quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Digressões em torno do folclore - Hugo Pedro Carradore

Digressões em torno do folclore, Hugo Pedro Carradore, Editora Franciscana, 1978, capa brochura, 262 páginas. 

::: Quem é o verdadeiro caboclo brasileiro :: jeca Tatu, um herói melancólico :: Moça Branca (Cachaça) :: Tem tela o caranguejo :: Cruz de estrada - In memoriam :: O que é que a baiana tem? :: Tipos do nordeste :: Lampião, um bandido ou um herói :: Padre Cícero, o padroeiro do nordeste :: O boi santo :: Os poetas do cordel e o seu mundo maravilhoso :: Jangadeiros e rendeiras :: Festas e costumes da semana santa :: Cantos do trabalho :: O cafuné :: Cerâmica caipira :: Sobre a mesa :: O pão nosso de cada dia :: A chave :: Fígado sede do amor :: Uma lenda de amor :: Alguns mitos caipiras :: Boitatá :: O caipora :: O lobisomem :: O saci :: Sereias brasileiras :: Bibliografia :::


quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

As 100 melhores histórias da mitologia

As 100 melhores histórias da mitologia, A. S. Franchini & Carmen Seganfredo, Editora L&PM, 2008, capa brochura, 10ª edição, 463 páginas.

::: Guerra de Tróia, Os Doze Trabalhos de Hércules, A história de amor de Cupido e Psiquê, A desgraça de Édipo, O retorno de Ulisses a Ítaca.

As maiores batalhas do mundo antigo, o nascimento dos mais célebres heróis de então, os principais episódios envolvendo deuses e deusas do Olimpo, mortais, imortais, monstros e bestas são aqui relatados na sua forma original: com o vigor da ficção. Nas cem histórias que compõem este livro, as forças da natureza tomam vida, forma-se o Universo, nasce o homem, surgem os animais e explicam-se, segundo a ótica mágica da mitologia greco-romana, os primórdios da existência e da história da humanidade. :::


O Tribunal do Bem - A história de Moshe Bejski - Gabriele Nissim

O Tribunal do Bem - A história de Moshe Bejski, o homem que criou o Jardim dos Justos, Gabriele Nissim, Editora Itália Nova, 2004, capa brochura, 352 páginas.

::: Em Jerusalém existe um lugar chamado Jardim dos Justos, onde se plantou uma árvore para cada pessoa que durante a Shoah salvou da perseguição nazista ao menos um judeu. Quem o idealizou foi Moshe Bejski, que soube transformar seu destino. Perseguido pelos nazistas durante a invasão da Polônia, encontrou pelo caminho Oskar Schindler, o empresário alemão que, enganando a SS, salvou a vida de centenas de judeus, como foi contado por Steven Spielberh no filme A lista de Schindler. Conseguindo escapar de Auschwitz graças a ele, Bejski pagou o débito de gratidão para com seu salvador, conduzindo por muito tempo uma campanha, até que Schindler fosse homenageado. :::


quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

As sandálias do pescador - Morris West

As sandálias do pescador, Morris West, Editora Círculo do Livro, capa dura, 330 páginas. 

::: Esta obra de Morris West conta a história de Kiril Lakota, arcebispo ucraniano que lutou contra a ocupação nazista e sofreu com o stalinismo antes de ser eleito papa. Conhecendo bem a realidade sobre a qual escreve – West foi seminarista e por muitos anos correspondente no Vaticano –, o autor desvenda as complexas manobras políticas para a escolha do sumo pontífice e faz reflexões profundas sobre o catolicismo. :::


A Idade de Ouro do Brasil - C. R. Boxer

A Idade de Ouro do Brasil, C. R. Boxer, Companhia Editora Nacional, 1963, capa brochura, 374 páginas.

::: Império do Atlântico Sul :: O ouro das Minas Gerais :: Paulistas e emboabas :: Os franceses no Rio de Janeiro :: Senhores de engenho e mascates :: Bahia de Todos os Santos :: Vila Rica de Ouro Preto :: Distrito Diamantino :: As vacarias :: Fronteiras movediças e monções :: Missionários e moradores na Amazônia :: A América Portuguesa por volta de 1750 :::


Os pavões e os urubus - Aliette Papi

Os pavões e os urubus, Aliette Papi, Editora Ibrasa, 1996, capa brochura, 158 páginas.

Capa: Mauricius M. Martino

::: Aliette Papi (Illiete Papi Borges Vieira) nasceu em 22 de maio de 1915 em Fortaleza, Ceará.

É filha do escritor cearense Antônio Papi Júnior.

Apesar de ser seu primeiro livro, conduz os contos de uma forma tão envolvente e extraordinária que seria difícil dizer que estamos diante de uma estreante.

Em linguagem simples, abordando assuntos cotidianos, a autora cria um ambiente de suspense. Com estilo delicado, seus contos destacam toda a poesia da vida. Mistura realidade com ficção, e sua capacidade de envolver o leitor é notável, causando expectativa e ansiedade pelo desfecho. :::


O lado frio do travesseiro - Belén Gopegui

O lado frio do travesseiro, Belén Gopegui, Mundo Editorial, 2006, capa brochura, 295 páginas.

::: O lado frio é o lugar que se busca no travesseiro, quando aquele onde se sonhava afunda e se aquece. "O lado frio do travesseiro" trata dos sonhos que temos e, sobretudo, dos que não podemos ter. 

No ano de 2003, Philip Hull, um diplomata norte-americano comissionado em Madri, vê-se envolvido num labirinto insuspeitado ao aceitar ser o intermediário em uma operação com Agentes da Segurança do Estado de Cuba. Philip Hull chegou à última etapa de uma carreira profissional com altos e baixos. O encontro inesperado com Laura Bahia, jovem agente espanhola de origem cubana, leva-o a colocar em dúvida seu próprio caráter cético, individualista, por vezes generoso. :::


Eurídice - José Lins do Rego

Eurídice, José Lins do Rego, Editora José Olympio, 9ª edição, 1993, capa brochura, 163 páginas.

::: Dividido em duas partes, Eurídice, de José Lins do Rego, conta a conturbada história do estudante de Direito Júlio. Rejeitado na infância pela própria mãe e apegado à irmã Isidora, é nela que ele encontra algum conforto. No entanto, com o casamento da jovem, Júlio se vê novamente rejeitado. Quando entra para a faculdade e se vê obrigado a ir morar em uma pensão, o rapaz conhece a bela Eurídice. Amante de outro hóspede, ela vê no universitário apenas um amigo. A intensa paixão e a dificuldade de lidar com seus sentimentos pode fazer com que a situação se torne insustentável. :::