sábado, 12 de agosto de 2023

Escritos sobre mito e linguagem - Walter Benjamin

Escritos sobre mito e linguagem, Walter Benjamin, Editoras 34 & Duas Cidades, 2011, capa brochura, 171 páginas, 224gr

::: Ao reunir sete ensaios produzidos entre 1915 e 1921, boa parte deles nunca publicada em vida pelo autor, este livro revela um momento fundamental, porém pouco conhecido, do percurso de Walter Benjamin: aquela fase de sua juventude em que dialética e metafísica travavam um diálogo de intensidade incomum. Longe de ser uma etapa mais tarde superada, é ela a responsável pela configuração extremamente original desse pensamento que combina poesia e política para iluminar a arte, a religião, o direito, a história e o poder.

Este volume traz textos indispensáveis - como "Para a crítica da violência" ou "A tarefa do tradutor"- para todo leitor interessado em filosofia, ciências humanas, teoria literária e estética. :::


As Origens do Sexo - Uma História da Primeira Revolução Sexual

As Origens do Sexo - Uma História da Primeira Revolução Sexual, Faramerz Dabhoiwala, Editora Globo, 2013, capa brochura, 687 páginas, 770gr.

::: Foram 20 anos de pesquisa, consultando de obras artísticas e diários pessoais a registros criminais e tratados filosóficos, antes que Faramerz Dabhoiala finalizasse seu As origens do sexo: uma história da primeira revolução sexual, que a Biblioteca Azul lança no Brasil. No livro, Dabhoiwala alterna a perspectiva histórica com trajetórias individuais de muitos homens e mulheres para compreender a evolução da forma como o homem encara – e pratica – o sexo ao longo da História, com destaque para a mudança de paradigma trazida pelo Iluminismo, que suscitou a primeira grande revolução sexual do ocidente, segundo o pesquisador. :::

Sidarta - Hermann Hesse

Sidarta, Hermann Hesse, Editora BestBolso, 10ª Edição, 2018, capa brochura, 141 páginas, 178x119mm, 100gr. 

::: "Sidarta" é um romance filosófico que exalta a busca pela sabedoria e é inspirado na vida de Siddartha Gautama, fundador do budismo. A narrativa exprime o amor e a sensibilidade de Hermann Hesse, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1946, pela cultura, religião, crença e filosofia orientais com as quais teve contato desde cedo. Originalmente publicada em 1922, esta obra foi fruto de uma viagem realizada à Índia em 1911. O jovem Sidarta abandona sua casa e sua família à procura de uma vida de contemplação, visando atingir a plenitude espiritual e mantendo-se fiel à sua própria alma. :::


Pensando a física - Mário Schenberg

Pensando a física, Mário Schenberg, Editora Landy, 5ª edição, 208 páginas, capa brochura, 21 x 11,5cm, 216gr. 

::: Mário Schenberg deposita nestas páginas suas reflexões sobre a origem dos conceitos da Física. Ele nos encaminha a uma aventura viva que é também a da Ciência.

Encontramos as façanhas encantadas de homens e mulheres que tentaram e seguem tentando descobrir os mistérios da natureza. As palavras deste físico-matemárico-artista-pensador, um homem feliz, são palavras a abrir caminhos para os pensamentos e as práticas científicas. ::: 


O Faroeste (1860-1890)

O Faroeste (1860-1890), Claude Fohlen, Círculo do Livro, 1989, capa dura, 249 páginas, 367gr.

::: Qual faroeste? E quando? :: "Go West!" :: As vias navegáveis :: Pistas e diligências :: As estradas de ferro :: A estrada de ferro e as terras :: O lado dos mineiros :: A descoberta de ouro e prata :: A evolução das técnicas minerais :: Na intimidade dos acampamentos :: Junto aos colonos :: A revolução do arame farpado :: O colono e a água :: O rancor do colono :: Em companhia dos "cowboys" :: Do Texas ao Kansas e Montana - Deslocamentos e pausas :: e mais :::


A Enciclopédia dos Pesadelos - Jeff Belanger & Kirsten Dalley

A Enciclopédia dos Pesadelos, Jeff Belanger & Kirsten Dalley, Editora Prestígio, 2007, capa brochura, 384 páginas, 552gr.

::: A Enciclopédia dos Pesadelos examina ideias sobre os sonhos ruins encontradas em diferentes partes do mundo, em diferentes períodos da história ocidental, na pesquisa clínica recente, nas teorias atuais do oculto e em filmes populares. Ela também inclui interpretações de símbolos encontrados em pesadelos.

Quaisquer que sejam sua causa, seu simbolismo, seus efeitos nas noites sem sono, você irá descobrir tudo o que queria saber sobre pesadelos - e talez mais do que de fato queria saber. :::


quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Compêndio de Crítica Genética - América Latina

Compêndio de Crítica Genética - América Latina, Sergio Romanelli (Org.), Editora Horizonte, 2015, capa brochura, 560 páginas, 870gr. 

::: Organizado por Sergio Romanelli, tradutor, músico e professor na Universidade Federal de Santa Catarina, este Compêndio traz a última palavra em Crítica Genética na América Latina. A divisão do livro é apenas didática, pois as bordas entre o pensamento e a produção literária e artística são muito tênues e se intercalam o tempo todo. Nas quatro partes – Literatura, Tradução, Artes, Teatro e Cinema –, o leitor poderá mergulhar no trabalho de verdadeiros pesquisadores-detetives, que investigam todos os passos dos escritores e artistas, a fim de entender a obra por meio de sua gênese. Em Literatura, encontramos estudos que apresentam dossiês saborosos – parafraseando a didática saborosa , de Barthes –, nos quais cartas, agendas, diários e bibliotecas são revelados e permitem percorrer, com cada autor, seu percurso de criação. Em Tradução, os pesquisadores trazem para a cena fatos inéditos dos arquivos imperiais do Brasil, dificuldades e soluções encontradas pelos tradutores dos mais variados textos. Além de uma perspectiva abrangente de inclusão de deficientes no universo literário por meio da tradução intersemiótica. Em Artes, temos um tour pela pintura, fotografia, escultura, dança, instalações, curadorias e acesso garantido a ateliês, oficinas, projetos e diários, sendo possível ter uma noção ampla do fazer artístico. Já em Teatro e Cinema, não diferente das outras áreas, temos acesso a dossiês que apresentam storyboards, anotações em leituras, estudos de planos de peças teatrais e filmes pesquisados. :::