sexta-feira, 23 de abril de 2021

Gilberto Freyre - Uma Biografia Intelectual

Gilberto Freyre - Uma Biografia Intelectual, Volume 387, Vamireh Chacon, Companhia Editora Nacional, 1993, capa brochura, 312 páginas, bem conservado, apenas com os recortes amarelecidos e com pontos de oxidação e com pequeno amassado na quina da lombada com a capa.

::: O Recife Oceânico :: Ancestrais e pais :: Os preceptores do menino de Sobrado e o Colégio Americano :: Batista em Baylor :: A vocação de escritor :: Cosmopolita em Columbina :: A repulsa ao racismo :: Anísio Teixeira e Monteiro Lobato: companheiros de descoberta :: A volta pela Europa :: Difícil retorno e readaptação ao Brasil :: O Regionalismo :: Magistério, jornalismo, aventura do exílio :: A Gênese de Casa Grande & Senzala em Dacar, Lisboa :: Stanford, New Orleans e Charleston :: Significados de Casa Grande & Senzala :: A recepção crítica francesa :: e mais :::



Economia e Sociedade do Rio Grande do Sul (Século XVIII)

Economia e Sociedade do Rio Grande do Sul (Século XVIII), Volume 379, Corcino Medeiros dos Santos, Companhia Editora Nacional, 1984, capa brochura, 216 páginas, muito bem conservado.

::: Os primeiros povoadores :: A colonização açoriana :: Povoamento e população :: Ocupação do solo e estrutura fundiária :: Os primórdios :: A iniciativa estatal :: Entraves ao desenvolvimento do rebanho :: O crescimento e a economia do rebanho :: A agricultura :: Os portos e o trânsito de mercadorias :: O Rio Grande do Sul como entreposto de comércio com o Vice-Reino do Prata :: A Fazenda Real :: e mais :::



Quebra-Quilos - Lutas Sociais no Outono do Império

Quebra-Quilos - Lutas Sociais no Outono do Império, Volume 366, Armando Souto Maior, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1978, capa brochura, 213 páginas, muito bem conservado.

::: O Quebra-quilos e a economia nordestina :: O Quebra-quilos na Paraíba :: Os liberais e o Quebra-quilos :: O Quebra-quilos e a Questão Religiosa :: O Quebra-quilos, os jesuítas e o jesuitismo :: O Quebra-quilos em Pernambuco :: O Quebra-quilos nas Alagoas :: O Quebra-quilos no Rio Grande do Norte :: O recrutamento militar :: Do "pathos" à comédia :: A escravidão e os quebra-quilos :: De Canudos ao imposto do vintém :: e mais :::



Cultura e Sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821)

Cultura e Sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821), Volume 363, Maria Beatriz Nizza da Silva, Companhia Editora Nacional, 1977, capa brochura, 246 páginas, bem conservado, apenas com assinatura de posse na folha de anterrosto e com os recortes levemente amarelecidos.

::: Hábitos alimentares :: Sociologia do trajo :: A morada carioca :: A sociedade e as suas diversões :: Formas de religiosidade :: O casamento e suas normas :: Delitos e penas :: As áreas do saber: as ciências e as artes :: As ciências :: As artes :: As belas letras :: Retórica :: Poesia :: Peças dramáticas :: História :: Romances, contos, novelas :: O ciclo napoleônico :::



Devoção e Escravidão - Julita Scarano

Devoção e Escravidão, Volume 357, Julita Scarano, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1975, capa brochura, 171 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos e com assinatura de posse na folha de anterrosto.

::: A jurisdição eclesiástica e temporal :: Classificação social nas irmandades :: Nossa Senhora do Rosário, protetora dos homens de cor :: A Irmandade do Rosário no Distrito Diamantino :: As bases religiosas da Irmandade :: A irmandade e as relações econômicas :: A irmandade e o auxílio mútuo :: "Os homens pretos cativos" :: O forro e o pardo :: Os brancos da irmandade :: A Irmandade e a integração do homem de cor no distrito :: e mais :::



Salvador de Sá e a Luta pelo Brasil e Angola (1602-1686)

Salvador de Sá e a Luta pelo Brasil e Angola (1602-1686), Volume 353, C. R. Boxer, Companhia Editora Nacional, 1973, capa brochura, 464 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente acinzentados, com a lombada esbranquiçada e com assinatura de posse na folha de guarda.

:::O casamento com espanhola :: A expedição dos vassalos :: O caminho de Potosi :: Governador do Rio de Janeiro, 1637-43 :: General das frotas do Brasil :: Angola, a "mãe-preta" :: Capitão-general do Sul :: Um notável velho lutador :::



Novo Mundo nos Trópicos - Gilberto Freyre

Novo Mundo nos Trópicos, Volume 348, Gilberto Freyre, Companhia Editora Nacional, 1971, capa brochura, 257 páginas, bem conservado, apenas com assinatura de posse, com os recortes levemente amarelecidos e com levíssima inclinação.

::: Antecedentes europeus da história brasileira :: Fronteiras e plantações :: Unidade e diversidade, nação e região :: Condições étnicas e sociais do Brasil moderno :: O Brasil como civilização europeia nos trópicos :: A política exterior do Brasil e os fatores sociais e étnicos que a condicionam :: Escravidão, monarquia e o Brasil moderno :: A literatura moderna do Brasil considerada em alguns dos seus aspectos sociais :: A moderna arquitetura brasileira: "moura" e "romana" :: Por que China tropical? :::



A Bahia e a Carreira da Índia

A Bahia e a Carreira da Índia, Volume 338, José Roberto do Amaral Lapa, Companhia Editora Nacional, 1968, capa brochura, 382 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos e com assinatura de posse na folha de anterrosto.

::: O porto do Brasil :: O aproveitamento da madeira e as feitorias reais :: Estaleiro colonial :: Matéria-prima :: Mão-de-obra :: Problemas de navegação e aportamento :: Matalotagem e municionamento :: Estadia e relações humanas :: Fisco e contrabando :: Fisco e contrabando :: Comércio com o Oriente :: e mais :::



O Colonialismo Português e a Conjuração Mineira

O Colonialismo Português e a Conjuração Mineira, Volume 319, P. Pereira dos Reis, Companhia Editora Nacional, 1964, capa brochura, 140 páginas, bem conservado, apenas com assinatura de posse na folha de guarda e com os recortes levemente amarelecidos.

::: Nos estudos sobre a Conjuração Mineira não se tem tratado devidamente das razões econômicas da Inconfidência. Este ensaio, que em parte foi inspirado por tal lacuna, focaliza as relações existentes entre as condições sócio-econômicas mineiras da segunda metade do século XVIII e os ideais dos inconfidentes e da conspiração de 1789, traçando paralelamente uma perspectiva histórica dos fatores econômicos a partir do ciclo das grandes navegações, fenômeno que assinalou uma nova fase na história dos interesses materiais da humanidade, exatamente quando se tornou patente o papel da burguesia portuguesa na expansão marítima e no estabelecimento de feitorias e colônias em ultramar. :::



O Brasil Literário (história da literatura brasileira)

O Brasil Literário (história da literatura brasileira), Volume 278, Ferdinand Wolf, Companhia Editora Nacional, 1955, capa brochura, 359 páginas, bem conservado, mas com os recortes levemente amarelecidos, com duas assinaturas e um carimbo de livraria na folha de anterrosto e com algum desgaste na quina da contracapa com a lombada e na orelha e recortes da mesma.

::: Na historiografia literária do Brasil, este livro é marco. Estranha que, estando-se inclusive nas proximidades de comemorar-lhe o centenário, não haja sido ainda traduzido. Alegra-nos, portanto, este labor a que nos dedicamos, transpondo-o para a nossa língua - tipo do trabalho que se insere entre numerosos de que está à espera a nossa cultura - humildes, porém dos mais proveitosos.

Foi este livro o compêndio mais importante entre os que precederam a História da Literatura de Silvio Romero. História a que às vezes se apõe o epíteto de "monumental", mas que se sente definitivamente superada. Verdade é que não podemos dizer com segurança quem a haja superado... pois que os moços do Brasil estão à espera de um historiador da literatura que lhes dê na matéria o livro atualizado.

Aonde queríamos chegar é que antes do livro de Silvio havia o de Wolf e agora está se esperando que apareça o terceiro compêndio destinado a substituir Romero. :::



Correspondência Política de Mauá no Rio da Prata (1850-1885)

Correspondência Política de Mauá no Rio da Prata (1850-1885), Volume 227, Lídia Besouchet, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1977, capa brochura, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos/acinzentados e com assinatura de posse na folha de anterrosto.

::: A Lamas :: Do visconde do Rio Branco :: A Lamas :: De Lamas :: A Nin Reyes :: A Lamas :: A Pereyra :: A Lamas :: De Lamas :: A Lamas :: De Lamas :: A Herrera :: A Lamas :: A Nin :: e mais :::



Do Escambo à Escravidão - As Relações Econômicas de Portugueses e Índios na Colonização do Brasil (1500-1580)

Do Escambo à Escravidão - As Relações Econômicas de Portugueses e Índios na Colonização do Brasil (1500-1580), Volume 225, Alexander Marchant, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1980, capa brochura, 135 páginas, bem conservado, apenas com assinatura de posse na folha de anterrosto, recortes levemente amarelecidos e leve vinco no canto superior a partir da página 98.

::: Um clássico da história quinhentista :: Traficantes de pau-brasil e guarda-costas :: Os donatários :: O governo real: Tomé de Sousa, os jesuítas e o sistema de escambo :: O governo real: Duarte da Costa, Mem de Sá e os jesuítas :: O governo real em cerca de 1508 :::



Castro Alves - O Poeta e o Poema

Castro Alves - O Poeta e o Poema, Volume 212, Afrânio Peixoto, Companhia Editora Nacional, 5ª edição, 1976, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos e com assinatura de posse na folha de guarda.

::: Vida efêmera e ardente de Castro Alves :: Castro Alves - estudante :: Castro Alves em S. Paulo :: Paixão e glória de Castro Alves :: Castro Alves, o épico da Abolição e da República :: Castro Alves e o Teatro da Mocidade :: Castro Alves, o lírico do amor e da natureza :: Origem e descendência intelectual de Castro Alves: os "Cástridas" :::



Viagens aos Planaltos do Brasil

Viagens aos Planaltos do Brasil - Tomo I, Volume 197, Richard Burton, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1983, capa brochura, 398 páginas, bem conservado, mas com os recortes levemente amarelecidos/acinzentados, com assinatura de posse na folha de rosto e com alguns pontos de sujidade no recorte inferior.

Viagens aos Planaltos do Brasil - Tomo II, Volume 375, Richard Burton, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1983, capa brochura, 391 páginas, bem conservado, mas com os recortes levemente amarelecidos/acinzentados, com assinatura de posse na folha de rosto e com alguns pontos de sujidade no recorte inferior.

::: Para Catas Altas de Mato Dentro :: A caminho de Mariana :: Em Mariana :: Para passagem (de Mariana) e Ouro Preto :: Vila Rica, hoje Ouro Preto (Lado Oeste) :: Ouro Preto (continuação) . Parte oriental :: O Pico do Itacolomi :: O menino :: Volta a Morro Velho :: Para Sabará :: Para Cuiabá :: De Sabará a Santa Luzia :: De Santa Luzia a Jaguara :: Em Jaguara :: Para Casa Branca e Cachoeira da Onça :: Para a fazenda do Bom Sucesso :: e mais :::

Viagens aos Planaltos do Brasil - Tomo III, Volume 376, Richard Burton, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1983, capa brochura, 285 páginas, bem conservado, mas com os recortes levemente amarelecidos/acinzentados, com assinatura de posse na folha de rosto e com a lombada esbranquiçada.

::: Para as cachoeiras de Pirapora :: O rio de São Francisco :: De Guaicuí a São Romão :: De São Romão a Januária :: De Januária a Carinhanha :: De Carinhanha a Senhor Bom Jesus da Lapa :: Senhor de Bom Jesus da Lapa ao Arraial do Bom Jardim :: Do Arraial do Bom Jardim à Vila da Barra (do Rio Grande) :: Da Vila da Barra (do Rio Grande) à Vila do Pilão Arcado :: Da ex-vila do Pilão Arcado à Vila de Sento Sé :: De Vila de Sobradinho de Sento Sé à Cachoeira do Sobradinho e Vila de Juazeiro :: A Vila de Juazeiro :: Da Vila de Juazeiro à Vila da Boa Vista :: Da Vila da Boa Vista a Várzea Redonda :: As grandes cachoeiras - Paulo Afonso :: Paulo Afonso, Rainha das Cachoeiras :::






Feijó e a Primeira Metade do Século XIX

Feijó e a Primeira Metade do Século XIX, Volume 189, Alfredo Ellis Júnior, Companhia Editora Nacional, 334 páginas, muito bem conservado.

::: A origem :: O berço :: A formação da torrente :: Daniel na cova dos leões :: Falmouth - Recife :: A fera desenjaulada :: Paralelos :: A queda de um astro :: Caramurus e chimangos :: Turbilhões de anarquia :: A ferro e a fogo :: Montezuma :: Os Andradas :: A onda verde :: Maria Justina :: A Regência :: Ato Adicional :: O testamento :: Rei constitucional :: Marquês de Barbacena :: Questão religiosa :: A Guerra Farroupilha :: Os cavaleiros do Apocalipse :: Marquês de Olinda, e mais :::



O Rio São Francisco - Fator Precípuo da Existência do Brasil

O Rio São Francisco - Fator Precípuo da Existência do Brasil, Volume 184, Geraldo Rocha, Companhia Editora Nacional, 4ª edição, 2004, capa brochura, 300 páginas, com mapas desdobráveis, muito bem conservado.

::: Esboço histórico :: Eternos vândalos :: O homem :: Vaqueiros e remeiros :: A conjuntura do momento :: Erros a corrigir :: Os nossos obstáculos :: Algarismos contristadores :: Um pioneiro :: Artifícios aduaneiros :: Vivendo do protecionismo :: Um grande sonho :: Os eternos entraves :: A força da rotina :: Política egípcia :: As bacias faraônicas :: O drama africano :: A tragédia da África :: Algarismos alarmantes :: O Níger :: O exemplo chinês :: Sempre inferiores :: A irrigação na Europa :: Ricos com a irrigação :: Com Liais :: O rio das Velhas :: Com Halfeld :: Discordando de Halfeld e Liais :: O plano :: Plano infalível :: Futuro promissor :: O financiamento :: Trabalhos preparatórios :: A consagração da cátedra :: O aproveitamento da bacia do São Francisco :::



O Café na História, no Folclore e nas Belas-Artes

O Café na História, no Folclore e nas Belas-Artes, Volume 174, Basílio de Magalhães, Companhia Editora Nacional, 3ª edição, 1980, capa brochura, bem conservado, apenas com assinatura de posse na folha de anterrosto, folhas levemente amarelecidas e com pequenas manchas no recorte lateral.

::: Quem era Francisco de Melo Palheta, o introdutor do cafeeiro no Brasil :: A naturalidade de Palheta :: A expedição de 1722-1723 :: O motivo da expedição :: A necessidade de uma biografia do introdutor do café no Brasil :: Acontecimentos históricos :: As instruções da expedição de 1727 :: Regimento que há de guardar o sargento-mor Francisco de Melo Palheta :: As vistorias efetuadas nos marcos da montanha d´Argent :: A moda :: Como Palheta obteve as sementes e mudas de café :: As Memórias de frei João de São José Queirós :: Madame Claude D´Orvilliers :: Um simples motivo poético :: Como se distribuíram as sementes e mudas :: Que posto ocupava Palheta? :: A pobreza de Palheta :: Palheta conta a história da introdução do café no Brasil :: e mais :::



Pontos de Partida para a História Econômica do Brasil

Pontos de Partida para a História Econômica do Brasil, Volume 155, José Gabriel de Lemos Brito, Companhia Editora Nacional, 3ª edição, 1980, capa brochura, 405 páginas, bem conservado, apenas com os recortes amarelecidos/acinzentados e com pontos de oxidação.

::: Causas da despreocupação inicial de Portugal pela sorte e desenvolvimento da lavoura na colônia :: Causas do lento desenvolvimento econômico do Brasil colonial :: Síntese da evolução econômica no primeiro século :: Situação econômica do Brasil sob o domínio holandês :: Aspecto geral do Brasil até 1661 :: Últimas décadas do século XVII - as Companhias de Comércio e o monopólio :: O desbravamento dos sertões e a obra realizada durante o século XVII :: Século XVIII - o norte, o centro e o sul em face do estrangeiro :: e mais :::



Natureza, Doenças, Medicina e Remédios dos Índios Brasileiros (1844)

Natureza, Doenças, Medicina e Remédios dos Índios Brasileiros (1844), Volume 154, Karl F. P. Von Martius, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1979, capa brochura, 183 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos e com assinatura de posse na folha de anterrosto.

::: Aspecto geral da constituição física do índio brasileiro :: Vigoroso desenvolvimento do sistema muscular :: Robustez do revestimento cutâneo :: Pouca irritabilidade do sistema sanguíneo :: Inércia das funções vitais :: Torpor do sistema nervoso :: Longevidade :: Sentidos :: Estreiteza de vida psíquica - falta de afetos :: Língua :: Temperamento linfático - fleima :: Doenças :: Alimento :: Bebidas :: Influência da atmosfera sobre a pele :: Afecções catarrais :: Dermatoses :: Doenças febris :: Varíola :: Propagação das doenças nas várias regiões do país :: Resumo geral das doenças dos índios brasileiros :: e mais :::



Evolução Econômica do Brasil, J. F. Normano

Evolução Econômica do Brasil, Volume 152, J. F. Normano, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1975, capa brochura, 216 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos, com assinatura de posse na folha de anterrosto e com pequena avaria na parte inferior da lombada - pequena abertura e um amassado, provavelmente causado por queda.

::: A deslocação da fronteira :: A permanente mudança dos produtos municipais :: Os principais tipos de economia :: Os reflexos das variações da economia mundial sobre o Brasil :: Um século de finança pública :: Moedas e bancos :: A Segunda República :: Bibliografia :: e mais  :::



Tavares Bastos (Aureliano Cândido, 1839-1875)

Tavares Bastos (Aureliano Cândido, 1839-1875), Volume 136, Carlos Pontes, Companhia Editora Nacional, 1975, capa brochura, 207 páginas, bem conservado, apenas com assinatura de posse na folha de anterrosto, pontos de oxidação na capa e recortes levemente amarelecidos.

::: Os Tavares Bastos :: Os dois rivais :: Um reconhecimento de poderes :: Novas lutas :: Perfil de um bandido :: Últimos encontros :: Tavares Bastos :: A iniciação política :: Os começos no parlamento :: A vingança do Solitário :: Das campanhas do Solitário :: A reeleição :: A grande causa :: Estrada de Damasco :: Omnis vallis exaltalibur :: O problema da abolição :: A caminho do ostracismo :: Em pleno ostracismo :: O aparecimento de "A Província" :: Últimos trabalhos :: Últimos tempos :::



A Corte de Portugal no Brasil

A Corte de Portugal no Brasil, Volume 124, Luís Norton, Companhia Editora Nacional, 2ª edição ilustrada, 1979, capa brochura, 338 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos, com assinatura de posse na folha de anterrosto e com alguma inclinação na encadernação.

::: Transferência da corte para o Brasil :: A corte no Brasil :: Negociações para o casamento do príncipe real D. Pedro :: O casamento de D. Leopoldina :: Aclamação de D. João VI :: O Rio de Janeiro no tempo da corte portuguesa. A cidade e os costumes, as artes, as ciências e as letras :: A Revolução Constitucional no Brasil e a partida da corte :: D. Leopoldina e a Independência :: A coroação imperial de D. Pedro I do Brasil. O reconhecimento da Independência. A abdicação :: A morte da imperatriz :: A renúncia de D. Pedro :::



A Província - Tavares Bastos

A Província - Estudo sobre a descentralização no Brasil, Volume 105, Tavares Bastos, Companhia Editora Nacional, 3ª edição, 1975, capa brochura, 254 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos e com assinatura de posse na folha de guarda.

::: A obra da centralização :: O governo nos Estados modernos :: A centralização e as reformas :: Objeção :: A federação nos Estados Unidos :: Autonomia das Colônias Inglesas :: A tentativa de descentralização :: A reação: influência do Conselho de Estado. Contra-reação :: Precedentes estabelecidos pela reação :: Novos projetos centralizadores: conselhos de província, agentes administrativos :: Missão do partido liberal :: A assembleia :: O presidente :: A municipalidade :: e mais :::



Amazônia, a Terra e o Homem

Amazônia, a Terra e o Homem, Volume 104, Araújo Lima, Companhia Editora Nacional, 4ª edição, 1975, capa brochura, 151 páginas, bem conservado, apenas com assinatura de posse na folha de guarda, recortes levemente amarelecidos e ponto ferruginoso no recorte inferior.

::: De todas as regiões do Brasil, na variedade magnífica de seus quadros geográficos, nenhum tem exercido sobre o homem a poderosa atração com que antes o desafio do que o esclarece o imenso Amazonas. A vastidão quase desértica de seu território, a riqueza de suas paisagens naturais e a complexidade de seus problemas perturbam, a poder de deslumbrá-la, a inteligência aplicada à observação de seus grandes fenômenos. Escritores nacionais, desde Tavares Bastos, e viajantes estrangeiros, como Bates, dedicaram-lhe livros ricos de observações e de fatos para a compreensão do mundo amazônico, que tem qualquer coisa de agressivo nos seus mistérios sombrios. :::



A Riqueza Mineral do Brasil

A Riqueza Mineral do Brasil, Volume 102, S. Fróes Abreu, Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 1975, capa brochura, 222 páginas, bem conservado, apenas com os recortes levemente amarelecidos e com assinatura de posse na folha de anterrosto.

::: O presente trabalho representa a suma de uma vida dedicada à pesquisa científica no setor da riqueza mineral. Seu autor (1902-1972), natural da Bahia, foi um dos mais esforçados pesquisadores e respeitadíssima autoridade nos campos da geologia e da mineralogia. Iniciou sua carreira científica, na qualidade de químico industrial, sob a direção do prof. Ernesto L. da Fonseca Costa, na Estação Experimental de Combustíveis e Minérios do Ministério da Agricultura. Desde 1922 até o fim de sua profícua existência, produziu uma das mais importantes contribuições para os estudos geológicos e mineralógicos do Brasil. ::: 

::: A prospecção de minas no Brasil :: O papel da indústria mineral no desenvolvimento das Nações :: Um século e quarto de estudos :: Wilhelm von Eschwege :: Henry Gorceix :: Francisco de Paula Oliveira :: Gonzaga de Campos :: John Casper Branner :: Arrojado Lisboa :: Eugen Hussak :: Orville Derby :: Ferro :: Carvão :: Ouro :: Diamante :: Manganês :: Chumbo :: Cromo :: Níquel :: Cobre :: Pirita :: Zircônio :: Areias monazíticas :: e mais :::



Ensaios de Etnologia Brasileira

Ensaios de Etnologia Brasileira, Volume 101, Herbert Baldus, Companhia Editora Nacional, 1937, capa brochura, 346 páginas, ilustrado, bem conservado, mas com manchas amareladas e etiqueta na lombada, assinatura de posse na folha de anterrosto, com dois carimbos na página 7 e com folhas levemente amarelecidas e recortes mais amarelados.

::: Este volume é bem representativo do estilo de trabalho do autor. Não há aqui nenhuma imaginação baseada em vagas ilações. Tudo resulta de um estudo sério e profundo. O próprio autor, quando elaborou seus estudos críticos, lançou suas setas sobre os improvisadores em matéria de ciência, com certa graça, porque nunca esquecera seu período de poeta na mocidade.
Baldus aderiu à sua tarefa a tal ponto que, na expressão do mestre Afonso d´E. Taunay, seu nome se equipara aos dos grandes mestres germânicos na matéria. :::