Resenha, resumo... se o livro não tiver, o índice! No menu lateral, alguns assuntos, abrangendo cerca de 10% das resenhas do blog!
quarta-feira, 24 de abril de 2024
A Religião nos limites da simples razão - Immanuel Kant
segunda-feira, 22 de abril de 2024
Corpos frágeis, mulheres poderosas
Corpos frágeis, mulheres poderosas, María Martoccia & Javiera Gutiérrez, Ediouro, 2003, capa brochura, 179 páginas,
::: "Corpos frágeis, mulheres poderosas" resgata o vínculo de certas pessoas - todas mulheres - com esse companheiro terreno, frequentemente mais estranho que a alma e a consciência: o coгpо.
Frida Kahlo decide pintar a partir do acidente que a imobilizou. No auge da carreira. Jacqueline du Pré constata que sofre de esclerose múltipla. Simone Weil chega à mesma conclusão filosófica para duas instâncias: as purezas espiritual e física excluem necessariamente a ingestão de alimentos. Na comunidade dirigida por Gurdjieff. Katherine Mansfield encontra o lugar adequado para concluir uma longa travessia de males.
As nove biografias deste livro pretendem mostrar de que maneira o corpo - protagonista e antagonista - adquire um valor incomum na história dessas mulheres. Com rigor e sutileza, as autoras nos conduzem a um mundo simultaneamente cotidiano e assombroso, no qual os fatos e a psicologia revelam a verdadeira dimensão daquelas que fizeram do corpo o centro de um enigma.
:: Frida Kahlo :: Jacqueline Du Pré :: Virginia Woolf :: Billie Holiday :: Madame Curie :: Katherine Mansfield :: Maria Callas :: Judy Garland :: Simone Weil :::
quarta-feira, 17 de abril de 2024
As piedosas - Federico Andahazi
As piedosas, Federico Andahazi, Companhia das Letras, 1998, capa brochura, 158 páginas.
::: Numa tarde tempestuosa, Lord Byron e alguns amigos intimos chegam à Villa Diodati, às margens do lago Léman, na Suiça. Uma carta espera o secretário particular John William Polidori - o sombrio autor de The Vampyre - sobre a escrivaninha do quarto. A carta - primeira de uma série - foi escrita por alguém que se diz um monstro, um teratoma, "um daqueles que, quando se extirpam, apresentam o horroroso aspecto de uma pessoa feita pela metade". Ela narra uma história profundamente perturbadora de lascivia, avidez, inveja e... literatura. Polidori se entrega por inteiro ao fascínio da correspondência. Envolvido, não pode recusar a proposta que lhe é feita, e que se mostra vantajosa: o monstro pede seu sêmen e lhe oferece a glória. :::
segunda-feira, 15 de abril de 2024
O óbvio ululante (Primeiras confissões) - Nelson Rodrigues
O óbvio ululante (Primeiras confissões), Nelson Rodrigues, Companhia das Letras, 1995, capa brochura, 303 páginas.
:: Seleção de Ruy Castro
::: As passeatas, o "Poder jovem", a esquerda festiva, os festivais da canção, a agressão ao elenco de Roda viva, a pregação da violência, o Vietnā, Sartre, Mao Tsé-tung, d. Hélder - eis aqui, em "O óbvio ululante", um fabuloso painel de 1968 pela ótica única de Nelson Rodrigues.
"O óbvio ululante" é uma seleção de suas "Confissões", crônicas publicadas no jornal O Globo naquele ano. Dia após dia, escrevendo na redação, ao som das ruas, Nelson descreveu o que parecia ser uma tentativa de virar o mundo de pernas para o ar e sintetizou tudo aquilo numa prosa que, hoje, espanta pela coragem, deboche e perenidade de suas observações.
O que, em Nelson, tanto irritava na época os "politicamente corretos", pode ser visto agora pelo que realmente era: a profecia do "anti-Brasil" que ele tanto temia e que se instalou entre nós. :::
sexta-feira, 12 de abril de 2024
Uma Certa Felicidade - Sonia Coutinho
Uma Certa Felicidade, Sonia Coutinho, Editora Rocco, 1994, 135 páginas, capa brochura.
::: Uma certa felicidade :: Darling, ou o amor em Copacabana :: Essas tardes de maio :: Amigas (I), ou a liberdade secreta :: Amigas (II), ou aconteceu no Jardim Botânico :: Dramalhão em três atos :: Uma mulher sem nenhuma importância :: Fátima & Jamila ::
Como é mesmo que diz Valéry? Há monumentos que falam e monumentos que cantam. Bom, há também textos que falam cantando, isto é, que não abrem mão do encantamento, inerente ao ritmo interno de seu arranjo.
É bem este o caso de Sonia Coutinho com os contos de "Uma certa felicidade". :::
sábado, 6 de abril de 2024
Fontes tradicionais de Antônio Nobre - Josué Montello
Fontes tradicionais de Antônio Nobre, Os Cadernos de Cultura, Josué Montello, MEC, 1953, capa brochura, 56 páginas.
::: As origens líricas :: A influência de Garrett :: Viagens na minha terra :: Regresso ao Romanceiro :: Sebastianismo de Nobre :: Antônio Nobre e D. Sebastião :: A herança do Romanceiro :::
Pequeno ensaio de Bandeirologia - Cassiano Ricardo
Reflexão à margem da Literatura Portuguesa - Agostinho da Silva
Reflexão à margem da Literatura Portuguesa, Volume 103 de Os Cadernos de Cultura, Agostinho da Silva, MEC, 1957, capa brochura, 102 páginas.
::: Seria absurdo, para a folheto breve e leve que se segue, citar autoridades. Mas parece conveniente que se cumpra um dever de gratidão mencionando a base sobre que repousa.
Em primeiro lugar, os mestres, vivos ou mortos, que escrevendo e falando me ensinaram; entre muitos outros, um Jerónimo Osório, um Luís de Vasconcelos, um Teixeira Rego, um Antônio Sérgio, um Jaime Cortesão, um Herculano... :::
Três Cantos do Inferno - Dante Alighieri
Três Cantos do Inferno, Volume 55 de Os Cadernos de Cultura, Dante Alighieri, MEC, 1953, capa brochura, 56 páginas.
Tradução de Dante Milano
::: Sei o muito que custa e o pouco que vale o esforço, entre os vários feitos em nossa língua, para traduzir o célebre Canto V do Inferno, os terríveis tercetos em que perpassa o frêmito de uma paixão que se tornou imortal.
É enorme a diferença entre o verbo forte e áspero de Dante e a nossa língua de índole branda. Para evitar más interpretações devo dizer que, longe de pretender menoscabar o nosso idioma, eu o considero o mais agradável de todos pela naturalidade com que as palavras saem da boca sem forçá-la a trejeitos. :::
sexta-feira, 5 de abril de 2024
De poetas e de poesia - Manuel Bandeira
De poetas e de poesia, Volume 64 de Os Cadernos de Cultura, Manuel Bandeira, MEC, 1952, capa brochura, 124 páginas.
::: Mário de Andrade e a questão da língua :: O centenário de Stephane Mallarmé :: O centenário de Antero de Quental :: Antero de Quental :: Um poema de Castro Alves :: Saudação a Nicolás Guillén :: Raul de Leoni :: Prefácio às poesias completas de Ascenso Ferreira :: Poesia e verso :::
Homens na paisagem - Maurício Caminha de Lacerda
Homens na paisagem, Volume 105 de Os Cadernos de Cultura, Maurício Caminha de Lacerda, MEC, 1952, capa brochura, 75 páginas.
::: Um título e uma explicação :: Um inglês sem bigodes e sem cachimbo :: O espírito de Anchieta está de volta :: Esse diabo, o Ernesto :: Artes de Gilberto Amado :: Italianos sem Itália :: Em lugar da paleta, a pauta de música :: Um cinquentão tipicamente britânico :: O átomo e um homem troncudo :: Um homem dentro da paisagem :::
Roteiro de Arte - Santa Rosa
Roteiro de Arte (Cadernos de Cultura) - Santa Rosa, MEC, 1952, capa brochura, 47 páginas.
::: Arte e realidade :: Conversa sobre Arte Moderna :: Função dos Museus :: Sobre a arte da ilustração :: Sobre a arte do livro :: Imagens do Quixote :::
Ensaios de Circunstância - Willy Lewin
Ensaios de Circunstância (Os Cadernos de Cultura), Willy Lewin, MEC, 1952, capa brochura, 79 páginas.
::: O problema espiritual da beleza e da fealdade :: Sobre Evelyn Waugh :: Em busca do Jogo Dramático :: Entre Gide e Charles Du Bos :: A volta de Hemingway :: "The Cocktail Party" :: De um Narcisismo Romântico :: Pretextos para meditação estética :: História de Manley (F. S. Fitzgerald) Halliday :: Sinclair Lewis na Itália :: Saint-Germain des Près :: Angústias do "Book Reviewer" :: "La Belle Époque" :: Memórias de Ballet :: Victor Hugo :: As "Partes Vergonhosas" do Poema :: W. H. Auden :::