimental :: Espírito de província :: Em defesa de uma cultura :: Elogio das virtudes simples :::


Os filhos de Lobato - O imaginário infantil na ideologia do adulto

Os filhos de Lobato - O imaginário infantil na ideologia do adulto, J. Roberto Whitaker Penteado, Editora Globo, 2011, capa brochura, 330 páginas.

::: Monteiro Lobato é o maior autor brasileiro de histórias infantis. Isso todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é a influência das histórias infantis em geral, e das de Lobato em particular, sobre seus pequenos leitores quando eles crescem. Ela existe? E se existe, como é?

"Os filhos de Lobato - o imaginário infantil na ideologia do adulto" é um livro instigante, escrito para responder essas perguntas. Além de levar os estudos sobre Lobato para uma nova direção e um novo patamar. No caminho, amplia nossa percepção da presença, da influência e da importância do autor e da literatura infantil na vida adulta. :::


Como a web transforma o mundo - A alquimia das multidões

Como a web transforma o mundo - A alquimia das multidões, Francis Pisani e Dominique Piotet, Senac São Paulo, 2010, capa brochura, 304 páginas.

::: Cerca de um quarto da população mundial utiliza a internet. Embora impressionante, esse número é só uma pequena indicação das transformações em curso.

Após ter comportadamente começado a consultar os sites, comprar on-line, procurar a alma gêmea, trocar e-mails, os internautas começaram a participar, a exprimir-se, a criar grupos. A web tomou-se tão simples que eles podem utilizá-la à vontade. Com os blogs (esses famosos diários online), eles hoje se expressam diretamente em seus próprios sites. No YouTube e Dailymotion, compartilham vídeos, e no MyFace ou Facebook, desenvolvem redes sociais. :::


O país transtornado - Memórias do Brasil recente - Milton Saldanha

O país transtornado - Memórias do Brasil recente, Milton Saldanha, Editora Movimento, 2012, capa brochura, 269 páginas.

::: "O País Transtornado" é uma viagem no tempo, trazendo detalhes do recente passado brasileiro que foram esquecidos, ou talvez nunca tenham sido contados. Sempre pelo olhar das pessoas comuns, não dos famosos. É reportagem de uma vida, a do autor, jornalista desde muito cedo, que transforma em palavras tudo o que passou por seus olhos atentos, vigilantes e também participantes.
Milton Saldanha Machado foi espectador e também protagonista anônimo da História. Poderia, por exemplo, estar num comício pelas Diretas Já!, na Praça da Sé, invisível na multidão, mas ajudando de forma muito afirmativa a definir caminhos e diretrizes para seu país. 

Mas este não é o único marco que torna esta obra original. Cabe destacar um fato inusitado: o interesse do autor por política e por tudo que acontecia no Brasil quando tinha apenas oito anos de idade. Ao concluir este livro tem 66 anos. Dotado de memória capaz de captar os mínimos detalhes do passado, por mais remoto que seja, e contando com valioso arquivo particular de revistas e livros, onde pesquisou e fotografou, Milton revive a História recente e denuncia crimes da ditadura. Além, ainda, como autor independente, de reconhecer erros da esquerda e condenar o totalitarismo.

O livro começa em 1953, na distante região gaúcha das Missões. Conta detalhes do dramático dia da morte de Getúlio Vargas. Como era viajar num Ita, os navios que faziam a integração nacional. O contragolpe de Lott no famoso 11 de novembro. Revoltas de Jacareacanga e Aragarças. Campanha da Legalidade, com Brizola. Guerra Fria. Muro de Berlim. Cuba e crise dos mísseis. Golpe de 1964. Conspiração. Militância clandestina em São Paulo. A prisão política. Como era o DOI-Codi por dentro. A denúncia de um escândalo na ditadura. Campanha das Diretas Já! Experiências profissionais de vida. E, finalmente, outra dura prova: sofrer um infarto e passar por UTIs, com morte sempre espreitando.

Um livro para quem ama a História preza verdade. :::

Retrato de Eça de Queirós - José Maria Bello

Retrato de Eça de Queirós, José Maria Bello, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1977, capa brochura, 164 páginas.

::: A formação política :: A formação literária :: Romantismo e realismo. Ascensão do escritor :: O romancista rural. O hagiógrafo e o polemista :: Estilo, ironia. Influência e atualidade de Eça de Queirós :::


quarta-feira, 29 de maio de 2024

Minhas histórias dos outros - Zuenir Ventura

Minhas histórias dos outros, Zuenir Ventura, Editora Planeta, 2005, capa brochura, 270 páginas.

::: Não viemos à Terra para julgar, nem para prender ou condenar, viemos para olhar e depois contar. Não somos juízes, não somos promotores, somos jornalistas, somos testemunhas de nosso tempo, uma testemunha crítica, não necessariamente de oposição, mas implacavelmente crítica. Zuenir Ventura

Este livro traz o testemunho de Zuenir Ventura, um dos mais brilhantes jornalistas de nosso tempo, sobre um período que vai do final dos anos 50, quando publica suas primeiras reportagens, até os dias de hoje. Em meio a lembranças pessoais e coletivas, estão as principais mudanças comportamentais, políticas e sociais, revividas em episódios conhecidos e desconhecidos, em personagens famosos e anônimos. :::


O Livro Azul da Propaganda - 52 ideias que podem fazer uma grande diferença

O Livro Azul da Propaganda - 52 ideias que podem fazer uma grande diferença, Steve Lance & Jeff Woll, Editora Campus, 2006, capa brochura, 233 páginas.

::: O livro azul da propaganda foi escrito para que profissionais de propaganda que começam a despontar possam fazer bem o seu trabalho hoje e brilhantemente amanhã.

As informações encontradas aqui, organizadas para uso no dia-a-dia e para leituras rápidas relativas a problemas específicos, foram ensinadas aos autores em suas atividades profissionais e poderão fazer grande diferença na maneira como você lida com seu trabalho cotidiano e nos resultados obtidos. :::


terça-feira, 28 de maio de 2024

O Fundador - A fascinante história do primeiro governador do Brasil

O Fundador - A fascinante história do primeiro governador do Brasil, Aydano Roriz, Ediouro, 2003, capa brochura, 391 páginas.

::: O fundador é um romance histórico que conta o trabalho de Tomé de Sousa para construir a cidade de Salvador, seus acordos políticos com os índios que ocupavam o litoral, seu casamento com uma índia, sua paixão por uma princesa africana feita escrava pelos portugueses, suas saudades de Portugal. O leitor vai se emocionar com a saga deste bravo português e com as astúcias do engenhoso Garcia D'Ávila, que fez do Brasil sua verdadeira pátria e a fonte de sua fortuna. Vai se divertir com Caramuru, o português que se tornou índio e constituiu família em terras brasileiras. O romance histórico de Aydano Roriz transporta o leitor ao Brasil dos primeiros tempos da colonização, numa viagem que é um redescobrimento de uma fase da história do país. :::


A cidadela inventada - Pihba Cavalcanti

A cidadela inventada, Pihba Cavalcanti, Editora Bertrand Brasil, 2007, capa brochura, 240 páginas.

 ::: Quando alguém me perguntou qual era o clima predominante em "A Cidadela inventada", arrisquei: provavelmente o que tinha a ver com as grandes esperanças depositadas pelos colonizadores europeus do início do Renascimento no Novo Mundo a que chegavam.

Nesse sentido, abordei com humor, quase sempre - o que animava e alimentava a curiosidade dessa gente, o que estaria dando voltas em suas mentes, e em como nestas se traduzia o encantamento ante um estado de coisas que a muitos fazia pensar em algo como a Utopia, ou a Nova Atlântida, ou a Cidade de Deus, sonhos medievais tão caros e sublimes.

A cronologia da narrativa vai de 1641 a 1647 e compreende os últimos anos do príncipe Johan Maurits van Nassau-Siegen como governador-geral do enclave holandês no Brasil (1637-1644), no Recife de Pernambuco.

Durante esses anos, nem os triunfos militares nem os benéficos avanços nos campos social e político foram suficientes para que a WIC, Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, desse seu apoio incondicional aos sonhos do príncipe de levantar uma civilização nos trópicos,

Apesar de tudo, Maurits-Stadt, a cidadela inventada, permaneceria um sonho pela eternidade. :::


Deus e eu - Conversas sobre fé e religião - Antonio Monda

Deus e eu - Conversas sobre fé e religião, Antonio Monda, Casa da Palavra, 2007, capa brochura, 167 páginas.

 ::: Você acredita em Deus? Paul Auster, escritor: Creio que as religiões mancharam-se, cada uma em sua história, com muitos erros. Saul Bellow, escritor: Ninguém está fora do alcance de Deus. :: Michael Cunningham, escritor: Um universo que não contemple uma inteligência harmónica e superior de algum tipo seria tão estéril. :: Jane Fonda, atriz: Penso que Cristo foi o primeiro feminista. :: David Lynch, cineasta: Creio na redenção, possibilidade é inata a todo homem. :: Jonathan Franzen, escritor: Digamos que, se Deus existe, ele opera de maneira tão misteriosa que para mim resulta quase irrelevante. :: Spike Lee, cineasta: São os homens que podem desencadear o ódio interpretando a religião a seu modo. :::


Um engano de Maigret - Georges Simenon

Um engano de Maigret, Georges Simenon, Abril Cultural, 1984, capa brochura, 153 páginas.

::: Um tiro na nuca. Um cadáver. Muitos suspeitos. Só no final Jules Maigret vai obter a confissão. Será que tudo está encerrado? Até que ponto a Justiça é infalível para determinar o que aconteceu? Uma pessoa pode ser responsável por um crime, mas não culpada? Pode induzir outra ao crime? Como provar? Julgue você mesmo. :::


Corrupção - 18 Contos - Rodrigo Penteado (Org.)

Corrupção - 18 Contos, Rodrigo Penteado (Org.), Ateliê Editorial, 2002, capa brochura, 192 páginas.

::: ::: Este livro reúne treze contos de escritores brasileiros contemporâneos e a seleção de cinco contos de alguns de nossos clássicos, abordando dessa forma a presença da corrupção na literatura brasileira em dois tempos, no começo e no final do século XX.

O critério de ineditismo não foi utilizado na seleção dos contos desta antologia. Por tratar-se de um retrato literário da corrupção no Brasil, pediu-se aos autores que buscassem entre seus trabalhos aqueles que abordassem de perto essa questão. Mesmo assim, alguns textos, principalmente de autores da nova geração, são inéditos, enquanto outros foram publicados há mais de vinte anos. :::

:: Carlos Eduardo de Magalhães, Clóvis Bulcão, Cristóvão Tezza, Domingos Pellegrini, Flávio Moreira da Costa, Luiz Ruffato, Luiz Vilela, Márcia Denser, Marcos Santarrita, Moacyr Scliar, Nelson de Oliveira, Ruy Tapioca, Zulmira Ribeiro Tavares, João do Rio, Lima Barreto e Machado de Assis. ::


quarta-feira, 15 de maio de 2024

O Sonhador - Ian McEwan

O Sonhador, Ian McEwan, Editora Rocco, 1998, capa brochura, 103 páginas.

 ::: O menino Peter tem dez anos e muita dificuldade em descobrir os limites entre o que é sonho e o que é realidade.
Os adultos parecem não o entender. Sua irmã, Kate, certamente não consegue entendê-lo.
Com quem ele poderia partilhar os devaneios muito loucos de sua mente supercriativa?
Com você, leitor.
É para você que Peter abre, neste livro, a porta do seu mundinho secreto para que possa conhecer a Boneca Má, líder de uma revolta de brinquedos, o gato William, que vive, por algumas horas, a experiência de ser menino, o "Creme Invisível" que faz desaparecer parentes enjoados, um ladrão que assusta o bairro todo e cuja identidade é a menos suspeita possível, e o Bando da Praia, que permite a Peter antecipar que ser adulto pode não ser a pior coisa, afinal. :::


terça-feira, 7 de maio de 2024

Um século de sabedoria - Caroline Stoessinger

Um século de sabedoria, Caroline Stoessinger, Editora Seoman, 2013, capa brochura, 216 páginas. 

::: ::: Aos 109 anos, a pianista Alice Herz-Sommer é testemunha viva de todo o século passado e da primeira década deste século. Ela viu de tudo: sobreviveu ao campo de concentração de Theresienstadt, esteve presente ao julgamento de Adolf Eichmann em Jerusalém e, ao longo de sua vida, teve contato com algumas das figuras históricas mais fascinantes de nossa época. "Um Século de Sabedoria" é a história notável e inspiradora de uma mulher que, por toda a vida, e diante de algumas das maiores crueldades já praticadas pela humanidade, nunca perdeu a esperança de encontrar a bondade. É um tributo aos laços da amizade, ao poder da música e à importância de levar uma vida de simplicidade material, curiosidade intelectual e incansável otimismo. :::

Palavras secretas - Maria Teresa Horta

Palavras secretas, Maria Teresa Horta, Editora Escrituras, 2007, capa brochura, 191 páginas.

::: Quando escreve, Maria Teresa Horta não busca interlocutor. A poesia pura e simplesmente brota como o cristal de rocha na parede de uma gruta. Algo que ela não controla nem pretende controlar nessa viagem pelo interior dela mesma. E nessa medida, sem dúvida, pelo interior da essência feminina, Maria Teresa defende que há sempre algo a mais atrás de qualquer tema, assim como há sempre uma nova inquietude e, no caso do erotismo particularmente, essa inquietude está sempre lá, embora a maior parte das vezes oculta. Quanto aos falsos pudores, esses continuam, infelizmente, quase tão fortes hoje como antes. :::


Casa de família - Bonnie Burnard

Casa de família, Bonnie Burnard, Editora Rocco, 2001, capa brochura, 304 páginas.

Em "Casa de família", Bonnie Burnard expõe o coração humano com delicadeza e audácia. Seu aguçado poder de observação, seu domínio de detalhes e sua sensibilidade a matizes emocionais criam um belo retrato da vida comum. Com notável capacidade para sondar as áreas ocultas, muitas vezes perturbadoras, do amor, e para iluminar as complexidades da experiência humana, Burnard confere à sua história uma clareza e um encanto que são, ao mesmo tempo, profundos e comoventes.
"Casa de família" é uma reconstrução precisa e compreensiva da existência diária de pessoas comuns enredadas nas circunstâncias extraordinárias que todos nós precisamos encarar no nosso tempo na Terra. :::

domingo, 5 de maio de 2024

Um piolho na asa da águia - Salomão Jorge

Um piolho na asa da águia, Salomão Jorge, Editora Saraiva, 1965, capa brochura, 371 páginas.

::: Rui e a Igreja Católica :: Rui e o Sistema Eleitoral :: Rui e o Encilhamento :: Caso das carnes verdes :: Rui e o jornalismo :: Rui e as atas e atos do governo provisório :: Rui, amigo e inimigo de José Carlos Rodrigues :: Rui e a jogatina :: Rui e a questão Dreyfus :: Rui e a ideia fixa do armamentismo naval :: Rui e a vacina obrigatória :: Rui, advogado da Light :: As "Águias de Haia" e o falso livro de William T. Stead :: Rui a favor e contra os militares :: e mais :::


sábado, 4 de maio de 2024

Azaleia vermelha - Anchee Min

Azaleia vermelha, Anchee Min, Editora Scipione, 1998, capa brochura, 269 páginas.

::: "Ousando romper o tradicional tabu chinês contra a discussão de sentimentos sexuais em termos explícitos e analisando de forma tão corajosa o modo como o Partido intervinha na vida privada e afetava as bases emocionais das relações humanas, Anchee Min fez a literatura chinesa dar um salto gigantesco. E, conferindo a seus personagens dimensão simultaneamente erótica e política, ela criou uma obra contemporânea com uma importância e um poder de atração verdadeiramente universais." - Vogue :::





sexta-feira, 3 de maio de 2024

O que é o Nordeste - Carlos Garcia

O que é o Nordeste, Carlos Garcia, Comunigraf, 2005, capa brochura, 106 páginas.

::: Região de contrastes :: Diversidade geográfica :: Manifestações artísticas :: Regiões distintas :: A Zona da Mata :: O Agreste :: O Sertão :: O Meio-Norte :: Desigualdades :: Riqueza :: Migração :: Pobreza :: Povoamento :: Prosperidade :: Invasões :: O açúcar :: Os brancos :: Os índios :: Os negros :: Pecuária :: Civilização do couro :: Piauí e Maranhão :: Irregularidade das chuvas :: Os animais :: A economia :: As chuvas :: As lavouras :: Polígono das Secas : Grandes secas :: "El Niño" e "La Niña" :: Ações emergenciais :: Antecedentes :: Fracasso :: Como obter água :: A esperança frustrada :: Limitações :: O começo do fim :: Atos finais :: Fruticultura irrigada :: O vinho :: Soja e gado bovino :: Turismo :::


quinta-feira, 2 de maio de 2024

O Quarto K - Mario Puzo

O Quarto K, Mario Puzo, Editora Record, 4ª edição, 1994, capa brochura, 459 páginas.

::: O êxito internacional de "O Poderoso Chefão" consolidou a posição de Mario Puzo não apenas como um dos grandes romancistas de nosso tempo, mas como um escritor de excepcional talento para reinventar o passado de forma a prefigurar o futuro. Em O Quario K, utiliza como tema os Kennedy, um dos mais poderosos mitos americanos, numa história que transcorre em um futuro próximo.

Sobrinho de John, Robert e Edward, Francis Xavier Kennedy é eleito presidente dos Estados Unidos graças, em grande parte, à boa aparência e riqueza, principal legado de seus antepassados, Sua metamorfose, caracterizada pela explosão de uma agressividade latente, é um dos mais interessantes aspectos da narrativa. Quando sua filha se torna vítima fatal de uma conspiração terrorista, Kennedy, que mantinha obsessivamente viva a lembrança do assassinato de seus tios, aciona todo o seu poder de retaliação, enquanto o mundo assiste a tudo com horror. Ao ser derrotado pelo processo político, ele se torna um líder cruel e extremista, distanciando-se cada vez mais da imagem otimista que o ajudou a se eleger.

Com um estilo ágil e uma linguagem brutal, Puzo nos conduz a um mundo dominado pela violência, onde o terrorismo adquire dimensão inteiramente nova, motivando a criação de sistemas de segurança altamente sofisticados. Com uma trama assustadoramente plausível, o livro nos apresenta o homem cada vez mais enclausurado pelo medo e a solidão. :::